Avisos e agenda paroquial Este fim de semana (29 e 30 de Nov.): Domingo I do Advento: Inicio do Ano Litúrgico 2014/2015 (Ano B)/ INÍCIO DO ANO DA VIDA CONSAGRADA (30 Nov. 2014 até 2 Fev. 2016). Ig. Nova da Trofa (15h30): Crisma Vicarial Ig. Matriz de Bougado (16h30): Adoração ao Santíssimo com canto de Vésperas. Terça-feira (dia 2): Ig. Matriz (21h00) - Ensaio de todo o coro paroquial. Quarta-feira (dia 3): Ig. Matriz (18h00-19h00) Sacramento da Reconciliação. Sexta-feira (dia 5): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao Santíssimo Sacramento (orientada pelo abade e o Apost.º da Oração). Sala 2 (21h00): Início das Oficinas de Oração para os recém-crismados e todos os jovens que queiram participar! Sábado (dia 6): Salão Paroquial (21h00): Reunião de Acólitos. Domingo (dia 7): Ig. Matriz (16h30): Adoração ao Santíssimo com canto de Vésperas.
NOVENA DA IMACULADA: de 1 a 8 de Dez. (na Ig. Matriz) será rezada antes da eucaristia. DINÂMICA DO ADVENO-NATAL: durante o Tempo de Advento e Natal serão distribuídos folhetos com uma dinâmica para se celebrar este tempo litúrgico em casa com as famílias. JORNAL DA VIGARARIA: será distribuído o Jornal de Advento-Natal da nossa vigararia com algumas datas e acontecimentos a saber. “A VOZ DE FÁTIMA”: pede-se aos zeladores de distribuir os jornais deste mês. Obrigado! CONFRARIA DA SRª DO ROSÁRIO: recolherá os anuais na Lagoa , no salão, nos domingos 7 e 14 de Dezembro (das 9h00-12h00). CONTAS: Ofertórios dominicais (22 e 23 de Novembro): 345,60 eur. ( para o Apostolado dos Leigos) / Caixas de esmolas da Capela S. Gens: 22.35 eur. / Foi entregue à paróquia pelo Grupo da Acção Católica Rural: 330,00 eur. / Foi também oferecido à paróquia um cordão em ouro de promessa à Sª do Rosário.
CÔNGRUA PAROQUIAL: Podem todos os paroquianos, até ao final do ano, fazerem a sua oferta/ contributo paroquial. O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia, em especial, para o sustento do seu pároco: NOTA: Côngrua: Neste mês de Novembro já fizeram o contributo paroquial somente 246 Famílias. Procurem as famílias cumprir com a sua colaboração! MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2015./ INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: ainda existem famílias que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem regularizarem a situação!
Quarta-feira | Ig. Matriz | 18h00 -19h00
Contactos:
Cartório Horário:
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 Terça-feira a Sexta-feira: www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com 09h30 às 12h30 Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Pç.ª Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA 15h00 às 19h30 Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 Sábado: E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com 9h30 - 12h30
Santiago de Bougado Boletim paroquial nº 1143
Ano XXIII
Semana de 1 a 7 de Dezembro de 2014
Palavra de Deus: Semana I | Tempo Advento | Ano B
“Primeirear” 1ª leitura (Is 63, 16b-17. 19b; 64, 2b-7): «Oh se rasgásseis os céus e descêsseis»
Salmo responsorial (Salmo 79): «Senhor nosso Deus, fazei-nos voltar, mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.» 2ª leitura (1 Cor 1, 3-9): «Esperamos a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo.» Evangelho (Mc 13, 33-37): «Vigiai, porque não sabeis quando virá o dono da casa ».
A liturgia do primeiro Domingo do Advento convida-nos a equacionar a nossa caminhada pela história à luz da certeza de que “o Senhor vem”. Apresenta também aos crentes indicações concretas acerca da forma devem viver esse tempo de espera. A primeira leitura é um apelo dramático a Jahwéh, o Deus que é “pai” e “redentor”, no sentido de vir mais uma vez ao encontro de Israel para o libertar do pecado e para recriar um Povo de coração novo. O profeta não tem dúvidas: a essência de Deus é amor e misericórdia; essas “qualidades” de Deus são a garantia da sua intervenção salvadora em cada passo da caminhada histórica do Povo de Deus. O Evangelho convida os discípulos a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que “o Senhor vem”. Ensina, ainda, que esse tempo de espera deve ser um tempo de “vigilância” – isto é, um tempo de compromisso activo e efectivo com a construção do Reino.
A segunda leitura mostra como Deus Se faz presente na história e na vida de uma comunidade crente, através dos dons e carismas que gratuitamente derrama sobre o seu Povo. Sugere também aos crentes que se mantenham atentos e vigilantes, a fim de acolherem os dons de Deus.
Meditamos e atualizamos Entramos no “Advento”, início de um novo ano litúrgico. “Advento”, originariamente, significava “vinda”, “manifestação”. Como diz a 2ª leitura, os cristãos esperam “a manifestação”, “o Dia de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Algumas atitudes caracterizam esta “espera” e esta “esperança”. Em primeiro lugar, impõe-se-nos a atitude da 1ª leitura: há que reconhecer a verdade da situação em que vivemos: desnorte, afastamento de Deus e da sua vontade e consequente miséria moral. “Porque nos deixais, Senhor, desviar dos vossos caminhos e endurecer o coração para que não vos tema? Somos rebeldes… caímos como folhas secas, as nossas faltas nos levavam como o vento. Ninguém invoca o vosso nome, ninguém se levanta para se apoiar em Vós…”. Este ato de humildade e verdade há-de andar de mãos dadas com um ato de fé, confiança e disponibilidade: “Vós, Senhor, sois nosso Pai, sois o nosso Redentor… Nós somos o barro de que sois o oleiro; somos todos obra das vossas mãos”. O Evangelho acrescenta outras atitudes: uma vez que ninguém, além de Deus, conhece o dia nem a hora, impõe-se a preparação constante e a vigilância. Para que Ele nos encontre irrepreensíveis e firmes até ao fim, precisamos de estar atentos aos factos e às pessoas que fazem a nossa História, pois este nosso tempo é tempo de Deus acontecer. Em tudo, Deus estará presente. Presente, e sempre a chegar. Assim o nosso código é o das sentinelas: “Alerta! Vigiai!”.
Oramos e celebramos Despertai, Senhor, nos vossos fiéis a vontade firme de se prepararem, pela prá ca das boas obras, para ir ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o Reino dos Céus. Por Cristo, Nosso Senhor.