1 minute read

Vertiv apresenta Guia para a sustentabilidade de Data Centers para avançar rumo a operações

A Vertiv divulga seu Guia para a Sustentabilidade de Data Centers, um recurso digital para os proprietários e operadores de data centers que procuram reduzir o impacto ambiental das suas instalações.

De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia, os data centers são responsáveis por aproximadamente 1% da demanda global por energia. O relatório observa que a indústria foi, antes de 2020, capaz de limitar o impacto causado pelo crescimento de capacidade sobre o consumo total de energia através da melhoria na eficiência das operações. Entretanto, em 2020, o tráfego mundial da internet aumentou mais de 40% e a Mordor Intelligence projeta uma taxa de crescimento anu -

Advertisement

Em dezembro, a fonte solar fotovoltaica se tornou a segunda maior na matriz elétrica brasileira, com 23,9 gigawatts (GW) de potência instalada operacional. Com isso, ultrapassou a fonte eólica, com 23,8 GW, ficando atrás apenas da fonte hídrica, que possui hoje 109,7 GW, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

De acordo com mapeamento da entidade, os 23,9 gigawatts (GW) incluem a somatória das grandes usinas e dos pequenos e médios sistemas de geração própria em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Segundo a associação, desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 120,8 bilhões em al composta (CAGR) de 13% na construção de data centers nos próximos cinco anos. “Estamos vendo um senso de urgência nos operadores de toda a indústria para reduzir o impacto das suas operações no meio-ambiente”, conta TJ Faze, líder de estratégia de ESG e engajamento da Vertiv. novos investimentos, gerou mais de 705 mil empregos e proporcionou R$ 38 bilhões em arrecadação para os cofres públicos. Com isso, também evitou a emissão de 33,3 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

Jessica García, diretora de Recursos Humanos para a Vertiv na América Latina acrescenta que nos últimos dez anos, os operadores de data centers trabalharam para reduzir o impacto de suas operações sobre o meio ambiente, mas é preciso acelerar e ter novas estratégias. “O Guia da Vertiv foi criado para apoiar proprietários e operadores que queiram tornar suas operações mais eficientes, com melhores práticas”, conclui a executiva.

Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, destaca que o avanço da fonte solar é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil. “A tecnologia ajuda a diversificar a matriz elétrica, aumentar a segurança de suprimento, reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e proteger a população contra mais aumentos na conta de luz. Além disso, fortalece a sustentabilidade, a transição energética e a competitividade dos setores produtivos”, relata o executivo.

This article is from: