Boletim paroquial Santiago 1193

Page 1

SEMANA DE ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS: os ofertórios das eucaristias deste fim de semana revertem para os Seminários. Colaboremos! Este Sábado (dia 14): Paróquia de São Martinho de Bougado (21h30): Encontro de Jovens. Este Domingo (dia 15): Cap. Lantemil (9h0012h00): Recolha dos Anuais dos Associados da Confraria da Srª do Rosário da Aldeia de Lantemil. Cidai (9h00 - 12h00): Recolha dos Anuais dos Associados da Confraria da Srª do Rosário das Aldeias de Trofa-velha e Cedões. Terça-feira (dia 17): Ig. Matriz ( 21h00): Ensaio do coro paroquial! Quarta-feira (dia 18): Salão (21h00): Reunião de preparação do Tempo do Advento (Ano C) com a Equipa de Apoio à Liturgia, o secretariado da Catequese e os coordenadores dos Acólitos e Leitores. Quinta-feira (dia 19): Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO (com Oração de Vésperas). Sexta-feira (dia 20): Salão (20h15): Reunião Mensal de todos os MEC’s. (preside o pároco). Sábado (dia 21): Monte de S. Gens (18h00): Festa da Fraternidade (Magusto dos Escuteiros)

Ig. Matriz (na eucaristia das 20h00): Compromisso dos elementos da Acção Católica Rural. Domingo (dia 22): SOLENIDADE DE CRISTO REI/ ENCERRAMENTO DO ANO LITÚRGICO (neste fim de semana o ofertório das eucaristias será para o Apostolado dos Leigos). Cap. Santa Luzia (10h00 12h00): Recolha dos anuais do Sagrado Coração de Jesus (Zeladora Antónia do Ferreiro) e Confraria de S. José (Zeladora Madalena). Bairros (9h00 - 12h00): Recolha dos Anuais dos Associados da Confraria da Srª do Rosário das Aldeias de Bairros e Maganha. Salão (9h00 - 12h00): Recolha dos Anuais dos Associados da Confraria da Srª do Rosário das Aldeias de Lagoa. Salão (20h00): REUNIÃO BIMENSAL DE TODOS OS CATEQUISTAS. 25 DE NOVEMBRO (Ig. Matriz de Vairão, 21h00): Encontro de Formação para os Coros paroquiais de toda a Vigararia da Trofa/Vila do Conde. 26 DE NOVEMBRO (Salão, 21h00): Conferência sobre o Diaconado Permanente para toda a paróquia pelo Pe. Joaquim Santos, delegado do bispo para a formação dos diáconos permanentes. Aproveitemos!

CONTAS: Ofertórios das eucaristias (7 e 8 de Nov.): 285,45 eur. / Ofertório da eucaristia das 20h00 (dia 7 ): 86,90 eur. (para a Confraria das Almas)/ Ofertório de 7º dia: 35,10 eur.

CÔNGRUA PAROQUIAL (pagamento dos “Direitos paroquiais”): Até ao final do ano, os paroquianos devem dar a sua Côngrua. Este contributo paroquial é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia, em especial, para o sustento do seu pároco, como diz um dos mandamentos da Santa Igreja. Procurem colaborar nas despesas da nossa comunidade e daqueles que estão ao seu serviço. Se alguém tiver dificuldades económicas e passar necessidades pode ficar isento desta contribuição mas deve passar na mesma no cartório e conversar com o seu pároco de modo a poder ser ajudado (a). MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: As pessoas que quiserem podem e devem proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2016. É a melhor oferta, flor e obra de caridade de sufrágio pelos nossos entes queridos! INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: ainda existem famílias e pessoas que participam na vida da comunidade e ainda não se inscreveram na paróquia! Procurem regularizar a situação no cartório. As famílias cristãs da paróquia devem ser as primeiras a darem o exemplo!

E NO FIM… COM DEUS !

1ª leitura (Dan 12, 1-3):

«Nesse tempo virá a salvação para o teu povo»

Em tempo de grande perseguição religiosa sofrida pelo povo de Deus no fim do Antigo Testamento, o profeta aponta a ressurreição futura como o destino último dos que estavam sendo vítimas da perseguição. A última palavra haveria de ser não a da morte, mas a da vida, como algum tempo depois se manifestou claramente na ressurreição de Cristo. Ao chegarmos quase ao fim do ano litúrgico, surge no horizonte a luz da glória da vida eterna para além da morte.

Salmo responsorial (Sl 15(16)):

«Defendei-me, Senhor: Vós sois o meu refúgio.»

2ª leitura (Hebr 10, 11-14. 18):

«Por uma única oblação, tornou perfeitos para sempre os que foram santificados»

Uma vez que Se ofereceu ao Pai na Cruz em sacrifício, Jesus entrou no santuário celeste como o manifestou a sua ressurreição. É essa a salvação total e perfeita. A partir daí, e pelos merecimentos em que Ele, por misericórdia de Deus, nos quer fazer participar, todos nós podemos, com Ele e por Ele, entrar também no santuário celeste. É essa a esperança dos cristãos: passar, com Cristo, da morte à ressurreição.

Evangelho (Mc 13, 24-32): «Reunirá os seus eleitos

Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Cartório Horários: Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30

A liturgia deste domingo quer fazer-nos mais conscientes de que todos caminha-mos ao encontro do Senhor. E que cada hora pode ser a hora de Ele chegar: “Ele está perto, está mesmo às vossas portas”. Os planos de Deus são de salvação e não de condenação; de construção, e não de destruição. O fim do mundo não será o fim de tudo, mas apenas o fim desta caminhada física e a plenitude duma vida nova que já começámos no baptismo. A cada hora o Senhor vem. Ele está no meio de nós para nos ajudar a transformar o mundo e a preparar a Sua última vinda. Estejamos atentos aos sinais que nos possam revelar a Sua presença. Procuremos assumir o risco de viver cada dia como definitivo do nosso tempo e realizar cada acção como decisiva da nossa eternidade. Assim, nunca seremos surpreendidos pela vinda do Senhor. E vivamos cheios de esperança, conscientes de que o Senhor está connosco e nos acompanha neste caminhar.

dos quatro pontos cardeais » O ano caminha para o seu termo, não como para um fim sem além, mas como para o supremo momento de quem tem vivido na expectativa de alguém que vai chegar e quer ser acolhido. É o Senhor Jesus, o Filho do Homem, que virá para congregar os homens em Si, e os levar consigo para o Pai. Aí será o lugar do repouso eterno, para quem viver esta vida presente na expectativa feliz do Senhor que vem. Expectativa e preparação são atitudes fundamentais de toda a vida cristã, hoje lembradas de maneira particular.

A Semana dos Seminários ajuda os jovens, os seminaristas, as famílias, as comunidades a voltar-se para Deus, porque Ele nos “olha com misericórdia” e continua a chamar trabalhadores para a Sua Messe, como nos lembra o lema desta Semana. Cumpre-nos rezar com persistência para que Deus, ao chamar, encontre no coração das famílias do nosso tempo e no chão fecundo das comunidades da nossa Diocese jovens que se disponham a seguir o Mestre com alegria, generosidade e perseverança. Dou graças a Deus pelos nossos Seminários, por quantos aí vivem e trabalham, pelos seminaristas, equipas formadoras, colaboradores, amigos e beneméritos.

[D. António Francisco dos Santos, Mensagem à Diocese, 28/10/2015]


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.