Boletim Paroquial Santiago de Bougado 1196

Page 1

Este fim de semana (nas eucaristias): conforme a proposta da dinâmica de advento as pessoas são convidadas a trazer géneros alimentares para os pobres e coloca-los no nosso cabaz do presépio! Este Domingo (dia 6): Cap. Lantemil (9h00-11h30): Recolha dos Anuais dos Associados da Confrª do Coração de Jesus e de São José de Lantemil e do Lugar das Coelhas. Cap. Bairros (10h00 - 12h00): Recolha dos Anuais dos Associados da Confrª da Srª do Rosário das Aldeias de Bairros e Maganha. Ig. Matriz (16h30): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO E VÉSPERAS. Segunda-feira (dia 7): o Cartório estará aberto (9h30 - 12h30 e 15h00 - 19h00). Aproveitem! Terça-feira (dia 8): em Toda a Igreja Universal: SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO/ INÍCIO DO ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA! Sé-Catedral do Porto (16h00): ORDENAÇÕES DIACONAIS. Nesta celebração festiva será ordenado diácono o Sr. José Maria Vasconcelos, nosso paroquiano. Que a nossa comunidade se mobilize para este momento de graça para a nossa comunidade e de comunhão com o futuro diácono. A nossa presença deve ser significativa! Assim sendo, as pessoas podem deslocar-se por seus próprios meios, mas quem quiser ir de comboio é uma óptima solução/ Horários do comboio na Trofa: 13h13; 14h13; 14h33 e 15h13. Quarta-feira (dia 9): Ig. Matriz ( 21h00): Ensaio do coro paroquial! Quinta-feira (dia 10): Depois da eucaristia: ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO. Sexta-feira (dia 11): Salão (21h00): Reunião Mensal dos Leitores.

Sábado (dia 12): Salão (15h00): Reunião de pais e crianças do 4º ano de Catequese. Ig. Matriz (20h00): Compromisso dos Leitores, Ministros Extraordinários da Comunhão, Acólitos e apresentação solene do novo diácono à comunidade! Paróquia de Vairão (21h30): Encontro vicarial de Jovens. Domingo (dia 13): A eucaristia, neste domingo nas Aldeias de Cima, será na capela de Santa Luzia! Ig. Matriz (12h00): Domingo da “Alegria”: far-se-á novamente a apresentação do novo diácono à comunidade. Sé/Catedral do Porto (16h00): ABERTURA DO ANO DA MISERICÓRDIA NA NOSSA DIOCESE. Procuremos estar presentes! Segunda-feira (dia 14): Igreja Matriz (a definir): Momento de Oração “Rogai” pelas vocações! Confraria do Senhor e Santiago: A confraria irá continuar a realizar o peditório por toda a freguesia durante os próximos fim de semanas. Colaborem! EXPOSIÇÃO SOBRE A NOSSA IGREJA: até ao final do ano na Casa da Cultura da Trofa. Visitem! VISITA AOS DOENTES: antes do Natal o abade vai visitar todos os doentes que desejarem a sua visita. As famílias devem fazer a sua marcação no cartório ou através dos Ministros da Comunhão! CONTAS: Ofertórios das eucaristias (28 e 29 de Nov.): 388,60 eur. / Ofertório de exéquias: 201,55 eur. / Ofertório 7º dia: 37,50 eur. / Caixas da Cap.ª de S. Gens: 2,20 eur. / Oferta particular para as futuras obras: 500 eur.

CÔNGRUA PAROQUIAL (pagamento dos “Direitos paroquiais”): Até ao final do ano, os paroquianos devem dar a sua Côngrua. Este contributo paroquial é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia, em especial, para o sustento do seu pároco, como diz um dos mandamentos da Santa Igreja. Procurem colaborar nas despesas da nossa comunidade e daqueles que estão ao seu serviço. Se alguém tiver dificuldades económicas e passar necessidades pode ficar isento desta contribuição mas deve passar na mesma no cartório e conversar com o seu pároco de modo a poder ser ajudado (a).

NOTA: Lembramos que quem fizer o seu contributo paroquial ainda até ao final deste ano (2015) poderá beneficiar desta oferta em sede de IRS a apresentar no próximo ano. Aproveitem e façam o vosso contributo dentro dos horários estabelecidos!

Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários:

Quarta a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30

““Tenho plena confiança de que Aquele que começou em vós tão boa obra há de levá-la a bom termo, até ao dia de Cristo Jesus” (Fl 1,6) “Toda a criatura verá a Salvação de Deus”

1ª leitura (Bar 5, 1-9):

«Deus mostrará o teu esplendor »

Deus promete a Israel dias de glória e de bênção, que porão fim ao cativeiro da Babilónia. Os membros do Povo eleito, dispersos, em pequenos grupos, num mundo pagão, hão-de reunir-se, não pelo esforço dos homens, mas por obra do mesmo Deus, em volta de Jerusalém, constituindo, de novo, uma nação com destino próprio. Como a Israel, Deus também nos libertou, por meio de Jesus Cristo, que veio à terra para nos reunir no Seu Povo, a Sua Igreja, a «Jerusalém do alto» e «nossa mãe».

Esvaziar o cabaz familiar ou de grupo e trazer os alimentos para o cabaz paroquial.

- Dedicar algum do tempo à oração confiante.

- Experimentar o conforto e o consolo de um Deus que confia em ti.

Salmo responsorial (Sl 125(126)):

«O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo. »

2ª leitura (Filip 1, 4-6. 8-11):

«O Ano Santo abrir-se-á no dia 8 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição. Esta festa litúrgica indica o modo de agir de Deus desde os primórdios da nossa história. Depois do pecado de Adão e Eva, Deus não quis deixar a humanidade sozinha e à mercê do mal. Por isso, pensou e quis Maria santa e imaculada no amor (cf. Ef 1, 4), para que Se tornasse a Mãe do Redentor do homem. Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode pôr um limite ao amor de Deus que Evangelho (Lc 3, 1-6): perdoa. Na festa da Imaculada Conceição, terei a alegria de abrir a Porta Santa. Será então uma Porta da Miseri«Toda a criatura verá a salvação de Deus » onde qualquer pessoa que entre poderá experiS. Lucas situando, com precisão, a pregação de córdia, o amor de Deus que consola, perdoa e dá espeJoão Baptista no coração da história dos homens, mentar indica, claramente que a salvação é universal, ofe- rança» [FRANCISCO, Bula O rosto da Misericórdia, n. 3]. «Puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo»

Graças à acção divina e à cooperação dada pelos cristãos de Filipos, o Evangelho difundiu-se extraordinariamente. Por isso, S. Paulo, com os mesmos sentimentos de alegria com que o profeta celebrava o «regresso» a Jerusalém, canta a «conversão» dos homens ao Evangelho, ao mesmo tempo que exorta os Filipenses a continuarem a trabalhar na construção da Igreja, pelo progresso na caridade e no conhecimento de Deus.

recida a todos os homens, sem excepção. «Ao novo Povo de Deus todos os homens são Oremos: chamados» (LG 13). Deus, Pai de misericórdia! Na Imaculada VirA condição essencial para a aceitação da salvação é a conversão a Deus, que envolve, como gem Maria resplandece a vitória da graça sobre toda a consequências a libertação do pecado. desgraça e todo o pecado. Ajudai-nos a ser humildes Para que a vinda misteriosa de Cristo às nossas como ela para acolhermos os dons do Vosso amor no almas, hoje se cumpra, é necessário, pois, Ano da misericórdia que hoje começa. «preparar os caminhos do Senhor». Por Jesus Cristo, nosso Senhor!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.