O Mensageiro - jul2017

Page 17

ainda que de forma precária, cuidando principalmente dos mais necessitados. A caridade antes da ciência! Começou a fazer um trabalho de catequese para crianças e jovens na igreja. Embora ainda leigo, começou a catequizar e se preocupou em preparar as pessoas para cuidar da catequese das crianças. Mais tarde, concilio de Trento mandou que todas as dioceses e paróquias tivessem catecismo para as crianças. O Concilio deixou a norma. SAMZ começou a fazer isso ainda antes de ser padre e depois continuou nesse trabalho, criando também em Milão escola de catequese. E deixou também uma escola para a formação de catequistas. Outro ponto de suma importância é a Eucaristia: promover a participação nas missas, a comunhão frequente e adoração ao Santíssimo. A Adoração das 40 horas, que ele difundiu, começou lá em Milão. Nessa época, os barnabitas e as Angélicas não tinham paróquias. Dedicavam-se à missão: saiam para fazer missão em outras cidades, em conventos e fazer formação, renovando o fervor cristão. Para incentivar o contato com a Palavra de Deus, ele começou, em Milão, a formar um grupo de reflexão: os Amigos.

Foi dentro desse grupo de reflexão bíblica, que ele escolheu colaboradores que foram formar os grupos dos Padres, das Angélicas (as moças) e o grupo dos Casados de S. Paulo. A pastoral familiar bem como a catequese são coisas que são características dele lá em 1500 e pouco. Isto anima a gente a colocar em prática na Paróquia. Eu acho muito interessante isso, porque Deus faz uma proposta para a gente, não fui eu que fui procurar fazer do jeito que eu queria, do jeito que eu imaginava. Ele me propôs SAMZ, a seguir SAMZ na congregação Barnabita. Pascom: Para encerrarmos essa entrevista e levando em conta que estamos no mês que celebramos a memória do seu Pai espiritual, o que mais inspira o senhor em SAMZ? PADRE LUIZ ANTONIO: A sua atualidade, aquilo que ele disse no século XVI sob uma influência das obras e da presença do orientador espiritual dele... SAMZ estudou medicina, foi educado por sua mãe, participou da escola paroquial, ele foi formado em um humanismo cristão muito intenso de tal forma que tudo aquilo que ele gostaria de dar a Deus ele dava ao próximo, pois o próximo

nos leva a Deus! Leigos, pessoas de vários locais do país dizem a mesma coisa: este é um santo atual, parece que ele mora na casa da esquina, de tão próximo que está de nós! PADRE SEBASTIAO: Quando a gente começa a conhecer melhor SAMZ, e eu acho que isso muitos de vocês que estão próximos de nós também já conhecem, é a devoção a Jesus Crucificado e a Eucaristia. Esses são os dois pontos que SAMZ, nos seus escritos, nas suas cartas, na orientação que ele dava aos seus primeiros escolhidos, aos companheiros que ele chamava. Tem um oferecimento especial quando a gente faz os votos, não é só não se casar, mas cultivar a castidade, obedecer de coração e não se apegar às coisas materiais. Que a vida e exemplo de santidade de Santo Antônio Zaccaria sejam capazes de nos guiar nos caminhos da vida, para que nunca percamos o foco no que mais almejamos: construir o Reino de Cristo! Que Santo Antônio Maria Zaccaria nos encaminhe para esse Reino! Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.