Frestas e rizomas para uma psicologia transcultural ecosófica – Alfredo Martín Gentini

Page 1

Mais de quarenta anos de experiências clínicas concretas, institucionais, individuais, ou grupais têm produzido multiplicidades e subjetividades entre universos aparentemente descontínuos, mas sempre religados por poesias invisíveis.

Algumas linhas atravessam as ecologias vitais para se aproximarem das situações-limite e suscitarem virtualidades instituintes. Outras, percorrem caminhos inéditos entre clínicas, culturas e migrações, que vão muito além das fronteiras instituídas.

A seiva que alimenta esses entrelugares está nutrida de solidariedades ilimitadas.

As incansáveis resistências conectam aventuras institucionalistas, direitos humanos e refugiados planetários.

Desde os povos indígenas, originadores de imprescindíveis futuros, até as novas conceitualizações das klínicas, movimentos criadores eclodem em miríades de rizomas transculturais.

Os clinâmens fragmentadores do estado inconsciente potencializam os ressurgimentos e renascimentos de galhos entrelaçados sem tronco fundador, que bordam seus caminhos nos sentidos dos cuidados da VIDA...

Os escritos aqui concentrados são resultantes de muitos anos de trabalho, dedicação, esforços, afetos e desejos de transformação. Este livro trata de questões implicadas com saberes transculturais, saúde coletiva, memória e cosmovisões que acionam valores éticos de responsabilidade sobre tudo aquilo que somos capazes de criar e recriar com o mundo e com tudo que nele habita.

Guiado por uma vontade permanente de luta por justiça social e solidariedade, o psicólogo Alfredo Martín Gentini se constitui a partir de experiências e práticas concretas que emergem da violência e do sofrimento humano, mas, também, da capacidade psíquica de subvertê-los.

Os diferentes tipos de censura, os impactos sociais, ambientais, subjetivos, econômicos e humanitários da migração e dos refugiados, o genocídio dos povos originários, os efeitos psíquicos dos sistemas políticos nos comportamentos e atitudes humanas, são alguns dos temas que transversalizam essa obra que desvela múltiplas maquinarias as quais envolvem a ecosofia mental , como diria Félix Guattari.

Em distintos contextos como hospitais, universidades, cooperativas, aldeias indígenas e quilombolas, e em consultórios

nômades ao ar livre, em jardins e à beira-mar, Alfredo oferece a sua presença e compartilha espaços de lutas, resistências e resiliências sempre necessárias. Para isso, faz da arte sua companheira por meio das poesias de René Char e Albert Camus, que penetram as multiplicidades das camadas de nossa existência; da música de Johann Sebastian Bach e Frédéric Chopin, que vibra como alimento da alma; da pintura de Pablo Picasso, que ativa as intensas facetas da guerra civil espanhola retratada em Guernica, bem como das pinceladas expressivas de Claude Monet, com seus jardins e pontes que conectam lugares e estados de espírito; até o cinema de Akira Kurosawa, que faz sentir e pensar nos sonhos e nos trânsitos da vida entre tempos anacrônicos.

Nesse fluxo instituinte de criação, leitoras e leitores vão encontrar uma coletânea de textos que oportunizam a descoberta de vários exemplos daquilo que se pode fazer para encontrar saída frente aos becos da existência, pois, por aí, sempre será possível encontrar um ponto de fuga. Alfredo e seus intercessores nos dão pistas importantes de como resistir e transfigurar o mundo em um lugar de esperança, justiça, cuidado, reciprocidade e solidariedade.

O psicólogo transcultural e seus fluxos instituintes de criação

alfredo martín gentini

é militante dos Direitos Humanos com refugiados, solicitantes de asilo, migrantes, quilombolas e povos originários; psicólogo francoargentino, analista institucional (IBRAPSI– RJ), mestre e doutor em Ciências da Educação (Universidade de Paris VIII), professor aposentado na graduação do curso de Psicologia (Psicologia Transcultural, Processos Grupais, Psicologia Contemporânea e Prospectiva) e na pós-graduação em Educação Ambiental (As três Ecologias de Félix Guattari, Ecologia Virtual Criativa) na Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.