SÍNODO DA FAMÍLIA: de 4 a 25 de Outubro está a decorrer em Roma a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a importância das famílias na sociedade e na Igreja, com uma abordagem de “misericórdia” pelas que vivem maiores dificuldades. Rezemos! CONFRARIAS DO SAGº CORAÇÃO DE JESUS E DE SÃO JOSÉ: até ao fim do ano, os (as) zeladores (as) recolherão os anuais/cotas dos associados e distribuirão um folheto informativo da mão do pároco sobre as normas e benefícios a que têm direito os associados! Este domingo (Dia 18): Na Capela de S. Luzia (09h30 12h00): As zeladoras da confraria de S. José (Madalena) e do Sagrado Coração de Jesus (Antónia Costa) vão fazer a recolha dos anuais desta zona. MISSAS PARA OS ASSOCIADOS FALECIDOS: também se pede a estes zeladores (as) das confrarias de S. José e Coração de Jesus o favor de entregar à pessoa responsável a lista dos associados (as) falecidos no ano pastoral 2015/2015 para se mandar celebrar as respectivas missas a que têm direito. Obrigado! CORRECÇÃO: A Confraria de Nª Sª do Rosário do ano pastoral de 2014/2015 entregou à Igreja um saldo de 1281,98 eur. Conforme está previsto nos benefícios da confraria, serão celebradas 2 missas na paróquia pelos associados falecidos (foram 54 pessoas). Portanto serão oferecidos 1080 eur. para as missas! No entanto, qualquer alteração a fazer-se às normas de fé, do culto e de costumes das confrarias, movimentos e grupos paroquiais, compete exclusivamente ao pároco, segundo os direitos que lhe são conferidos pelo bispo. Agrupamento de escuteiros de Santiago de Bougado: encontram-se abertas as inscrições para a admissão de novos escuteiros (a partir dos 6 anos). Informações na sede do agrupamento aos domingos de manhã.
Esta Semana:
Este domingo (dia 18): Dia Mundial das Missões! Os ofertórios deste fim de semana (17 e 18 de Outubro) são para as Missões! Seria bom que durante o mês de outubro rezássemos por esta intenção! Terça-feira (dia 20): Depois da eucaristia: Ensaio do coro paroquial! (também haverá ensaio na sexta!)
Quarta-feira (dia 21): Salão (19h30): Reunião do Pároco com todos os membros/zeladores (as) da Comissão de São Gens e Srª da Alegria. Salão Nobre dos Bombeiros da Trofa (21h00): Assembleia Extraordinária Municipal. Quinta-feira (dia 22): Salão (21h00) - 1º encontro da Equipa de Formação Cristã de Adultos e do Crisma com todos (as) os que já terminaram o 10º ano de catequese e todos os adultos, que ainda não foram e queiram ser crismados, com o objectivo de planear e definir a preparação e a celebração do Crisma. Sexta-feira (dia 23): Salão(21h15): Reunião do Pároco com o novo Juiz da Cruz (e mordomos), com os novos elementos da Confraria do Senhor e São Tiago e da Confraria de Nª Srª do Rosário deste ano pastoral. Sábado (dia 24): Salão (15h00): Reunião com os pais das crianças do 3º ano de catequese. Domingo (dia 25): MUDANÇA DA HORA LEGAL (na madrugada deste domingo os relógios atrasam 1 h).
Confissões gerais para a Solenidade de Todos Santos e Fiéis Defuntos
(Haverá confissões com a presença de vários padres). Os horários serão os seguintes: Santiago (Ig. Matriz) - Segunda-feira, dia 26: (das 9h30 às 12h00 e das 17h00 às 20h00). São Martinho (Ig. Nova) - Quarta-feira, dia 28: (das 17h00 às 20h00). Santiago (Ig. Matriz) - Sexta-feira, dia 30: (das 17h00 às 20h00). REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO PASTORAL DA PARÓQUIA (presença dos elementos de todos os grupos, movimentos e confrarias da paróquia) - Sexta, dia 30, no Salão (às 20h30). CONTAS: Ofertórios das eucaristias (10 e 11 de Outubro): 310,62 eur / Ofertório de exéquias: 95,35 eur. / Ofertório de 7º dia: 56,58 eur. / Ofertório de Matrimónio: 9,31 eur. / Alminhas de Santa Bárbara (Bairros): 25 eur. / Outras ofertas particulares para a Igreja: 600 eur. / Foi mandado celebrar um Trintário Gregoriano (350 eur.) por Félix Moreira da Silva.
