
26 minute read
A coragem de experimentar novos desafios em 2023
Acabei de ler um livro muito interessante de Brené Brown, pesquisadora e escritora norte-americana, que tem conquistado inúmeros aficionados por leitura em todo mundo, sua obra: “A coragem de ser imperfeito”, narra de modo singular e porque não dizer único, o poder da aceitação das nossas vulnerabilidades ao realizarmos novos sonhos.
Para Brené, a vulnerabilidade, como enxergamos, não é uma medida de fraqueza, mas sim a melhor definição para a coragem que precisamos ter para conquistarmos os nossos desejos, sem perder o foco, é claro.
Advertisement
É neste contexto, que em nossa primeira edição do ano, o parceiro vai conferir as novidades das fabricantes, distribuidoras, programas de canais e a cobertura de eventos como da CES considerada a maior feira de tecnologia do mundo, entre outras temáticas.
que durante o nosso bate-papo relatou os pontos estratégicos da corporação para se manter competitiva, ao longo dos anos, em mercados-chave como o segmento de impressão, produção e Digital Services diante dos avanços das megatendências como 5G e IoT e soluções de automação e das demandas dos clientes na jornada digital.
Vale a pena conferir nosso Especial de ESG: “A sustentabilidade dos negócios traz avanços significativos para o meio ambiente e a sociedade” que traz um apelo atual de como as boas-práticas de sustentabilidade, governança e relações sociais têm ganhado destaque nos últimos tempos e engajado empresas e cidadãos em prol do planeta.
Para concluir, reafirmo o nosso compromisso de ser o porta-voz do canal, trazendo o melhor conteúdo para nossos leitores. Aproveito para desejar um excelente 2023 para todos nós, repleto de saúde, alegrias, amor e sucesso.
Virgínia Santos Editora redacao@partnersales.com.br
Nossos Canais de Comunicação
Para receber a revista PartnerSales ou esclarecimentos sobre assinaturas, números atrasados, sugestões, críticas ou dúvidas, entre em contato através do e-mail: partnersales@partnersales.com.br
Para anunciar: (11) 99971-3539 ou comercial@partnersales.com.br
Redação - redacao@partnersales.com.br
Fale Conosco - faleconosco@partnersales.com.br
Eventos - redacao@partnersales.com.br
PartnerSales é uma revista dirigida à canais de distribuição do mercado de TI e Telecom, por meio de mailling segmentado e não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por colunistas, entrevistados e anunciantes, assim como pelo conteúdo veiculado nos anúncios, como: imagens, textos, produtos e promoções. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta revista só é permitida mediante autorização prévia e por escrito da diretoria da empresa. Todos os direitos são reservados.
Não percam nossa entrevista especial com Ricardo Karbage, presidente da Xerox Brasil,
Desejo uma ótima leitura e excelentes vendas!
Acesse www.partnersales.com.br
Cadastre-se e receba com rapidez as últimas notícias do canal de distribuição e ainda:
• Newsletter semanal por e-mail;
• Revista mensal impressa;
• Edições online disponível por tempo indeterminado.
Interaja em tempo real através das redes sociais:
@partner_sales
@partner_sales
Partner Sales
anderson munhoz
COLUNISTAS
DIREITO DIGITAL: CAROLINE TEÓFILO
ESTRATÉGIAS DIGITAIS: MARCELO MARTINEZ
INTEL. EMOCIONAL: SANDRA TESCHNER
Expediente
Diretora Executiva
Elaine de Paula Soares esoares@partnersales.com.br
Publisher e Diretor Comercial Anderson Munhoz amunhoz@partnersales.com.br
Financeiro
Edgard José P. Soares partnersales@partnersales.com.br
Editorial
Editora
Virgínia Santos virginiasantos@partnersales.com.br
MTB: 29339
Arte e Diagramação
Clarice A. Cunha clarice@partnersales.com.br
Marketing
Ida L. Batemarchi ida@partnersales.coma.br
Em um mundo cada vez mais hiperconectado com inúmeros avanços tecnológicos, inovar se tornou a palavrachave dos grandes players e não poderia ser diferente para a Xerox, que há mais de 100 anos redefine continuamente a experiência no local de trabalho e traz um legado de inovação com tecnologias disruptivas para o setor de impressão.
A seguir, nosso bate-papo com o principal executivo da companhia, Ricardo Karbage, presidente da Xerox Brasil:
PartnerSales: Ao longo dos anos, a companhia tem se firmado como uma marca inovadora a frente do seu tempo, o que tem sido realizado nos últimos tempos para conquistar o mercado B2B diante do avanço do trabalho híbrido no Brasil e no mundo?
Ricardo Karbage: Há alguns anos a Xerox já vem se dedicando a viabilizar a transformação digital de nossos clientes e parceiros, a pandemia apenas acelerou o processo. Como primeiro movimento significativo podemos citar a disponibilização de equipamentos de pequeno e médio porte com a tecnologia ConnectKey, que tem máxima segurança e capacidade de execução de aplicativos, semelhante ao que hoje temos em nossos celulares, permitindo uma mesma experiência de usuário seja no escritório ou no home office; outro ponto de destaque foi a disponibilização de aplicativos mais avançados, através da plataforma Xerox WorkFlow Central, para conversão de documentos em áudio, preparação de resumos, tradução, conversão para formatos M.S. Office entre outros; estes aplicativos podem ser executados também no Smartphone, Tablet ou Laptop do usuário.
PS: Como uma empresa que está há muito tempo no segmento de impressão, se mantém atraente para os clientes?
