Dias impressionantes HP Chegou a melhor hora para você vender a nova HP Tank. Imprima e digitalize de qualquer lugar com o HP Smart App.* *As operações sem fio são compatíveis apenas com operações de 2,4 GHz. Saiba mais em www.hp.com/go/mobileprinting. Wi-Fi é uma marca comercial registrada da Wi-Fi Alliance®. © Copyright 2023 HP Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. A HP não se responsabiliza por omissões, erros técnicos ou erros editoriais contidos neste documento. Imagens meramente ilustrativas.
#MeuMomentoImpressionante
COLUNISTA
ENTREVISTA ESPECIAL - pág. 08
Estratégias
Digitais
Marcelo Martinez
pág. 32
Entrevista Especial com Marco Antonio Chiquie, presidente da Agis
ESTRATÉGIAS - pág. 40
ESPECIAL DE IMPRESSÃO
Agora é a hora para aumentar a receita na venda de produtos, soluções e serviços
DISTRIBUIÇÃO
pág. 34 Estratégias e benefícios das distribuidoras
WDC e TD SYNNEX
MERCADO
pág. 36 As novidades das fabricantes
Dell e AMD
PROG. DE CANAIS
pág. 38
Programas detalhados pelas fabricantes e distribuidoras
LUMU Technologies e Positivo SEG
FLASH - pág. 48
Eletrolar
AFTER HOURS
pág. 50 Novidades e variedades
PARTNER POINT | Entrevista com executivos do mercado
14
18
• www.partnersales.com.br • 4
Índice
Agis acompanha as tendências tecnológicas inovadoras para incrementar as vendas do ecossistema de canais nos segmentos de Cloud e Serviços
Edson Bucci GH TECH pág. 28
Fabio Moro NHS pág.
Aristeia Aria HP INC. pág.
André Carneiro SOPHOS pág. 22
Apresentando o Roteador
Nokia 7750 SR-1 com a WDC
A solução que um ISP esperava, integrando todas as funções em apenas um único equipamento altamente eficiente, com capacidade de atender às redes modernas, sendo conhecida por sua confiabilidade, desempenho e recursos avançados.
Com um conjunto completo de funções e serviços de rede com capacidade de 128K usuários PPPoE com dual Stack (IPv4/IPv6), além de integrar funções de peering e
• Capacidade de portas desde 6x100G, chegando até 24x100G ou 6x400G e alimentação AC ou DC.
• Possui 2RU, utilizando chipset próprio Nokia FP4.
• Redução do consumo de energia e da latência de comunicação.
• Arquitetura inovadora baseada em System on Chip (SoC), com processador e memória integrados em um mesmo chip.
• Filtragem em camada 7, mitigando ataques DDoS e reduzindo ainda mais custos operacionais dos ISPs.
Essa e outras soluções você encontra no exclusivo modelo Tecnologia as a Service! Impostos
reduzidos Sem financiamento Até 60 meses para pagar Tecnologia sempre atualizada
(11)3035-3777 wdcnet.com.br
contato@wdcnet.com.br
Virgínia Santos Editora redacao@partnersales.com.br
Nossos Canais de Comunicação
Para receber a revista PartnerSales ou esclarecimentos sobre assinaturas, números atrasados, sugestões, críticas ou dúvidas, entre em contato através do e-mail: partnersales@ partnersales.com.br
Ah, quando ela chega, parece que paramos no tempo, a Primavera é a estação que possui um encantamento próprio, costumo dizer que é o despertar da natureza após um breve repouso no inverno.
Muitas vezes entre idas e vindas nos grandes centros urbanos ou mesmo nas pequenas cidades e vilarejos, os transeuntes se deparam com a magia da época, o renascimento, presente em cada árvore que floresce, tornando a vida mais alegre e leve.
A estação mais bela do ano nos mostra que a leveza combina e muito com o nosso cotidiano repleto de afazeres, devemos parar nem que seja por 5 minutos para contemplar as lindas paisagens que se formam, parece um clichê, mas não tem preço.
É nessa perspectiva de leveza e renascimento que comemoramos a nossa edição 170 com muita informação relevante das fabricantes, distribuidoras, programa de canais, cobertura de eventos como a Eletrolar Show, entre outros temas.
Está imperdível nossa Entrevista Especial de Capa com Marco Antonio Chiquie, presidente da Agis, que abordou os investimentos da corporação para as áreas de Cloud e Serviços.
O principal executivo da Agis falou do futuro da empresa, sobre a convergência do físico e digital para o incremento das vendas, apostas da corporação, jornada do cliente no ecossistema Cloud, etc.
Vale a pena conferir o nosso Especial de Impressão intitulado “Agora é a hora para aumentar a receita na venda de produtos, soluções e serviços”, que traz um rico panorama do que os grandes players têm realizado para conquistar os clientes, mediante um desenvolvimento responsável, sustentável e tecnológico.
Então, não perca tempo revenda, e aposte no portfólio de impressão voltado a agenda de ESG, no mundo moderno, agregar valor está no topo de todo o processo.
Desejo uma ótima leitura e boas vendas!
Acesse www.partnersales.com.br
Cadastre-se e receba com rapidez as últimas notícias do canal de distribuição e ainda:
• Newsletter semanal por e-mail;
Para anunciar: (11) 99971-3539 ou comercial@partnersales.com.br
Redação - redacao@partnersales.com.br
Fale Conosco - faleconosco@partnersales.com.br
Eventos - redacao@partnersales.com.br
PartnerSales é uma revista dirigida à canais de distribuição do mercado de TI e Telecom, por meio de mailling segmentado e não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por colunistas, entrevistados e anunciantes, assim como pelo conteúdo veiculado nos anúncios, como: imagens, textos, produtos e promoções. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta revista só é permitida mediante autorização prévia e por escrito da diretoria da empresa. Todos os direitos são reservados.
OBSERVAÇÃO:
A matéria da sessão Estratégias na página 40, foi criada com recursos da Freepik.com
COLUNISTAS
ESTRATÉGIAS DIGITAIS: MARCELO MARTINEZ
• Revista mensal impressa;
• Edições online disponível por tempo indeterminado.
Interaja em tempo real através das redes sociais:
@partner_sales
@partner_sales
Partner Sales
anderson munhoz
EXPEDIENTE
Diretora Executiva
Elaine de Paula Soares esoares@partnersales.com.br
Publisher e Diretor Comercial Anderson Munhoz amunhoz@partnersales.com.br
Financeiro
Edgard José P. Soares partnersales@partnersales.com.br
Editorial
Editora
Virgínia Santos virginiasantos@partnersales.com.br
MTB: 29339
Arte e Diagramação
Clarice A. Cunha clara@partnersales.com.br
Marketing Ida L. Batemarchi ida@partnersales.com.br
Primavera: a estação que exala perfume, renascimento e delicadeza
• www.partnersales.com.br • 6 Editorial
INDISPENSÁVEL PARA A MANUTENÇÃO
DOS SEUS NOBREAKS
CHAVE BYPASS DE MANUTENÇÃO INTELBRAS
Lançamento
Faça a sua manutenção preventiva ou corretiva do nobreak, sem interromper a energia da carga crítica.
Compatível com os nobreaks DNB 6 kVA RT e DNB 10 kVA RT
Compacta: pode ser instalada em racks de 19 polegadas
Da conexão a manutenção do seu sistema, conte com produtos de excelência Intelbras
Sem interrupção por tempo de comutação
SAIBA MAIS: intelbras.com.br/nobreaks
Switch Servidor
Chave bypass Nobreak
Rede Elétrica
*Imagem meramente ilustrativa. Rack não incluso.
Rede ligada Rede desligada
Cód.: 4822064
Referência no mercado brasileiro, a Agis, distribuidora de informática e tecnologia, possui mais de 30 anos de atuação e reafirma continuamente o seu compromisso de ofertar várias soluções inovadoras que geram novos negócios ao ecossistema de canais.
Vale ressaltar que a corporação possui oito unidades de negócios, posicionandose como uma provedora completa de tecnologias de ponta em: automação, devices, energia, imagem, infraestrutura, soluções em impressão, soluções digitais e volume - acessórios, periféricos, componentes e softwares. A seguir, confira o nosso batepapo com Marco Antonio Chiquie, presidente da Agis, que abordou os investimentos da companhia para incrementar as vendas dos canais nas áreas de Cloud e Serviços:
PartnerSales: Qual é a visão de futuro da Agis em relação ao segmento Cloud e como a companhia vê esse mercado nos próximos 5 anos?
Marco Antonio Chiquie: O segmento Cloud é uma área estratégica para a Agis. Temos investido intensamente nas áreas de Cloud e Serviços por entendermos que ambas são vitais para o ecossistema de canais de TI, bem como para o futuro dos negócios dos seus clientes. Este é um mercado em plena ascensão e por conta disso, buscamos prover plataformas flexíveis de serviços para que possamos nos adaptar de forma rápida às mudanças contínuas desse mercado. A Agis enxerga que o movimento da distribuição na área de serviços será fundamental para a geração de valor para a cadeia de negócios.
PS: A Agis tem se destacado nos últimos anos como provedora de soluções inovadoras
que impactam os negócios dos parceiros. Qual o plano estratégico da corporação para os próximos 5 anos, principalmente no que diz respeito a oferta de Serviços?
MC: As ofertas de soluções de TI estão convergindo para formatos de serviços, seja através do modelo de venda “As a Service” ou agregando aplicações às soluções tradicionais de hardware. Sendo assim, criamos uma unidade de negócio dedicada a Serviços, que tem por objetivo trazer novas possibilidades de negócios às nossas revendas, permitindo que elas tenham as melhores condições na hora de ofertar os produtos, agregando assim valor e facilidade aos seus clientes.
Como o mercado de cloud e serviços é bastante dinâmico, precisamos antecipar as tendências para os próximos anos, buscando incrementar nossas ofertas e o desenvolvimento do ecossis -
• www.partnersales.com.br • 8 Entrevista Especial
Agis acompanha as tendências tecnológicas inovadoras para incrementar as vendas do ecossistema de canais nos segmentos de Cloud e Serviços
Marco Antonio Chiquie, presidente da Agis
Think, link.
Visão e controle para uma gestão em tempo real e sem limites.
Controle tudo usando uma única interface, em qualquer lugar e a qualquer hora. A linha Omada oferece equipamentos de rede com Gerenciamento Centralizado em Nuvem sem taxas de licença, usando um PC servidor ou uma controladora Hardware Omada, para milhares de dispositivos simultâneos.
Para ficar de olho em cada detalhe. Linha de vigilância que une segurança e tecnologia para proporcionar a tranquilidade de que tudo será visto.
Aproveite descontos especiais para projetos de migração de base concorrente. Entre em contato com o time responsável pelo e-mail: corp.br@tp-link.com e saiba mais.
link. TP-Link.
Think,
tema de cloud e serviços no nosso canal revendedor.
PS: Quais são as principais apostas da Agis para as áreas de Cloud e Serviços?
MC: Entendemos que o conceito de cloud híbrida é o modelo mais adequado para as empresas. Por conta disso, estruturamos um portfólio completo de soluções de cloud e serviços que visam buscar as melhores práticas e as vantagens das soluções em nuvens públicas, nuvens privadas e soluções “on-premises”. Aliado a um portfólio completo e time técnico e comercial muito bem estruturado, nossa grande aposta para acompanhar toda a evolução desse segmento são as nossas plataformas digitais, com possibilidade de múltiplas ofertas em um único ambiente para os canais e clientes.
PS: Quais são os tipos de soluções que a Agis tem agregado pensando na jornada do cliente no ecossistema Cloud? Como a companhia tem apoiado o desenvolvimento de canais parceiros nesse mercado?
