Issuu on Google+

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Agosto de 2012 l nº 101

Felizes, devotos festejam

São Roque

Em maio último o Santuário de São Lázaro e São Roque fechou as portas devido à queda de parte do forro localizado próximo ao altar. Por medida de segurança o interior da igreja foi interditado e as celebrações passaram a ser realizadas na área externa. Com a colaboração dos devotos, a igreja foi restaurada e pintada e o forro limpo, permitindo que fosse devolvida a tempo da realização da Festa de São Roque, que será celebrada no dia 16 deste mês, com a participação do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A reabertura aconteceu no dia 30 de julho, com a presença de fiéis de Salvador e até de outros países. Leia mais na página 5.

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30, 6c) Padre escreve ao New York Times

p. 5

Crise na Igreja?

p. 6

Vem ai o ECC!

p. 8


Informe-se 2

O RESSUSCITADO Nº 101

A VOCAÇÃO Caríssimos irmãos e irmãs, Caros leitores, Amados paroquianos da família da Ressurreição do Senhor; O mês de agosto conforme costume da Igreja no Brasil é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema: Vocações. Primeira semana: Vocação para o ministério ordenado: Diáconos, Padres e Bispos. Segunda semana: Vocação para vida em família (atenção especial aos pais). Terceira semana: Vocação para vida consagrada: Religiosos(as), Consagrados(as) e leigos(as). Quarta semana: Vocação para os ministérios e serviços nas comunidades, ou seja, leigos nas pastorais, grupos e movimentos. (Diretório da Liturgia da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos No Brasil – Ano 2012 página 139). Por isso, como seguidores de Jesus, durante este mês de agosto devemos refletir mais de perto sobre o tema das Vocações, pois é um tempo propício para contemplarmos verdadeiramente o sentido das nossas vidas. Vocação, em sentido mais preciso, é um chamamento, um convite feito a cada um de nós pelo próprio Cristo Jesus, e significa que anterior a nós há um chamado, uma escolha pessoal que vem de Deus, a quem devemos seguir com total empenho, amor e dedicação. Para abrir este mês das Vocações lembramos que no dia primeiro de agosto celebramos a festa de Santo Afonso Maria de Ligório, Doutor da Igreja, ele fundou a congregação religiosa dos Missionários Redentoristas (que a tantos anos trabalha nesta Paróquia da Ressurreição do Senhor), no dia 09 de novembro do ano de 1732, em Scala na Itália. Santo Afonso aos 16 anos de vida já estava formado em Direito Civil e Canônico pela Universidade de Nápoles, como advogado ele logo con quistou fama, mas abandonou tudo para se dedicar ao chamado de Deus através da vida consagrada. Viva Santo Afonso! Sendo assim, devemos reconhecer que Vocação é chamado e resposta. É uma semente divina ligada a um sim humano. Essa escolha pessoal, de amor, é concretizada de uma forma bem objetiva no Sacramento do Batismo, que por isso se torna fundamento e fonte de todas as Vocações. Reafirmamos a importância sobre a reflexão da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no diaa-dia o chamado que o Pai nos faz. Que estas celebrações do mês vocacional nos tragam as bênçãos do Pai para vivermos a nossa vocação sacerdotal, religiosa ou leiga, pois, todas elas são importantes e indispensáveis, e nos levam à santidade. Que em nossas orações diárias rezemos por todas as vocações, especialmente as vocações religiosas, pois a Messe é grande e poucos são os operários. Que Deus abençoe a todos! Com fraterno abraço, Pe. Cristóvão Przychocki CSsR Missionário Redentorista

HORÁRIOS DE MISSAS IGREJA MATRIZ: Segunda a Sábado, às 18h (Quarta, Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Domingo, às 10h, 17h e 19h. SÃO LÁZARO: Segunda, às 7h, 9h, 16h e 18h. Terça a Sábado, às 8h. Domingo, às 9h30. N. SRA. EDUCADORA (ISBA): Segunda a Sexta, às 18h, somente no período letivo, Quarta a Sexta, às 7h. Sábado às 17h e Domingo às 8h e 18h30 N. SRA. DOS NAVEGANTES: Sábado, às 18h30. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Domingo, às 8h. CORAÇÃO DE MARIA: Domingo, às 18h.

Atendimento para Confissões

Uma hora antes da missa

Congregação do Ss. Redentor - CSsR Paróquia Ressurreição do Senhor PÁROCO: Cristovão Przychocki Vigários: Adão Mazur - CSsR, Aloísio Mota - CSsR e Cristóvão Dworak - CSsR Secretaria da Igreja Matriz Expediente: De 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 14h às 18h Telefones - 71. 3235-5614 (Matriz) / 71. 3247-4972 (São Lázaro) Endereço (Matriz): Av. Oceânica, 2217 - Ondina - Salvador - BA - CEP: 40140-131 Blog - www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com Facebook: Paróquia de Ondina / Orkut: Ressurreição do Senhor

.

Você Sabia

...Que Jesus foi quem fundou a Igreja Católica Apostólica Romana? Em Mateus 16,18 está escrito que aos cuidados de Pedro a entregou: “E eu te declaro:tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

.

