Glossário conciso e ilustrado de termos cársticos e espeleológicos

Page 49

Travassos, L.E.P.; Rodrigues, B. D.; Timo, M.B.

Exemplos de helictites em três cavernas diferentes (Fotos: L.E.P. Travassos).

Hipógeo: oposto de epígeo, ou seja, o meio subterrâneo. Histoplasmose: é uma doença causada pelo fungo Histoplasma capsulatum. É transmitida quando inalado pelas pessoas que visitam cavernas que contenham o fungo. Normalmente, o Histoplasma capsulatum é encontrado em solos ácidos e úmidos ricos em compostos nitrogenados, particularmente em solos enriquecidos com guano de aves e morcegos ou em locais onde as aves se empoleiram. Holocarste: termo apresentado por Cvijić para designar um modelado cárstico perfeito ou completo, com todas as feições características (Termo de difícil aplicação uma vez que podemos ter carstes “perfeitos” ou “completos” em vários regimes climáticos, porém faltando algumas feições características). Hum ou Hume: relevo cárstico residual, também chamado de inselbergue. É o resultado de um processo de dissolução diferencial entre rochas solúveis. Hume de Vargem da Pedra, Matozinhos, Minas Gerais. (Foto: L.E.P. Travassos).

Impermeável: 1) Impossível de ser penetrado por fluidos, sobretudo líquidos; 2) Referente a um meio rochoso, sedimento ou solo, cuja textura não permite a passagem de água. Inclusão de fluidos: micro cavidades existentes em cristais minerais, preenchidas por líquidos e gás. As inclusões podem se formar durante o crescimento dos cristais e representam exemplos de como era o meio quando aqueles cristais foram formados. 48


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Glossário conciso e ilustrado de termos cársticos e espeleológicos by Patrimônio Cultural MPMG - Issuu