MC: Hoje contamos com um time extremamente capacitado, capaz de suportar tecnicamente e comercialmente nossos parceiros e seus clientes. Contamos com um ambiente de demonstração e PoC e, aliado a isso, conseguimos prover serviços de consultoria ao cliente final, levando as melhores práticas para iniciar ou intensificar sua jornada em cloud e serviços digitais. Vale ressaltar que a Agis também investe constantemente em treinamento, capacitação e certificação dos canais, trazendo assim uma maior cobertura das ofertas de cloud e serviços ao mercado.
PS: A Cibersegurança é um dos principais pilares quando falamos de soluções de valor. Como a Agis tem trabalhado no desenvolvimento de soluções para este mercado?
MC: Na medida em que as empresas intensificam a adesão às soluções digitais, elas também ficam sujeitas a mais vulnerabilidades. Por isso, é imprescindível, na realidade digital que vivemos hoje, que as ofertas implementadas dentro das empresas sejam acompanhadas por soluções de proteção e privacidade de dados. Afinal, os dados das corporações são um dos bens mais valiosos de qualquer negócio. Por conta disso, com a mesma intensidade com que incrementamos nosso portfólio de soluções para os negócios de nossos canais, buscamos também ampliar o portfólio de cibersegurança, trazendo fabricantes e parceiros com soluções e serviços inovadores para esse segmento.
PS: A Agis conta hoje com um ecossistema completo de canais de valor, que inclui plataformas diferenciadas, times qualificados e soluções de valor agregado. Como a companhia planeja continuar desenvolvendo estes pilares para apoiar os negócios na área de Cloud e Serviços?
MC: A composição entre soluções de ponta, time bem estruturado, plataformas e um ecossistema de canais de valor capacitado é a receita para o sucesso. A Agis pretende continuar investindo em todos esses
• www.partnersales.com.br • 10 Entrevista Especial
Marco Antonio Chiquie:
O parceiro da Agis é a peça-chave para nossa existência e geração de valor no futuro.
Marco Antonio Chiquie:
A Agis enxerga que o movimento da distribuição na área de serviços será fundamental para a geração de valor
pilares, buscando trazer novas soluções incrementais ao nosso portfólio, além de estruturar todas as ferramentas para prover uma excelente experiência para nosso ecossistema de canais.
PS: A Agis trouxe ao mercado esse ano a solução de serviços integrados, o “Agis Services”. Como a companhia acredita que essas soluções podem aumentar as possibilidades de negócios para o ecossistema de canais?
MC: As ofertas tradicionais do mercado de TI têm convergido para o modelo de serviços. Assim, os produtos que normalmente eram vendidos como fim, passaram a compor a entrega de uma determinada aplicação, muitas vezes relacionada à área de negócios da empresa. A unidade de negócios “Agis Services” tem como objetivo principal levar aos
nossos canais mais possibilidades de negócios e também agregar valor às soluções que tradicionalmente comercializamos. A Agis hoje consegue prover um portfólio completo de soluções de serviços, que foram divididas em quatro frentes, com mais de 110 especialidades de serviços diferentes. São eles: serviços profissionais, serviços gerenciados, cloud services e custom services.
PS: Qual a perspectiva da Agis para o futuro do trabalho no mundo digital, pensando no uso de tecnologias para alavancar a produtividade?
MC: Um grande desafio que as empresas enfrentam hoje está relacionado à produtividade diante da nova realidade de trabalho no mundo digital. Acreditamos que a inteligência artificial será um grande aliado para melhorar a produtividade
dentro das empresas, otimizando processos e tratando os dados de forma a facilitar o acesso a informações relevantes que apoiam a tomada de decisões rápidas dentro da companhia.
PS: Para concluir, como a companhia tem buscado colocar cada vez mais o parceiro como ponto central em seu plano de negócios?
MC: O parceiro da Agis é a peça-chave para nossa existência e geração de valor no futuro. Acreditamos que a distribuição é a maneira mais eficiente de levar um produto ou serviço até o consumidor. Temos como principal visão de negócio o respeito ao nosso canal revendedor e, como missão, prover soluções de tecnologia para o mercado de canais, buscando garantir a satisfação e a longevidade dos parceiros e colaboradores.
• www.partnersales.com.br • 12 Entrevista Especial
Melhore a borda de sua rede com a Infraestrutura da Vertiv
Como Arquitetos da Continuidade, a Vertiv oferece uma ampla variedade de sistemas de infraestrutura inteligente, software e serviços que abordam os desafios de confiabilidade, escalabilidade e gerenciamento que enfrentamos à medida que evoluímos na borda da rede. PDU
Independente do seu desafio, a Vertiv tem a solução.
Distribuição de energia confiável para equipamentos críticos de TI
Implantação rápida onde quer que você esteja
UPS inteligente e eficiente para aplicações críticas
Vertiv™ Geist™ para racks Rack Vertiv™ VR Vertiv™ Liebert® GXT5 UPS
CONHEÇA MAIS AQUI ertiv com 1050 Dearborn Drive Columbus OH 43085, Estados Unidos da América Tel: +1 (614) 888-0246 / Fax: +1 (614) 841-6882 Vertiv é uma marca registrada da Vertiv Group Corp ou de uma de suas afiliadas ©2023 Vertiv Group Corp
NHS
po que surgiu uma oportunidade para trabalhar na Bematech e, mesmo com interesse no segmento comercial, iniciei as atividades também na área de produtos, mas sempre disposto a contribuir para a estratégia macro da empresa.
digital
Referência no segmento de soluções de energia, a NHS é uma empresa 100% brasileira que atua no mercado há mais de 30 anos, e é reconhecida por produzir e oferecer uma ampla linha de soluções inovadoras com qualidade de ponta. A seguir confira nossa entrevista com Fabio Moro, diretor comercial e de Marketing da NHS:
PS: Conte-nos sobre a sua bagagem profissional e onde tudo começou.
FM: Iniciei minha carreira profissional na área de marketing de produtos, trabalhei em montadoras como New Holland e Nissan. Mas, como sempre fui muito ligado a vendas, busquei entender como funcionava o mercado e toda sua cadeia de vendas até o cliente final. Naquela época entendi que era muito importante a interação entre a área de produto e comercial.
O interesse no segmento de varejo foi aumentando ao mesmo tem-
Em poucos meses na corporação, fui convidado a assumir uma filial de vendas e tive a chance de colocar em prática algumas ideias diferentes das quais a companhia trabalhava. Rapidamente, percebemos um resultado positivo nas mudanças e, assim, me tornei o responsável por regionais de vendas e, na sequência, assumi a gestão nacional de canais de vendas.
Posso dizer que aprendi bastante e buscava me especializar cada vez mais em vendas através dos canais. Busquei muita informação sobre o tema e participei de vários grupos de trabalho.
Dessa forma, construímos uma política nova de parceiros, com regras claras e transparentes para facilitar a venda do canal.
Com o passar dos anos, trabalhei em grandes companhias, tive experiência, por exemplo, no mercado imobiliário, vendendo para grandes incorporadoras do Brasil, seguindo com a metodologia de vendas através de canais. Há quatro anos recebi o convite para me juntar a esta grande equipe da NHS com o objetivo de continuar com o trabalho que acreditamos: vendas junto aos canais.
PS: Qual a sua maior conquista
Fabio Moro: Oferecemos treinamentos em vídeo, tanto da linha de produtos quanto de práticas de vendas na área comercial e de marketing na NHS?
FM: Aqui na NHS comemoramos cada pequena vitória, e são várias! Mas não são apenas minhas, e sim de todo o time. Destaco como ponto positivo o apoio dado pela empresa para montar uma equipe que considero totalmente focada em resultados, com colaboradores que se completam e com competências distintas.
Outro ponto importante que conseguimos construir dentro da NHS foi a formação de um time de especialistas e ligado totalmente na venda e desenvolvimento de canais. Além disso, temos uma política comercial que respeita todos os elos da cadeia, a NHS oferta ferramentas para que os parceiros consigam colocar o nosso produto lá na ponta. Isso é fundamental e amarra a nossa estratégia com a área de canais, vendas
• www.partnersales.com.br • 14 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado
possui uma política de vendas atrelada ao marketing e aos canais para alavancar os negócios na onda
e marketing, afinal buscamos formas de facilitar a realização de negócios entre canal e NHS.
Nos últimos anos, conquistamos o reconhecimento de nossos parceiros pelo trabalho realizado. E isso se mostra através de um aumento considerável no índice de satisfação em nossa pesquisa junto aos canais. O que se traduz em maior geração de negócios e resultados para a empresa.
Não posso deixar de citar o aumento da capilaridade nacional. A NHS era uma empresa popular no Sul e Sudeste. Hoje, nós já temos uma ótima capilaridade nacional e somos uma empresa conhecida no Brasil todo.
O último ponto que merece destaque é o crescimento de receita contínua e sustentável desde o início do projeto de canais aqui na NHS.
PS: Quais são as apostas da NHS para os próximos meses?
FM: A nossa aposta para os próximos meses é reforçar nosso trabalho de execução para buscarmos um excelente resultado em 2023. É um período desafiador, mas a NHS vem crescendo porque continua aprimorando este plano de trabalho que foi implantado nos últimos anos. Nossa aposta é fechar um ano bem interessante, para coroar os nossos 35 anos, com uma trajetória de sucesso de uma empresa que é reconhecida por ser nacional, sólida e de qualidade. A empresa continua acreditando no mercado nacional e uma prova disso é o investimento realizado em diversos lançamentos
neste ano. Recentemente, lançamos a Linha Gamer de nobreaks, que possui um potencial gigante de vendas. Temos, ainda, o Quad, inversor solar, um produto totalmente disruptivo, sustentável e altamente moderno.
PS: O que a NHS tem realizado para atender os clientes diante das demandas digitais?
FM: Sabemos que o mercado está passando por um processo de transição e que os consumidores atualmente buscam uma experiência de compra mais ágil e positiva. Porém, algumas empresas, incluindo nesse grupo alguns de nossos parceiros de vendas, ainda conseguem bons resultados com o modelo tradicional.
Diante disso, a NHS vem trabalhando há algum tempo no plano estratégico e partindo efetivamente para o tático para aproveitar as oportunidades que as soluções tecnológicas oferecem em conjunto com as práticas tradicionais, potencializando nossas vendas e o relacionamento com nossos parceiros.
Estamos aprimorando nossa plataforma de relacionamento com o Canal, o Portal do Parceiro, disponibilizando consultas rápidas de preços dos nossos produtos e disponibilidade de estoques, na plataforma é possível emitir propostas para os clientes finais diretamente. Queremos transformar o processo de venda, fazer com que seja mais ágil, digital e derrubando assim, diversas barreiras.
PS: A companhia disponibili-
za treinamentos e qualificação para os parceiros, se sim, como funciona?
FM: A NHS, sempre alinhada com sua estratégia de entrega de qualidade em tudo que faz, se preocupa com a qualificação dos seus parceiros que irão efetivamente representar a marca lá na ponta.
A empresa disponibiliza, no momento do onboarding de um novo canal, um treinamento de todo o portfólio da marca. Além disso, possui uma grade fixa de treinamentos que ocorrem na sede em Curitiba de forma presencial e uma agenda de treinamentos online. Oferecemos também, dentro do Portal do Parceiro, treinamentos em vídeo, tanto da linha de produtos quanto de práticas de vendas.
PS: Para concluir, qual o recado para os Canais?
FM: Nesse mundo cada vez mais conectado, observamos empresas buscando se reinventar a todo custo. Sugiro que façam pequenos e constantes movimentos, que façam o simples, mas bem feito. Existe o básico que nunca sai de moda, como por exemplo fazer as pessoas se sentirem únicas e especiais. Para isso, tenha um excelente time de vendas, treinado e que atenda bem seus clientes, seja de forma física ou digital. Construa uma relação sólida com estes clientes, faça com que a jornada da compra seja marcante e positiva, fortaleça parcerias com bons fornecedores (isso inclui a NHS, é claro), conte com a tecnologia a seu favor e esteja em constante transformação.