RK: O que torna uma empresa atraente é ela oferecer soluções (produtos e/ou serviços) que atendam às necessidades do mercado. Manter-se atraente implica então em evoluir com o mercado e levar soluções para as novas demandas. A Xerox está constantemente fazendo isso através do investimento em P&D e de aquisições; não apenas no segmento de impressão, mas também em soluções de RPA, de inteligência artificial e realidade aumentada que são hoje uma parte relevante de nossa oferta.
PS: Quais são as movimentações da companhia para ser a principal fornecedora de MPS (Provedor de Serviços Gerenciados) no mercado e trazer diferencial competitivo para o setor nos próximos anos?
RK: Estamos investindo em serviços digitais de segurança e gestão, onde destaco o lançamento das soluções Xerox WorkPlace Suite e WorkPlace Cloud, que permitem a gestão dos fluxos de documentos digitais e parques de impressão de forma eficiente, muito segura, com amplo suporte ao trabalho híbrido e baixos custos. Além disso, nossas ferramentas de Analytics - análise de informações - permitem fornecer insights para os clientes de como eles podem ser mais produtivos e eficazes com seu parque de MPS.
PS: Faça uma breve análise do mercado em que a Xerox está inserida:
RK: A Xerox está inserida em distintos mercados, que possuem, em comum, a gestão da informação como:
• Segmento de impressão em escritório: Bastante modificado pela pandemia, atualmente tem como grande demanda as soluções que permitem o trabalho híbrido com segurança. A análise deste mercado nos mostra que o uso de equipamentos multifuncionais será feito de forma cada vez mais inteligente, priorizando os documentos digitais sempre que possível, com volumes impressos e menores.
• Segmento de produção: obser- vamos que cada vez mais é forte a busca pela diferenciação, única saída para tirar os gráficos da histórica guerra de preços. Personalização, cores e efeitos especiais são serviços que temos visto e em cujas soluções a Xerox é pioneira. A impressão de livros por demanda desponta também como grande oportunidade.
• Segmento de Digital Services é o que mais cresce. Num mundo em que o volume de informações aumenta de maneira exponencial, o uso destas informações de maneira inteligente, com enriquecimento de dados e análises preditivas será o diferencial competitivo das empresas. Tendências que já são realidade como 5G e IoT, soluções de automação e melhoria de processos para ganho de eficiência são a demanda da vez. RPA (automação de processos robóticos) e IA são a pauta mandatória na agenda das grandes corporações e estamos bem posicionados para apoiar nossos clientes.
PS: Qual o segredo para entender perfeitamente as necessidades dos clientes e poder atender da melhor forma?
RK: Buscamos a formação de times com conhecimento específico por cada segmento de indústria.
Priorizamos estar com os clientes, conhecer a fundo a sua operação e entender as suas dores. Enfim, fazer com que nossos clientes nos vejam como extensão de suas equipes e que estamos juntos para apoiar seus negócios.
PS: A corporação tem uma par-
Ricardo Karbage:
Patentes
Conquistadas
ticularidade interessante no mundo corporativo, muitos dos seus colaboradores trabalham na empresa há vários anos, como manter os talentos?
RK: Atrair e manter talentos vem de uma combinação de fatores ligados a cultura da empresa como oportunidade de aprendizado, diversidade, balanço entre a vida profissional e pessoal, e ter um propósito. Além disso, valorizamos a exposição e crescimento na carreira. No ano passado, por exemplo, exportamos talentos da operação brasileira para países como México e Estados Unidos.
PS: Até que ponto os serviços de gerenciamento de impressão podem influenciar os negócios dos clientes, especificamente das PMEs?
RK: A análise de informações avançadas através de ferramentas de inteligência de negócios geradas por nossos serviços de impressão gerenciada permite fornecer insights para os clientes serem mais produtivos e eficazes. Isto afeta toda a empresa, desde as decisões tomadas pelo time de TI / Infraestrutura passando por compras, RH, entre outros. Além disso, ao fornecer os serviços de impressão gerenciada de forma eficiente e muito segura, influenciamos também como nossos clientes são percebidos por seus próprios clientes e prospects, pois potencializamos a credibilidade e confiança em nossos clientes por seus investidores.
PS: Você acredita que a entrada do Metaverso pode impactar o segmento de impressão?
RK: As aplicações ligadas ao Metaverso ainda requerem maior desenvolvimento para que possamos vislumbrar aplicações práticas que impactem o segmento de impressão.
PS: Como o 5G pode beneficiar a Xerox?
RK: O 5G potencializa a hiperconectividade, maximizando os fluxos de documentos e transações de negócios digitais, isto cria uma crescente demanda por ferramentas de produtividade para o trabalhador móvel que requer extrema segurança, nossa especialidade. Além disso, o 5G viabiliza aplicações com base na internet das coisas, IoT, que é um dos temas para os quais temos globalmente uma equipe de R&D. Assim, não tenho dúvidas que o 5G abre um leque de novas possibilidades em nossos serviços aos clientes.
PS: Quais são as prioridades e expectativas da corporação para 2023, neste novo momento político e econômico do Brasil?
RK: A Xerox está no Brasil desde 1965. Nestes 58 anos, vivemos diferentes momentos políticos, sempre mantendo investimentos no país.