...Que a nomenclatura (segunda-feira, terça-feira...), na língua portuguesa, substituiu os nomes latinos pagãos que se referiam aos astros: lunae dies, martis dies, mercurii dies, jovis dies, veneris dies, saturni dies e solis dies? Quem fez esta substituição foi São Martino de Dume, bispo de Praga (Portugal), por volta do ano 560, da nossa era cristã.

.

...Que a lenda do Santo Graal surgiu em 1.190 DC? Diz a tradição lendária que José de Arimatéia, o amigo de Jesus que o sepultou num túmulo novo, guardou o cálice que Jesus usou na última ceia. A expressão “Santo Graal” designa este cálice. Ele teria sido levado para a Inglaterra no ano 64 d.C. e guardado numa capela, situada num bosque. Chrétien de Troyes, através do livro Le conte du Graal, publicado em 1190, iniciou a popularidade desta lenda.

.

...Que o maior versículo da Bíblia se encontra no livro de Ester? No capítulo 8, versículo 9 está escrito: “Imediatamente foram convocados os escribas reais - era o terceiro mês, que é Sivã, vigésimo terceiro dia, - e, sob a ordem de Mardoqueu, eles escreveram aos judeus, aos sátrapas (...) a cada povo segundo a sua língua e aos judeus sua escrita e sua língua”. E o menor está em Ex 20, 13: “Não matarás”. EXPEDIENTE

JORNAL O RESSUSCITADO Produzido pela Pastoral da Comunicação de Ondina - PASCOM TIRAGEM: 4.000 exemplares E-MAIL: pascom.ondina@hotmail.com.br PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Silvana Lima l TEXTOS: Pe. Cristóvão Przychocki, Pe. Aloísio Motta, Pe. Cristóvão Dworak e equipe de reportagem da PASCOM: Silvana Lima, Gilberto Vitória, Rosa Maria, Irene Canovas, Magda Melo, Irtes Bouzon, Márcia e Alcides Lourenço, Darcy Sampaio, Mônica Muniz, Carlos Trigo, Eliene Nascimento l FOTOS: Sergio Aragão, Maria das Neves, Internet (Google imagens) e outros l JORNALISTA RESPONSÁVEL: Ana Bastos - Mt. BA 1428 l REVISÃO: Rosa Maria, Gilberto Vitória, Silvana Lima l COLABORARAM COM ESTA EDIÇÃO: Paroquianos e equipe comercial da PASCOM: Janaina Almeida, Mirli Caetano.


Tome Nota 3

O RESSUSCITADO N. 101

Acontece na paróquia Brechó na Paróquia Acontecerá na Paróquia de Ondina, mais um lindo brechó! Será no dia 04 de agosto, das 9h às 16h, no auditório da Igreja Matriz em frente ao Hotel Othon. Você pode colaborar doando roupas, sapatos e acessórios em bom estado de conservação. Local de entrega: Secretaria da Paróquia no horário do expediente. O material será encaminhado para a coordenação da Pastoral Social: Lúcia e Neves.

2 3 Santo Afonso Maria de Ligório (Itália, 1696-1787) Participe da alegria dos Redentoristas na Santa Missa do dia 1º de agosto, às 18h, na Igreja Matriz! Este dia é dedicado a Santo Afonso Maria de Ligório ele, que experimentou brilhante sucesso na advocacia experimentou também a decepção, e como em tudo reconhecia a adorável vontade de Deus, dedicou-se a causas mais nobres. Completou os estudos de Teologia e foi ordenado sacerdote aos trinta anos. Cheio de amor e caridade dedicou sua vida aos humildes e pobres num fiel servir. Santo Afonso foi bispo, escritor, poeta, musicista, Doutor da Igreja e fundador de uma das mais ativas e numerosas congregações religiosas: os Redentoristas, que têm na pregação sua principal missão!

Retiro dos Servos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro O Retiro acontecerá no dia 11 de agosto, na área externa da Igreja Santo Antônio da Barra, das 9h às 16h, com direito a almoço e lanches. Quem já é Servo ou quem deseja ser, quem se identifica ou deseja aprofundar-se na devoção, não deve perder! Será um dia “especial”. Inscrições na Secretaria da Paróquia.

Paróquia acolhe novo Projeto! Os membros do NA (Narcóticos Anônimos) reúnemse todas as segundasfeiras das 10h30 até 12h30, no Auditório da Paróquia. Maiores informações sobre as reuniões com Irtes na Secretaria. Confira também o site: www.na.org.br e, se preferir, ligue 71. 3484-0999 / 8213-1953 / 35333400 (Atendimento eletrônico 24h).