• www.partnersales.com.br • 16 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado
HP Inc. oferta plataformas de canais inovadoras para fomentar as transações comerciais na era digital
A HP Inc. é líder global em tecnologia e desenvolve soluções que permitem as pessoas darem vida às suas ideias e se conectarem as coisas que mais importam. Operando em mais de 170 países, a corporação oferece uma ampla variedade de dispositivos, assinaturas e serviços sustentáveis para computação pessoal, impressão, impressão 3D, trabalho híbrido, jogos, etc. Para conhecer os planos da empresa para os próximos meses, conversamos com Aristeia Aria, gerente de Vendas, Retail e Distribuição para o Brasil da HP Inc.:
PS: Compartilhe conosco sobre a sua bagagem, há quanto tempo está na HP?
AA: Estou há 12 anos na HP. Iniciei minha carreira profissional aos 14 anos onde trabalhei no segmento bancário, e em 2000 migrei para o setor de Distribuição de Informática onde atuei na Tech Data, na área de Express (Revendas sem atendimento gerencial), depois
fui para as contas gerenciadas.
Entre 2003 e 2006, trabalhei em outros players do segmento como a SND e B4B e em 2007 retornei a Tech Data, para um projeto de desenvolvimento da Apple aos Retails, no qual iniciamos o processo de venda com Ipod, posteriormente expandimos para outros produtos da marca. Participei do desenvolvimento de trabalhos com a HP, através do programa HP Ponta a Ponta e, em seguida, com o HP Store. Pessoalmente, eu mantinha o sonho de trabalhar na HP desde 2004. Passei por dois processos seletivos que não deram certo, mas em 2011, felizmente fui contratada.
PS: Como a expertise adquirida ao longo dos anos a auxilia na HP, qual a sua maior conquista até agora?
AA: A minha trajetória de 11 anos na área de Distribuição foi extremamente importante para o entendimento do ecossistema consumidor, revendas, retail, subdistribuidoras e fabricante.
Nesses 23 anos de carreira tive a oportunidade de conhecer profissionais extremamente competentes que me ensinaram pelo exemplo como devemos valorizar nossos parceiros, canais e consumidores, que são a nossa grande fortaleza.
Posso dizer que a minha maior conquista nesse período foi ter um time resiliente e guerreiro, onde trocamos experiências e desafios que nos levam a entregar
Aristeia Aria: O sucesso da HP está alinhado fortemente ao sucesso da força dos canais de vendas produtos com qualidade e segurança, sempre focados em proporcionar a melhor experiência ao consumidor.
PS: Faça um breve resumo das expectativas da empresa para a áreas de Vendas, Comercial e Distribuição, neste e nos próximos 2 anos?
AA: A HP tem o objetivo de ser a empresa de tecnologia mais justa e sustentável do mundo e isso se reflete em tudo o que fazemos, buscando excelência e qualidade no contato com nossos parceiros comerciais e cobertura regional!
A HP possui um portfólio amplo e integrado, com soluções completas de impressão, computação e acessórios para todas as necessidades.
• Impressão: soluções completas para quem imprime muito ou
• www.partnersales.com.br • 18 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado
Escale
IngramMicroBR ingrammicrobr ingram-micro
Saiba mais
para a nuvem ao lado da Ingram Micro Brasil
® Cisco Umbrella
pouco e para empresas de todos os tamanhos com nossa linha de impressoras Jato de Tinta, Tanque de Tinta, Laser, Tanque de Toner e Grandes Formatos.
• Computação: extensa linha de Notebooks, Desktops, Workstation e Thin Client, com as melhores soluções de tecnologia e segurança.
• Acessórios: com produtos HP Classic, Poly e HyperX, garantindo excelência e experiência!
PS: Como tem sido o trabalho da corporação com o parceiro?
AA: A HP tem uma longa história – construída por décadas – como companhia orientada para os parceiros de vendas. Ao lado de nossos canais, estamos bem-posicionados para buscar oportunidades nos mercados atuais e adjacentes e, ao mesmo tempo, criar experiências para os clientes.
Os parceiros da HP contam com o apoio do HP Amplify, um programa global para canais otimizado para impulsionar o crescimento dinâmico de parceiros e oferecer experiências consistentes ao cliente final. A plataforma fornece os insights, recursos e ferramentas de colaboração necessários para impulsionar o crescimento, à medida que a Transformação Digital e o comportamento de compra dos clientes continuam a evoluir.
Além disso, temos o Amplify Impact onde atuamos junto com nossos canais para realizar ações positivas ao meio ambiente.
O sucesso da HP está alinhado fortemente ao sucesso da força dos canais de vendas. Até o segundo trimestre de 2022, os parceiros ajudaram a gerar US$ 6 bilhões em crescimento de receita.
PS: Qual a análise da corporação para a questão da sustentabilidade?
AA: A HP tem como objetivo ser a empresa de tecnologia mais sustentável e justa do mundo, sustentada pelos valores fundamentais que estão no centro dos negócios hoje.
Desde 2012, mais de 10 milhões de impressoras foram fabricadas com conteúdo reciclado. Um destaque é a impressora Tanque de Tinta 581, que possui até 45% de conteúdo reciclado em peso plástico, uma conquista das iniciativas de ciclo fechado desenvolvido no Brasil.
PS: Como funciona o HP Planet Partners?
AA: No Brasil, o programa HP Planet Partners é uma iniciativa que tem mais de 400 pontos de coleta de suprimentos de impressão em lojas parceiras em todo o país, também é possível agendar a coleta gratuita pelo website www.hp.com.br/ circular ou www.hp.com.br/reciclar, lá existem soluções para suprimentos de impressão e equipamentos.
PS: Por fim, existem outras iniciativas a favor da sustentabilidade?
AA: Sim, temos inúmeros projetos, entre eles, o HP & Coo -
perativas que se refere a economia circular inclusiva que começou em 2018 e é pioneiro no Brasil. A iniciativa é desenvolvida em parceria com as cooperativas de reciclagem e com o iWRC - Consórcio de Reciclagem Inclusiva de Resíduos. Para entender a relevância desse projeto no país, é importante destacar que, segundo a ABRELPE (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), após dez anos da publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a estrutura de gerenciamento de resíduos ainda é incipiente, enquanto a geração de resíduos aumentou 19% nesta década. Essa combinação, aliada a baixos incentivos na cadeia de reciclagem, resulta em taxas gerais de reciclagem baixas, ficando abaixo de 4% durante todo esse período.
Com o HP & Cooperativas, todos ganham. Por um lado, as cooperativas podem melhorar suas condições de trabalho e renda. Até o momento, mais de 600 trabalhadores foram apoiados pela iniciativa, com 103 trabalhando diretamente com o lixo eletrônico. Esses indivíduos também conseguiram manter a renda estável e acima de um salário mínimo. Por outro lado, a HP aumenta seu fluxo de alimentação de material em circuito fechado: em 2020, 212 toneladas de lixo eletrônico foram coletadas e plásticos reciclados reinseridos na produção de peças de impressão.
• www.partnersales.com.br • 20 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado
Sophos oferta soluções de segurança inovadoras para incrementar a receita dos canais
A Sophos é líder mundial e inovadora em soluções avançadas de cibersegurança, incluindo Detecção e Resposta Gerenciada (MDR), serviços de atendimento a incidentes e um vasto portfólio de tecnologias de endpoint, rede, email e segurança em nuvem.
A corporação protege mais de 500 mil organizações e 100 milhões de usuários em todo o mundo contra adversários ativos, ransomware, phishing, malware, etc. Para conhecer a estratégia operacional da Sophos, conversamos com André Carneiro, diretor geral da Sophos no Brasil:
vimento do mercado de segurança cibernética no país.
O maior desafio, sem dúvidas, foi apresentar um novo conceito de uso de soluções de segurança com o gerenciamento baseado em nuvem, por meio de proteções com diversas camadas, técnicas inovadoras e pioneiras no mercado. Além disso, é fundamental contar com todo o suporte interno da empresa para a execução da nossa estratégia local.
PS: Quais são as maiores conquistas da Sophos?
AC: É muito prazeroso ver que o crescimento da companhia que tem sido muito superior à média do mercado, conquistando, inclusive, as expectativas a nível global. Dessa forma, conseguimos levar a Sophos do Brasil para um lugar de destaque junto à corporação.
Outro marco memorável foi a implementação de um Data Center local para adequar nossas soluções às exigências e necessidades do país, tanto do mercado privado quanto do público. Isso possibilitou que os dados dos produtos da Sophos fossem armazenados em território nacional.
André Carneiro: O mercado de segurança é um dos mais rentáveis para canais e distribuidoras no Brasil
A Sophos, por meio da nossa solução unificada de gerenciamento de soluções em nuvem, oferta uma extensa linha de ferramentas de segurança para as empresas de todos os portes.
PS: Fale-nos das ofertas da companhia?
PS: O que tem a dizer do período que está a frente da Sophos no Brasil, quais foram os principais desafios e aprendizados?
AC: É muito gratificante estar a frente da Sophos no Brasil, gerenciando uma equipe de alta capacidade, bem como uma rede de canais e distribuidoras que estão comprometidos com o desenvol-
PS: Quais são as prioridades da Sophos para atender o mercado brasileiro?
AC: Quando falamos de segurança da informação, estamos em um momento de transformação no mercado brasileiro, com maior participação das fabricantes de fornecimento de cibersegurança como serviço.
AC: Lançamos recentemente um produto chamado MDR (Managed Detection and Response ou, em português, Detecção e Respostas Gerenciadas), que agrega um enorme valor para clientes e canais na caça de ameaças na modalidade 24 horas por dia, sete dias por semana, com um elevado grau de conhecimento para o combate ao ransomware.
Além disso, é possível integrar este serviço não apenas a soluções da Sophos, mas também de
• www.partnersales.com.br • 22 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado
outras fornecedoras, sempre pensando no melhor elo possível entre produtos, pessoas e processos.
É praticamente obrigatório que todas as empresas entendam este novo conceito, esta modalidade de serviço é o caminho do futuro para uma melhor proteção em todas as empresas.
PS: O que a empresa tem feito para se tornar mais eficiente e ampliar a sua participação no setor de segurança, no país?
AC: Desde a implementação do Data Center no Brasil no final de 2022, estamos em processo de expansão no que diz respeito à atuação no mercado local. Além disso, recentemente reformulamos nosso método de atendimento a canais, proporcionando a criação de equipes em diferentes segmentos para ampliarmos nossa participação no mercado.
Nossa parceria junto aos parceiros, com um grande grau de transparência e dedicação de ambos os lados, é um dos pilares para o nosso sucesso.
PS: Como inovar em um segmento tão competitivo como o de tecnologia?
AC: Inovar é sempre preciso. Os crimes estão cada vez mais complexos e a inovação é fundamental neste sentido, porque somente por meio dela é que conseguiremos fornecer o máximo de segurança e proteção possíveis aos nossos clientes.
A Sophos tem este conceito em seu DNA e se preparou muito bem desde 2016 para atingir a excelên-
cia de hoje. Para se ter uma ideia, foi neste ano que começamos a criação de uma rede neural com o uso de Inteligência Artificial (IA), um conceito amplamente discutido atualmente. Com estas antecipações de tendências foi possível criar inovações em roadmaps, que nos colocam à frente de outras fornecedoras.
PS: O que podemos esperar das atividades de cibercrime no Brasil neste e nos próximos anos?
AC: O Brasil é um dos países com maior taxa de pagamentos de resgates de ransomware e este dado é muito preocupante, pois quanto mais se paga, mais se é atacado. Infelizmente ainda estamos bem longe de um quadro regular de proteção nas empresas e teremos um crescimento grande de ataques no Brasil neste e nos próximos anos.
