Jornal "O Ressuscitado", dezembro de 2022

Page 1

JORNAL O RESSUSCITADO

Ed. 218 - Dezembro de 2022

Nasceu o Menino Jesus e, com ele, a esperança. Alimentemos nossa fé com a luz da manjedoura. É Natal!

LEIA TAMBÉM

MISSAS DE FINAL DE ANO Confira programação das missas de final de ano e das primeiras missas de 2023 nas comunidades da Paróquia. A festa voltou com força total, após a suspensão imposta pela Covid-19, fazendo a alegria dos que aguardavam o evento

50 ANOS DE MISSÃO Conheça mais um capítulo da história dos Redentoristas da Bahia, em artigo escrito por padre Adão Mazur.

FESTA
HORÁRIOS DE MISSAS NA IGREJA MATRIZ Segunda a Sábado 18h* Domingo 10h*, 17h e 19h *Transmitidas pelo Youtube (Paróquia de Ondina) PARÓQUIA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
ANOS 60 FOI UM SUCESSO
3
CLIQUE
E CONHEÇA AS MÍDIAS SOCIAIS DA NOSSA PARÓQUIA 5 14
NOS ÍCONES

Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR)

Vamos receber a luz de Cristo

O Natal está chegando, trazendo uma nova esperança para os nossos corações. Nesse tempo especial, Jesus pede para habitar em cada um desses corações para que vivamos um novo ano de paz e prosperidade, sobretudo, espiritual.

A vinda do Menino Deus é a maior expressão de amor de um Pai generoso que não quer que nenhum de nós se perca, ao contrário, quer que nos salvemos das armadilhas do ego, que muitas vezes trazem dor e arrependimento.

Por isso, deixemo-nos iluminar pela luz de Cristo e nos abasteçamos de amor divino para superar as dificuldades dessa vida terrena.

Paróquia de Ondina Av Oceânica, 2217 - Ondina Salvador - BA / CEP 40170-010 Tel: 71 3235-5614

Pároco: Cristovão Przychocki

Vigários: Adão Mazur, Casimiro Malolepszy e Geraldo Camargo,

Contatos das Comunidades

Igreja Matriz (71 3235-5614) secretariaigrejadeondina@gmail com Santuário de São Lázaro e São Roque (71 3247-4972)

Para informações sobre as demais comunidades, consulte a Matriz

JORNAL O RESSUSCITADO

Produzido pela Pastoral da Comunicação pascom ondina@gmail com

Jornalista Responsável: Gilberto Vitória – Mt/BA 2.682

Olhemos para a manjedoura toda vez que quisermos compreender o verdadeiro sentido da vida e percebermos o que temos de maior valor entre nós, que é a presença do próprio Jesus.

Confiemos nEle e a Ele entreguemos as nossas escolhas, pedindo força e discernimento para sermos verdadeiros presentes de Deus para nós mesmos e para o outro.

Alimentemos a chama da esperança com nossos atos de caridade e valorizemos o que é simples, porém essencial, como aconteceu naquele estábulo onde o Rei do Universo foi acolhido.

Imbuídos desse espírito natalino, juntemos nossos esforços para sermos uma Igreja em saída, evangelizadora e promotora da paz.

Bom Natal. Deus te abençoe. Com carinho, Padre Cristovão Przychocki

2
Ed 218 (dezembro
do
O Ressuscitado
2022)
Jornal

01 - Encerramento da Catequese

Matriz

03 – Desfile das Belas de Maria / Natal Lumen 05 - Reunião da CPP 08 - Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhor

11 - 3º Domingo do Advento / Encontro dos Pequeninos do Senhor 17 - Prosa e Chá da Pastoral da Pessoa Idosa 18 - 4º Domingo do Advento

24 – Véspera de Natal 25 - Natal do Senhor 29 - Oitava do Natal 30 - Sagrada Família 31 - Oitava do Natal

Toda terça: - Missa e Bênção de Santo Antônio

Toda quarta: Terço dos Homens / Encontro das Mães que oram pelos filhos / Novena do Perpétuo Socorro

Toda quinta: Adoração ao Santíssimo Sacramento;

MISSAS DE FINAL DE ANO

3 Ed. 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado
Anote na sua
agenda!
Éamanhã!Lançamentoda novacoleção Esperamosporvocês!

