Este Domingo (dia 13): A eucaristia, neste domingo nas Aldeias de Cima, será na capela de Santa Luzia! Missa solene em honra de Santa Luzia! Ig. Matriz (12h00): Domingo da “Alegria”: far-se-á novamente a apresentação do novo diácono à comunidade. No Porto (às 15h30), na Igreja de S. Lourenço (Seminário da Sé) e Catedral: ABERTURA DA PORTA SANTA DO ANO DA MISERICÓRDIA NA NOSSA DIOCESE. Capela de Nossa Senhora das Dores/ Trofa (19h00): Abertura da Porta Santa desta igreja jubilar da nossa vigararia! Segunda-feira (dia 14): Igreja Matriz (depois da eucaristia): Momento de Oração “Rogai” pelas vocações! (orientada pelos diáconos). Terça-feira (dia 15): Neste dia a eucaristia é as 20h00! O abade está em ajuda de confissões! Ig. Matriz ( 21h00): Ensaio conjunto dos coros paroquias! Quinta-feira (dia 17): Auditório de Santiago, Polo II, da Freguesia (21h00): Reunião da Assembleia de Freguesia. Sábado (dia19): Ig. Matriz (16h30): Eucaristia de Encerramento do 1º período de Catequese/ Festa de Natal no Salão para os pais e catequizandos!
Confraria NSª do Rosário: a confraria estará todos os sábados (14h00 - 19h00) na sede da Ass. do São Pedro da Maganha a recolher os anuais de todos os lugares da paróquia. Confraria do Senhor e Santiago: A confraria irá
continuar a realizar o peditório por toda a freguesia durante os próximos fim de semanas. Colaborem! EXPOSIÇÃO SOBRE A NOSSA IGREJA: até ao final do ano na Casa da Cultura da Trofa. Visitem! VISITA AOS DOENTES: antes do Natal o abade vai visitar todos os doentes que desejarem a sua visita. As famílias devem fazer a sua marcação no cartório ou através dos Ministros da Comunhão! CONFISSÕES PARA O NATAL: Ig. Matriz, na segunda, dia 21 (16h00 às 19h00). As crianças e os jovens, já de férias, aproveitem este momento! ANO DA MISERICÓRDIA*: durante este Ano Jubilar, haverá muitas iniciativas para se viver este ano da Misericórdia. O abade disponibilizará também mais do seu tempo, na igreja, para o atendimento pessoal e para confissão quem desejar! CONTAS: Ofertórios das eucaristias (5 e 6 de Dez.): 304,66 eur. / Ofertório da eucaristia (dia 5, 20h00): 108,48 eur. (para a Confraria das Almas) / Ofertórios das eucaristias (dia 7 e 8 de Dez/ Imaculada Conceição): 227,47 eur./ Caixas da Cap.ª de S. Gens: 9 eur. / Alminhas de Cidai: 10 eur. / Oferta particular para a Igreja/Culto: 700 eur.
CÔNGRUA PAROQUIAL (pagamento dos “Direitos paroquiais”): Até ao final do ano, os paroquianos devem dar a sua Côngrua. Este contributo paroquial é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia, em especial, para o sustento do seu pároco, como diz um dos mandamentos da Santa Igreja. Procurem colaborar nas despesas da nossa comunidade e daqueles que estão ao seu serviço. Se alguém tiver dificuldades económicas e passar necessidades pode ficar isento desta contribuição mas deve passar na mesma no cartório e conversar com o seu pároco de modo a poder ser ajudado (a).
NOTA: Lembramos que quem fizer o seu contributo paroquial ainda até ao final deste ano (2015) poderá beneficiar desta oferta em sede de IRS a apresentar no próximo ano. Aproveitem e façam o vosso contributo dentro dos horários estabelecidos!
Quarta, quinta e sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários:
Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
dos seus deveres, em função do amor do próximo. Mas a conversão, com o abandono do pecado, é também recepção do Espírito, ou Amor de Deus, princípio duma vida nova, que se comunica mediante um sinal de conversão – o Baptismo. Ninguém é excluído desta conversão, pois todas as situações humanas se podem viver no amor.
“Alegrai-vos sempre no Senhor”
“Seja de todos conhecida a vossa bondade” (Fl 4,5)!
1ª leitura (Sof 3, 14-18a):
«O Senhor exulta de alegria por tua causa»
O convite à alegria, dirigido pelo profeta a Jerusalém, está fundamentado nesta certeza consoladora: Deus, o Rei de Israel e o Salvador, está presente no meio do Seu Povo, apesar das desordens e pecados passados. Esta presença amorosa de Deus traz consigo o perdão, suspendendo o castigo, afastando o medo e o desalento e dando origem a uma renovação tão maravilhosa que o próprio Deus Se alegrará perante esta nova criação. Salmo responsorial (Is 12, 2-3.4bcd.5-6): «Povo do Senhor, exulta e canta de alegria»
2ª leitura (Filip 4, 4-7): «O Senhor está próximo»
A Religião cristã é uma religião de alegria. É certo que alguns cristãos ficam apenas na Quaresma, esquecidos de que ela é apenas uma etapa na obra redentora, e de que, para além da Paixão e da Ressurreição, Cristo continua a viver no meio de nós, pondo-nos em comunhão com Deus e com os irmãos. A alegria é uma consequência da nossa fé, um imperativo do Senhor, que S. Paulo reforça. O cristão deve vivê-la, mesmo nas horas más, deve transmiti-la, dando assim testemunho da presença de Deus no mundo.
Evangelho (Lc 3, 10-18):
«Que devemos fazer?» João Baptista inserindo-se na linha dos profetas do A. T., para os quais a conversão consistia em voltar a viver o amor de Deus e do próximo, indica aos homens das mais diversas classes sociais qual a penitência agradável a Deus – o cumprimento
- Disponibilizar-se para ajudar alguém. - Visitar, sozinho ou em família, um amigo, um vizinho, um doente, uma pessoa só.
- Disponibilizar-se para ajudar alguém. - Visitar, sozinho ou em família, um amigo, um vizinho, um doente, uma pessoa só.