paula de castro mendes gomes
educação
Bartlett School of Architecture (UCL) - Inglaterra
Mestrado em Architecture and Historic Urban Environments (Arquitetura e Ambientes Históricos Construídos)
(31) 99767-6983
pauladecmgomes@gmail.com
behance.net/paulagomes3
softwares
AutoCAD
SketchUP
Photoshop
Illustrator
Indesign Revit
Rhino FARO Scene
3Ds Max
Lumion
Vray
Corona
Pointools
Agisoft
idiomas
inglês fluente
espanhol
alemão
intermediário
básico
Escola da Cidade
Belo Horizonte Universidade Federal de Minas Gerais
Pós graduação Geografia, Cidade e Arquitetura
experiência profissional realizações acadêmicas
Visualizadora 3D em Casa Digital
elaboração de maquetes digitais e imagens renderizadas para lançamento de empreendimentos imobiliários
Arquiteta Freelancer em Studio Apis
elaboração de desenhos técnicos, maquetes digitais e imagens renderizadas para projetos de arquitetura residencial e comercial e design de interiores. Contato direto com clientes e empreiteiros e acompanhamento da obra.
Arquiteta Júnior em Sala de Estar Arquitetura
responsável pela elaboração de desenhos técnicos, maquetes eletrônicas e renderizações de projetos de arquitetura e interiores residenciais.
Arquiteta Júnior em AS Design Plus - Brasil/EUA
Trabalho com projetos de arquitetura e interiores residenciais e comerciais no Brasil e nos Estados Unidos, responsável pela elaboração desenhos técnicos, maquetes eletrônicas e renderizações.
Estagiária em Hospital das Clínicas UFMG
Desenvolvimento de projetos de reformas dentro de ambientes hospitalares, de diferentes escalas e níveis de complexidade, seguindo as resoluções nacionais para arquitetura em áreas de assintência à saúde (RDC 50), além de acompanhar execução de obras.
Programa Jovens Talentos para Ciência
Bolsista do Laboratório de Fotodocumentação EA-UFMG, onde trabalhei na realização de um inventário arquitetônico e das atividades socio-econômicas que estavam sendo desenvolvidas no bairro Lagoinha (Belo Horizonte) a fim de avaliar os impactos que sofreu ao longo dos anos devido à inúmeras mudanças urbanas feitas nas áreas circundantes. Esse trabalho resultou na publicação do artigo “Inventários e Revitalização Urbana: Os desafios do inventário urbano e arquitetônico da Lagoinha” no VII Fórum Mestres e Conselheiros (2015).
paula de castro mendes gomes
arquiteta e urbanista
2022 - Restaurante Nuboa
Projeto CGP Arquitetura
2021 - Loja Amare
projetos profissionais projetos acadêmicos
Projeto Sala de Estar Arquitetura
2020 - Apartamento Ritz Carlton Sunny Isles
Projeto AS Design + Ocupações: uma maneira viável para introduzir a habitação social no centro da cidade de Belo Horizonte
2022 - Dissertação de Mestrado
2021/2022 - Design Practice for Historic Urban Environments
The Longer History of the Cleaning Shed: Expanding the Notion of Now
restaurante nuboa
2022 - CGP Arquitetura
Belo Horizonte - Brasil
Projeto freelancer de interiores e reformas com Clara Brasil e Gabriel Meyer na CGP Arquitetura para um novo restaurante em Belo Horizonte.

A ideia para este restaurante foi criar um espaço interior e exterior convidativo para os clientes. Os pés-direitos duplos foram um trunfo importante, permitindo soluções de design que criaram diferentes ambientes.
Participei como gerente de projeto elaborando projeto arquitetônico, projeto executivo, modelagem 3D e renderizações, supervisão de obra, acabamentos e seleção de móveis, contato com clientes, elaboração de orçamentos e apresentações de mood boards.