Semana da Família A Pastoral Familiar promoverá a “Semana Nacional da Família 2012” da Paróquia da Ressurreição do Senhor – Ondina. “A Família: O trabalho e a festa” será o tema. Queremos convidá-lo para que junto de sua família, em favor da proteção e valorização das famílias brasileiras, participem conosco! Domingo 12/08 – Matriz - A família de Nazaré, exemplo para nossa Família Segunda 13/08 – S. Lázaro - A família e a superação das dificuldades Terça 14/08 – Matriz - Adoração ao Santíssimo Sacramento Quarta 15/08 – Matriz - Maria e a família Quinta 16/08 – Com. Coração de Maria Trabalho, desafio para as famílias Sexta 17/08 – Com. Coração de Jesus Trabalho, recurso para as famílias Sábado 18/08 – Com. N Sra dos Navegantes Festa, tempo para o Senhor Domingo 19/08 – ISBA (8h) A família gera vida; Matriz (19h) - Festa, tempo para a família e a comunidade

Curso de Avivamento e Formação O Apostolado da Oração convida membros e simpatizantes para curso de Avivamento e Formação, sempre das 19h30 às 21h, na Matriz.

NOSSA AGENDA 01/08 – Santo Afonso Maria de Ligório 04/08 – São João Maria Vianney / Dia do Padre / Aniversário do Padre Aloísio 04/08 – Brechó 06/08 – Transfiguração do Senhor 06/08 – Reunião do CPP / Início das Oficinas de Oração e Vida / Festa do Bom Jesus da Lapa 10/08 – São Lourenço / Dia do Diácono 11/08 – Retiro dos Servos de N Sra do Perpétuo Socorro / Jantar Dançante (30º ECC) 12/08 – Dia dos Pais / Missas das Crianças na Matriz 12 a 19/08 – Semana da Família 15/08 – Curso de Avivamento e Formação (Apostolado da Oração) 16/08 – São Roque 17 a 19/08 – 4º Redescoberta (4º RED) 19/08 – Assunção de Nossa Senhora 22/08 – Nossa Senhora Rainha / Dia do Folclore 25/08 – Missa das Crianças na Comunidade N Sra dos Navegantes 26/08 – Jornada Vocacional na Paróquia 26/08 – Dia do Catequista / Martírio de São João Batista 31 a 02/09 – 30º Encontro de Casais com Cristo (ECC) Inscrições: 8868-4714 / 3247-4308. Confira o programa do curso: 15/08 - Origem, Organização, Estatutos, Símbolos, Objetivos do Apostolado da Oração. 19/09 - As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus a Sta Margarida Mª Alacoque. 17/10 - Oferecimento Diário e Orientações atuais propostas ao Apostolado da Oração.

Jantar Dançante A Pastoral Familiar está promovendo mais uma edição do Jantar Dançante, que acontecerá no dia 11 de agosto no Salão de festas da Paróquia. O ingresso custa R$ 20,00, com direito ao jantar, e toda a arrecadação será em prol do 30º ECC (Encontro de Casais com Cristo).

CONVITE ESPECIAL DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO Prezado paroquiano, desejando entronizar a imagem (estampa ou escultura) do Sagrado Coração de Jesus em seu lar com a consagração de sua família, agende com a coordenação: Mª José – 3247-4308 / 8868-4714 Mª Rita – 3247-8758 / 8841-6844


Fique por dentro

O RESSUSCITADO Nº 101

Agosto, mês dedicado às Vocações! O mês Vocacional foi instituído na 19ª Assembléia Geral da CNBB em 1981. É voltado para reflexão e oração pelos sacerdotes, religiosos(as) e leigos(as) para que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja. Temos em nossa Paróquia vários serviços, ministérios, movimentos, pastorais, e cada um de nós foi “vocacionado” (chamado) por Deus para estar ali, num deles. É feliz quem acolhe Seu convite!

A Jornada Vocacional em nossa Paróquia ocorrerá durante o mês com reflexões de cunho vocacional em vários momentos celebrativos. Nossa oração pelas vocações deve aumentar de maneira e s p e c i a l pelos futuros Missionários (Padres e Irmãos). Colabore! Ajude na Formação do futuro da Igreja! “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi ...” (Jo 15,16)

4

10 de agosto,

“Dia do Diácono” Se no dia 04 de agosto a Igreja comemora o “dia do Padre” ao celebrar a memória do Cura d”Ars, no dia 10 de agosto é a vez de celebrar o “dia do Diácono”, na festa de São Lourenço, mártir e patrono dos diáconos. De São Lourenço recordamos o seu testemunho a respeito dos “bens” da Igreja: “a riqueza da Igreja são os pobres!” Na Paróquia da Ressurreição do Senhor, temos a alegria de ter como diácono, Paulo Gabriel. Parabéns a todos os diáconos que acolhendo o convite do Senhor, colocam-se a serviço da Igreja! Dom de Deus Imprescindível para a Igreja Apóstolo das novas fronteiras de missão Chamado a ser para todos, sinal do Cristo Operário incansável da Messe Nobre arauto do Evangelho. Ouvido, boca, coração e alma do Bispo.