No final de novembro de 2022 recebemos a visita de nosso novo CEO global, Steve Bandrowczak, que teve a oportunidade de reunir-se com clientes e parceiros e conhecer mais o mercado nacional. Foi uma visita bem produtiva e que deu ainda mais visibilidade do potencial do Brasil. Assim, muito embora 2022 já tenha sido um ano de crescimento de 2 dígitos, para 2023 a corporação possui a expectativa de um crescimento ainda maior.
PS: Como garantir uma tecnologia confiável para escalar e inovar na era contemporânea? RK: Tecnologias que sejam confiáveis para escalar e inovar são tecnologias desenvolvidas olhando para o que vem pela frente. O departamento de P&D da Xerox é reconhecido mundialmente pela qualidade das soluções que produz e requer diversas patentes conquistadas. Esse é um primeiro ponto, mais tradicional, mas que não perde sua relevância. Um segundo ponto, é estabelecer parcerias com players de mercado que sejam fortes em sua área de expertise.
Por exemplo, entendendo que segurança estaria no topo da agenda das empresas, a Xerox, já há algum tempo, estabeleceu parcerias estratégicas com gigantes da tecnologia que são sinônimos de segurança, como a McAfee e Cisco, que trazem certificações mais severas sobre segurança, como ISO 27001, SOC 2 Type 2. Por fim,
Ricardo Karbage: Investimos em serviços digitais de segurança e gestão, onde destaco o lançamento das soluções Xerox WorkPlace Suite e WorkPlace Cloud e não menos importante está a garantia de conformidade com a L.G.P.D. e G.D.P.R.
PS: O segmento de impressão está acompanhando a curva de crescimento do mercado, o que podemos esperar?
RK: O segmento de impressão sofreu muito com a pandemia, e agora com a crescente recuperação econômica vemos a curva da demanda ser superior a disponibilidade, devido a crise global de semicondutores. Mas pelo que temos acompanhado no próximo trimestre devemos atingir um maior equilíbrio entre disponibilidade e demanda de equipamentos para impressão. Em paralelo, a tendência cada vez maior da digitalização, trazida pela transformação digital, e a necessidade por práticas sustentáveis fará com que o uso de equipamentos multifuncionais seja feito de forma mais inteligente, priorizando os documentos digitais sempre que possível, com volumes impressos menores, mas abrindo um enorme leque de possibilidades para os parceiros que fizerem a transição para ofertas digitais.
PS: Em nossa última entrevista, você mencionou que a Xerox terá novidades para o parceiro em seu programa de canal, pode adiantá-las agora?
RK: Nosso programa de canais já existe há quase 20 anos e sempre foi uma das nossas melhores ferramentas no fortalecimento do relacionamento com nossos parceiros. O que faremos a partir de 2023 será uma definição de um programa regional na América Latina, o qual, além dos benefícios e das facilidades implementadas hoje, contará com uma gestão multinível, ou seja, conseguiremos categorizar os parceiros conforme suas melhores competências. Para tanto, utilizaremos novas ferramentas de gestão que vão desde o “onboarding” de parceiros, passando pela gestão e acompanhamento de resultados, atualização de capacitações, até o dashboard proporcionando uma visão clara e objetiva de todos os lados do negócio.
PS: O que a Xerox tem feito para atender a agenda digital das corporações brasileiras e aumentar as vendas?
RK: A estratégia da Xerox para impulsionar a agenda digital nas corporações brasileiras está calcada em 3 pontos:
1) Esteira Digital: uma plataforma com arquitetura modular e escalável, composta de solução proprietária e ecossistema de parceiros. A modularidade nos permite fazer uso apenas das funcionalidades que sejam necessárias para o cliente e assim atendê-los de acordo com suas necessidades/especificidades. O fato da arquitetura ser escalável permite ao cliente começar com a solução para uma ou outra necessidade e expandir a medida em que sua estratégia e maturidade para a transformação digital evolui.
2)POC: Sabemos que uma estratégia de transformação digital envolve muito mais que processos, envolve a cultura da empresa. A prova de conceito é uma forma prática de mostrarmos como o processo transformado passará a funcionar e tranquilizar o cliente em relação a inseguranças que possa ter.
3)Cocriação: Para escalar a agenda digital nas empresas, estamos iniciando também um processo de cocriação com clientes da base. O objetivo é unirmos a expertise do cliente em seu negócio com nossa expertise em tecnologia e juntos criarmos a solução para a dor de um processo de negócio ou de um segmento.
PS: Qual lugar o parceiro vai ocupar no plano de negócios da Xerox nos próximos anos?
RK: Desde o momento em que a Xerox redefiniu seu “Go to Market” através de canais, nossos parceiros foram o eixo principal da nossa atividade no Brasil. Não é simples transferir para o terceiro, o que fizemos muito bem e diretamente por anos, que foi atender nossos clientes da melhor e mais próxima maneira possível. Esta transição não é, e não foi tão simples, mas hoje nos orgulhamos pela rede de parceiros que temos. Todavia, não paramos por aí, existe uma manutenção da discussão de como melhorar a nossa cadeia de atendimento, seja sob o aspecto técnico, comercial ou financeiro.
PS: Como você definiria a parceria da Xerox com o canal com a transformação digital?
RK: Sempre tivemos uma posição de vanguarda no que diz respeito às nossas ofertas e atuação relacionada à transformação digital. No momento, devido à maior notoriedade, demanda e urgência na adoção de tantas transformações, estamos focados em capacitar nossos canais para essa nova realidade, de forma que eles possam também transformar seus negócios e assim possamos juntos capturar uma oportunidade latente. Em paralelo, temos também engajado novos parceiros que já nasceram no mundo digital e têm em seu DNA esse olhar diferente e que naturalmente entendem as possibilidades e endereçam novas soluções às necessidades de nossos clientes.