O uso de novas técnicas também faz parte do portfólio dos cibercriminosos, o que exige um aumento do grau de proteção por parte das empresas, com a adoção cada vez maior da cibersegurança como serviço.
PS: Que tendências você considera mais relevantes para o segmento de segurança cibernética hoje?
AC: Além da adoção de novos serviços, as empresas cada vez mais buscarão portfólios de proteção integradas. Também é possível que a falta de mão de obra qualificada se intensifique, o que torna obrigatória a busca de novas alternativas para o combate aos ataques, que tendem a ser cada vez mais complexos e eficazes.
PS: Como ganhar dinheiro com as soluções da marca?
AC: O mercado de segurança é um dos mais rentáveis para canais e distribuidoras no Brasil. Na Sophos, fornecemos uma margem justa e lucrativa para toda a cadeia. Os parceiros que apostam em nossa marca são a principal fonte de sucesso e demonstram o quanto somos realmente diferenciados no mercado.
PS: Quais são os diferenciais mais expressivos da empresa em relação à concorrência?
AC: Seguimos à risca nosso plano de canais, sempre na busca de não gerar conflitos entre contas, clientes e parceiros. A transparência é nossa maior virtude e nosso portfólio é realmente um grande diferencial para nossos parceiros e clientes.
PS: O que a companhia tem realizado em prol do ecossistema de parceiros, vocês possuem programa de canal para treinar e qualificar o canal?
AC: Sim. Temos todos os treinamentos online habilitados para os canais e praticamente toda semana os mantemos atualizados por meio de seminários e eventos, com o objetivo de auxiliá-los na compreensão de nossas novidades e de como eles devem ofertar os produtos a nossos clientes.
PS: Para concluir, qual o seu recado para o parceiro?
AC: Gostaria apenas de reforçar que a Sophos está de portas abertas para todos os parceiros que queiram conhecer nosso método de trabalho e nossos produtos, para que juntos possamos ofertar o que há de melhor em proteção.
• www.partnersales.com.br • 24 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado
Com mais de 25 anos de experiência no mercado brasileiro, a GH Tech vai muito além do fornecimento de tecnologia.
Somos um time de especialistas em engenharia, compras, vendas, operações e marketing, empenhados diariamente em obter os melhores produtos e as soluções mais rentáveis disponíveis no mercado de tecnologia, de acordo com o business de cada cliente.
Muita evolução, crescimento e uma história marcada por grandes negócios.
Conectividade CFTV Cabeamento Estruturado Data Center Alarme de Intrusão Controle de Acesso de Incêndio AS MELHORES SOLUÇÕES TRAGA SEU PROJETO PARA GH TECH (21) 2131-7600 (11) 3163-0636 RIO DE JANEIRO SÃO PAULO CAMPINAS ESPÍRITO SANTO BELO HORIZONTE DISTRIBUIDOR OFICIAL
As soluções Xerox para podem fazer tudo.
Tenha mais praticidade
•Interface de usuário intuitiva, em formato de tablet, que permite que você personalize, simplifique e acelere as tarefas repetitivas
•Segurança abrangente e incorporada que protege suas informações, ideal para grupos de trabalho de pequenos a médios
•Pequena área ocupada: o acabamento de escritório incorporado economiza espaço sem sacrificar os recursos e a funcionalidade
Economize etapas com o login único Tenha segurança abrangente
-
A VERSALINK C7120 ESTÁ PARA A MOBILIDADE ®
para o local de trabalho tudo. Até imprimir.
VersaLink C7120 ®
Com tecnologia Xerox ConnectKey® ®
•Impressora multifuncional A3 laser colorida
•Solução completa com impressão, digitalização e cópia
•Velocidade de impressão de até 20 ppm
•Capacidade de impressão de até 87.000 páginas por mês
ESTÁ SEMPRE PRONTA MOBILIDADE E A NUVEM
•Perfeita para escritórios de médio porte que requerem alta capacidade de produção de documentos
•Impressão LED e imagem de alta qualidade
•Amigável ao meio ambiente e com tecnologia de economia de energia, além de design que utiliza menos recursos e materiais
segurança abrangente
Suporte direto do seu celular
•Alta qualidade e baixo custo
(11)2821-8919 ines.falcao@cogra.com.br
GH Tech e FastWare se unem para incrementar os negócios do ecossistema de canais
Com mais de duas décadas de atuação no mercado brasileiro, a GH Tech é destaque da distribuição de soluções de CFTV, Cabeamento Estruturado, Controle de Acesso, Detecção de Incêndio, Data Center, Alarme de Intrusão, Identificação e Conectividade.
A companhia disponibiliza soluções de alto valor agregado à uma carteira diversificada de clientes nos segmentos de broadcast, operadoras de telecomunicações, indústrias e empresas públicas e privadas. A seguir confira nosso bate-papo com Edson Bucci, gerente comercial & marketing da GH Tech, que discorreu sobre as novas diretrizes da corporação ao se aliar a FastWare:
PS: Qual o objetivo da fusão entre a GH Tech e a FastWare, ganhar mercado?
EB: A junção das companhias visa otimizar os recursos e diferentes expertises das duas empresas, com a ampliação do portfólio de produtos, incremento na qualidade dos serviços e expansão da cobertura geográfica.
PS: Unir forças foi a movimentação escolhida para manter o crescimento do negócio?
EB: A fusão resultará na combinação dos talentos e experiências das duas equipes, nosso propósito é potencializar as soluções, serviços e produtos na composição de valiosas oportunidades de negócios para nossos clientes.
PS: Na prática como vai funcionar o acordo?
EB: Na prática, a GH Tech assume as operações da FastWare. Com mais de 28 anos de presença no mercado e um dos maiores portfólios em Segurança e Conectividade do país, decidimos manter a Marca da GH Tech como uma bandeira única para todos os nossos clientes e parceiros.
PS: Qual a perspectiva de crescimento das companhias com a fusão?
EB: A Fastware tem uma ação muito voltada para o Estado de São Paulo, em especial o interior. Aproveitando esse trabalho, a GH
Edson Bucci: Pretendemos crescer junto com os parceiros, agora como GH Tech
Tech ganha um braço forte de atuação na região e pode contar com um time comercial e uma carteira de clientes, em especial para as marcas de conectividade que é o segmento foco da FastWare.
PS: Quais são as vantagens mais emergentes da transação?
EB: Posso dizer alguns aspectos importantes como: a consolidação do atendimento no Interior de São Paulo; forte atuação no mercado de conectividade, com foco na marca Zyxel, o aumento da capacidade na gestão comer-
• www.partnersales.com.br • 28 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado
cial, sem falar na combinação dos talentos e experiências das duas equipes como dito anteriormente, na área comercial e marketing .
PS: O que o parceiro vai ganhar com a fusão entre as corporações?
EB: Podemos resumir em “Melhor Atendimento” com a criação de novas oportunidades de negócios. A estrutura comercial da GH Tech é muito bem organizada e tem um nível profissional muito alto. A fusão potencializa tudo isso com direcionamento para segmentos específicos.
Mais informação e treinamento são pontos fortes que nosso canal pode contar.
PS: Como será a administração das empresas e o que muda no relacionamento com o canal, após a fusão?
EB: Basicamente os canais do Interior de SP terão um time exclusivo e focado de atendimento, para trabalhar suas necessidades especificas de estoque, logística, etc.
PS: As corporações têm uma visão comum para conquistar o mercado?
EB: Sim. Algo que está impregnado em nosso DNA – Parce -
rias Autênticas e de longo prazo, baseadas no trabalho sério e da confiança. É assim que pretendemos crescer juntos, agora como GH Tech.
PS: Como driblar a concorrência para se manter no topo?
EB: Vencer a concorrência no mercado de distribuição, não se trata apenas de ter o menor preço ou o produto mais inovador; envolve ter estratégias bem elaboradas, foco no cliente e a capacidade de se adaptar rapidamente as mudanças. Alguns pontos de atenção devem ser observamos como por exemplo: entender melhor o mercado, oferecer valor agregado, inovar constantemente em processos, fortalecer a sua marca e principalmente investir na qualidade no atendimento ao cliente.
Sabemos que a verdadeira concorrência não é apenas sobre “vencer” os outros, mas sobre ser a melhor versão de sua empresa e proporcionar valor contínuo aos seus clientes.
PS: Qual o segredo para entender perfeitamente as necessidades dos clientes?
EB: Esteja preparado para adaptar-se. O mercado muda constantemente. Mindset flexível e pron-
Edson Bucci: Com a fusão o parceiro vai ganhar o “Melhor Atendimento” e novas oportunidades de negócios
to para mudar sua estratégia, se necessário. Investimento em capacitação, com treinamento da equipe regularmente, garantindo que eles estejam bem informados sobre seus produtos, serviços e sobre a indústria como um todo.
PS: Para concluir, qual a mensagem para o parceiro:
EB: Nossa proposta é sermos a melhor empresa a cada dia, e isso se refere a tudo que fazemos para atender nossos clientes e na relação com nossos parceiros e fornecedores. Trabalhamos para que este seja o nosso maior diferencial e que o mercado possa desfrutar de seus benefícios no dia a dia, em cada negócio, desde as coisas mais simples até os grandes projetos que são fechados. Esperamos por vocês!
• www.partnersales.com.br • 30 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado
Originais
vs. réplicas: IA e o futuro do cinema e televisão
Cada vez mais preocupados com o fato de IA generativa substituir posições de trabalhos, o sindicato que representa os atores de Hollywood anunciou em julho que seus membros entrariam em greve pela primeira vez após 43 anos, juntando-se assim a outra paralisação promovida por roteiristas, que já se estende desde maio.
O desafio para conciliar as demandas desse mercado é enorme. Mesmo que alguns aleguem que a IA impacta negativamente a indústria criativa de entretenimento, as corporações responsáveis pelo negócio, defendem seu uso argumentando pela evolução da qualidade das produções e pela redução do custo de contratação de mão-de-obra.
A proliferação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e exploração comercial desta tecnologia trouxe uma necessidade urgente de regular seu uso, evitando abusos e estabelecendo limites. Nos últimos dias, essa inquietação alcançou mais um setor: o da indústria de cinema e televisão.
Com as paralisações, todas as produções de roteiros de cinema e televisão que usam membros dos sindicatos, mesmo fora dos EUA, estão interrompidas e os atores também impedidos de fazer qualquer trabalho promocional, como comparecer a eventos. A última greve dos roteiristas de Hollywood que aconteceu em 2007 e durou 100 dias, trouxe um prejuízo de US$ 2,1 bilhões para a Califórnia. O estado entrou em recessão econômica e os governantes precisaram se organizar para que tudo voltasse a ser como antes.
O impacto da IA generativa na indústria de cinema e televisão tornou-se um ponto crucial na discussão no setor. Líderes dos sindicatos criticam abertamente os estúdios pelo que chamam de clonagem de performance, réplicas que imortalizam atores por meio do escaneamento e captura de dados animadas por IA, com o objetivo de que esses artistas apareçam em filmes futuros sem nunca terem participado das gravações. Preocupações semelhantes já haviam sido levantadas pelos roteiristas ao pedirem que seus textos não sejam utilizados como base por IA para a criação de novos conteúdos.
Ainda assim, a discussão sobre a IA generativa precisa ganhar espaço. Leis precisam ser atualizadas, considerando não só os resultados de curto prazo, mas as consequências da tecnologia ao longo do tempo. Indústrias como a do cinema e televisão precisam continuar evoluindo, mas não podem deixar de gerar novas oportunidades de emprego e de manter uma remuneração justa, que retenha e atraia talentos.
