Boletim paroquial santiago 1144

Page 1

Este fim de semana (6 e 7 de Nov.): Sábado: Salão Paroquial (21h00): Reunião de Acólitos. Domingo: Ig. Matriz de Bougado (16h30): Adoração ao Santíssimo com canto de Vésperas. Terça-feira (dia 9): Ig. Matriz (21h00) - Ensaio de todo o coro paroquial. Sexta-feira (dia 12): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao Santíssimo Sacramento (orientada pelo abade e o Apost.º da Oração). Sala 2 (21h00): Reunião das Oficinas de Oração para os recémcrismados e todos os jovens que queiram participar! Sábado (dia 13): Salão Paroquial (21h00): Reunião da Acção Católica Rural. Domingo (dia 14): Ig. Matriz (16h30): Adoração ao Santíssimo com canto de Vésperas. NOVENA DA IMACULADA: de 1 a 8 de Dez. (na Ig. Matriz) será rezada antes da eucaristia.

DINÂMICA DO ADVENO-NATAL: durante o Tempo de Advento e Natal serão distribuídos folhetos com uma dinâmica para se celebrar este tempo litúrgico em casa com as famílias. JORNAL DA VIGARARIA: será distribuído o Jornal de Advento-Natal da nossa vigararia com algumas datas e acontecimentos a saber. “A VOZ DE FÁTIMA”: pede-se aos zeladores de distribuir os jornais deste mês. Obrigado! CONFRARIA DA SRª DO ROSÁRIO: recolherá os anuais na Lagoa , no salão, nos domingos 7 e 14 de Dezembro (das 9h00-12h00). CONTAS: Ofertórios dominicais (29 e 30 de Novembro): 341, 05 eur. / Caixas de esmolas da Igreja Matriz: 17.16 eur. Caixa das Almas: 28.73 eur. (para a Confraria das Almas)/Outras ofertas particulares: 155.00 eur. (para ajuda de custos com busto do Pe. Armindo), 50.00 eur. (para a caridade) e 20.00 eur. (para obras na capela de S. Gens).

CÔNGRUA PAROQUIAL: Podem todos os paroquianos, até ao final do ano, fazerem a sua

oferta/ contributo paroquial. O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia, em especial, para o sustento do seu pároco. Procurem as famílias cumprir com a sua colaboração! MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2015./ INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: ainda existem famílias que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem regularizarem a situação!

Quarta-feira | Capelas de Lantemil e Bairros | 18h00 -19h00 Sexta-feira | Ig. Matriz | 18h00 -19h00

Contactos:

Cartório Horário:

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 Terça-feira a Sexta-feira: www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com 09h30 às 12h30 Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Pç.ª Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA 15h00 às 19h30 Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 Sábado: E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com 9h30 - 12h30

Boletim paroquial nº 1144

Ano XXIII

Semana de 8 a 14 de Dezembro de 2014

1ª leitura (Is 40, 1-5. 9-11):

«Preparai o caminho do Senhor»

Salmo responsorial (Salmo 84):

«Mostrai-nos o vosso amor e dai-nos a vossa salvação» 2ª leitura (2 Pedro 3, 8-14): «Esperamos os novos céus e a nova terra» Evangelho (Mc 1, 1-8): «Endireitai os caminhos do Senhor». A liturgia do segundo domingo de Advento constitui um veemente apelo ao reencontro do homem com Deus, à conversão. Por sua parte, Deus está sempre disposto a oferecer ao homem um mundo novo de liberdade, de justiça e de paz; mas esse mundo só se tornará uma realidade quando o homem aceitar reformar o seu coração, abrindo-o aos valores de Deus. Na primeira leitura, um profeta anónimo da época do Exílio garante aos exilados a fidelidade de Jahwéh e a sua vontade de conduzir o Povo – através de um caminho fácil e direito – em direcção à terra da liberdade e da paz. Ao Povo, por sua vez, é pedido que dispa os seus hábitos de comodismo, de egoísmo e de autosuficiência e aceite, outra vez, confrontar-se com os desafios de Deus. No Evangelho, João Baptista convida os seus contemporâneos (e, claro, os homens de todas as épocas) a acolher o Messias libertador. A missão do Messias – diz João – será oferecer a todos os homens esse Espírito de Deus que gera vida nova e permite ao homem viver numa dinâmica de amor e de liberdade. No entanto, só poderá estar aberto à proposta do Messias quem tiver percorrido um autêntico caminho de conversão, de transformação, de mudança de vida e de mentalidade. A segunda leitura aponta para a parusia, a segunda vinda de Jesus. Convida-nos à vigilância – isto é, a vivermos dia a dia de acordo com os ensinamentos de Jesus, empenhando-nos na transformação do mundo e na construção do Reino. Se os crentes pautarem a sua vida por esta dinâmica de contínua conversão, encontrarão no final da sua caminhada terrena “os novos céus e a nova terra onde habita a justiça”.

Em Jesus, o Evangelho tem o seu «início», para nunca mais deixar de ser anunciado. Com Ele irrompe o tempo da salvação. Este tempo de salvação começa com o aparecimento de João Baptista. Este pregador já pertence ao Evangelho e não é apenas o último dos profetas antes da nova era, uma vez que com ele se começam a cumprir as promessas proféticas. O Batista é apresentado com olhos cristãos e ao serviço de Jesus, o Messias que baptiza no Espírito. A sua pregação encontra muito eco: todos os habitantes acudiam a ele. A importância deste momento na História da Salvação é sublinhada pela figura de João: a sua sobriedade e rigor estimulam à renúncia dos bens da terra a fim de estar livre para Deus; o seu porte profético é um sinal divino de que o Messias está para chegar. O Espírito Santo é o dom dos últimos tempos que purificará a humanidade. Aquele que João anuncia comunicará essa força. O alerta e a vigilância recomendados no 1º domingo do advento, não são passivismo nem inércia. Aos que “aguardam, em jubilosa esperança, a última vinda de Cristo Salvador”, é pedida uma atitude de espírito semelhante à dos que esperavam a Sua 1ª vinda: aplanar curvas e lombas que O não deixam ver, limpar, dentro e fora de nós, os vales que O não deixam passar.

Concedei, Deus omnipotente e misericordioso, que os cuidados deste mundo não sejam obstáculo para caminharmos generosamente ao encontro de Cristo, mas que a sabedoria do alto nos leve a participar no esplendor da sua glória. Por Cristo, Nosso Senhor. Ámen!

Bento XVI disse um dia: «Cheia de graça» é o nome mais belo de Maria, nome que o próprio Deus lhe deu para indicar que desde sempre e para sempre é a amada, a eleita, a escolhida para acolher o dom mais precioso, Jesus, o desejado de todos os povos, o Redentor do homem.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial santiago 1144 by Paróquia de Santiago - Issuu