Vamos celebrar o Natal do Senhor

Celebrar o Natal é celebrar o amor de Deus por nós. É agradecer pela dádiva de termos uma estrela sem igual a nos guiar: o próprio Jesus.

O seu nascimento já nos indica o caminho a seguir para celebrarmos essa grande festa e dela extrairmos as preciosas lições de simplicidade, gratuidade e amor observados na manjedoura.

Dessa forma, ao deixarmos a esperança e a boa vontade de praticar o bem falarem mais alto nos nossos corações, estamos, sim, celebrando o Natal!

4 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

s anos de espera por e já se transformou festa temática da esta Anos 60 ia de Ondina. teiras foram prestigiar e viver momentos inesquecíveis. Confira.

5 Ed
218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

A alegria tomou conta da Pupileira

Após dois anos de espera, a Festa Anos 60 voltou com força total, reunindo paroquianos e visitantes no tradicional espaço da Pupileira, em Nazaré. A festa contou com a presença de pessoas de todas as idades e de famílias inteiras que, além da diversão, fizeram questão de contribuir servindo de forma voluntária.

Isso porque a renda gerada na Festa Anos 60 é destinada a manter as obras sociais que a Paróquia de Ondina promove durante todo o ano para as pessoas mais necessitadas. Música, trajes típicos, coreografias e uma decoração pra lá de especial deram o tom da festa, também regada com deliciosos petiscos.

6
Ed 214 (agosto 2022) do Jornal O Ressuscitado
Ed. 218
(dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

Quem foi, aprovou!

Foi a primeira vez que Sheyla Maris participou da festa e nao se arrependeu. "Fiquei encantada, não perco mais", disse ela.

,

Roberto Flávio, sócio da Ortoped, um dos patrocianores da festa, também ficou encatado com o evento. "Festa lindíssima, pessoal maravilhoso, organização perfeita! Parabéns a todos", reforçou ele.

Outra que foi pela primeira vez a festa foi Tania Godinho. Motivada pelas boas referências de amigos, ela quis conhecer o evento e destacou o que viu de bom: "boa produção, ótimas bandas, repertório musical compatível com o tema, trajes femininos e masculinos próprios da época, moçada animada, cantante, boa alimentação, ambiente seguro e com estacionamento próprio. Valeu a pena", concluiu.

Ed 214 (agosto 2022) do Jornal O Ressuscitado Ed. 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

7
Sheyla Maris Tania Godinho

Para Roberta Rosemberg, que foi acompanhada do esposo, Alessandro Machado, a motivação foi ver no evento uma proposta diferente das festas atuais. "A decoração estava linda, levando de volta no tempo; a comida estava gostosa e não tivemos dificuldade em comprar as fichas. Os carros antigos deram um charme todo especial!", justificou ela.

Melba Gomes (tia da paroquiana Milena), achou a festa perfeita. "A animação proporcionada pela banda, com suas músicas contagiantes, não deixou ninguém ficar parado. A pista de dança ficou cheia, do início até o fim. As bebidas geladíssimas e as comidas maravilhosas. Parabenizo à coordenação e toda a equipe pelo trabalho desenvolvido, pelo atendimento, atenção, empenho e carinho. Obrigada a todos e até o próximo ano", prometeu.

8 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado
Melba Gomes Roberta Rosemberg

Servir com amor foi palavra de ordem

Ivan de Andrade (ao lado) foi com a esposa, Ana Claudia e os filhos, Daniel, Davi e Thaís, para servirem junto com outros voluntários. "Participar da Festa Anos 60 é desafio, dedicação, integração, aprendizado, oportunidade de fazer novos amigos e, principalmente, servir a obra do Senhor... E quando estamos na maior festa temática da cidade, entre amigos e família, a alegria fica completa", explicou ele.

9 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado
Ivan

Animação foi destaque nas mídias

O Pároco, padre Cristóvão Przychocki, destacou a animação observada na festa: "a gente sente a vibração das pessoas... Temos aqui paroquianos, seus amigos e parentes e isso faz desse evento uma festa tão bonita. Depois de dois anos de

espera, vamos curtir, vamos celebrar!", conclamou ele.

