Boletim paroquial santiago 1138

Page 1

Boletim paroquial nº 1138 Ano XXIII

27 de Outubro a 2 de Novembro de 2014 injustiça ou arbitrariedade praticada contra um irmão mais pobre ou mais débil é um crime grave contra Deus, que nos afasta da comunhão com Deus e nos coloca fora da órbita da Aliança. A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de uma comunidade cristã (da cidade grega de Tessalónica) que, apesar da hostilidade e da perseguição, aprendeu a percorrer, com Cristo e com Paulo, o caminho do amor e do dom da vida; e esse percurso – cumprido na alegria e na dor – tornou-se semente de fé e de amor, que deu frutos em outras comunidades cristãs do mundo grego. Dessa experiência comum, nasceu uma imensa família de irmãos, unida à volta do Evangelho e espalhada por todo o mundo grego.

Meditamos e atualizamos

Papa: o ciúme e a inveja desmembram a Igreja, que é corpo de Cristo! “Pois é, esta é a Igreja! É uma obraprima, a obra-prima do Espírito, o qual infunde em cada um a vida nova do Ressuscitado e nos coloca um ao lado do outro, um a serviço do outro, fazendo de todos nós um só corpo, edificado na comunhão e no amor.” (…) “Não ser ciumento, mas apreciar nas nossas comunidades os dons e as qualidades dos nossos irmãos. Pois sentir ciúme se alguém comprou um carro ou ganhou na loteria faz desmembrar o corpo de Cristo. O ciúme cresce e enche o coração, tornando-o ácido, infeliz.” (…) “Quantas pessoas se sentem superior aos outros. Também nós dizemos como aquele fariseu da parábola: ‘Lhe agradeço, Senhor, porque não sou como aquela pessoa, sou superior’. Jamais faça isso. Se houver a tentação, lembre-se dos seus pecados, daqueles que ninguém conhece e envergonhe-se diante de Deus e feche a boca.” (…) Vaticano, palavras da audiência geral de quarta, dia 22 de Out.

Lemos e Compreendemos 1ª leitura (EX 22, 20-26): «Se fizerdes algum mal à viúva e ao órfão, inflamar-se-á a minha ira contra vós ». Salmo responsorial (Salmo 17): «Eu Vos amo, Senhor: Vós sois a minha força ». 2ª leitura (1Tes 1, 5c-10): «Convertestes-vos dos ídolos para servir a Deus e esperar o seu Filho » Evangelho (Mt 22, 34-40): «Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo ». A liturgia do 30º domingo Comum diz-nos, de forma clara e inquestionável, que o amor está no centro da experiência cristã. É o bem mais precioso que Deus nos pode dar! E o que Deus pede – ou antes, o que Deus exige – a cada crente é que deixe o seu coração ser submergido pelo amor. O Evangelho diz-nos, de forma clara e inquestionável, que toda a revelação de Deus se resume no amor – amor a Deus e amor aos irmãos. Os dois mandamentos não podem separar-se: “amar a Deus” é cumprir a sua vontade e estabelecer com os irmãos relações de amor, de solidariedade, de partilha, de serviço, até ao dom total da vida. Tudo o resto é explicação, desenvolvimento, aplicação à vida prática dessas duas coordenadas fundamentais da vida cristã. A primeira leitura garante-nos que Deus não aceita a perpetuação de situações intoleráveis de injustiça, de arbitrariedade, de opressão, de desrespeito pelos direitos e pela dignidade dos mais pobres e dos mais débeis. A título de exemplo, a leitura fala da situação dos estrangeiros, dos órfãos, das viúvas e dos pobres vítimas da especulação dos usurários: qualquer

O amor é proposto como a chave da nossa relação com Deus e com o nosso próximo. Ambas as expressões do amor são diferentes, mas estão indissoluvelmente unidas. Meditemos sobre a novidade que significa este mandamento na nossa sociedade e na nossa vida, comprometendo-nos na construção do Reino a partir destes valores que lhe são próprios. Busco o teu rostro (Fé): “A marás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a sua alma e com todo o teu coração” : Que significa no teu dia a dia amar a deus com todo o teu coração? “Este é o maior e o primeiro mandamento”: Tudo na minha vida está ordenado desde o cumprimento deste primeiro mandamento? Vai e faz o mesmo (Caridade): “A marás o teu próximo como a ti mesmo”: A partir de que critérios estabeleces a tua relação com as pessoas? A que te convida concretamente o Evangelho de hoje? Venha o teu Reino! (Esperança): O Reino de Deus fundamenta-se no amor. Que características teria, verdadeiramente, uma sociedade construída sobre os pilares do amor a Deus e ao próximo?

Oramos e celebramos

Jesus é o melhor modelo de amor a Deus e à humanidade. Obediente ao Pai e comprometido com a salvação de todos os seres humanos, leva o seu amor até às últimas consequências : a sua morte na cruz. Como seus discípulos, pedimos-Lhe que nos ensine a amar, que nos mostre o caminho que conduz ao amor perfeito a Deus e aos irmãos.

Podem ver toda a informação pastoral da nossa comunidade


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.