Agenda 21

Page 14

A ampliação da nova carteira reflete a crescente preocupação das empresas com o desenvolvimento de uma sólida cultura interna de sustentabilidade, que exige comprometimento e aperfeiçoamentos contínuos na busca de soluções que tragam os melhores resultados para toda a sociedade. ✓ O Dow Jones Sustainability Indexes (DJSI), desde que foi criado, em 1999, tem apresentado desempenho consistentemente superior ao Índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York. Nos primeiros nove meses de 2006, por exemplo, o DJSI registrou valorização de 15,9% – ante os 14% do Índice Dow Jones. ✓ O Índice de Governança Corporativa (IGC), tem por objetivo medir o desempenho de uma carteira teórica composta por ações de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa. Tais empresas devem ser negociadas no Novo Mercado ou estar classificadas nos Níveis 1 ou 2 da BOVESPA. Em todos os países do mundo, empresas de diversos setores e portes vêm se empenhando para fazer parte da carteira de índices de sustentabilidade. O principal objetivo dessas companhias é tornarem-se mais atrativas para os fundos que investem em empresas socialmente responsáveis. Estima-se que só nos Estados Unidos esses fundos movimentem mais de um trilhão de dólares por ano. “Para atrair a atenção desses investidores não basta ser responsável – é preciso mostrar que se é”, diz William Eid Júnior, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da FGV.

1.2 AGENDA 21 GLOBAL A Agenda 21 é um programa de ação que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Trata-se de um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países num processo preparatório que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92. Tem a função de servir como base para que cada um dos países signatários elabore e implemente a sua própria Agenda 21 Nacional. O termo “agenda” foi concebido no sentido de intenções, desígnio, desejo de mudanças para um modelo de civilização em que predomine o equilíbrio econômico e ambiental e a justiça social entre as nações. Apesar de não ser um documento normativo, é um documento ético das nações associadas à ONU, pois seus signatários assumiram compromissos com a mudança da matriz de desenvolvimento no século XXI. 14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.