INSTITUTO DE GEOCIENCIAS DA UNICAMP, 30 ANOS

Page 42

Capítulo 4 – Quatro áreas pioneiras

| 41

Para a escolha dos campos de investigação também foram utilizados outros três critérios: evitar a superposição com linhas de pesquisa já existentes em outras instituições brasileiras, de modo que o Instituto se dedicasse a problemas de vanguarda e a ampliação e/ou complementação de pesquisas já em desenvolvimento no país; possibilidade de alcançar resultados com um número relativamente reduzido de pesquisadores de bom nível, devido à dificuldade da Unicamp na constituição de equipes numerosas e de elevado padrão; e aproveitamento da capacidade já instalada na Universidade, com a utilização de equipes e equipamentos de institutos e faculdades já consolidadas, através do desenvolvimento de programas interdisciplinares.

Trabalho a “seis mãos” Na estruturação dos campos eleitos como aqueles sobre os quais o Instituto se debruçaria prioritariamente, Herrera foi amplamente assessorado por dois geólogos brasileiros. O primeiro a se envolver com o projeto do IG foi Celso Pinto Ferraz, geólogo graduado pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, que trabalhava então no Ministério das Minas e Energia e coordenara a edição do 1º Anuário Mineral Brasileiro. Respeitada autoridade na área de tratamento quantitativo de aspectos de administração e economia de recursos minerais, Celso identificara, na formação dos geólogos, uma importante lacuna com relação à qualificação dos profissionais para administrar os bens minerais com vistas ao seu aproveitamento no desenvolvimento econômico e social do país. Ferraz almejava a oportunidade de estabelecer em alguma universidade brasileira uma área acadêmica dedicada a essa problemática, mas sabia de antemão que eram mínimas as chances de conseguir acolhimento para a ideia em alguma das instituições tradicionais. Ao saber que Herrera – por quem tinha grande admiração – coordenaria o Instituto da Unicamp, o procurou imediatamente em Campinas para lhe apresentar a proposta de um plano de trabalho na área de Economia Mineral.

000_a_Instituto_geociencia_unicamp.indb 41

19/05/2010 14:47:44


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.