As preocupações dos atores e roteiristas destacam uma ansiedade mais ampla, que contempla muitas outras profissões criativas. Atores famosos como Bruce Willis, já venderam o direito de sua imagem para produzir um gêmeo digital para projetos futuros. Talvez seja apenas uma questão de tempo até que o ChatGPT ou o Bard possam escrever um roteiro de filme ou transformar uma ideia em um roteiro de grande sucesso. Resta-nos aguardar, na torcida de que se estabeleça uma solução de consenso que sirva de referência não só para o setor, mas para toda uma classe de artistas ameaçada pela popularização da IA em suas áreas.
• www.partnersales.com.br • 32
Estratégias Digitais | Marcelo Martinez | colunistas@partnersales.com.br
Marcelo Martinez é engenheiro químico pela Poli-USP, pós-graduado em Marketing pela ESPM, com Mestrado em Administração pela FEA-USP e Doutorado em Administração pela FGV. Executivo com mais de 20 anos de atuação em empresas multinacionais, possui sólida vivência nas áreas de vendas, produtos e marketing, e experiência na elaboração e implementação de estratégias de negócios orientadas a resultados em diversos canais. É palestrante em Congressos nacionais e internacionais. Dê sua opinião sobre o artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
WDC Networks disponibiliza programa de benefícios para pequenos e médios ISPs
A WDC Networks anuncia uma linha de negócios voltada aos provedores de serviços de internet (ISPs) de pequeno e médio portes, com o objetivo de alavancar novas oportunidades de negócios. “Ouvimos as dores dos nossos clientes e percebemos uma necessidade neste momento do mercado por iniciativas e atividades voltadas à ‘Conectividade para Todos’, auxiliando na adoção de novas tecnologias, otimização da infraestrutura e na aquisição de produtos e soluções. Diante dessa realidade, criamos um programa para apoiar os pequenos e médios ISPs que precisam
construir ou atualizar suas redes de fibra óptica de forma sustentável e com qualidade”, afirma Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks, acrescentando que a iniciativa inclui uma oferta especial de equipamentos em valor acessível e sistemas de energia de alta performance, com apoio técnico para design de rede e crédito especial.
Com o Taas (Technology as a service) da WDC, o provedor tem novas tecnologias viabilizadas em até 60 meses para soluções de Telecom e até 120 meses para Energia Solar.
Azure seguras e de fácil implementação
Vanderlei Rigatieri: Criamos um programa para apoiar os pequenos e médios ISPs que precisam construir ou atualizar suas redes de fibra óptica
Recentemente a TD SYNNEX elaborou um processo para diminuir os riscos de vulnerabilidade em parceria com a Microsoft. O intuito da companhia é seguir as boas práticas de segurança da fabricante no que se refere a solução Azure desde o onboarding (integração), configuração de políticas até o gerenciamento nos ambientes dos clientes finais. “O nosso NOC/ SOC (Network Operations Center / Security Operations Center) oferece atendimento 24 horas e é o responsável pela implementação das funcionalidades de segurança no Azure”, compartilha Carla Langiano, diretora de Cloud da TD SYNNEX.
Carla acrescenta que a maior vantagem dos canais que trabalham com a corporação é ter acesso a expertise técnica da TD no que se refere a execução de projetos, sem falar no suporte que a distribuidora de valor agregado oferece. “Quem compra da TD SYNNEX não tem surpresa, pois possuem a garantia de qualidade na entrega de produtos e soluções e pode utilizar os nossos serviços de transbordo para diminuir o custo da operação. O importante é ressaltar que nossos parceiros têm uma operação que suporta suas vendas na nuvem”, finaliza a executiva.
Carla Langiano: Os parceiros da TD SYNNEX têm a garantia de qualidade na entrega de produtos e soluções
TD SYNNEX oferta serviços de computação em nuvem Microsoft
• www.partnersales.com.br • 34 Distribuição
Recentemente, os principais executivos da AMD, Neil Spicer, AMD Corporate VP, Global Component Channel e David McAfee, AMD’s Corporate VP and GM of Client Channel, visitaram o escritório da AMD, em São Paulo.
Os executivos se juntaram ao responsável pela operação brasileira Sergio Santos, diretor regional AMD Brasil, e falaram sobre carreira e projetos da AMD para o ecossistema de canal na região em uma entrevista exclusiva para a PartnerSales.
Vale ressaltar que a AMD é líder em computação adaptável e de alto desempenho, impulsionando os produtos e serviços que definem o futuro do data center, inteligência artificial, PCs, jogos, comunicações e setor automotivo.
Ações de Marketing para ampliar a receita do parceiro
Nos últimos anos, a AMD tem trabalhado com afinco para ampliar sua presença no mercado brasileiro e consequentemente, aumen-
tar o marketshare em plena onda digital, sem falar no suporte ao canal denominado resellers.
Nossas ações são globais, mas é claro que isso inclui o Brasil. Nós priorizamos o investimento no canal especializado, afinal observamos que nos últimos tempos houve uma transformação do parceiro”, resume Santos.
McAfee, acrescenta que a companhia visa trabalhar de modo consolidado para a geração de novos negócios. “Queremos ser reconhecidos e lembrados por nossos clientes, para isso investimos em diversas plataformas”, contextualiza o executivo.
Essa é também a posição de Spicer, que destacou a importância da área de Commercial da AMD. “Acreditamos que é preciso investir em diversas ações para o marketing ter o resultado que esperamos”, contou.
Vale ressaltar que a área “Commercial” da AMD é a unidade de
negócios que tem um dos maiores potenciais de crescimento em verticais como governo e educação, no Brasil.
Edge Computing e Inteligência
Artificial estão no topo das tecnologias promissoras e lucrativas
O parceiro que trabalha com a AMD deve ter em mente que é fundamental conhecer detalhadamente o portfólio da marca. “Temos várias soluções combinadas e tecnologias inovadoras como o Edge Computing, afinal todas as plataformas que trabalhamos se convergem então é preciso ficar atento”, contou Spicer.
McAfee, reforçou a importância do plano estratégico da marca para ganhar mercado. “Nossas soluções são baseadas na geração de negócios para os canais”, pontuou o VP.
Por fim, há mais de 50 anos, a AMD impulsiona a inovação em tecnologias de computação, gráficos e visualização de alto desempenho.
AMD promove encontro com a imprensa especializada em tecnologia para reforçar a importância do Brasil no plano de negócios da corporação
Sergio Santos (à esq), Neil Spicer (ao centro) e David McAfee (à dir) no escritório da AMD Brasil
• www.partnersales.com.br • 36 Mercado
Dell Technologies anuncia a expansão das ofertas de IA durante evento online
No último mês, a Dell Technologies apresentou uma série de ofertas para ajudar os clientes a criarem modelos de IA generativa (GenAI) de forma rápida e segura.
As novas soluções de IA generativa da Dell, expandem o anúncio do Projeto Helix de maio da companhia e abrangem infraestrutura de TI, PCs e serviços pro fissionais para simplificar a adoção de GenAI de pilha completa com modelos de linguagem grande (LLM), atendendo organizações onde quer que estejam em sua jornada GenAI. Essas soluções auxi liam as organizações, de todos os tama nhos e setores, a transformarem seus negócios com segurança e entregarem melhores resultados. “A IA generativa representa um ponto de inflexão que está impulsionando mudanças fundamentais no ritmo da inovação, ao mesmo tempo em que melhora a experiência do cliente e possibilita novas formas de trabalhar. Além disso, as empresas estão usando seus próprios dados e contexto de negócios para treinar, ajustar e inferir soluções de infraestrutura da Dell para incorporar IA avançada em seus principais processos de trabalho de maneira eficaz”, afirma Jeff Clarke, vice-presidente e codiretor de operações da Dell Technologies
E se faltar energia
A NHS tem a solução!
Nobreaks ideais para manter suas impressoras e demais equipamentos sempre ligados e seguros.
Distribuidores Autorizados NHS: Acesse o QR CODE e saiba mais
nhs .com.br
37 Mercado
PositivoSEG disponibiliza o Programa Parceiro para gerar novas oportunidades de negócios no Brasil
A PositivoSEG, unidade de negócios de segurança eletrônica voltada para o mercado B2B da Positivo Tecnologia, marca um novo momento da corporação.
A empresa traz ao mercado brasileiro um portfólio extenso com soluções compostas por dispositivos de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), câmeras, gravadores e sistema de videomonitoramento, central de alarme e sensores para detecção de intrusão, opções de rede e conectividade (como roteadores e switches) , além de acessórios.
PAPEL DO PARCEIRO PARA A POSITIVOSEG ESTÁ NO CENTRO DA ESTRATÉGIA DA COMPANHIA
Para preparar o canal em sua jornada de negócios com a marca, a corporação acaba de lançar o Programa de Relacionamento com os canais de venda. “Como um dos pilares da estratégia comercial e de expansão da PositivoSEG, apresentamos o Programa Parceiro PositivoSEG que tem como objetivo ser o maior e mais consistente programa de canais do segmento de segurança eletrônica do mercado nacional, estimulando os negócios com as revendas, instaladores e empresas de monitoramento”, conta José Ricardo Tobias, diretor da PositivoSEG.
Vale pontuar que os canais que aderirem ao programa serão categorizados em função da qualificação técnica e volume de negócios com a marca. “Haverá benefícios exclusivos, desde o nível bronze –o posicionamento básico para os participantes do Programa –, as revendas já têm acesso ao Portal de Relacionamento, treinamentos com certificação e ao Incentiva PositivoSEG, uma iniciativa de fidelização e incentivo às vendas. Durante a parceria, as
revendas podem alcançar até o nível Diamante que é o mais alto e exclusivo do programa, em que são oferecidos benefícios progressivos e relevantes para o impulsionamento dos negócios”, agrega Tobias.
O Programa Parceiro PositivoSEG disponibiliza um portal de relacionamento que possui uma rotina operacional para as revendas simplificada, um sistema de classificação com atendimento personalizado, treinamento e certificação, descontos na aquisição de produtos, incentivos a oportunidades, sem falar de um programa de fidelidade e de troca rápida e direta.
NOVO FUTURO PARA OS CANAIS ESPECIALIZADOS NO SETOR DE SEGURANÇA ELETRÔNICA
Para a PositivoSEG, o papel do parceiro está no topo do plano estratégico da corporação. “Seja um instalador, integradora ou revenda, o parceiro é fundamental e está no centro de todos nossos esforços operacionais”, afirma Tobias.
A PositivoSEG nasceu com a missão de construir uma nova visão do futuro da segurança eletrônica junto aos parceiros. “Gerar negócios através dos canais é o grande objetivo da nossa unidade. A plataforma Parceiro PositivoSEG tem por objetivo estreitar o relacionamento com os canais de vendas para ampliar as possibilidades de negócios das empresas especializadas em segurança eletrônica em todo país”, conclui o principal executivo da corporação.
José Ricardo Tobias: O parceiro é fundamental e está no centro de todos nossos esforços operacionais
• www.partnersales.com.br • 38 Programas de Canais
Lumu Technologies visa ampliar em 125% a rede de parceiros no Brasil em 2023
A Lumu Technologies, empresa de cibersegurança criadora do modelo Continuous Compromise Assessment, que permite às organizações medir os comprometimentos da segurança em tempo real, apresenta sua estratégia de canais no Brasil. A companhia, que aumentou em 225% sua participação no mercado brasileiro neste ano em comparação com o mesmo período de 2022, espera ampliar em 125% sua rede de parceiros para atender as demandas do mercado.