Pelo que tudo indica, o padre foi ouvido. Não foram poucas as pessoas que registraram essa alegria nas suas mídias digitais, aproveitando a decoração e os adereços de época disponibilizados pelo evento.

Padre Cristóvão

10 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

Apoio de patrocinadores fez a diferença

Vários parceiros somaram esforços para realizar a Festa Anos 60 em todo o seu esplendor.

Foram eles: ITs Brasil; Zoom Imagens; Plugge Marketing e Comunicação; Casa Dez; Apice; TVE; Educadora FM; Escola Dorilândia; Borges Odontologia; Rede Bahia; Globo FM; Grupo Cavalo Marinho; Café Nordestino; Brisa Modas; Vitória Sampaio; Vitalmed; Mais Negócios e Seguros; SMA; Bernadeth Cunha; Ortoped; JA Eventos e Oriente Acupuntura LIM. A todos, o nosso muito obrigado!

11 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

Os detalhes que enriqueceram a festa

Seja na decoração, seja nos elementos cenográficos ou até mesmo nos sorteios, cada detalhe trouxe brilho à festa.

Os participantes interagiram com todos eles e se divertiram matando saudades de alguns elementos e explorandoasnovidadesdoevento.

12 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

No próximo ano tem mais!

A Festa Anos 60 deixou em quem esteve na Pupileira um "gosto de quero mais". As fotos, de autoria de Joilson Pereira, mostram isso.

Em 2023, já marque na sua agenda o dia 25 de novembro, quando a Festa promete voltar mais animada ainda, com muita música, brincadeiras e novidades que prometem surpreender.

A Paróquia da Ressurreição do Senhor agradece a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para que o evento fosse realizado, pedindo a Deus que derrame copiosas bênçãos sobre cada um e cada uma.

13 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

50 anos da Missão Redentorista da Bahia

A Congregação dos Missionários Redentoristas fundada em 09 de novembro de 1732 em Scala, no sul da Itália logo começou-se a expandir, principalmente com a entrada de candidatos de fora do país, e, dentre de pouco tempo vários países podiam notar a presença desses missionários.

Em 1894 chegaram os primeiros redentoristas para o Brasil: da Alemanha para o estado de São Paulo, e da Holanda para Rio de Janeiro. Em 1956 os redentoristas holandeses da Vice-Província

Nordestina de Recife assumiram o trabalho no Santuário do Bom Jesus da Lapa. Durante vários anos desenvolveram magnífico atendimento do povo pobre e abandonado, principalmente do sertão nordestino. Mas, devido à crise vocacional que surgiu na Província de Holanda, não tiveram condições continuar esse trabalho no Santuário (não valorizaram as vocações locais). Decidiram, então, pedir ajuda ao Superior Geral da Congregação, que na época era Padre Amaral (brasileiro).

14 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

Em maio de 1970, o Superior Geral, Pe. Amaral, dirigiu uma carta ao Provincial de Varsóvia, na Polônia, nestes termos: “[...] Estamos propondo à Província de Varsóvia uma nova missão no Brasil, no Estado da Bahia, desligado do território da Vice-Província do Recife. Queremos colocar em destaque alguns pontos importantes: 1.Trata-se de uma região de particular importância para a Igreja do Brasil, onde os problemas pastorais precisam de soluções prudentes e corajosas.

2. A problemática social nesta parte do Brasil é muito grave e reflete em toda a ação pastoral [...].

Caro Padre Provincial, escrevi esta carta depois de longa reflexão. Este assunto, durante vários meses, confiava ao Pai nas minhas orações e agora o confio à sua consciência e ao amor à Congregação [...]”.

O pedido foi aceito e no ano 1972 vieram à Bahia os Missionários Redentoristas da

Polônia: Pes.: Lucas Kocik, Francisco Deuga, José Danieluk, Tadeu Mazurkiewicz; e um da Vice-Província de Resistência (Argentina), pe. Ceslau Stanula. No dia 08 de dezembro de 1972, o Governo Geral da Congregação criou Missão Redentorista da Bahia. Os primeiros cinco missionários iniciaram este trabalho extraordinário no Santuário, com temo expandindo para outras áreas pastorais. Depois de cinquenta anos da existência, a Missão é formada por quase cinquenta missionários. Deus seja louvado!