DETALHAMENTO MÓVEL BEBIDAS - ELEVAÇÃO 01
1 - CONFERIR MEDIDAS NO LOCAL
2 - CONSULTAR O RESPONSÁVEL TÉCNICO EM CASO DE DÚVIDAS DE PROJETO
3 - OS DESENHOS APRESENTADOS, TEM CARÁTER ARQUITETÔNICO, OS CÁLCULOS ESTRUTURAIS OU DE OUTRAS DICIPLINAS COMPLEMENTARES,
restaurante nuboa
loja amare
2021 - Sala de Estar Aquitetura
Trancoso - Brasil
render externo
Projeto de interiores e reformas para loja em Trancoso.
Responsável por todos os desenhos técnicos, modelagem 3D e renderizações, bem como preparar apresentações para o cliente.


ELEVAÇÃO 1 - FACHADA

ELEVAÇÃO 2 - LADO FEMININO


PLACA EM AÇO CORTEN COM ILUMINAÇÃO
HOLOFOTE HOLOFOTE

CORDAS EM MACRAME
BALANÇO DE MADEIRA
PLACA EM MADEIRA A DEFINIR COM LOGO AMARE EM MADEIRA A DEFINIR
PLACA EM AÇO CORTEN COM ILUMINAÇÃO
FORRO DE MADEIRA EXISTENTE PINTADO DE BRANCO
PINTURA COR SIMILAR A LOGO AMARE ELA A DEFINIR
PRATELEIRA EM MDF MADEIRA A DEFINIR C:125cm L:30cm A:4cm
CABIDEIRO EM MADEIRA A DEFINIR C:130cm COM CORDA DE MACRAME COR A DEFINIR
PINTURA PAREDE BRANCA
EXPOSITOR EM EUCALIPTO C:52cm L:42cm A:200cm
PINTURA COR SIMILAR A LOGO AMARE ELA A DEFINIR


BALANÇO EM MADEIRA E CORDA MACRAME
FLOREIRA EM EUCALIPTO
CAIXA DE AREIA
apartamento ritz carlton sunny isless
2020 - AS Design + Miami, Florida - USA
Este foi um projeto de reforma e design de interiores para um apartamento em Miami onde tive a chance de participar de todas as etapas enquanto trabalhava na AS Design +.
O projeto buscou valorizar as vistas da praia de Sunny Isles, utilizando espelhos como forma de duplicar a vista e integrando plantas e tons de azul à decoração trazendo a natureza para dentro do apartamento.
Responsável por todos os desenhos técnicos, modelagem 3D e renderizações, bem como preparar apresentações para o cliente.



















































dissertação mestrado
2022 - Bartlett
Ocupação Zezeu Ribeiro e Norma Lucia
Belo Horizonte - Brasil
Este projeto analisa os edifícios vazios existentes no centro de Belo Horizonte (Brasil), explorando a possibilidade de reaproveitá-los por meio de habitação social como alternativa à política habitacional existente no Brasil. A ideia desse projeto parte da condição de muitos centros urbanos do país, que vêm passando por um processo de degradação e redução de sua população desde a década de 1980, além de dados que afirmam haver mais de 6,8 milhões de domicílios desocupados enquanto o déficit habitacional do país é de cerca de 6,3 milhões de unidades.
A apropriação de prédios vagos já é uma prática comum no centro das cidades de muitas cidades do Brasil e da América do Sul por meio de movimentos político-sociais, que estabelecem favelas e lutam pelo direito à cidade e à moradia.
A intenção de trabalhar com edifícios desocupados e favelas existentes é assumir que a reutilização de edifícios, que fazem parte da memória coletiva da cidade, é uma forma de
projeto de dissertação para ma arquitetura e ambientes urbanos históricos

valorizar e reforçar a identidade urbana da cidade e garantir o acesso à vida da cidade para uma população marginalizada população.
Os objetivos deste trabalho são valorizar o centro da cidade através de seus edifícios históricos, abordar a importância da habitação social e a presença de pessoas nesse contexto urbano, bem como questionar as atuais políticas de habitação social através da proposição de um modelo diferente. Isso é feito neste trabalho através do estudo das ocupações existentes no centro da cidade, denominadas Ocupações, e da proposição de estratégias de projeto em pequena escala para as áreas comuns desses edifícios com o objetivo de empoderar a comunidade existente, potencializando condições existentes, criando novas formas de habitar o centro da cidade e tornando-se um catalisador para uma mudança maior nesta área, bem como um exemplo para futuras Ocupações.
ocupações: uma maneira viável de implantação da habitação social no centro da cidade de belo horizonte

