APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição os folhetos do Apostolado da Oração com as intenções do Papa para este mês de Novembro. Rezemos! Este Sábado (dia 31): Ig. Matriz (16h30): Eucaristia da Festa do Acolhimento das crianças do 1º ano e pais. Este Domingo (dia 1): SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS: Este ano o dia 1 de Novembro coincide com o domingo que antecede a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos (dia 2). Assim a tradicional celebração no Cemitério será celebrada na tarde do dia 1, pelas 16h00! O OFERTÓRIO DESTA EUCARISTIA SERÁ PARA AS OBRAS FEITAS NAS CAPELAS DA SRª DA LIVRAÇÃO, S. GENS E SRª DO DESTERRO (sede generosos)/ O NOSSO GRUPO DE JOVENS VAI VENDER À PORTA DO CEMITÉRIO PEÇAS DE ARTE PARA AS OBRAS DA PARÓQUIA. PROCREM AJUDAR!
Segunda-feira (dia 2): COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS: Ig. Matriz (7h00): Eucaristia e procissão ao cemitério. Ig. Matriz (9h00): Eucaristia e procissão ao cemitério. Ig. Matriz (19h30): Eucaristia com ofício e procissão ao cemitério. (OS OFERTÓRIOS DESTAS EUCARISTIAS SERÃO PARA AS ALMAS. Sejamos generosos!)
Terça-feira (dia 3): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial! Quarta-feira (dia 4): Sala 1 (21h00): Reunião mensal dos Vicentinos! 1ª Sexta-feira (dia 6): Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO (com o AO). Salão (21h00): Reunião com os pais e adolescentes do 10º ano de catequese! 1º Sábado (dia 7): Ig. Matriz (antes da eucaristia das 20h00): Oração do Terço. Ig. Matriz (depois da eucaristia): Procissão ao cemitério com a Confraria das Almas. Salão (21h00): Reunião mensal dos Acólitos. Domingo (dia 8): Salão (das 9h00-12h00): Recolha dos Anuais dos Associados da Confraria da Senhora do Rosário da zona da Lagoa. SEMANA DOS SEMINÁRIOS: 8-15 de Novembro. CONTAS: Ofertórios das eucaristias: 343,98 eur / Foi mandado celebrar um Trintário Gregoriano (350 eur.) por Alfredo Ramos Maia.
CÔNGRUA PAROQUIAL (pagamento dos “Direitos paroquiais”): A partir de 1 de Novembro até ao final do ano, os paroquianos devem dar sua oferta/ contributo paroquial O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia, em especial, para o sustento do seu pároco, como diz um dos mandamentos da Santa Igreja. Procurem colaborar e ajudar nas despesas daqueles e daquilo que está ao serviço de todos! Se alguém tiver dificuldades económicas pode ficar isento desta contribuição mas deve ir na mesma ao cartório inscrever-se e dar uma palavra ao seu pároco. FAMÍLIAS INSCRITAS NO FICHEIRO PAROQUIAL: 1587 / PAROQUIANOS INSCRITOS: 4565 / No ano de 2013: 198 famílias não contribuíram / No ano de 2014: 308 famílias não contribuíram! MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2016. O oferecimento da Eucaristia é a melhor flor e a obra de caridade e sufrágio que podemos dar aos nossos entes queridos que já partiram! INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: ainda existem famílias e pessoas que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem, quanto antes, regularizarem a situação do agregado familiar! As famílias cristãs da paróquia devem ser as primeiras a darem o exemplo! BALANÇO PASTORAL DA PARÓQUIA DO ANO 2015 E PLANO PASTORAL DA PARÓQUIA PARA O ANO DE 2015/2016: brevemente será distribuído um caderno com o balanço e o plano pastoral da nossa paroquia com alguns esclarecimentos e observações da vida paroquial.