Resumo da Carta do Padre Martin Lasarte – SDB - ao New York Times “Uma árvore que cai faz mais barulho do que milhares que estão crescendo” Sou um simples sacerdote católico que se sente orgulhoso e feliz com sua vocação. Fui missionário em Angola por 20 anos. Tenho lido frequentemente na mídia, mas acima de tudo em seu jornal, sobre o tema dos padres pedófilos. Isto é feito, frequentemente, com interesse mórbido, caçando detalhes na vida dos sacerdotes. Sem dúvida todos estes casos são condenáveis! Há jornalistas que apresentam uma imagem bem pensada e equilibrada, mas outros exageram, enchendo os seus relatórios com preconceitos e ódio. Não há dúvida de que a Igreja deve estar do lado daqueles que são fracos e mais vulneráveis e todos os esforços que podemos tomar para prevenir e proteger a dignidade das crianças devem sempre ser uma prioridade absoluta. No entanto, é curioso que há poucas notícias e falta de interesse para com os milhares de sacerdotes que sacrificam suas vidas para os desfavorecidos. Parece-me que o jornal está desinteressado no fato de que eu tenha que transportar de Cangumbe para Lwena (Angola), muitas crianças esqueléticas e esfarrapadas em estradas cheias de minas terrestres. Que tinha que enterrar dezenas de crianças mortas por

causa da destruição causada pela guerra; que salvamos a vida de milhares de pessoas no México por meio do único posto de saúde que existia em uma área de 90.000 km quadrados. Que fomos capazes de educar nos últimos 10 anos para mais de 110.000 crianças. Também não há interesse no fato de que,

com outros padres, ajudamos cerca de 15.000 pessoas em campos de guerrilha. Não foram manchetes quando um velho padre de 75 anos, Padre Roberto, esteve na cidade de Luanda cuidando de crianças de rua, desintoxicandoas de gasolina que inalaram enquanto tentavam ganhar a vida como lança-chamas. Não é notícia que mais de 6.000 religiosos deixaram seu país para servir em leprosários,

hospitais, campos de refugiados, orfanatos, escolas para os muito pobres, centros de acolhimento para aqueles que são HIV positivo, etc... Ou, sobretudo, dão a sua vida em paróquias e em missões. Não é notícia quando o Padre Marc-Aurele, a fim de salvar as crianças durante a guerra em Angola, foi morto a tiros em uma saraivada de balas. Uma árvore que cai faz muito mais barulho do que mil que estão crescendo. Criamos muito mais barulho sobre um padre que comete um erro que mais de mil que dão suas vidas para os pobres e negligenciados. Não tenho a pretensão de defender a Igreja e os sacerdotes. Um padre é simplesmente um homem normal que tenta seguir Jesus e serviLo nos irmãos e irmãs. Ele tem fraquezas e falhas como qualquer ser humano, mas também tem beleza e dignidade como todos. Para focar um tema doloroso de uma forma obsessiva e como perseguição e esquecer o quadro mais amplo, cria uma caricatura realmente ofensiva do sacerdócio católico pelo qual eu me sinto ofendido. Peço-lhe apenas, meu amigo jornalista, para procurar a Verdade, o Bem e o Belo. Isso faria honrar a sua profissão. Obs. O diário norte-americano, que liderou a campanha contra a Igreja e o Papa não respondeu ao Padre.


Veja o destaque

O RESSUSCITADO N. 101

São Roque, exemplo de amor 4 5

Segunda-feira, dia 30 de julho, poderia ser um dia como outro qualquer. Porém, para os fiéis que todas segundas-feiras vão ao Santuário de São Lázaro, Federação, esse dia foi “muito especial”. A Igreja de São Lázaro e São Roque foi aberta oficialmente depois de fechar para reforma de parte do forro que caiu, e para outras obras que a tornaram ainda mais bonita! Quatro missas foram celebradas durante todo o dia, sempre com a igreja lotada de fiéis vindos de vários pontos da cidade e até

Luis Henrique: fé e agradecimento

de outros países. Às 18h foi celebrada a tradicional missa com ritual afro. Pe Aloísio Mota foi quem a presidiu e lembrou ao fiéis do sacrifício que foi ter o templo fechado nestes dias. Com a graça de Deus, intercessão de São Lázaro e São Roque e ajuda de todos que frequentam a Igreja, as portas foram abertas novamente. Para Luis Henrique França, morador do

bairro de Cosme de Farias, que há 15 anos frequenta a Igreja de São Lázaro, esta segunda, foi um dia especial na sua vida. “Não tenho palavras para agradecer a Deus e a cada um que de alguma forma ajudou para que os alicerces do novo templo fosses edificados”, disse. Mesmo com a Igreja fechada ele participava todas as segundas-feiras das missas realizadas na lateral do Santuário. Luis Henrique, que participa da missa vestido com roupas afros, diz que canta e dança para Jesus, e São Lázaro é o seu guia e protetor. Pe Aloísio agradeceu a Deus por levar à Igreja de São Lázaro, devotos fiéis, com coragem e ousadia, que mesmo tendo seus afazeres diários estão sempre presentes. Também agradeceu a todos que ajudaram de vários formas, independente de suas condições fisícas e financeiras, para ter a igreja de portas abertas! Tudo para honra e Glória do Senhor Jesus! Confira a programação do dia16 de agosto: 5h - Alvorada 6h - Terço dos Homens 7h - 1ª Missa 9h - 2ª Missa 11h - 3ª Missa 15h - Missa presidida por Dom Murilo S.R. Krieger, scj 16h - Procissão pelas ruas de São Lázaro e Federação 17h - Benção do Santíssimo e Encerramento O Santuário está aberto todos os dias. Informações (71) 3247-4972.