Pe.AdãoMazurCSSR

Grupo de missionários se reúne com padres redentoristas no Santuário de Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia

15
Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

Padre Adão celebra mais um aniversário

Já é tradição comemorar o aniversário dos padres responsáveis pela Paróquia com muito carinho e homenagens. Este ano não foi diferente. Completando mais um ano de vida no último dia 17 de novembro, padre Adão Mazur, diretor espiritual da Pastoral da Comunicação, falou do seu contentamento pela data festiva. "É uma oportunidade de reconhecer a bondade de Deus, o amor das pessoas que Ele colocou na minha vida. Somos criados para maior glória de Deus. Por isso, sempre nestes momentos, agradeço a Deus, aos pais, outros familiares e às pessoas do meu redor em geral", disse o padre, que recebeu um lindo bolo para cantar os parabéns.

Que Deus continue amparandoo e abençoando cada vez mais a sua vida e, junto com ela, a missão de levar o evangelho a todos.

Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos (salmo 91, 11).

16 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

Catequese encerra com muitas atividades

A catequese teve um ano bem movimentado, especialmente com o retorno dos encontros presenciais e dos momentos de convivência, com oração, brincadeiras e entrosamento.

Os momentos de oração foram conduzidos por Padre Geraldo Camargo, que presenteou os catequistas com belíssimas e revigorantes reflexões. Não podemos deixar de citar a parceria com a Pastoral Familiar na evangelização das famílias, formação para coroinhas e fortalecimento do trabalho com jovens que receberam sacramentos de iniciação à vida cristã.

Para encerrar o período, confraternizações estão sendo realizadas com as turmas de catequese. No retorno das atividades em 2023, teremos crianças, jovens e adultos recebendo Jesus pela primeira vez, batizados de adultos e a celebração da crisma. Nós catequistas, somos gratos por

mais um ano de realizações com a graça de Deus e as bênçãos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

17 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

Paróquia realiza novena de São Francisco Xavier

Devido ao novo tempo, motivado pela experiência do Sínodo "A igreja em saída" proposta pelo Santo Papa, o padre Angelo, Pároco da Igreja de Sant`Ana, resolveu fazer uma novena peregrina, em preparação para a festa de São Francisco Xavier, padroeiro da cidade de Salvador.

No 5º dia de peregrinação, a imagem chegou à Igreja da Ressurreição do Senhor, em um dia muito chuvoso, mas cheio de bênçãos e promessas. Na homilia, o pároco, padre Cristóvão Przychocki foi convidado a ajudar na realização de uma promessa antiga, feita pelo padre Ângelo, quando este tinha, apenas, 15 anos de idade: a construção da igreja de São Francisco Xavier, celebrado no dia 3 de dezembro.

Na missa, também foi realizada a apresentação de uma medalha antiga que, segundo o padre Ângelo, parece ser do tempo em que a veneração ao santo foi iniciada na cidade.

18 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

Aniversário é celebrado com Missa Festiva

19 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado
A Comunidade Sagrado Coração de Jesus celebrou mais um aniversário reunindo moradores locais e visitantes.
A Missa Festiva deixou a igreja cheia e o ofertório traduziu o sentimento de gratidão a Deus por mais um ano de missão.

Comunidade participa de bingo

Embaixo da árvore, ao longo do meio fio, em cadeiras trazidas de casa ou mesmo em pé, pessoas da comunidade Coração de Maria participaram do tradicional Bingo Beneficente, que distribuiu diferentes prêmios, de eletrodomésticos a artigos de perfumaria.

O pároco, padre Cristóvão Przychocki participou do evento que garantiu um dia de diversão e confraternização entre os moradores da comunidade.

20 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado

CURIOSIDADES SOBRE SANTA LUZIA

Maria Angélica

Você sabia que Santa Luzia, a santa protetora dos olhos e cuja festa litúrgica é dia 13 de dezembro, era capaz de extrair os olhos das órbitas e depois simplesmente recolocá-los no lugar sem alterar o seu rosto ou a sua visão? E também que, tendo sido jogada numa fogueira, saiu dela sem ter se queimado?

Sim, estas são curiosidades pouco ou nada conhecidas acerca da santa protetora dos olhos. Por isso resolvi contar um pouco da história da vida de Santa Luzia.