AMD atualiza constantemente suas ferramentas digitais para levar o discurso de vendas correto aos canais
Fundada em 1969 como uma startup do Vale do Silício, a AMD deu início a sua jornada que começou com dezenas de funcionários focados em produtos de semicondutores de ponta. A partir desse início modesto, a AMD cresceu e se tornou uma empresa global definindo o padrão para a computação moderna por meio de conquistas tecnológicas e muitas inovações importantes da indústria ao longo do caminho. Hoje, a AMD é líder em computação adaptável e de alto desempenho, impulsionando os produtos e serviços que definem o futuro do data center, inteligência artificial, PCs, jogos, comunicações e setor automotivo. A seguir nossa entrevista com Daniela Nunes, gerente de Marketing da AMD no Brasil:
PS: Fale-nos da sua carreira profissional, porque escolheu trabalhar na área de Marketing na AMD, há quantos anos está na empresa?
DN: São mais de 16 anos de experiência em Marketing. Comecei minha carreira no mercado de distribuição de eletrônicos e serviços de TI, além de também passar por outra fabricante de eletrônicos até chegar a AMD. Foi em uma época que eu estava super interessada no mercado gamer, que ainda era um segmento de nicho. Tive a oportunidade de iniciar na unidade de componentes que era a área de gamer dentro da AMD, em um momento que era um setor ascendente. Hoje também supervisiono outras áreas tanto B2C quanto B2B e já estou há quase quatro anos na AMD.
PS: De que modo as suas experiências anteriores auxiliam no cargo que ocupa na AMD?
DN: Em primeiro lugar, o fato de conhecer profundamente o mercado de tecnologia - e o marketing no mercado de tecnologia - me dá a chance de pensar profundamente nas estratégias e ter ideias mais específicas para nós. Também o fato de eu ter experiência em trabalhar com a distribuição e serviços de tecnologia me ajuda muito. Hoje eu tenho distribuidoras como clientes, mas eu conheço muito bem a operação delas, pois já estive do lado de lá. Toda essa junção do conhecimento da tecnologia, do mercado e operacional me auxilia.
PS: Na sua opinião, o marketing digital veio para ficar na conquista dos clientes?
DN: O marketing digital já não é mais uma tendência – é a realidade. Continuar e ampliar esse movimento, trabalhando nossos objetivos, mas sempre atualizando nossas táticas é essencial para ser relevante no mercado. Nas novas mídias é importante pensar no conteúdo e na experiência do usuário, principalmente quando pensamos na experimentação dos produtos.
Mas além do digital, o desafio é fazer a conexão com o físico e o
Daniela Nunes: A AMD tem foco total em desenvolver soluções que sejam potentes e energeticamente eficientes offline. Estamos buscando tornar real a usabilidade dos produtos não só por meio da experiência digital, mas também trazendo isso para a experiência cotidiana do cliente. Precisamos manter o olhar focado nesse cliente digital, mas não esquecer das estratégias omnichannel. Por isso mantemos os pontos de venda físicos, temos promotores nos varejos, apresentamos os produtos e treinamos vendedores.

PS: Quais são os principais desafios da AMD para ampliar sua presença no mercado nacional e América Latina?
DN: Ainda temos desafios em relação ao mercado B2B. Temos trabalhado muito para ampliar nossa presença no mercado e ampliar nosso marketshare. Nos últimos anos, por exemplo, nos dedicamos a estar presentes em mais eventos do mercado, no desenvolvimento de mais canais e em trabalhar próximos de revendas e distribuidoras para entender suas necessidades. Conseguimos, em conjunto, levar o nome da

AMD para o consumidor final. No mercado B2C, o desafio é manter e ampliar a presença da AMD no mercado gamer, onde já temos muita maturidade, principalmente pensando no lançamento recorrente de novos produtos.
Buscamos trabalhar de maneira muito consolidada como região; procurando criar e ampliar programas e estratégias a nível Latam. Contudo, apesar de programas voltados para todo o continente, sempre precisamos olhar as necessidades de cada país. Apesar de os países latino-americanos compartilharem similaridades, principalmente quanto a preços, poder de consumo e familiaridade com a tecnologia, programas regionais têm um limite e precisam se adaptar ao mercado de cada país.
PS: O que tem a nos dizer sobre as ferramentas utilizadas para fidelizar a marca?
DN: Além de utilizar as redes sociais de maneira orgânica para divulgar novidades, manter e ampliar nosso share of mind, também trabalhamos com mídias pagas e todos os recursos que toda e qualquer mídia social nos proporcione. Youtube, Instagram e Facebook são sempre canais que nos dão a chance de produzir conteúdo e fortalecer nossa presença para o consumidor. O Linkedin é muito importante quando pensamos no mercado B2B, para mostrar que a AMD tem soluções focadas em empresas e decisivas para stakeholders.
PS: Como são utilizadas as verbas de marketing no relacionamento com os canais?
DN: Investimos em programas voltados para os canais para suportar nossas iniciativas com parceiros, eventos voltados para negócios e para o consumidor, além de promover campanhas nas mais diversas formas, sempre voltadas a trabalhar o relacionamento seja com os canais parceiros, seja com o consumidor final.
PS: Que modelos de programas de marketing e canais estão sendo aplicados no Brasil que você considera eficientes para gerar mais negócios?