Para atingir esse índice, a Lumu selou um acordo com a Minsait, líder em transformação digital e Tecnologia da Informação da global Indra. Por meio do acordo, a empresa vai ofertar a seus clientes o Continuous Compromise Assessment, solução baseada em nuvem que coleta e padroniza metadados. “A Lumu vem ampliando ano a ano sua participação no mercado nacional. A complexidade cada vez maior do segmento de cibersegurança demanda soluções capazes de identificar ciberataques em tempo real, mudando o conceito de segurança convencional. Com a ajuda de Inteligência Artificial e machine learning, as soluções da Lumu oferecem o que há de mais avançado para seus clientes”, contextualiza German Patiño, vice-presidente de Vendas da Lumu Technologies para a América Latina, acrescentando que a aliança com a Minsait deve expandir substancialmente a presença da marca no Brasil.
ENTENDA POR QUE OS LÍDERES EM TECNOLOGIA
ESCOLHEM A VUNO
“Não batemos as metas”
“Precisamos vender mais!”
“Contratamos uma nova agência”
“Eles não conhecem meu mercado”
ESPECIAL DE
AGORA É A HORA PARA AUMENTAR A RECEITA NA VENDA DE PRODUTOS, SOLUÇÕES E SERVIÇOS
Segundo a IDC, o mercado corporativo adquiriu 221 mil impressoras no 1º trimestre de 2023, gerando uma receita de R$ 424 milhões. Já o varejo comprou 288 mil unidades, atingindo o valor de R$ 396 milhões
Por Virgínia Santos
Esta imagem foi criada com recursos da Freepik.com • www.partnersales.com.br • Estratégias | Especial de Impressão 40
A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA REMUNERAÇÃO NO SETOR TIC
A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA REMUNERAÇÃO NO SETOR TIC
A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA REMUNERAÇÃO NO SETOR TIC
Mariano Gordinho
Em agosto, apresentamos os resultados da 6ª Pesquisa Salarial Abradisti , realizada em parceria com a Remunerar, consultoria em remuneração estratégica. O estudo oferece aos associados parâmetros e dados relevantes, que podem ser aplicados na prática no dia a dia da gestão de Recursos Humanos.
Em agosto, apresentamos os resultados da 6ª Pesquisa Salarial Abradisti , realizada em parceria com a Remunerar, consultoria em remuneração estratégica. O estudo oferece aos associados parâmetros e dados relevantes, que podem ser aplicados na prática no dia a dia da gestão de Recursos Humanos.
Em agosto, apresentamos os resultados da 6ª Pesquisa Salarial Abradisti , realizada em parceria com a Remunerar, consultoria em remuneração estratégica. O estudo oferece aos associados parâmetros e dados relevantes, que podem ser aplicados na prática no dia a dia da gestão de Recursos Humanos.
Com mais de 3 mil informações salariais das 29 empresas associadas que participaram, tivemos um recorde de adesão, chegando a quase 50% das distribuidoras associadas. Somado a isso, o levantamento de 2023 foi ainda mais abrangente, passando de 64 cargos analisados em 2022 para um total de 87 cargos nesta edição. A pesquisa envolveu 3.031 funcionários, considerando a frequência de salários informados e 5.752 funcionários no efetivo total das empresas. Sem todos esses dados e a contribuição dos RHs das nossas associadas, esse trabalho não teria acontecido.
Com mais de 3 mil informações salariais das 29 empresas associadas que participaram, tivemos um recorde de adesão, chegando a quase 50% das distribuidoras associadas. Somado a isso, o levantamento de 2023 foi ainda mais abrangente, passando de 64 cargos analisados em 2022 para um total de 87 cargos nesta edição. A pesquisa envolveu 3.031 funcionários, considerando a frequência de salários informados e 5.752 funcionários no efetivo total das empresas. Sem todos esses dados e a contribuição dos RHs das nossas associadas, esse trabalho não teria acontecido.
Com mais de 3 mil informações salariais das 29 empresas associadas que participaram, tivemos um recorde de adesão, chegando a quase 50% das distribuidoras associadas. Somado a isso, o levantamento de 2023 foi ainda mais abrangente, passando de 64 cargos analisados em 2022 para um total de 87 cargos nesta edição. A pesquisa envolveu 3.031 funcionários, considerando a frequência de salários informados e 5.752 funcionários no efetivo total das empresas. Sem todos esses dados e a contribuição dos RHs das nossas associadas, esse trabalho não teria acontecido.
Quem participa tem acesso a informações privilegiadas, valiosas para a gestão, com uma tabulação confidencial de dados comparativos detalhados em relação às informações fornecidas. Cada empresa participante recebeu um relatório analítico individual e robusto, enviado diretamente pela Remunerar. A Abradisti não tem acesso aos dados de cada empresa, fazemos questão de manter a confidencialidade no compromisso com os participantes.
Quem participa tem acesso a informações privilegiadas, valiosas para a gestão, com uma tabulação confidencial de dados comparativos detalhados em relação às informações fornecidas. Cada empresa participante recebeu um relatório analítico individual e robusto, enviado diretamente pela Remunerar. A Abradisti não tem acesso aos dados de cada empresa, fazemos questão de manter a confidencialidade no compromisso com os participantes.
Quem participa tem acesso a informações privilegiadas, valiosas para a gestão, com uma tabulação confidencial de dados comparativos detalhados em relação às informações fornecidas. Cada empresa participante recebeu um relatório analítico individual e robusto, enviado diretamente pela Remunerar. A Abradisti não tem acesso aos dados de cada empresa, fazemos questão de manter a confidencialidade no compromisso com os participantes.
Com os dados do relatório, o gestor pode fazer uma simulação de custos de folha de pagamento, analisar e identificar eventuais desvios de valores de remuneração que estão abaixo do mercado. É possível
Com os dados do relatório, o gestor pode fazer uma simulação de custos de folha de pagamento, analisar e identificar eventuais desvios de valores de remuneração que estão abaixo do mercado. É possível
Com os dados do relatório, o gestor pode fazer uma simulação de custos de folha de pagamento, analisar e identificar eventuais desvios de valores de remuneração que estão abaixo do mercado. É possível
também identificar e estudar caso a caso os profissionais que estejam com valores de remuneração acima do padrão em mais de 20%, por exemplo.
também identificar e estudar caso a caso os profissionais que estejam com valores de remuneração acima do padrão em mais de 20%, por exemplo.
também identificar e estudar caso a caso os profissionais que estejam com valores de remuneração acima do padrão em mais de 20%, por exemplo.
Destacamos cinco ponderações relevantes sobre práticas e concessões de benefícios apontados pela Remunerar neste ano:
Destacamos cinco ponderações relevantes sobre práticas e concessões de benefícios apontados pela Remunerar neste ano:
Destacamos cinco ponderações relevantes sobre práticas e concessões de benefícios apontados pela Remunerar neste ano:
1. Importantíssimo avaliar, escutar e conhecer os públicos para os quais concedemos os benefícios;
1. Importantíssimo avaliar, escutar e conhecer os públicos para os quais concedemos os benefícios;
1. Importantíssimo avaliar, escutar e conhecer os públicos para os quais concedemos os benefícios;
2. A percepção de valor de cada funcionário é muito diferente sobre cada um dos benefícios;
2. A percepção de valor de cada funcionário é muito diferente sobre cada um dos benefícios;
2. A percepção de valor de cada funcionário é muito diferente sobre cada um dos benefícios;
3. Benefício é salário indireto;
3. Benefício é salário indireto;
3. Benefício é salário indireto;
4. Não incidem impostos sobre valores gastos com benefícios e ainda há dedução;
4. Não incidem impostos sobre valores gastos com benefícios e ainda há dedução;
4. Não incidem impostos sobre valores gastos com benefícios e ainda há dedução;
5. Não é benevolência ter uma robusta prática de RH ou benefícios, é uma questão de competitividade e visão de negócio para atrair e reter profissionais de valor na empresa.
5. Não é benevolência ter uma robusta prática de RH ou benefícios, é uma questão de competitividade e visão de negócio para atrair e reter profissionais de valor na empresa.
5. Não é benevolência ter uma robusta prática de RH ou benefícios, é uma questão de competitividade e visão de negócio para atrair e reter profissionais de valor na empresa.
Expresso aqui o nosso agradecimento a todos os associados que participaram desse estudo e seguem engajados, juntamente com a Abradisti, para aprimorarmos cada vez mais a gestão dos negócios em nosso setor.
Expresso aqui o nosso agradecimento a todos os associados que participaram desse estudo e seguem engajados, juntamente com a Abradisti, para aprimorarmos cada vez mais a gestão dos negócios em nosso setor.
Expresso aqui o nosso agradecimento a todos os associados que participaram desse estudo e seguem engajados, juntamente com a Abradisti, para aprimorarmos cada vez mais a gestão dos negócios em nosso setor.
Acesse o conteúdo gratuito
Acesse o conteúdo gratuito
Acesse o conteúdo gratuito
Sumário Público de Resultados da 6ª Pesquisa Salarial Abradisti
Sumário Público de Resultados da 6ª Pesquisa Salarial Abradisti
Sumário Público de Resultados da 6ª Pesquisa Salarial Abradisti
* Mariano Gordinho, presidente-executivo da ABRADISTI - Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação
* Mariano Gordinho, presidente-executivo da ABRADISTI - Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação
https://page.abradisti.org.br/ sumario-publico-de-resultadospesquisa-salarial-abradisti-2023
https://page.abradisti.org.br/ sumario-publico-de-resultadospesquisa-salarial-abradisti-2023
https://page.abradisti.org.br/
sumario-publico-de-resultadospesquisa-salarial-abradisti-2023
*Por Mariano Gordinho
*Por Mariano Gordinho
*Por
* Mariano Gordinho, presidente-executivo da ABRADISTI - Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação
Você já parou para pensar como a transformação digital mudou o mundo corporativo nos últimos anos?
Todos os setores tiveram algum tipo de impacto com o incremento das novas tecnologias em maior ou menor grau e, não foi diferente no mercado de impressão que tem se reinventado para atender a nova demanda digital.
Um dado bem interessante no que se refere ao segmento é que as vendas dos equipamentos de impressão estão em alta, só para termos ideia no primeiro trimestre desse ano, segundo a IDC, estimulado pelo aquecimento do setor corporativo e normalização da disponibilidade de produtos, o segmento faturou R$ 820 milhões o que representa cerca de 20% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Em termos de volume, foram vendidas mais de 609 mil unidades entre janeiro e março de 2023, um aumento significativo de 26% na mesma comparação. Desse total, 498 mil foram impressoras jato de tinta, 110 mil a laser e outras 1 mil matriciais.
Observamos que os índices são positivos e revelam a retomada do segmento neste ano. “O mercado inteiro de impressão está se renovando, trazendo novas tecnologias, novos softwares, sistemas integrados a clouds e
isso é o futuro. Há uma procura maior por dispositivos mais robustos e tecnológicos que trarão maior valor agregado para o consumidor”, avalia Reinaldo Sakis, diretor de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices da IDC.
O QUE TEM SIDO FEITO PELAS CORPORAÇÕES PARA CONQUISTAR OS NOVOS CLIENTES
Não existe uma fórmula mágica para fechar um negócio, cada empresa desenvolve uma política estratégica para conquistar os clientes, a marca centenária Xerox, por exemplo, disponibiliza um amplo portfólio que vai desde uma impressora para pequenas demandas até soluções de produção para altíssimo volume com o recurso do jato de tinta. “No segmento de escritório, nossas multifuncionais têm um importante papel no processo de transformação digital no SMB ou no mundo corporativo. Neste ano, vamos lançar 6 multifuncionais com a inovadora tecnologia ConnectKey, que permite ir muito além da impressão através de mais de 100 aplicativos disponíveis, muitos com o uso de inteligência artificial”, compartilha Ticiana Neves, Head of LATAM Field Marketing da Xerox.