O processo de projeto foi feito através do desenvolvimento de estratégias de projeto em vez de uma proposta de projeto, como um método de abordagem de alternativas de projeto que se encaixam no caráter adaptável de uma Ocupação, bem como na abordagem teórica adotada neste estudo.
A abordagem metodológica utilizada foi trabalhar com referências visuais e textuais como suporte ao desenvolvimento das estratégias de design propostas, as citações mais importantes para a investigação proposta são:

“O importante sobre a moradia não é o que ela é, mas o que ela faz na vida das pessoas” (Turner, 1976)
“... os bens comuns são melhor compreendidos como uma relação social, uma prática de produção coletiva e compartilhamento social entre uma comunidade e alguns recursos” (Tonucci e Castriota, 2022)

“Pensar a arquitetura como acontecimento – e não como produto – é pensar na experiência gerando e definindo os espaços e apropriando-se deles” (Lourenço, 2010)
projeto de dissertação para ma arquitetura e ambientes urbanos históricos
As estratégias de projeto foram separadas em diferentes categorias pensando tanto no cotidiano dos moradores quanto no fortalecimento da Ocupação como movimento políticosocial. Essas categorias são denominadas neste trabalho de Momentos, pois representam um estado da Ocupação que pode mudar rapidamente e se adaptar às diferentes necessidades que a comunidade possa enfrentar, sendo todas essas proposições apenas uma ideia do que pode acontecer dentro do edifício.

ocupações: uma maneira viável de implantação da habitação social no centro da cidade de belo horizonte



design practice
for historic urban environments


2021/2022 - Bartlett
Stewarts Lane Depot, Nine Elms Londonyear 2033
Por volta de 1860, a manufatura de trens Longhedge foi estabelecida nesta área do sul de Londres. Para atender às necessidades da empresa, uma série de longos galpões paralelos foram construídos entre 1880 e 1900. Esses galpões de tijolos compreendiam um vasto espaço interno para a fabricação de trens até a dissolução das obras de Longhedge na década de 1930 para se tornar o depósito de trens de Stewart Lane. . Depois de várias adições, o galpão de limpeza de Stewart’s Lane é agora um enorme complexo de edifícios de 18.600 m², que ainda está em operação para a limpeza e manutenção dos trens Govia Thameslink.
Este projeto oferece uma alternativa à abordagem de redesenvolvimento adotada em Nine Elms, explorando como assumir a responsabilidade por mais tempo agora pode informar as decisões de design. A proposta de design especulativo ilustra uma maneira pela qual nossa abordagem teórica e manifesto funcionariam ao longo do tempo.
Para entender melhor os problemas que o galpão de limpeza pode enfrentar no “longo agora”, analisamos as previsões de tendências futuras para criar uma imagem de como será o futuro e especulamos como isso pode afetar os níveis de ocupação dos edifícios. No entanto, dada a vasta gama de maneiras pelas quais o galpão de limpeza poderia evoluir ao longo do tempo, sentimos que era inútil tentar prever o resultado por meio de nosso projeto. Em vez disso, decidimos seguir um único cenário através de uma lente ficcional que demonstra como um manifesto de design que celebra a acumulação ao longo do tempo e a apropriação de vestígios do passado evolui ao longo dos anos.

Este projeto de design visava encontrar uma alternativa para a abordagem de redesenvolvimento que ocorreu em Nine Elms. Ao passar pelo processo de concepção do espaço, desenvolveuse uma valiosa metodologia que desafia a preservação e gestão do património em espaços redundantes.





modelo
- fotos para stop motion



modelo
para stop motion
para stop motion
para stop motion


modelo final da acumulação de todas as intervenções - fotos para stop motion
the longer history of the cleaning shed: expanding the notion of now

stop motion
stop motion

desenhos de escalas humanas personalizadas












imagem final - acumulação de intervenção





the longer history of the cleaning shed: expanding the notion of now