DN: Estamos trabalhando com programas de canais voltados para a capacitação e treinamento, fornecimento de materiais exclusivos e conferências para os canais e seus colaboradores, para que eles possam estar sempre atualizados em termos da tecnologia que a AMD oferece. Trabalhamos também com estratégias de incentivo para parceiros que cumprem metas, e temos benefícios para a aceleração de vendas. A AMD também faz ações voltadas para conectar nossa tecnologia, os canais e parceiros e o cliente final, tornando o ecossistema de distribuição e compra mais fluido e descomplicado.
PS: A partir de agora, os eventos para fortalecer o network e propagar informações da AMD serão presenciais ou um misto de versão online e presencial?
DN: Na minha opinião, nós nunca vamos conseguir substituir 100% os eventos presenciais. Apesar da pandemia, as pessoas já voltaram a se reunir presencialmente, essa necessidade é real. A pandemia trouxe uma nova forma de tra- balharmos eventos e campanhas online que agora se mantém para atender demandas mais específicas. Hoje conseguimos chegar mais longe, atender regiões que antes não eram atendidas, atender mais e maiores demandas de eventos e treinamentos usando recursos digitais com os quais aprendemos a trabalhar tão bem durante os anos de distanciamento social.
PS: O que deve ser feito para levar a mensagem correta aos parceiros?
DN: Temos que ter certeza das mensagens que buscamos levar para parceiros e clientes. É necessário saber exatamente o que queremos comunicar – e para quem queremos falar. Ajuda também estarmos antenados e sempre ouvirmos nossa comunidade. Buscamos sempre ser orientados para o cliente e para a inovação.
PS: Quando pensamos na marca AMD o que deve vir primeiro a mente?
DN: Tecnologia. A AMD tem foco total em desenvolver soluções tecnológicas que sejam, antes de mais nada, potentes e energeticamente eficientes, e que sempre sejam um avanço em relação às soluções que já existem.
PS: Para concluir, qual a sua mensagem para o parceiro:
DN: A mensagem para 2023, e sempre, é que buscamos continuamente novas formas de nos aproximarmos dos nossos parceiros de canal e desenvolver atividades que permitam a melhor evolução dos negócios para avançarmos juntos, sempre.
Com mais de três décadas de atuação, a TS Shara é uma empresa nacional, e uma das líderes de mercado, fabricante de nobreaks, inversores e estabilizadores de tensão e protetores de rede inteligente. No segmento de baixa e média potência, é hoje uma das maiores e mais produtivas companhias no mercado brasileiro de equipamentos de proteção e energia, oferecendo uma linha completa de produtos que somam mais de 200 itens para atender o mercado SOHO. Para conhecer os planos para 2023, conversamos com Jamil Mouallem, diretor Comercial e de Marketing da TS Shara:
PS: Compartilhe conosco sobre a sua carreira profissional: onde tudo começou e porque escolheu trabalhar na área Comercial e de Marketing da TS Shara?
JM: Antes de liderar às áreas Comercial e de Marketing da TS Shara, acumulei passagens por multinacionais no segmento de computadores, como a Burroughs Corporation e a Microtec, atuando nas áreas de P&D, industrial e produtos. Todas essas experiências não só serviram de base para evoluir o meu conhecimento e moldar o meu perfil profissional, como também trouxeram ideias e inovações que eu coloquei em prática quando, há 32 anos, junto a mais dois colegas engenheiros, fundamos a TS Shara e abrimos nossa unidade fabril em São Paulo, com o objetivo de atender as demandas críticas de produtos de proteção em energia. Foi uma jornada desafiadora, contudo, que me proporcionou a visão necessária para conduzir a consolidação da empresa na indústria de Energia brasileira.
PS: De que modo as suas experiências anteriores auxiliam no cargo que ocupa na empresa?
JM: Tive o privilégio, se podemos assim dizer, de estar bem no início das primeiras ondas tecnológicas e acompanhar todo o processo de transformação digital até chegarmos à fase atual, com conceitos de convergência digital, cloud e edge computing integrando-se ao mundo corporativo. Acompanhar todo esse movimento me conferiu o conhecimento necessário para atuar de forma mais abrangente e efetiva no mercado que, hoje, somos especialistas e referência nacional em equipamentos de proteção de energia como nobreaks e estabilizadores de tensão.
PS: Quais são os principais desafios que você considera relevantes para ampliar a presença da marca no Brasil e qual a motivação para isso?
JM: Um dos principais desafios é ter que se reinventar a todo momento. Sabemos que o mercado se transforma, novas mudanças macroeconômicas e mercadológicas são apresentadas diariamente e temos que estar em constante atualização, adaptar estratégias e sermos flexíveis durante o caminho para o sucesso. Somos uma empresa genuinamente brasileira, que entende o que as outras companhias enfrentam no dia a dia e acreditamos que fomentar conhecimento, tecnologia e inovação
Jamil Mouallem: A TS Shara possui uma cultura de comunicação simples, ágil e transparente com seus clientes são pilares que enaltecem a nossa atuação no mercado há 32 anos.
PS: Como conquistar os clientes com a economia digital?
JM: O consumidor da era digital gosta de ter opções que possam ser integradas de acordo com o ambiente onde estiver, seguindo a tendência “omnichannel”. Ou seja, estão presentes nas plataformas de consumo online, bem como redes sociais, site e pontos de venda físicos. Na TS Shara, estamos integrados ao mundo digital por meio do nosso departamento de Marketing e Trade, nossas redes sociais e canais de e-commerce. Recentemente, lançamos nosso próprio canal de vendas, cujas vantagens vão desde a facilidade de acesso ao portfólio de produtos, que passa a ser online, até a área de cobertura que se torna maior e mais eficiente, permitindo que a revenda realize a reposição de seu estoque com mais agilidade para atender os seus clientes.