5

Minha Trajetória na Paróquia... Cleonice Maria dos Santos viveu intensamente o início da nossa Paróquia. Nascida em Conceição da Feira/BA, de família simples, aos 16 anos veio para Capital trabalhar como doméstica. Com muito sacrifício conseguiu um lugar para morar pertinho da Igreja Matriz de Ondina, onde passou a construir sua casa e assumiu a maternidade. No início frequentava apenas a Igreja de São Lázaro e a capelinha do ISBA. Depois, sentiu necessidade de participar mais ativamente na construção da nossa Igreja. Começou a se engajar em todos os eventos, mas foi nas Oficinas de Oração e Vida que ela encontrou o sentido de ser cristã. Com gestos concretos se apresentou como operária de Jesus conforme as condições que seu tempo permitia, pois trabalhava dia e noite para sustentar seus filhos e participava mais e mais de várias pastorais. A cada convite, nunca dizia não. Sempre com a vontade de acertar, ela se guiava nos ensinamentos de Deus e com a ajuda dos párocos não foi difícil. Dom Marcos, na época padre, e Pe Carlos foram seus primeiros guias e orientadores espirituais. “Pau para toda obra” assim podemos identificar esta mulher batalhadora que se alegra a cada manhã, pois sabe que estará sempre ajudando os irmãos. Por ser pessoa de confiança dos padres, estar sempre presentes nas missas, ser atuante na comunidade, Cleonice foi escolhia para ser Ministra da Eucaristia. Atividade que a faz cada manhã, ao levantar, agradecer a Deus pela oportunidade de ser sua serva.

FELIZ ANIVERSÁRIO

PADRE ALOÍSIO!

29 anos de vida, completados no dia 4 de agosto último, quase 4 de sacerdócio. É Vigário Paroquial de Ondina. Coordena a Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista, em nível de Vice Província Redentorista da Bahia, e é um garimpeiro de jovens para o ministério do sacerdócio. É um missionário de extremo valor. Dócil, mas seguro nas palavras e atos. Nossa comunidade paroquial seria bem mais pobre sem a presença do Pe Aloísio, cuja vida foi dada por Deus, mas teve o zelo dos seus abençoados pais.


Faça parte 6

O RESSUSCITADO Nº 101

Crise na Igreja? Utilizando-se do censo de 2010, a mídia divulgou uma queda de 10% no número de fiéis católicos, entre meados da década de 1990 e início do ano 2000, indicando possível “crise”. Será mesmo verdade que uma Instituição respeitada ao longo de sua História, responsável por um legado histórico, religioso e social, ainda precisa amadurecer e sofrer crises e perdas? Nossa Religião nasceu “pequena”, uma família de irmãos que se amavam (At. 2, 42-47), comunidades que procuravam viver radicalmente o seguimento de Jesus Cristo. E, ao longo da História, o Espírito Santo suscitou Profetas para “denunciar” qualquer distanciamento do sonho inicial! Assim sendo, suscitou um retorno às origens em 2007, em Aparecida-SP, pedindo à Igreja da América Latina e Caribe uma CONVERSÃO PASTORAL (cf. DAp. 372), que nada mais é do que a transformação de “multidões anônimas e superficiais”, em REDES DE PEQUENAS COMUNIDADES (DAp 307). Ah, meu Deus! Como vieste suscitar isso logo “agora”? Justamente num tempo em que

as pessoas estão cada vez mais “invisíveis”, em que sumimos no meio das massas? Afinal, queres Espírito Santo, conduzir Tua Igreja a ir na contramão do que aí está convencionado como atual, moderno e verdadeiro?! E aqueles que não querem mais ser “resto de Israel” (Jr. 31,7), que não acreditam mais no sonho de sermos uma “família de irmãos”? E aqueles que não querem mais sair dos holofotes das massas, o que será destes Teus filhos? Sairão de nossas fileiras...? Um retorno às nossas origens é o que nos propõe o Documento de Aparecida, a mais recente voz profética da Igreja para a América Latina e Caribe. No cerne deste documento, está o convite a convertermos nossas Paróquias em pequenas redes de comunidades, colocando a Palavra de Deus no centro de nossas vidas e, transformarmos nossas celebrações “impessoais” num encontro “familiar”, onde irmãos e irmãs se conhecem pelo nome e, vão à Igreja, para celebrar o que já vivenciam: o Amor! “... Chame a isso de utopia, eu a isso chamo Paz!”

TV Aparecida transmite Festa do Bom Jesus

Santuário está entregue aos padres Redentoristas. De 28 de julho a 6 de agosto, inicia-se o Novenário. Não perca toda transmissão do Tríduo, ao vivo pela TV Aparecida, nos dias 03,04,05 e 06 de agosto. A procissão do dia 06 sairá da Catedral para o Santuário às 15h.