A HP Inc. disponibiliza um portfólio completo para quem imprime muito ou pouco, para a companhia, o Brasil é um celeiro de oportunidades no segmento. “Temos uma linha voltada para empresas, com impressoras alimentadas por cartucho, tanque de tinta, toner, laser, além de outra para a impressão gráfica e grandes formatos. Além disso, a HP Inc. está atenta a questão sustentável, para isso, lançamos uma impressora feita com mais de 45% de plástico reciclado, e essa ação se reflete no nosso propósi-
to de ações voltadas para um impacto positivo no planeta”, afirma Aristeia Aria, Commercial & Consumer - Channel Manager para o Brasil da HP.
Por sua vez, a Agis conta com uma Unidade de Negócios especializada em atender o mercado de Impressão, Digitalização e Serviços. “Temos em nosso portfólio de produtos, marcas que são referências de mercado, além de uma estrutura de serviços que nos possibilita atender uma vasta oferta de negócios e oferecer soluções completas para nossos canais. No último ano, por exemplo, entendemos a necessidade de trazer novas ofertas e introduzimos novas frentes de negócios, como Impressão 3D, Fragmentadoras e Equipamentos DTG (direto no tecido), que trouxeram excelentes resultados de vendas no primeiro semestre de 2023”, pontua Alex George Mathias, gerente da Unidade de Negócio Print Solutions.
Esta também é a visão de Glauco Ferreira, diretor de Vendas da Epson,
Aristeia Aria, da HP Inc.: Temos o propósito de criar ações voltadas para um impacto positivo no planeta
• www.partnersales.com.br • 42 Estratégias | Especial de Impressão
Ticiana
Neves,
da
Xerox:
A Xerox é referência quando se fala de desenvolvimento responsável e sustentável
destacando que é preciso apostar em soluções inovadoras de tecnologia e sustentabilidade. “É um movimento que já está presente há alguns anos e ultimamente tem ganhado mais força. Há uma busca por conectividade, pela produção de equipamentos que tenham como referência o cuidado com o meio ambiente, através de ações como a busca pelo fim da emissão de carbono, uso de energia 100% sustentável e por produtos mais duráveis. Lançamos, no mês de julho, as novas impressoras e multifuncionais corporativas WorkForce Pro C5000 e WorkForce Enterprise AM-Series, produtos que estão alinhados diretamente com a proposta de uma indús-
tria mais sustentável e com menor uso de energia”, diz o executivo.
Por sua vez, Flávio Moraes Jr., VP & Brazil Chief Executive da Ingram Micro, revela que nos últimos anos, a empresa infundiu um ritmo acelerado de mudanças no Brasil, com a ampliação do portfólio em diversas verticais do mercado. “Dispomos de uma unidade de Impressão, com uma grande liderança em marketing share das fabricantes HP Inc., Epson e Canon. Foi formada uma equipe dedicada para o atendimento das revendas, time este treinado e altamente qualificado para atender e indicar a melhor solução à demanda dos canais”, agrega o executivo.
Já a Cogra se transformou em uma referência na oferta de soluções de produtos e serviços voltados a impressão e gerenciamento de documentos no país. “A nossa empresa está consolidada no setor de impressão como uma empresa líder em distribuir soluções inovadoras e produtos de alta qualidade. Ao passar dos anos, conseguimos construir uma reputação bem sólida ao oferecer uma variedade de produtos e serviços que atendem às necessidades variadas de nossos clientes. Adotamos algumas soluções estratégicas para a conquista de novos clientes em pontos como a capacitação, treinamento e a oferta de valor agregado”, ressalta Ricardo Marques, diretor geral da Cogra.
MODALIDADE AS A SERVICE ESTÁ NO TOPO PARA AUMENTAR A RECEITA DA REVENDA
Que o recurso “As a Service” já tomou conta do mercado não é novidade, o formato é uma resposta a imediata
ao que chamamos de convergência de produtos em serviços, algo que se potencializou de 2019 para cá, hoje em dia praticamente todo tipo de produto é oferecido dessa forma, o que gera novas receitas a toda cadeia: fabricantes, distribuidoras e revendas.
A SND, por exemplo, trabalha com a fabricante Brother, e oferta as soluções de impressoras Laser de pequeno e médio porte, apostando fortemente na linha jato de tinta, com ofertas de produtos de entrada, baixo custo de impressão e produtos sustentáveis, relata Daniel Torres, Head de Produtos da SND. “Nós atuamos no formato “As a Service”, através da FS Rental, uma empresa que faz parte da holding SND. A companhia possui um amplo portfólio de produtos atendendo vários segmentos do mercado, com soluções de impressoras fiscais, equipamentos de TI para vários segmentos com produtos em estoque, como desktop, notebook, smartphone, impressoras fiscais, e outros. A receita recorrente de serviços é um modelo lucrativo e sustentável para o parceiro SND, e permite saber quanto irá faturar em curto, médio e longo prazo”, relata o executivo.
De olho na geração de lucro para a revenda, a Ingram Micro disponibiliza a modalidade HaaS (Hardware as a Service). “Por meio de um processo rápido, conseguimos atender a todos os usuários que necessitam adquirir hardware, mas que também precisam reduzir custos. Nessa operação, o usuário negocia a locação por meio do canal credenciado. Esse parceiro demanda a operação para a Ingram Micro que, por sua vez, formaliza a
Alex George Mathias, da Agis: Introduzimos novas frentes de negócios, como Impressão 3D, Fragmentadoras e Equipamentos DTG
• www.partnersales.com.br • 44 Estratégias | Especial de Impressão
Ricardo Marques, da Cogra: Estamos consolidados no setor de impressão como uma empresa líder em distribuir soluções inovadoras
cessão com a entidade financeira”, contextualiza Moraes Jr..
Fabiano Peres, diretor de Vendas de Printing Solutions Group da Canon, agrega que o line-up atual da fabricante é bem extenso e cobre praticamente todas as categorias de impressão. “Vai desde o line-up Ink-Jet para home office, até impressoras rolo a rolo para área de comunicação visual, produção e impressoras técnicas para engenharia, por exemplo. Acreditamos que um portfólio abrangente é um fator que contribui para a força da marca. Temos uma linha forte de Saas (Software as a Service) e alguns programas como o uniFLOW Online – Programa de Gestão do parque de impressão; Therefore Online – Gerenciador Eletrônico de Documentos, hospedado na estrutura da Azure – Microsoft; e também o JurisfAI – programa que usa os recursos de Inteligência artificial para leitura e análise de peças jurídicas”, resume o executivo.
NOVIDADES DAS CORPORAÇÕES
PARA UM DESENVOLVIMENTO RESPONSÁVEL, SUSTENTÁVEL E TECNOLÓGICO
Quando abordamos o escopo de negócios das corporações especializadas em impressão, um ponto determinante é a sustentabilidade que está inserida em todo o processo desde a fabricação dos equipamentos, até a entrega dos produtos nos pontos de vendas. “A Xerox é referência no mercado quando se fala de desenvolvimento responsável e sustentável. Em relação à tecnologia que oferecemos a nossos canais, podemos olhar sob duas perspectivas. 1) Sob a ótica dos equipamentos em si, o compromisso da Xerox é que 100% de seus novos produtos qualificados recebam
a certificação ENERGY STAR e EPEAT, meta que temos cumprido todo os anos desde 2010; 2) Outra análise é sob a ótica da impressão inteligente onde nossas soluções de advanced analytics entregam relatórios detalhados de seu ambiente de impressão e de como otimizá-lo de forma sustentável, econômica e produtiva”, compartilha Ticiana, da Xerox.
Marques, da Cogra, agrega que a corporação tem como compromisso ofertar soluções que visam um desenvolvimento responsável, sustentável e tecnológico. “Apostamos em pontos importantes como: Treinamento e Capacitação, Sustentabilidade Integrada, Parcerias Estratégicas, Acompanhamento e Gestão de Contas, Incentivos Financeiros e Campanhas de Incentivos de Vendas. Nossa empresa visa liderar o setor pelo exemplo, catalisando um movimento em direção a um mercado mais responsável, sustentável e tecnologicamente avançado. Estamos comprometidos em capacitar nossos parceiros a se destacarem nesse cenário em constante evolução”, resume o diretor geral.
Para a Epson, a integração entre impressoras e aplicativos/dispositivos móveis num ambiente digital e o lançamento de equipamentos mais duráveis fazem parte do novo momento da indústria. “Na Epson, por exemplo, temos incluído em nossos lançamentos a tecnologia PrecisionCore Heat-Free em nossas cabeças de impressão, que pode ser utilizada em impressoras comerciais, residenciais ou da indústria, e proporciona qualidade superior às impressões e alta produtividade, sem uso de calor – e o Epson Print Admin, software utili-
Flávio Moraes Jr., da Ingram Micro: Dispomos de uma unidade de Impressão, ofertamos soluções das fabricantes HP Inc., Epson e Canon
zado em impressoras corporativas”, relata Ferreira da Epson.
AGENDA ESG E INICIATIVAS PARA A RECICLAGEM DE PRODUTOS
A Agenda ESG já faz parte do plano estratégico da maioria dos grandes players que encontraram inúmeras formas em seu plano operacional para diminuir o impacto do planeta. “Temos um programa exclusivo que se refere ao tema “sustentabilidade”, o “Agis Sustentável” que foi criado com o objetivo de unificar todas as ações que a companhia realiza em prol do meio ambiente há muito tempo. Quando abordamos as nossas fabricantes parceiras, um dos principais pontos de atenção é que toda abertu-
Glauco Ferreira, da Epson: Há uma busca por conectividade, pela produção de equipamentos em prol do meio ambiente
Y OUR TA G LINE GOES HERE
45 • www.partnersales.com.br •
PRINTSTUDIO
ra de negócio deve ser fundamentada nesse tema, por exemplo, nos contratos de fornecimento de equipamento”, pontua Mathias, da Agis.
Ticiana, da Xerox, destaca que analisar todos os critérios para um mundo mais sustentável é importantíssimo para a corporação. “Desde que estabelecemos nossas primeiras metas em 2002, eliminamos o equivalente a 320.000 toneladas de dióxido de carbono e reduzimos significativamente nosso consumo de energia e emissões de gases do efeito estufa. Nossas credenciais de sustentabilidade são refletidas em diversos reconhecimentos, tais como: Líder em Sustentabilidade na Indústria de Impressão pelo Quorcica, Energy Star Partner of the Year,
Selo Terra Carta concedido na Conferência das ONU sobre Mudanças Climáticas, 100 Empresas mais sustentáveis do Corporate Knights entre outros”, diz a executiva.
Essa também é a visão de Torres da SND, revelando que a distribuidora possui boas práticas no que se refere aos 03 pilares do ESG. “A Responsabilidade Social e Corporativa faz parte do DNA da SND, pois acreditamos que melhorar o ambiente em que estamos inseridos, vai além do pagamento de impostos e geração de empregos. Também adotamos e estimulamos a conduta ética em todo nosso ecossistema, trabalhando com transparência para que todos tenham acesso a visão de sustentabilidade de como nos posicionamos no mercado. Em reciclagem de produtos, por exemplo, temos uma parceria com a Green Eletron que nos auxilia com as práticas de coleta dos resíduos sólidos para colocar em prática a logística reversa de forma eficiente e sem danos ao meio ambiente”, conta o executivo.
Já Aristeia, da HP, relata que, desde 1991, a HP tem o HP Planet Partners, programa de Logística Reversa e Reciclagem, que tem como objetivo oferecer soluções de coleta e reciclagem para todo o portfólio de produtos da HP (computadores, impressoras, suprimentos de impressão e soluções gráficas). “No Brasil, desde 2012 o Centro de Inovação e Reciclagem, desenvolvido com o nosso principal parceiro de manufatura local recicla produtos HP em fim de vida útil e os reinsere na cadeia produtiva de novos produtos HP. Até o momento, 10 milhões de impressoras
foram fabricadas com conteúdo reciclado”, conta a executiva.