PS: Qual a principal estratégia da TS Shara para fortalecer a

marca e conquistar o mercado?
JM: A TS Shara sempre estabeleceu uma cultura de comunicação simples, ágil e transparente com seus clientes, por meio dos mais variados canais de comunicação. Essa convergência de interesses comum resultou em empatia com seu público-alvo. Por outro lado, essa proximidade também foi essencial para aperfeiçoar a tecnologia dos produtos e hoje a empresa entrega uma linha de equipamentos e soluções que oferece qualidade técnica com preços competitivos, disponível em todo o território nacional por meio de nossos parceiros, sejam eles distribuidoras, redes de Varejo e Atacado, integradoras de soluções, entre outros.
PS: Que modelo de programa para os canais que está sendo aplicado no Brasil, você considera eficiente para gerar mais negócios?
JM: O perfil consultivo com proatividade é sempre o grande diferencial que o cliente final espera. Por meio de tecnologias inovadoras, os canais devem promover ambientes cada vez mais híbridos com flexibilidade, escalabilidade e alta disponibilidade. Nesse sentido, investir em programas que foquem na capacitação de sua equipe em tecnologias que impulsionam a transformação digital será essencial para o sucesso do parceiro e para a conquista de melhores margens comerciais, com integração de produtos e soluções, além da recorrência de serviços.
PS: Quais são as ferramentas de marketing que a TS Shara têm utilizado para a comunicação com os canais que são mais eficientes?
JM: Um leque muito grande de ações de marketing voltado para os parceiros de vendas é desenvolvido pela TS Shara a fim de proporcionar a melhor experiência com nossos produtos. Temos uma Política de Comunicação muito próxima dos nossos canais, falando a linguagem deles e os munindo com o máximo de informação e transferência de conhecimento possível sobre as nossas linhas de produtos. Paralelo a isso, desenvolvemos ações de assessoria de imprensa com formadores de opinião (jornalistas, blogueiros e influencers digitais) para fortalecer o posicionamento estratégico da nossa marca e garantir um fluxo contínuo de divulgação de informações atualizadas sobre os lançamentos da companhia ao mercado.
PS: Vocês fazem uso de recursos como as redes sociais para fidelizar a marca, se sim quais são as ferramentas?
JM: Sim, o meio digital sempre teve um papel importante em nossa estratégia de comunicação, mas ganhou maior relevância com a pandemia e hoje as mídias sociais são uma grande vitrine das nossas ofertas para o mercado. Nosso foco é tanto institucional e informativo (atividades do período e participação em eventos) quanto para o portfólio, onde temos a promoção das diversas linhas que atuamos. No YouTube, por exemplo, utilizamos o canal para publicar e disponibilizar uma série de vídeos, onde a equipe comercial e técnica da TS Shara apresenta, de forma didática, as aplicações do nosso portfólio de produtos.
PS: Na sua opinião no pós-pandemia, os eventos para fortalecer o networking e propagar informações das empresas serão presenciais ou um misto de versão online e presencial?
JM: Presencial, sem dúvidas. Os eventos sempre foram uma parte fundamental na nossa estratégia de marketing, pois trata-se de uma ferramenta imprescindível para geração de demanda, captura de leads qualificados, networking e fechamento de negócios, que precisam da interação “olho no olho” para serem colocados em prática de forma mais efetiva. Em 2022, retomamos a participação nos principais eventos do setor de TIC, que permitiram nos aproximarmos ainda mais dos nossos clientes e conquistarmos novos parceiros em áreas como Saúde, Automação Comercial, Solar, Varejo e Segurança Eletrônica, e estamos otimistas para os que virão em 2023.
PS: Quando pensamos na marca TS Shara o que deve vir primeiro a mente?
JM: Uma indústria nacional, que há 32 anos vem trabalhando para se tornar o principal parceiro das empresas e usuários no fornecimento de produtos de proteção de energia, desenvolvidos com os melhores recursos da engenharia e excelência comparável aos grandes players internacionais, para garantir segurança e tranquilidade a todos que necessitam de energia limpa e estável.
PS: Qual o seu recado para o parceiro?
JM: Agradeço a todos os nossos parceiros que compartilham conosco seus caminhos e objetivos, pela confiança e troca mútua de conhecimento. Nossa missão continua sendo apoiá-los durante este percurso, oferecer cada vez mais soluções, ferramentas e alternativas para que juntos possamos superar as expectativas dos nossos clientes, aumentar nossos resultados e alcançar todas as nossas metas.
Fundada na Califórnia, a ViewSonic é uma provedora global de soluções visuais presente em mais de 100 países.
A companhia tem como estratégia ofertar soluções integradas de hardware e software, que incluem monitores, projetores, sinalização digital, quadros digitais interativos ViewBoard e um ecossistema de software myViewBoard. Para conhecer os planos da empresa, conversamos com Frank Lin, country manager da ViewSonic no Brasil:
PS: A ViewSonic completou recentemente 35 anos de operação, o que tem a compartilhar conosco desse momento de celebração da empresa que busca inovar constantemente para atender as necessidades dos clientes?
FL: Como fornecedora líder global em soluções visuais, por mais de três décadas, a empresa se transformou com sucesso de uma fabricante de dispositivos para uma provedora de soluções e negócios, em mais de 100 países em todo o mundo.