O Santuário de Bom Jesus da Lapa foi eleito a primeira das sete maravilhas do Brasil numa pesquisa feita pelo sítio da internet 7 Maravilhas Brasil. O Santuário fica numa gruta de pedra descoberta há mais de 350 anos pelo português Francisco Mendonsa Mar. O zelo pastoral do

Parabéns aos aniversariantes dizimistas da Paróquia da Ressurreição do Senhor

do mês de agosto. 01 Kellen Valois Coutinho Lacerda 02 Shirley Maria de Oliveira Athayde Correia 05 Carlos Alberto da Cunha 06 Vera Lúcia Morais Leal 08 Delcina Hermelina dos Santos Azevedo 08 Maria Madalena Garrido Fernandez Santana 11 Anderson da Costa Nunes 11 Sérgio José Ferreira de Andrade 12 Liliane Souza Cruz (Coração de Maria) 14 Daniel Bahiana Pedral Sampaio 14 Helena Iani dos Anjos 15 José Jorge Garcia de Carvalho 15 Maria Assunção Santana Costa 15 Vânia G. de Souza (Coração de Jesus) 16 Antônio Vieira de Góes 16 Maria Helena Alves de Carvalho 17 Andréia A. Miranda (Coração de Maria) 17 Rosa Maria Henriques Serra Pinto 18 Adnil Virgínia Dias Costa Falcão Brandão 18 Hermes Campelo Leiro 19 Mariana Oliveira Rocha

19 Rogéria Reis Souza 20 Ana Luiza Fontoura Brito 23 Jorge Cerqueira Silva 23 Manoel Filipe do Nascimento 23 Vandaik Ribeiro Franco 24 Maria Amélia Valença 24 Nara Mayra Carvalhal dos Reis 25 Maria das Graças Simões Costa 26 Tâmara Novaes de Queiroz 27 Gildete Sales Lessa 28 Alice Santana S. de Jesus 28 Eliene Silva Nascimento 28 Humberto Rodrigues da Silva 29 Darci Silva Oliveira Melo 29 Rogério Leão Cunha 29 Wilson Pereira de Oliveira 30 Rosele Carvalho Torres 30 Ruivaldo Sobral 31 Mônica Romero Garrido Leão Cunha 31 Raimundo José M. de Souza

Retiro da Paróquia

Foi realizado nos dias 7 e 8 de julho, o Retiro Paroquial 2012 de Ondina, com o tema: “Vivendo nas Graças dos Sacramentos”. O encontro aconteceu no Centro das Irmãs Mercedárias do Brasil, onde tivemos momentos fortes de integração e espiritualidade vividos pelos participantes através das palestras, testemunhos, orações, e vários outros momentos especiais como a santa missa. Um verdadeiro momento para renovar a fé. Em dois dias de muita oração todos saíram fortalecidos pela luz do Cristo. Participar de um retiro espiritual anual é uma prática saudável e imprescindível para aqueles que querem viver a perfeição da caridade na vida cristã. É urgente parar, parar de verdade. O retiro não é um encontro fraterno, sem mais. Não é dia de estudo. Não é curso de psicologia. Retiro é retiro. O retiro é tempo de recolhimento, de deixar as coisas cotidianas e se adentrar no mistério de Deus.

Nosso elevador está subindo...! Após cada celebração estão sendo distribuídos envelopes para que nossos paroquianos possam contribuir com a realização do sonho de termos um elevador. Com o slogan “Subir de Elevador” precisamos nos unir num gesto de solidariedade, em ação, para concretizar este sonho. Já conseguimos comprar o elevador, porém falta a parte da construção civil, para instalar e fazê-lo funcionar de fato. Por isso, nos ajude. Sua doação pode ser feita através dos envelopes que estão sendo entregues, na secretaria da Paróquia ou ainda em depósito bancário direto na conta “do elevador”: Banco do Brasil Agência 34622 conta corrente 11. 322-0 Que o Cristo ressuscitado lhe cubra de graças!


Confira 7

O RESSUSCITADO N. 101

V ENCONTRO DO BOM PASTOR

6 7

O V Encontro do Bom Pastor, da Paróquia da Ressurreição do Senhor, realizado nos dias 14 e 15 de julho no Centro Comunitário da Pituba foi o maior sucesso! O Núcleo de Preparação composto por seis casais teve como coordenador o casal Eli Gabriel e Lena Xavier, e como diretor espiritual, o pároco Pe. Cristovão. A finalidade principal deste encontro é a integração de casais de segunda união estável com a Igreja e contou com a especial participação do Bispo Auxiliar

Dom Gregório Paixão, que proferiu a palestra “A Proposta da Igreja” na qual fala sobre as possíveis providências a tomar para nulidade de um casamento. Em Salvador apenas duas paróquias promovem este evento, a Paróquia Santíssimo Sacramento de Santana (Nazaré), que realizou seu quarto encontro e a Paróquia Ressurreição do Senhor (Ondina). Os casais participantes ficaram surpresos e maravilhados com o carinho, o acolhimento, a organização e o empenho dos que estavam envolvidos.

Encontro para noivos Mais um Encontro para Noivos realizado com sucesso! No dia 22 de julho, 24 casais participaram do curso preparado pela “Equipe Enamorados”, da Pastoral Familiar. Os casais interagiram de forma positiva e consideraram importante a troca de informações através das palestras, diálogos e dinâmicas apresentadas por casais mais experientes. Para Fabiana Teixeira e Luciano Almeida, “esse encontro foi um estímulo para participação nos futuros

Encontros de Casais promovidos pela Igreja”. Para Magda e Garrido, “o Encontro de Noivos faz refletir sobre a importância do Matrimônio na vida a dois, através da teoria e da prática apresentadas”. A Equipe está de parabéns pelos temas bem estruturados, com conteúdos firmes e pela recepção calorosa, bastante animada! O próximo Encontro para Noivos de nossa Paróquia será em 16 de setembro. Maiores informações na Secretaria da Paróquia.

