Boletim paroquial santiago 1142

Page 1

Avisos e agenda paroquial Este fim de semana (22 e 23 de Nov.): SOLENIDADE DE NOSSO SENHORE JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO/ Conclusão do ano litúrgico (Ano A)/ O ofertório das eucaristias são para o Apostolado dos Leigos.

Quinta-feira (dia 27): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao Santíssimo Sacramento (orientada pelas zeladoras dos altares da Ig. Matriz e das capelas)/ Capela de Lantemil (21h00): Confissões para os que vão ser crismados e seus padrinhos .

Este Sábado (dia 22): Ig. Matriz (16h30) - Festa da Luz (3º ano de Catequese)/ Residência Sexta-feira (dia 28): Ig. Nova da Trofa (21h00): paroquial (19h00) - Reunião mensal com o encontro dos crismandos e padrinhos com o secretariado da catequese e coordenadores Sr. Bispo, D. Pio Alves. dos anos da catequese. Domingo (dia 30): Ano Litúrgico 2014/2015 Este Domingo (dia 23): Ig. Matriz (12h00) - Domingo I do Advento (Ano B)/ Ig. Nova da Trofa (15h00): Crisma Vicarial Compromisso da Acção Católica Rural. Ig. Matriz de Bougado (16h30): Oração de Segunda-feira (dia 24): Salão paroquial Vésperas cantadas e Adoração ao Santíssimo. (21h00) - Reunião de preparação para os que CONTAS: Ofertórios dominicais (15 e 16 de vão ser crismados. Novembro): 495,17 eur. ( serão oferecidos aos Terça-feira (dia 25): Ig. Matriz (21h00) - Ensaio Seminários Diocesanos) / Ofertório de exéquias: 39.45 eur. / Ofertório da missa 7º dia: de todo o coro paroquial. 41,48 eur. / Caixas das Alminhas de Cidai: 15.00 eur. ( para a Confraria das Almas).

CÔNGRUA PAROQUIAL: Podem todos os paroquianos, até ao final do ano, fazerem a sua oferta/ contributo paroquial. O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia, em especial, para o sustento do seu pároco. Procurem dentro das possibilidades colaborar e ajudar nas despesas daqueles e daquilo que está ao serviço de todos! Muito obrigado! MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2015./ INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: ainda existem famílias que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem regularizarem a situação! Sexta-feira | Ig. Matriz | 18h00 -19h00

Contactos:

Cartório Horário:

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 Terça-feira a Sexta-feira: www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com 09h30 às 12h30 Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Pç.ª Pe. Adélio Araújo ,120 / 4785-594 TROFA 15h00 às 19h30 Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 Sábado: E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com 9h30 - 12h30

Santiago de Bougado Boletim paroquial nº 1142

Ano XXIII

Semana de 24 a 30 de Novembro de 2014

Palavra de Deus: Semana XXXIV | Tempo Comum | Ano A

1ª leitura (Ez 34, 11-12. 15-17): «Quanto a vós, meu rebanho, hei-de fazer justiça entre ovelhas e ovelhas».

Salmo responsorial (Salmo 22): «O Senhor é meu pastor: nada me faltará». 2ª leitura (1 Cor 15, 20-26. 28): «Entregará o reino a Deus Pai, para que seja tudo em todos » Evangelho (Mt 25, 31-46): «Sentar-Se-á no seu trono glorioso e separará uns dos outros ».

Hoje é o último domingo do ano litúrgico (34º Domingo do Tempo Comum) e encerra com uma festa cristológica: Jesus Cristo, Rei do Universo. Ele é o que abre e encerra os tempos e as idades; o primeiro e o último, o alfa e o ómega, o princípio e o fim. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e por toda a eternidade; o primeiro ressuscitado de entre os mortos. Com estas e outras expressões do Novo Testamento a Igreja confessa a centralidade e a grandeza de Jesus Cristo. Em seu nome começamos, com Ele continuamos e n’Ele acabamos toda a vida cristã, pessoal e comunitária. As leituras deste domingo falam-nos do Reino de Deus (esse Reino de que Jesus é rei). Apresentam-no como uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história (através do amor) e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir. A primeira leitura utiliza a imagem do Bom Pastor para apresentar Deus e para definir a sua relação com os homens. A imagem sublinha, por um lado, a autoridade de Deus e o seu papel na condução do seu Povo pelos caminhos da história; e sublinha, por outro lado, a preocupação, o carinho, o cuidado, o amor de Deus pelo seu Povo.

O Evangelho apresenta-nos, num quadro dramático, o “rei” Jesus a interpelar os seus discípulo acerca do amor que partilharam com os irmãos, sobretudo com os pobres, os débeis, os desprotegidos. A questão é esta: o egoísmo, o fechamento em si próprio, a indiferença para com o irmão que sofre, não têm lugar no Reino de Deus. Quem insistir em conduzir a sua vida por esses critérios ficará à margem do Reino. Na segunda leitura, Paulo lembra aos cristãos que o fim último da caminhada do crente é a participação nesse “Reino de Deus” de vida plena, para o qual Cristo nos conduz. Nesse Reino definitivo, Deus manifestar-Se-á em tudo e actuará como Senhor de todas as coisas (vers. 28).

Meditamos e atualizamos Ao fazer-Se Homem, Jesus identificouSe com todos os pobres e sofredores, assumindo como Seus os problemas e carências de todos. Assim, quando Ele vier como Rei, há--de retribuir como se fosse feito a Ele tudo o que em vida fizemos a qualquer pessoa, sobretudo aos “irmãos mais pequeninos”. O amor será a única matéria do Juízo Final. Mas, porque esse amor é praticado (ou negado) desde já, o julgamento é agora, em cada dia. Então se publicará a sentença que agora escrevermos.

Oramos e celebramos Deus eterno e omnipotente, que no vosso amado Filho, Rei do universo, quisestes instaurar todas as coisas, concedei propício que todas as criaturas, libertas da escravidão, sirvam a vossa majestade e Vos glorifiquem eternamente. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.