Ao mesmo tempo em que a ViewSonic comemorou 35 anos de história mundial, a presença da marca na América Latina comemorou seu 25º aniversário e tem recebido muitos elogios por sua cultura, programas de prestação de contas e produtos inovadores.
A ViewSonic é uma empresa comprometida com a inovação contínua e a colaboração com o desenvolvimento de produtos, serviços e ecossistemas sustentáveis que apoiem seus parceiros, clientes e outros interessados.
PS: Conte-nos da sua carreira profissional, onde tudo começou e como a expertise adquirida ao longo dos anos o auxilia na ViewSonic?
FL: A minha carreira teve início nos anos 90, trabalhando em fábricas de peças de computadores, e ao longo do tempo trabalhei em várias multinacionais, representando empresas no Brasil, como country manager. Todo o aprendizado colaborou muito para o meu conhecimento e expertise em desenvolver marcas internacionais no Brasil. Aprendi e aplico hoje nas empresas onde trabalho a cultura do pertencimento, para fazer com que os negócios cresçam e prosperem. Reinventar sempre é fundamental na minha trajetória, por isso, o mercado me credencia como um executivo com ampla experiência em resset (redefinir), reengenharia e reposicionamento.

PS: Qual análise você faz deste período que está na companhia?
FL: A tecnologia de ponta dos produtos ViewSonic faz com que a qualidade seja o grande diferencial da marca. A companhia oferece produtos com três anos de ga-
Todos os canais certificados e autorizados sempre terão preferência e privilégios nas vendas com a ViewSonic rantia que atendem as exigências do mercado brasileiro. Estamos ganhando maturidade e autonomia a cada dia, para crescer cada vez mais, tanto no mercado corporativo, quanto no educacional.
PS: Quais são os principais desafios que você considera relevantes para ampliar a presença da marca no país e qual a motivação para isso?
FL: O principal desafio é mostrar a qualidade dos produtos, ampliar o número de distribuidoras e capacitá-las, principalmente no setor educacional. A motivação é que não enxergamos concorrentes de produtos similares no mercado, no segmento high-end. Em educação, por exemplo, temos um ecossistema completo sem precedentes, ou seja, soluções que possuem Hardware e Software completos, com 6,5 milhões de usuários no mundo. Recebemos elogios diariamente, que são extremamente motivadores para a nossa equipe no Brasil.
PS: Quais são as apostas da empresa em termos de produtos e soluções para os próximos meses? FL: Apostamos na área da educação, principalmente no ViewBoard Mini IFP2410, um monitor interativo de 24”, que transforma pódios e púlpitos em centros de colaboração para o ensino. Com o software de quadro branco digital myViewBoard integrado, o software de streaming ViewBoard Cast e uma tela sensível ao toque, capacitiva e projetada (PCAP) de 10 pontos, o ViewBoard Mini torna a criação e o compartilhamento de conteúdo mais fáceis do que nunca. Os educadores podem manipular e controlar conteúdo como arquivos, imagens e anotações na tela sensível ao toque do ViewBoard Mini e compartilhar esse conteúdo em uma tela ou projetor maior na frente da sala de aula.
Para os espaços dinâmicos onde há colaboração interativa com vários apresentadores, os professores podem desenhar, escrever e anotar simultaneamente no ViewBoard Mini, tornando-o um centro de colaboração ideal para salas de aula e auditórios.
Qualquer instituição de ensino que adquirir o IFP2410 que tem um valor aproximado de 6 mil reais pode aproveitar a instalação da tela e do projetor gratuitamente do mesmo modo que o software myViewBoard.
PS: O que a ViewSonic tem realizado para ser uma empresa proativa diante de tantas mudanças no mercado de TI?
FL: Investimos constantemente em tecnologia e inovação para entregar ao mercado produtos de alta performance. Garantia de assistência técnica e qualidade são imperativos para a ViewSonic, pois não abrimos mão da durabilidade.
PS: Como funciona a estratégia “Ecossistema como Serviço” da ViewSonic?
FL: A estratégia “Ecossistema como Serviço” da ViewSonic, levou a empresa a fazer parcerias com governos, escolas e instituições de ensino para lançar programas de treinamento e certificação. Ao construir uma comunidade de educadores, uma plataforma para compartilhar experiências e trocar ideias, a ViewSonic criou um ecossistema dentro da indústria da educação em torno do ensino digital.
PS: Qual o papel do canal para a operação da companhia?
FL: A revenda é o ponto de venda que possui relacionamentos e parceria com as escolas. No setor de educação há o canal de instalação e ativação do software para professores e alunos. Este é o elo mais forte e importante para a ViewSonic.
PS: Qual a principal expectativa da ViewSonic para este e os próximos anos?
FL: Fortalecer a presença da marca e aumentar o market share para entusiastas e consumidores exigentes.
PS: Em relação a treinamentos e qualificação, o que a empresa tem realizado em prol do ecossistema?
FL: Os treinamentos e a qualifi-
Frank Lin: Investimos constantemente em tecnologia e inovação para entregar ao mercado produtos de alta performance cação são realizados duas vezes por ano; em cada semestre realizamos, também, um webinar, além de treinamentos presenciais dependendo da Região. Em paralelo, disponibilizamos treinamentos constantes de acordo com o interesse e a necessidade de cada canal.
PS: Quais são os benefícios dos canais que revendem os produtos e soluções da marca?