2º Jantar, Um Sucesso!

Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)

Foi um SUCESSO o 2º jantar beneficente promovido pela Comunidade Coração de Jesus, com o tema: Noite amiga regada à voz e violão! Os participantes, antes do delicioso jantar, dançaram, cantaram e se envolveram nas diversas animações apresentadas. Tivemos a participação de todas as Comunidades incluindo a Matriz, com considerado número! A Comunidade gradecemos a presença de todos e o espaço cedido pelas Filhas do Coração de Maria.

Os idosos atendidos pela PPI de nossa Paróquia receberam lindo cartão com mensagem parabenizando-os pelo Dia dos Avós. Através da doação de uma paroquiana, dona Odete da Silva Pinto (97 anos), dona Angelina Costa Bacelar (75 anos) da Comunidade N Sra dos Navegantes, e dona Rosalina das Mercês Correia Lima (62 anos) da Comunidade Coração de Maria, receberam fraldas geriátricas.

Paróquia tem novo Conselho Econômico Paroquial - CEP A partir do mês de Julho temos novo CEP, o qual é composto por Pe. Cristóvão Przychocki (Pároco); Alcides e Márcia Lourenço; Aurélio e Lílian Melo; Carlos Jacobina; Wilson Pereira; Adléia Gomes; Mª de Guadalupe e Mª José de Menezes. O Conselho, de acordo com as metas eleitas na Assembléia Paroquial decide a vida financeira da Paróquia. Agradecemos ao Conselho anterior por todo trabalho realizado, desejando as bênçãos de Deus para suas vidas, e que Deus ilumine e abençoe o novo CEP.

RESULTADO DA PESQUISA – PARTE 2 O gráfico, na Edição 100 do jornal O Ressuscitado, lançado no dia 1º de julho, na missa das 10h, revela que o tipo de matéria preferido é o informativo. Há também as matérias que mais contribuem com seu crescimento, assim distribuídas: pessoal – 48% e religioso - 52%. Desde a edição nº 100 estamos trabalhando para atender as sugestões dos leitores: Mais informações gerais; Aprofundamento do Evangelho; Incluir classificados e receitas; Agilizar divulgação e distribuição; Implantar um breve curso bíblico em continuidade a cada edição, entre outras. Agradecemos a todos pela honrosa colaboração.

Novos coordenadores do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão – MESC No último dia 19 de julho tomou posse a nova coordenação dos MESC, da Paróquia Ressurreição do Senhor. Mais do que um dom, ser Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é vivenciar sua fé, pela vocação, pela oração e pela entrega total a Deus e aos irmãos. Agradecemos de modo especial a nossa irmã Tereza Limoeiro, que durante vários anos esteve à frente desta missão. Pedimos ao Senhor que dê muita força à nova Coordenação: Coordenadora: Almira Santos; Vice-coordenadora: Carminha Badaró; Secretária: Maria Amélia Silva e Tesoureiro: Adriano Dorceles.


Acompanhe 8

O RESSUSCITADO Nº 101

Vigília da Transfiguração A Transfiguração de Jesus na Bíblia é descrita nos Evangelhos sinópticos. Jesus subiu a um monte para orar com Pedro, Tiago e João e ali, os discípulos tiveram a visão de Jesus conversando com os profetas Moisés e Elias. De acordo com o relato contido no Evangelho segundo Mateus (Mt17, 2) consta que o rosto de Jesus resplandecia como o Sol, e a suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Esta curiosa passagem é também comentada pelo próprio Pedro (2 Ped1, 1718), havendo nestas fontes o testemunho de uma voz que confirmava ser Jesus, o Filho de Deus. Também relatado nos Evangelhos (Mt 17:5-6, Mc 9:7 e Lc 9:35). Este momento especial de Cristo será vivido por todos nós da Paróquia de Ondina, dia 05 de agosto.

Dia do Folclore Em 1965, o Congresso Nacional Brasileiro, oficializou o dia 22 de agosto para comemoração do folclore brasileiro. Esta foi a maneira encontrada para valorizar as histórias e personagens brasileiros e se preservar a cultura popular. Este dia é comemorado em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas que despertam a riqueza cultural de nosso folclore: Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, etc. São também valorizadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

ERRATA Leia-se no texto 2 DE JULHO PODERIA SER A DATA CÍVICA MAIOR DO BRASIL, publicado na edição passada: “A independência do Brasil só se concretizou cerca de um ano depois do sete de setembro de 1822”, ao invés de “A independência do Brasil só se concretizou cerca de um ano depois, a sete de setembro de 1822.

30º Encontro de Casais com Cristo Acontecerá nos dias 31/08, 01 e 02/09, o 30º Encontro de Casais com Cristo! As inscrições já estão abertas e são gratuitas! O Encontro acontecerá na Vila Vicentina (Lapinha). A Pastoral Familiar está preparando tudo com muito carinho e espera receber muitos casais! Maiores informações, 3235-5614 com Irtes.