As diversas versões sobre a história de Santa Lúcia ou, como é mais conhecida em português, Luzia (do latim lux, de “luz”) concordam que era uma jovem nascida em Siracusa, no sul da Itália, por volta do ano de 280. De família de posses e formação cristã, perdeu o pai ainda bem jovem e foi criada pela mãe, Eutícia.

Muito bonita, foi concedida em noivado a um pretendente da cidade.

Tudo ia bem, até que Eutícia adoeceu e Luzia convenceu a mãe a fazer uma peregrinação à Catânia, também na Sicília, onde estava o túmulo de Santa Ágata, martirizada em 251 por ser cristã, Mãe e filha rezaram diante do túmulo e Eutícia, de fato, ficou curada. Em pagamento pela graça alcançada, Luzia e a mãe resolveram doar tudo que tinham aos pobres.

Ao saber que Luzia já não possuía mais qualquer bem material, o que inviabilizava o dote, o noivo denunciou a jovem às autoridades locais. Na época, ocorria a última grande perseguição aos cristãos ordenada por Diocleciano.

Diante dos poderosos, Luzia se recusou a fazer oferendas aos deuses romanos e reafirmou seu compromisso cristão. Durante o interrogatório a que foi submetida, teve que responder sobre o que daria ao noivo como dote de casamento, já que a fortuna da família tinha sido

(dezembro 2022) do Jornal

21 Ed
Ressuscitado
218
O

entregue aos pobres em nome de Cristo. Escutou de um inquisidor a ironia de que ao menos ainda possuía belos olhos que poderiam ser entregues como dote do matrimônio. Luzia, então, levou as mãos ao rosto, retirou os dois olhos e os exibiu, dizendo: “Querem meus olhos? Eles estão aqui!”

Em seguida, milagrosamente, os olhos estavam de volta em suas órbitas!

Luzia acabou condenada a passar a vida toda em um prostíbulo, acusada de praticar feitiçaria. O que se conta é que nenhum soldado conseguiu tirá-la do lugar para que a pena fosse cumprida. Nem mesmo uma junta Prosa, chá

de bois teve forças para removê-la. Condenada ao martírio, foi jogada no fogo , mas não se queimou; teve seus olhos arrancados , mas eles retornaram intactos às órbitas! Por fim acabou sendo degolada por um soldado de Roma, no dia 13 de dezembro do ano de 304.

A mártir de Siracusa passou a ser a santa que intercede contra a cegueira física e espiritual e os mais diversos problemas de visão, além de nos proteger contra incêndios, certamente em virtude do relato de que não se queimou ao ser lançada ao fogo.

Salve Santa Luzia! Guardai-nos e protegei-nos sempre!

O evento Prosa e Chá, realizado na igreja Matriz no último dia 19 de novembro, reuniu idosos para um momento de descontração e muito aprendizado. A reunião contou com a presença da psicóloga Carla Ramalho, palestrante da tarde. As trocas foram enriquecedoras para o envelhecimento saudável.

22 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado
e trocas enriquecedoras

SÃO FRANCISCO XAVIER

Padroeiro de Salvador e das Missões, Francisco nasceu no castelo de Xavier, em Navarra, Espanha, no dia 7 de abril de 1506. Ainda jovem, foi enviadoaParis,ondeestudou e lecionou Filosofia e aprendeu a falar francês, italiano e alemão. O jovem morava com Inácio de Loyola, futuro fundador da ordem dos jesuítas. Juntos, criaram um grupo intitulado Sociedade de Jesus e, com outros integrantes, fundaram a Companhia de Jesus. Já como sacerdote, em 1543 partiu para a sua primeira missão e não parou mais, não medindo esforços para levar o Evangelho a povos e nações, por isso, é considerado o precursor da ação missionária. Faleceu no dia 3 de dezembro de 1552, sendo canonizado pelo Papa

Conheça o dogma da Imaculada Conceição

A maternidade divina de Maria é base e origem de sua Imaculada Conceição. Isto significa que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Desde o início, o Brasil vive sob o manto de Maria Imaculada, isso porque, em 1646, o Rei D. João IV consagrou Portugal e todos os seus domínios a Nossa Senhora da Conceição. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854 e sua festa foi definida como uma universal em 28 de Fevereiro de 1476, pelo Papa Sisto IV. O dogma é fundamentado na Bíblia, na passagem que mostra a visita do Anjo Gabriel, quando este veio anunciar que ela seria a Mãe do Salvador, utilizando a saudação celestial "cheia de graça".

