boletim da Informativo da Intercel -
09 de abril de 2015 -
~
N04
casa do povo? nao. casa dos ´ empresarios
“
Câmara dos Deputados aprova PL 4330 e libera terceirização na atividade-fim cional, eleita final do ano passado é um dos motivos para que a terceirização tenha sido aprovada nesta quarta-feira. Composta em sua grande maioria por empresários ou seus representantes, a Câmara tornou-se um grande balcão de negócios, favorecendo os ricos e poderosos em detrimento da população. Ao aprovar um projeto que prejudica milhares de trabalhadores em todo o país, a Câmara de Deputados deu novamente prova de que deixou há muito tempo de ser a casa do povo para se tornar a casa dos empresários.
Durante a votação, em Brasília, manifestantes foram covardemente agredidos pela polícia a mando da Câmara
a politicagem do lucro x o trabalho digno
1
“
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, dia 09, por 324 votos a 137 a PL 4330, que regulamenta a terceirização e libera a prática na atividade-fim das empresas. Encaminhada em regime de urgência pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), a PL 4330 encontra grande oposição de trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais. Durante a votação uma grande manifestação foi organizada, em Brasília, por Centrais Sindicais, onde manifestantes foram covardemente agredidos pela polícia, a mando da Câmara. A composição do Congresso Na-
A liberação da terceirização é reflexo da irrefreada politicagem que visa apenas lucro e transforma os trabalhadores em números e estatísticas. No setor elétrico, além de estar exposto à salários rebaixados, jornadas excessivas e violações de direitos trabalhistas, o trabalhador terceirizado têm um alto índice de risco de saúde e segurança. Recentemente dois acidentes de trabalho graves terminaram em amputações e óbito na Celesc. Apesar de muitos tentarem imputar a responsabilidade unicamente às vítimas, os acidentes de trabalho com terceirizados são oriundos de péssimas condições de trabalho e exploração. Estas são as condições que a Câmara de Deputados está liberando.