FL: Fazemos o trabalho de registro de oportunidades e, assim, protegemos as vendas, pois respeitamos muito o canal. Todos os canais certificados e autorizados sempre terão preferência e privilégios nas vendas com a ViewSonic.
PS: O que o parceiro pode esperar da ViewSonic nos próximos 35 anos?
FL: Pode esperar uma empresa saudável e com certeza estaremos sempre entre os três maiores players de mercado no mundo.
PS: Qual o seu recado para os canais?
FL: Venham trabalhar conosco, somos uma empresa séria, comprometida e respeitamos todos os canais.
Adistec www.adistec.com/br/
Agis www.agis.com.br
AGORA www.agoratelecom.com.br
Alcateia www.alcateia.com.br
Aldo www.aldo.com.br
All Nations www.allnations.com.br
Allied Brasil www.alliedbrasil.com.br
Alphavale www.alphavale.com.br
Anixter www.anixter.com.br
Anmy www.anmy.com.br
Aplex www.aplex.com.br
Aplidigital www.aplidigital.com.br
Ativa www.ativadistribuicao.com.br
ATW Media www.atwmediacorp.com
Boxware Distribuidora De Software www.boxware.com.br
Bluevix www.bluevix.com.br
Braile www.braileonline.com.br
Brazil Market www.brazilmkt.com.br
Brazil PC www.brazilpc.com.br brConference www.brconference.com
CLM www.clm.com.br
Cogra www.cogra.com.br Comesp www.comesp.com.br
Compex Tecnologia www.compextec.com.br
Controle Net Tecnologia www.controle.net
Deltacable www.deltacable.com.br
Dicomp www.dicomp.com.br
Districomp www.districomp.com.br
Distrivisa www.distrivisa.com.br
DSL Informatica www.distribuidoradsl.com.br
DTEK www.dteckdistribuidora.com.br
Dualcomp www.dualcomp.com.br
Esyworld www.esy.com.br
Evolusom www.evolusomma.com.br
Fagundez www.fagundez.com
Fastware Distribuidora www.Fastware.com.br
Finnato Distribuirora www.finnato.com
Fujioka www.fujioka.com.br
Futura Technologia www.futuratechnologia.com.br
Gazin Ind. e Com. De Móveis e Eletro www.gazin.com.br
Gibson www.gibsonnet.com.br
GMI Distribuidora www.gmimportacao.com.br
Golden Distribuidora www.goldendistribuidora.com.br
Gomaq www.gomaq.com.br
H2i www.h2i.com.br
Handytech www.handytech.com.br
Hayamax www.hayamax.com.br
Houter www.houter.com.br
Ibyte www.ibyte.com.br
Idata Distribuidora www.idatadistribuidora.com.br
Info CHD www.infochd.com.br
Info CWB www.infocwb.com.br
Inforshop www.inforshop.com.br
Ingram Micro Brasil www.ingrammicro.com.br
Karimex www.karimex.com.br
Kernel www.kernel.com.br
Life Shining Tecnologia www.lifeshining.com.br
M3Corp www.m3corp.com.br
Martins www.martins.com.br
Mazer www.mazer.com.br
Microdigi www.microdigi.com.br
Minascopy www.minascopy.com.br
Mobimax www.mobimax.com.br
Multiport Telecom www.multiport.com.br
Myatech Distribuidora www.myatech.com.br
N1 Telecom www.n1telecom.com.br
N3 Computadores www.n3computadores.com.br
Nagem www.nagem.com.br
NC Games www.ncgames.com.br
Netplus Teleinformática www.netplus.com.br
Network1 www.network1.com.br
New Face www.newfaceinfo.com.br
Nova Distribuição www.novadistribuicao.inf.br
Nova Opição www.novaopicao.com.br
Oderço www.oderco.com.br
Officer Distribuidora www.officer.com.br
Olibras Telecomunicações www.olibras.com.br
On Distribuidora www.ondistribuidora.com.br
Pars Distribuidora www.pars.com.br
Pauta www.pauta.com.br
Pense Informática www.penseprint.com.br
Phonoway www.phonoway.com.br
Port www.portinfo.com.br
Prime Interway www.primeinterway.com.br
Primex Distribuidora www.primexdistribuidora.com.br
Protagon www.protagon.com.br
PSI Tecnologia www.psitecnologia.com.br
R1 Distribuidora www.r1distribuidora.com.br
RB Distribuição www.rbdistribuicao.com.br
Rcell www.rcell.com.br
Rede GLM Informática www.redeglm.com.br
Reval www.reval.com.br
Rico Peças www.ricopecas.com.br
RO7 www.ro7.com.br
Romero Atacadista www.romeroatacadista.com.br
Route 66 www.route66.com.br
S4N Secure For Netork www.s4n.com.br
Saldit Software www.licenciamentodesoftware.com.br
Scansource CDC Brasil www.cdcbrasil.com.br
Secon www.secon.com.br
Set Computadores www.setcomputadores.com.br
SigmaOne www.sigmaone.com.br
SND www.snd.com.br
Society Info Distribuidora www.societyinfo.com.br
Softronic www.softronic.com.br
Stock www.stock.com.br
Stock Distribuidora www.stockgrupo.com.br
TD SYNNEX www.la.synnex.com
Unentel www.unentel.com.br
Unicoba www.unicoba.com.br
Union Sistemas de Energia Ltda. www.unionsistemas.com.br
Velans www.velans.com.br
WDC Networks www.wdcnet.com.br
Winco Sistemas www.winco.com.br
Yakao www.yakao.com.br