Quarta-feira | Cap. Bairros| 17h30 - 19h00 Quarta-feira | Cap. Lantemil| 17h30 - 19h00 Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
1ª leitura (Is 52, 10-11):
«Se oferecer a sua vida como sacrifício de expiação, terá uma descendência duradoira» Esta leitura é um dos chamados “Cânticos do Servo de Deus” do Livro de Isaías. Este Servo apresenta-se como alguém que leva o seu espírito de serviço até ao ponto de dar a própria vida pela salvação da multidão. Jesus há-de realizar, da maneira mais perfeita que se possa imaginar, esta figura do Servo de Deus, e ensinou que este é o único caminho para entender a sua missão e a nossa, como seus discípulos e membros do seu povo.
Salmo responsorial (Sl 32(33)):
«Desça sobre nós a vossa misericórdia, porque em Vós esperamos, Senhor»
2ª leitura (Hebr 4, 14-16):
«Vamos cheios de confiança ao trono da graça»
Por uma coincidência feliz, esta leitura liga-se hoje muito bem às outras duas. Fala-nos ela de Cristo como nosso Sacerdote. Ele não só Se ofereceu a Si mesmo ao Pai por nós, mas, como fruto dessa oblação, Ele mesmo, em sua humanidade, penetrou nos Céus e lá colocou, à direita do Pai, a nossa pobre humanidade, por Ele salva. Aí Ele continua a ser o Sacerdote da humanidade, por quem sempre intercede junto do Pai. Podemos, por isso, aproximar-nos confiantes de Deus, que nos acolhe com a sua graça.
Evangelho (Mc 10, 35-45):
Cartório Horários:
Terça a Sexta: 15h00 às 19h30 Sábado:
Encerrado
«O Filho do homem veio para dar a vida pela redenção de todos » Jesus realizou em Si a figura do Servo de Deus, de que falava a primeira leitura. E, se hoje O reconhecemos como “Senhor”, foi porque o Pai O exaltou e Lhe deu esse nome, que está acima de todos os nomes, depois de Ele ter sido obediente até à morte e morte de cruz. O caminho que O levou à glória foi o do serviço até à morte.
BILHETE DO EVANGELHO: É normal que toda a pessoa procure ser reconhecida; a sua dignidade depende disso. Mas será necessário, para ser reconhecido, procurar passar à frente dos outros, sem qualquer escrúpulo? Que cada um tome o seu lugar, mas não reclame o primeiro. Jesus não vem dar conselhos, começa por oferecer o seu testemunho. Ele, que era de condição divina, tomou o lugar de escravo. Deus elevou-O e deu-Lhe um Nome que ultrapassa todo o nome. Jesus não prega o abaixamento pelo abaixamento. Quem escolhe o serviço é elevado por Deus ao lugar de “grande”, Deus dá o primeiro lugar a quem escolheu o último. É Deus que altera as situações que o homem, na sua liberdade, escolhe para ser verdadeiro cidadão do Reino de Deus. À ESCUTA DA PALAVRA: A tentação dos discípulos é recorrente: quem é o maior? Eles pedem a Jesus para se sentarem um à direita e outro à esquerda na sua glória! A glória de Jesus, para Tiago e João, só podia ser a glória temporal do Messias. Eles pedem-Lhe para lhes dar os melhores ministérios no futuro governo! Mas Jesus pensa noutra glória: o cálice da Paixão, depois de ter mergulhado no baptismo da sua morte. É evidente que os dois discípulos não podiam compreender isso. O trono de Jesus é a sua cruz. Na cruz raiará em supremo grau o amor do Pai por todos os homens. Na cruz, Jesus está rodeado por dois ladrões, um à direita e outro à esquerda. Eles simbolizam a humanidade, ao mesmo tempo mergulhada nas trevas e acolhedora da luz. É toda a humanidade que é chamada a entrar no Reino, a partilhar a glória do Rei: a parte da humanidade que reconhece Jesus e a parte que O rejeita. Deus quer que todos os homens se salvem. Jesus cumpriu perfeitamente a vontade do seu Pai: veio para servir e dar a vida pela humanidade! Cabe aos discípulos, a nós também seus discípulos, serem também servidores da salvação para todos os homens! PARA A ESTA SEMANA: Como servir? Este Dia Mundial das Missões recorda-nos a nossa vocação a sermos servidores do Evangelho… Concretamente, como fazer passar o Evangelho antes dos nossos próprios desejos? Fazer passar o respeito pelo outro antes da nossa própria vantagem? De que maneira vamos poder servir nesta semana? Ousaremos fazê-lo em nome de Cristo Servidor? Como rezar? Isso diz respeito também à qualidade da nossa oração… A maior parte das vezes, somos como os filhos de Zebedeu: prontos a pedir. Mas se nos esforçamos por amar e servir como Cristo nos pede, então, melhor que pedir, poderemos oferecer-Lhe aquilo que, graças a Ele, faremos pelos nossos irmãos.