SINAL VERDE
INFORMATIVO DA LIDERANÇA DO PARTIDO VERDE Líder: Dep. Sarney Filho
Brasília, 16 a 20 de maio de 2011
Ano 3
n° 61
Pressão dos verdes adia votação do Código Florestal Foi decisiva a atuação do Partido Verde no adiamento da votação do projeto que altera o Código Florestal Brasileiro na semana passada. Sob o comando do líder do partido, deputado Sarney Filho (MA), e da ex-senadora Marina Silva (AC), os deputados da bancada do PV lideraram a resistência contra a tentativa de desmonte da legislação ambiental. No Plenário, os verdes apresentaram vários requerimentos para impedir a votação e travaram o bom debate apresentando argumentos consistentes contra aproposta do relator. Ao mesmo tempo, mantiveram estreito canal de negociação com o governo Graças a estratégia do PV, após 14 horas de discussão a sessão, com o apoio do governo, foi encerrada sem a apreciação da matéria. Segundo o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) não há previsão para a proposta do novo Código Florestal (PL 1876/99) voltar à pauta do Plenário. Enquanto uma nova data não é marcada, os verdes continuam trabalhando para o aperfeiçoamento do texto. “Quanto mais tempo a gente tem para avaliar essas mudanças menos ruim fica a propos-
ta apresentada pela comissão especial. O campo de consenso tem se ampliado e as questões cruciais para manutenção da nossa biodiversidade tem sido encaradas com seriedade” avaliou o líder do PV, deputado Sarney Filho (MA). Para a bancada foi muito importante a participação do líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), durante o processo de negociação, bem como a sensibilidade do ministro Palocci, que se colocou como interlocutor entre governo, parlamentares e representantes da sociedade. Marina Silva afirmou que o Código Florestal não pode ser discutido longe da população que será afetada pelas novas regras. “Corretamente, foi adiada mais uma vez a votação. Pois, como dizíamos, era uma votação açodada, sem conhecimento da população, sem conhecimento da Casa, sem tempo para que se evitassem as inúmeras pegadinhas que contém o texto”, disse. A participação das entidades ambientalistas como ISA, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, IPAM, entre outros, também tem sido importante para sensibilizar o governo quanto aos riscos das mudanças propostas no Código Florestal.
ACOMPANHE! Reunião de Líderes
Líderes partidários se reúnem para discussão e definição da pauta da semana.Gabinete da Presidência da Câmara, às 15h.
Etanol na gasolina
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove na quinta-feira, 19, audiência pública para discutir a redução da mistura de etanol na gasolina e a política nacional de combustíveis. A audiência para discutir o tema foi sugerida pelo deputado Sarney Filho (PV-MA)