Quarta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos:
Cartório Horários: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 Segunda a Sexta: www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com 09h30 às 12h30 Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA 15h00 às 19h30 Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 Sábado: E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com 09h30 às 12h30
se a Cristo. São os que alcançaram a santidade ainda que a Igreja não os tenha proclamado oficialmente como tais. A Bem-aventurança de Deus é para todos. Jesus não tem dúvidas, para todos sem qualquer excepção. O nosso percurso de vida, à semelhança do de Jesus, é de Deus e para Deus.
PARA A VIDA... Como podemos, também nós, al-
1ª leitura (Ap 7, 2-4):
«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Numa visão misteriosa, tida na ilha de Patmos, S. João contemplou a multidão inumerável dos eleito, provenientes de Israel e de todos os povos da terra, marcados com a Cruz e purificados pelo Sangue do Cordeiro. O Apóstolo antevê o novo Povo de Deus, a Igreja, reunido em torno de Deus, na totalidade de seus filhos. Mas essa Igreja, reunida de todos os lugares, vai ainda hoje a caminho, dirigindo-se entre tribulações, para a liturgia celeste.
Salmo responsorial (Sl 23(24)):
«Esta é a geração dos que procuram o Senhor»
2ª leitura (1 Jo 3, 1-3):
«Veremos a Deus tal como Ele é» Desde o momento do nosso Baptismo, nós somos, verdadeiramente, filhos de Deus e, por isso, amados pelo Pai. Esta realidade maravilhosa, que não pode ser compreendida por aqueles que não conhecem a Deus, manifestar-se-á, em toda a sua luz, quando, no dia da ressurreição, nos transformarmos em imagens perfeitas de Cristo.
Evangelho (Mt 5, 1-12a):
«Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa» As Bem–Aventuranças são a essência da mensagem que Jesus trouxe aos homens. Viver segundo o seu espírito é o caminho que leva à santidade.
ATUALIZAÇÃO… Contemplamos hoje a multidão de filhos da Igreja que ao longo da sua vida permaneceram fiéis ao seu compromisso baptismal incorporando-
cançar a santidade na nossa vida? São bemaventurados, ou seja, santos, os pobres, os que choram, os misericordiosos, os construtores da paz, etc. Trabalhamos para poder contarmo-nos entre estes bem -aventurados? Buscamos antes de tudo o Reino de Deus e s sua justiça?
DEIXEMO-NOS ILUMINAR... Nos ilumina o testemunho dos santos que hoje a Igreja nos propõe como modelos e como nossos primeiros intercessores. Contemplar o exemplo da sua vida e a sua intercessão diante do Senhor nos ajudará a alcançar também nós a santidade.
SEGUIMOS A JESUS CRISTO HOJE... Seguir A
Jesus Cristo é ser consequente com o nosso compromisso batismal para incorporarmo-nos cada vez mais ao mistério da Páscoa fazendo que a nossa vida seja expressão dos valores do Reino de Deus, valores de solidariedade, de generosidade, de entrega aos nossos irmãos e, principalmente, aos mais necessitados.
SER SANTOS É PARA TODOS… O homem não
é inteiramente um ser do mundo: por Dom gratuito, encontra-se intimamente religado a um Absoluto, com o qual não pode deixar de se relacionar, e que vem a ele, sob múltiplas formas, manifestando-se e convidando-o a atingi-l’O. É isto a “vocação do homem à santidade”. Vocação inscrita na própria natureza humana de imagem de Deus e que, por isso, conta com o Dom gratuito do próprio Deus permanentemente actualizado em auxílios oportunos. Essa vocação, correspondida por gente “de todas as nações, tribos, povos e línguas”, é concretizada segundo as várias bem-aventuranças graças “ao amor que o Pai nos consagrou em nos chamar-mos filhos de Deus e o sermos de facto”. Celebrados ao longo do Ano litúrgico, ou mantidos no anonimato, estes Santos, que pela graça multiforme de Deus atingiram a perfeição e alcançaram a salvação eterna, são hoje reunidos numa festa comum para em coro cantarem que “a salvação é devida ao nosso Deus”, e para estimularem quantos esperam ver a Deus a purificarem-se tal como Ele é puro, dia a dia, nas mais diversas condições de vida, ocupações e circunstâncias.