Assunção de Nossa Senhora No dia 15 de agosto celebramos a Assunção de Nossa Senhora aos céus. Em 1950, o Papa Pio XII, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus disse: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.” A Virgem Maria foi tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória. Não subiu ao Céu, como fez Jesus, com a sua própria virtude e poder, mas foi erguida por graça e privilégio, que Deus lhe concedeu como Virgem antes do parto, no parto e depois do parto, como Mãe de Deus!

Dia dos pais

No Brasil, comemora-se no segundo domingo do mês de agosto, o dia dos Pais, data que passou a ser comemorada a partir de 1955. A origem disso tudo não foi aqui no Brasil, alguns afirmam que foi na Babilônia, por um jovem chamado Elmesu, a partir da criação de um cartão em argila, que desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai. Outros dizem que foi em 1909, nos Estados Unidos, quando Sonora, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, resolveu criar um dia dedicado aos pais. Enfim, considerados heróis e guerreiros das famílias, o que os pais gostam mesmo de ganhar é o orgulho de seus filhos!


Complemento Especial 9

O RESSUSCITADO RESSUCITADO N.N.100 101

Turma Jovem Missa para as crianças

8 9

Com participação e linguagem própria, todo segundo domingo do mês, às 17h, temos Missa para Crianças na Matriz! No mês de julho foi dia 8, e em agosto, será dia 12. Traga sua criança para participar!

Projeto Música O Rotary Club Bahia Norte iniciou, em 09 de julho, o Projeto Música, que busca promover o desenvolvimento de habilidades musicais e o gosto pela música através de aulas gratuitas para crianças e adolescentes. O projeto começou com aulas de flauta, contando com o excelente trabalho da professora Raíssa Fernandes. A

Crianças da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes Alô, criançada! Venha participar da Santa Missa com Jesus Cristo na Eucaristia! Você, papai, mamãe e a catequista, com grande alegria vão cantar, rezar, agradecer e louvar ao Senhor! Esperamos vocês no dia 25 de agosto, às 16h, na Comunidade N Sra dos Navegantes – Alto da Sereia, próximo ao restaurante Sukiak.

26 de agosto – Dia do Catequista Existem muitos irmãos(ãs) que não se abrem à Palavra de Deus, por não ter

encontrado ainda quem lhes anuncie Suas maravilhas! Queremos convidá-lo(a) para ser catequista e descobrir como é bom servir ao Senhor! Catequista é aquele(a) que se faz instrumento para que a Palavra de Deus ecoe! Louvaremos a Deus por nossos Catequistas na missa das 19h, do dia 26 de agosto, na Matriz. Catequista, PARABÉNS! Acolha nosso abraço de gratidão por ter respondido com generosidade ao chamado de Deus. Que a força do Espírito Santo continue a suscitar-lhe a fé e o compromisso de anunciar a Palavra de Deus!

Jovem marca contagem regressiva para a

JMJ Rio

A Jornada de Espiritualidade Jovem organizada pela Arquidiocese de São Salvador, com tema “Alegraivos sempre no Senhor” (Fl 4, 4), teve como objetivo dar início às atividades oficiais em prol da 27ª Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de

Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013. Além da animação, promovida pela Banda Missão Paráclito, os jovens presenciaram momentos de oração, adoração e reflexão com palestras, testemunhos e apresentações de dança e teatro. O evento foi realizado no dia 15 de julho, no campus da UCSAL.

primeira aula foi um sucesso, e com certeza as próximas serão também! Este projeto está sendo desenvolvido no Centro Social Coração de Maria, que fica localizado no Alto de Ondina.

IV RED Chuvas de graças serão derramadas nos dias 17, 18 e 19 de agosto no Convento Dom Amando! A Pastoral Universitária está organizando mais um encontro para jovens universitários e formados, o REDESCOBERTA. As inscrições foram um sucesso, e a previsão é de que 50 jovens vivenciem o IV RED e passem a participar das atividades da nossa Paróquia.

Crianças da catequese participam da festa de São João A Catequese reiniciou suas atividades no sábado, dia 07 de julho, com missa às 16h, na Matriz, seguida da festa de São João, para todas as crianças das Comunidades. Na missa, a PJ assumiu a música, as crianças a liturgia, e o grupo de perseverança da Comunidade Coração de Maria apresentou bonita coreografia com a música, Humano amor de Deus. Padre Aloísio numa linguagem simples destacou a importância de sempre agradecer a Deus, por tudo que Ele nos dá. A festa contou com a doação das famílias e foi um bonito momento de confraternização entre as nossas Comunidades. A participação dos pais foi muito importante! Obrigado a todos que nos ajudaram!


RESSUCITADO N.Nº100 O RESSUSCITADO 101

Complemento Especial 10

PINTE, BRINQUE, DIVIRTA-SE! Agradeço ao papai do céu por ter me presenteado com um super pai. Obrigado pai, por ser meu herói!

Agora escreva, com suas palavras, uma mensagem bem bonita para o papai ou aquele a quem você considera muito!


Jornal de Agosto