Boletim paroquial santiago 1141

Page 1

Boletim paroquial nº 1141 Ano XXIII

Semana de 17 a 23 de Novembro de 2014 A primeira leitura apresenta, na figura da mulher virtuosa, alguns dos valores que asseguram a felicidade, o êxito, a realização. O “sábio” autor do texto propõe, sobretudo, os valores do trabalho, do compromisso, da generosidade, do “temor de Deus”. Não são só valores da mulher virtuosa: são valores de que deve revestir-se o discípulo que quer viver na fidelidade aos projectos de Deus e corresponder à missão que Deus lhe confiou.

OS NOSSOS SEMINÁRIOS O Pré-Seminário , Comunidade não residente do Seminário do Bom Pastor, em simultâneo com a apresentação do ideal do Sacerdócio Ministerial, cultiva a disponibilidade para a resposta à vocação. O seu projeto formativo compreende um acompanhamento diferenciado: desde o 2º ciclo básico (5º ano de escolaridade) até à Universidade/trabalho. É frequentado por 24 “pré seminaristas” (externos) até ao final do 3º ciclo; 13 a frequentar o Secundário, 4 na Universidade e 2 já a trabalhar. A apresentação dos candidatos é feita pelos Párocos e está agendada para o próximo dia 29 de novembro, às 14h30 no Seminário do Bom Pastor. O Seminário do Bom Pastor está situado na paróquia de Ermesinde. É frequentado por 32 seminaristas, provenientes de 29 comunidades paroquiais (um deles é de Santiago de Bougado). A formação desenvolve-se em quatro anos: os três primeiros correspondem ao Ensino Secundário (10º-12º anos) e são de preparação vocacional. O 4º ano – uma espécie de “noviciado” – tem como objetivo principal o discernimento da vocação sacerdotal e ajuda os candidatos a prepararem-se melhor para o ensino superior na Faculdade de Teologia. O Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto (Sé) é frequentado por 33 seminaristas, de 31 paróquia da nossa Diocese: 1 deles é de Santiago de Bougado e 6 estão em estágio pastoral. A comunidade completa-se com seminaristas teólogos de Coimbra e de Vila Real. Durante 5 anos, os seminaristas frequentam a Faculdade de Teologia da Universidade Católica. O 6º ano (ano pastoral) é destinado a uma formação complementar em áreas específicas que preparam os candidatos para a ação pastoral. A partir do 4º ano, os seminaristas completam a sua formação colaborando em paróquias. O estágio propriamente dito, após o ano pastoral, não tem duração definida. De facto, a ordenação presbiteral não é «diploma de fim de curso»: depende da caminhada de cada candidato e da avaliação que da mesma for sendo feita.

Meditamos e atualizamos

Lemos e Compreendemos 1ª leitura (Prov 31, 10-13. 19-20. 30-31): «Põe mãos ao trabalho alegremente ».

Salmo responsorial (Salmo 127): «Ditoso o que segue o caminho do Senhor ». 2ª leitura (1Tes 5, 1-6): «Para que o dia do Senhor não vos surpreenda como um ladrão» Evangelho (Mt 25, 14-30): «Foste fiel em coisas pequenas: vem tomar parte na alegria do teu Senhor ». A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que vivemos, testemunha consciente, activa e comprometida desse projecto de salvação/libertação que Deus Pai tem para os homens. O Evangelho apresenta-nos dois exemplos opostos de como esperar e preparar a última vinda de Jesus. Louva o discípulo que se empenha em fazer frutificar os “bens” que Deus lhe confia; e condena o discípulo que se instala no medo e na apatia e não põe a render os “bens” que Deus lhe entrega (dessa forma, ele está a desperdiçar os dons de Deus e a privar os irmãos, a Igreja e o mundo dos frutos a que têm direito). Na segunda leitura, Paulo deixa claro que o importante não é saber quando virá o Senhor pela segunda vez; mas é estar atento e vigilante, vivendo de acordo com os ensinamentos de Jesus, testemunhando os seus projectos, empenhando-se activamente na construção do Reino.

Só quando aceitarmos que o senhor desta história é Cristo, entenderemos o tipo de juízo em que nos vemos submetidos. Só assim daremos conta de que Ele não exige sem antes nos dar com abundância. Só assim afastaremos o medo e viveremos o presente com o desejo de responder à confiança que o Senhor depositou em nós. Os cristãos são servos a quem Jesus confiou os Seus dons para os fazerem frutificar neste intervalo entre a Sua primeira vinda e a segunda – que é o tempo da Igreja – até que Ele volte definitivamente. Só é digno de entrar na alegria do Reino quem investe, trabalha e rende em favor dos outros. Jesus não pretendeu que os homens ficassem até ao fim da História a repetir o que Ele disse e fez. A Igreja entra em crise cada vez que se torna mera repetidora da palavra e vida de Jesus. A maior urgência da fé cristã actual é ainda a coragem do investimento, muito mais do que o escrúpulo da conservação. A condição para se receber mais é pôr a render aquilo que já se recebeu. Querer conservar o que já se tem e ficar por ai – é perder tudo. Que tenho feito dos dons recebidos de Deus para o serviço do Reino? Quantos terão chegado a Deus, à fé, à Igreja por meu intermédio? Tenho sido cristão empreendedor, ou apenas consumidor? Vivo só para mim, ou também para os outros? Tenho procurado aperfeiçoarme na minha profissão? Tenho actualizado a minha formação e cultivado a educação permanente da minha fé?

Oramos e celebramos Senhor nosso Deus, concedei-nos a graça de encontrar sempre a alegria no vosso serviço, porque é uma felicidade duradoira e profunda ser fiel ao autor de todos os bens. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámen!

CÔNGRUA PAROQUIAL: Podem todos os paroquianos, até ao final do ano, fazerem a sua oferta/ contributo paroquial. O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia, em especial, para o sustento do seu pároco. Procurem dentro das possibilidades colaborar e ajudar nas despesas daqueles e daquilo que está ao serviço de todos! Muito obrigado! MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2015./ INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: ainda existem famílias que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem regularizarem a situação!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.