Por sua vez, a Canon possui o “Estatuto Ambiental Canon Américas” que visa contribuir para a criação de uma sociedade que pratique o desenvolvimento sustentável. “Isso é praticado pelo grupo Canon e incentivado em todos os parceiros. O estatuto visa harmonizar interesses ambientais, econômicos e sociais em todas as práticas comerciais, produtos e serviços; oferecendo produtos de baixo impacto ambiental através de melhorias inovadoras em termos de eficiência dos recursos”, compartilha Peres.
Para concluir, antes de investir no portfólio de soluções, produtos e serviços do segmento de impressão é fundamental conhecer qual a agenda de ESG de cada corporação. Uma recente pesquisa realizada pela Opinion Box mostra que 67% dos consumidores brasileiros possuem o hábito de procurar sobre as práticas ESG de uma empresa antes de adquirir o seu produto. O Relatório ESG e Sustentabilidade traz inúmeros insights do que pensa o consumidor brasileiro no que tange a responsabilidade ambiental das companhias, você sabia que 75% dos consumidores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de encantá-los, e que 57% já deixaram de comprar produtos quando descobriram que determinada marca prejudica o meio ambiente de alguma forma. Enfim, antes de fechar uma parceria é preciso conhecer profundamente as marcas que trabalham a favor de um futuro mais sustentável.
Daniel Torres, da SND: A Responsabilidade Social e Corporativa faz parte do DNA da SND
Fabiano Peres, da Canon: Acreditamos que um portfólio abrangente é um fator que contribui para a força da marca
• www.partnersales.com.br • 46 Estratégias | Especial de Impressão
FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DOS GRANDES PLAYERS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS
Xerox e Cogra Distribuidora apresentam a impressora C7120
A Xerox em parceria com a Cogra Distribuidora disponibiliza a impressora Xerox C7120 que é uma impressora multifuncional A3 laser colorida.
Esta solução completa vem com a velocidade de impressão de até 20 ppm, com capacidade de impressão de até 87.000 páginas por mês, sendo a máquina perfeita para oferta a escritórios de médio porte que requerem alta capacidade de produção de documentos.
A Cogra Distribuidora disponibiliza a você revenda, a Xerox C7120, a ferramenta perfeita para sua oferta de solução de impressão e digitalização para atender as necessidades dos seus clientes. Chame agora mesmo o time da Cogra Distribuidora e descubra as vantagens e benefícios de se tornar um parceiro Cogra e revender toda a linha de produtos Xerox.
A Cogra Distribuidora oferta as soluções da GODEX
Se você, canal, procura por produtos inovadores de impressão de código de barras, entre em contato com a Cogra Distribuidora.
A empresa importa e distribui os produtos da marca GODEX no Brasil.
Fundada em 1993, com sede em Taipei Taiwan, a GODEX International é uma empresa de engenharia especializada em projetar e fabricar produtos de impressão de código de barras que lideram a indústria na categoria de alto desempenho. A GODEX tem escritórios nos EUA, Europa e China e seus produtos são distribuídos em todo o mundo.
Com foco em atender a diferentes mercados e aplicações, a Cogra oferta produtos que atendem pequenas, médias e altas produções com excelente custo X benefício para seus parceiros, oferecendo produtos completos, robustos e confiáveis.
O aplicativo HP Smart App é completo!
Através deste aplicativo é possível instalar as impressoras da HP sem preocupações, usando a autoconfiguração guiada, que indica o passo a passo de maneira simples e rápida.
Com ele também é possível imprimir, copiar e digitalizar documentos com praticidade, rapidez e de qualquer lugar.
O app permite a escolha da qualidade de impressão, se colorido ou apenas em preto, selecionar quais e quantas páginas a imprimir, além da consulta e acompanhamento dos níveis de tinta da impressora.
O HP Smart App também oferece impressões diretamente do dispositivo HP para Imprimir, onde estão disponíveis dezenas de conteúdos gratuitamente, desde atividades para colorir com as crianças até planners para facilitar o dia a dia.
Indique o aplicativo HP Smart para seus clientes e venda mais.
47 • www.partnersales.com.br •
América Latina
Entre os dias 10 e 13 de julho, o público conferiu mais de 10 mil produtos de 1.500 marcas nacionais e internacionais
Considerada, a maior feira de negócios entre a indústria e o varejo de eletros, Internet das Coisas (IoT), celulares, gamers, mobilidade e TI da América Latina, a Eletrolar recebeu um público recorde de mais de 32 mil pessoas e as tendências do varejo que vão estar à venda ainda neste semestre.
Alguns pontos permearam os mais de 600 expositores que participaram da feira, são eles: inovação, tecnologia, conforto, praticidade e sustentabilidade. “Uma das principais tendências do varejo que tem se estabelecido nos últimos anos é a sustentabilidade, que pode ser vista no carro elétrico, nas lâmpadas inteligentes, nos painéis de energia solar, nos produtos feitos com material reciclado, da categoria eletros, que consomem menos água e energia, até no descarte de lixo eletrônico. Tivemos inúmeras novidades este ano, na Arena Comex by Maersk, por exemplo, foram discutidas as questões tributárias, administrativas, financeiras, comerciais, aduaneiras, etc. Já no Espaço de e-commerce, a indústria e o varejo se encontraram para a atualização do direcionamento do e-commerce para novas tecnologias, estratégias de vendas, distribuição e personalização”, compartilhou Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar, realizador da Eletrolar Show.
Entre os destaques apresentados na feira estava o Espaço Casa Inteligente. “No local, demonstramos como uma residência pode ser conectada, desde a entrada, com as fechaduras que dispensam chave, até os interruptores que transformam lâmpadas normais em inteligentes. Da limpeza conectada por meio do aspirador-robô que pode ser acionado à distância, até as câmeras de vigilância que funcionam a bateria e também foram apresentadas as
antenas parabólicas digitais. Tudo num só espaço”, contou Clur.
EMPRESAS ESTREANTES E VETERANAS APRESENTARAM SEUS
LANÇAMENTOS PARA MOVIMENTAR AS VENDAS DO VAREJO
Um dos pontos altos da feira, foram as novidades apresentadas nos estandes dos grandes players.
Em sua 6ª participação, a TS Shara apresentou a linha de nobreaks UPS Senoidal Universal 4 em 1 que permite conexão à rede elétrica em todo país, e os nobreaks de Racks 2U Universal que são eficazes para garantir o fornecimento de energia e proteção à máquinas sensíveis e de alto desempenho. “Além disso, levamos a linha de PDUs (Unidade de Distribuição de Energia) inteligentes, que permitem o controle e gerenciamento remoto das tomadas e chaves estáticas de transferência. Os usuários puderam ativar ou desativar dispositivos eletrônicos remotamente por meio de aplicativos móveis ou assistentes de voz, aproximando todos sobre as tendências de automação residencial e à conectividade de IoT”, ressaltou Pedro Al Shara, CEO da TS Shara.
Quem aterrizou na feira pela primeira vez foi a Ingram Micro que aproveitou a ocasião para investir no networking com os clientes. “A Ingram Micro teve como foco divulgar todas as suas possibilidades de oportunidades aos varejistas. Podemos citar os segmentos
Eletrolar Show se destacou como a principal vitrine de lançamentos inovadores e tecnológicos na
• www.partnersales.com.br • 48 Flash | Eventos em Destaque
de computadores (PCs e notebooks), impressoras, no-breaks, estabilizadores, games, TVs, monitores, projetores, componentes e prestação de serviços como ITAD - nosso serviço de logística reversa, gestão e descarte de ativos de TI, serviços de suporte ao ciclo de vida, destruição de dados e trade in para equipamentos eletrônicos, soluções financeiras, treinamentos e etc”, agregou Welington Sousa, diretor de Marketing, BI e CX, da Ingram Micro.
Outra estreante na feira, mas no que se refere a estande próprio, foi a BenQ que disponibilizou novidades como os monitores Zowie, Mobiuz, além dos projetores gamers e home cinema com resolução de 1080p à 4K. “O maior sucesso foi o lançamento dos mouses wireless e o monitor 360Hz da Zowie. Outro ponto interessante é que o mercado vem crescendo ano após ano no que diz respeito ao mundo gamer e produtos de altíssima qualidade, sendo assim, um evento como este é de extrema importância para que nós fabricantes possamos demonstrar na prática às revendas e compradores os produtos mais inovadores que existem”, contextualizou Lu -
Por sua vez, a Positivo Tecnologia, por meio da Positivo Casa Inteligente, participou pela sétima vez da Eletrolar Show e ofereceu aos visitantes uma experiência única e imersiva com os dispositivos conectados da empresa. “Foi uma edição bastante especial para a marca porque tivemos a oportunidade de transformar uma área de destaque do evento em uma verdadeira smart home, com os principais dispositivos inteligentes do portfólio da Positivo disponíveis para experimentação prática do público. Levamos as diversas soluções de automação residencial, segurança e roteadores smart da Positivo Casa Inteligente como: Smart Lâmpada Wi-fi RGB, Smart Robô Aspirador Wi-fi e Smart Robô Aspirador Wi-fi Laser, Smart Câmera Bot Wi-fi, etc”, disse Rafael Sczcepanik, coordenador de Produtos da Positivo Casa Inteligente.
Outra veterana da Eletrolar, em edições anteriores, que esteve presente foi a Nagem. “Ficamos
entusiasmados em retomar à feira após um tempo ausente. A Eletrolar Show representa um ambiente estratégico e fundamental para as empresas do setor, pois proporciona uma plataforma essencial para o lançamento de novos produtos, a construção de parcerias estratégicas e a interação com uma ampla variedade de profissionais e público diversificado. Na feira, apresentamos impressoras, scanners, notebooks, pilhas e etc”, relatou a equipe de Marketing da Nagem.
Para concluir, a Eletrolar Show, principal feira de negócios B2B na América Latina, representou um grande encontro de players e consumidores que visam fechar novas transações comerciais até dezembro. “Tivemos um primeiro semestre com crescimento nas vendas de eletroeletrônicos de 13%. O incentivo do 13º salário, as férias de final de ano e as compras de Natal devem manter o crescimento das vendas do setor de Varejo no segundo semestre”, concluiu Clur, do Grupo Eletrolar.
cas Constantino Lima, gerente de Produtos B2C da BenQ.
Flash | Eventos em Destaque 49 • www.partnersales.com.br •
Principal feira do varejo apresenta os mais recentes produtos e soluções inovadores da era digital
Livro ‘Princípios’ mostra como alcançar o sucesso
‘Princípios’ é o livro do investidor, empresário e autor Ray Dalio. Conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos” e fundador da empresa americana de gestão de investimentos Bridgewater Associates, Dalio aponta quais são as técnicas mais adequadas e eficientes para auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos e o sucesso na tomada de decisões.
Espetáculo dos Beatles encanta o público nostálgico
Destinado aos fãs dos Beatles e público em geral, o Espetáculo Hey Jude e Orquestra, terá uma apresentação especial no dia 19/10, no Teatro Bradesco - R. Palestra Itália, 500 - 3° Piso – Perdizes – São Paulo.
Formado por Cesar Kiles (Paul McCartney), Thomas Arques (George Harrison), Renato Almeida (Ringo Starr) e Thiago Gentil (John Lennon), a apresentação conta com orquestra, efeitos especiais, projeções e diversos figurinos.
Novo Podcast “Fecha a conta, por favor?”, aborda a Gastronomia e os Negócios
A rede social especializada em gastronomia Mundo R. acaba de lançar o podcast “Fecha a conta, por favor?” que traz aos ouvintes um bate-papo descontraído e informativo sobre temas que vão além das panelas.
O podcast, conduzido por Jorge Lima, fundador do Mundo, é destinado a todos os amantes da gastronomia que querem descobrir os segredos por trás dos pratos deliciosos que encontramos ao sair para comer.
• www.partnersales.com.br • 50 After Hours