.

Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

santo do mês
GregórioXVem1622. 23
Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado
1 Hélio Mariz Paiva Filho 1 José Orlando Dias Amorim 1 Maria Estela Pessoa Ferreira 2 Maria de Lourdes C. Farani 3 Celeste Isabella M. da Silva 3 Rafael de Andrade Moreira 4 Jaldo Ribeiro Britto 4 Larissa Amorim Barros 5 Conceição Maria Diniz G. Santos 5 Tereza Lúcia Lopes Moura 6 Maria do Rozario Zucchi (Navegantes) 6 Ana Lúcia Rio Mattos 6 José Serafim dos Santos 8 Maria da Conceição Carvalho (Coração de Maria) 8 Priscila de Abreu F. Andrade 9 Ada Gatto Penido Monteiro 9 Francisco Lessa Ribeiro 10 Elpídio Brito de Souza 10 Tamires Rodrigues de Andrade 10 Viviane Rabelo Wolfovitch 12 Ana Lucia Almeida Santos (Coração de Jesus) 12 Carlos Humberto dos Santos 12 Filomena de Sousa Fontes 14 Renato Martins Amorim Santos - Juvenil (Coração de Maria) Igreja realiza Solenidade de Cris 24 PARABÉNS! ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO USE O QR-CODE AO LADO E SEJA UM DIZIMISTA! Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado 14 Dalva Carvalho Santana (Coração de Maria) 14 Adnéa de Lima Mesquita 14 Bárbara Luzia Araújo Amorim 15 Atinaíra Sousa Santos Cunha 16 Palmira Rio Branco F. d'Aguiar 17 Cristina S. S. Brito (Coração de Jesus) 17 Eva Souza Nery 18 Antonio Fernando C. Moreira 19 Priscilla cruz Neri dos Santos (Coração de Jesus) 19 Rosemary S. Silva (Coração de Jesus) 19 Cleide Almeida Santos Bispo 19 Jussileide Vilares Santos 19 Maria Izabel Passos Imbiriba 20 Rosemary do Nascimento (Coração de Jesus) 20 Vinicius Mauadie 21 Agenor Afonso da Silva Filho 22 Ana Lucia Almeida da Silva (Coração de Jesus) 22 Pedro Santos Bispo 22 Sandra Fonteles Ritt 23 Jovina Maria Ferreira Werneck 23 Neide de Jesus Santos (Coração de Jesus)
Igreja realiza Solenidade de Cris 25 PARABÉNS! ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO USE O QR-CODE AO LADO E SEJA UM DIZIMISTA! Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado 28 Mª de Fátima Poggio M. Mauadie 28 Robério Ramalho de Souza 29 Sandra Jane Barros Silva (Navegantes) 29 Gilberto Costa Andrade 29 Hugo Mendonça A. Santos 29 Mª Cristina B. da Silva Pereira 30 Adelmario Oliveira Santos 30 Kátia Virgínia Costa Oliveira 30 Maurilio Soares Pinheiro 23 Mª da Conceição C. Bandeira 24 Denise da Silva Nunes 24 Jorge Alves da Silva 25 Antonio Natalino Manta Dantas 25 Bartira de Souza A. Andrade 26 Carlos Alberto Leal de Araujo 26 Daniela Correa Nunes 26 Leopoldo Euclides da Fonsêca 27 Marcos Antonio Falcão da Silva 27 Maria Izabel Franca Sampaio Parabéns, dizimistas!
Mais de trezentas pessoas recebem atendimento médico na Paróquia 26 Ed 218 (dezembro 2022) do Jornal O Ressuscitado Já adquiriu o seu livrinho da Novena (R$4,00) e a sua Agenda Paroquial 2023? Adquira os seus! À venda na Loja do Perpétuo Socorro. Em parceria com a Pastoral da Saúde da Paróquia da Ressurreição do Senhor, a Fundação José Silveira atendeu mais de 380 pessoas das comunidades, no dia 16 de novembro.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.