DURANTE O MÊS DE OUTUBRO (e sempre nos primeiros sábados) O MOVIMENTO DA MENSAGEM DE FÁTIMA ESTÁ ENCARREGADO DE REZAR O TERÇO (de segunda a sexta (antes das eucaristias); sábado (antes da eucaristia das 20h00) e domingo (antes da eucaristia das 12h00). Qualquer alteração a estes horários será somente feita pelo pároco! MÊS DE OUTUBRO: O mês de Outubro é chamado o “mês das Missões”. Seria bom que nas nossas orações pessoais, familiares ou comunitárias tivéssemos em conta esta intenção! O dia mundial das missões é no domingo dia 18. SÍNODO DA FAMÍLIA: de 4 a 25 de Outubro está a decorrer em Roma a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a importância das famílias na sociedade e na Igreja, com uma abordagem de “misericórdia” pelas que vivem maiores dificuldades. Rezemos! ENTREGA DAS FICHAS DE AVALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DO PLANO PASTORAL: Pede-se aos coordenadores dos grupos paroquiais que entreguem no Cartório Paroquial as fichas de avaliação e programação das actividades dos grupos paroquiais. CONFRARIAS DO SAGº CORAÇÃO DE JESUS E DE SÃO JOSÉ: até ao fim do ano, os (as) zeladores (as) recolherão os anuais/cotas dos associados e distribuirão um folheto informativo da mão do pároco sobre as normas e benefícios a que têm direito os associados! Domingo (Dia 18): Na Capela de S. Luzia (09h30 12h00): As zeladoras da confraria de S. José (Madalena) e do Sagrado Coração de Jesus (Antónia Costa) vão fazer a recolha dos anuais desta zona. MISSAS PARA OS ASSOCIADOS FALECIDOS: também se pede a estes zeladores (as) das confrarias de S. José e Coração de Jesus o favor de entregar à pessoa responsável a lista dos associados (as) falecidos no ano pastoral 2015/2015 para se mandar celebrar as respectivas missas a que têm direito. Obrigado!
Esta Semana: Segunda-feira (dia 12): Salão (21h00): Reunião de programação dos Ministros Ex. da Comunhão.
Terça-feira (dia 13): Depois da eucaristia: Ensaio do coro paroquial! Quarta-feira (dia 14): Depois da eucaristia: Reunião da Equipa de Apoio à Liturgia com o pároco. Quinta-feira (dia 15): Memória de Santa Teresa de Jesus (na Comemoração dos 500 anos do seu nascimento em Ávila)/ Depois da eucaristia: ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO (orienta a Equipa de Liturgia). Sábado (dia 17): Salão (18h00): Reunião mensal do Grupo da Acção Católica Rural. Salão (21h00): Reunião extraordinária do grupo dos acólitos (serão tiradas novas medidas para serem feitas as novas túnicas!). Domingo (dia 18): Dia Mundial das Missões! Os ofertórios do próximo deste fim de semana (17 e 18 de Outubro) serão para as Missões! CONTAS: Ofertórios das eucaristias (3 e 4 de Outubro): 270,32 eur (Para o fundo de Ajuda aos Sacerdotes) / Ofertório da Eucaristia 3 de Outubro, 20h: 86,25 eur.(Para a Confraria das Almas) / Ofertório de exéquias: 99,00 eur. / Oferta Particular à Igreja: 500 eur. A Confraria de Nª Sª do Rosário do ano pastoral de 2014/2015 entregou à Igreja um saldo de 1281,98 eur. Conforme está previsto nos benefícios da confraria, serão celebradas missas na paróquia pelos associados inscritos falecidos nesse ano (foram 54 pessoas). Portanto serão oferecidos 540 eur. para as missas! AGRADECIMENTO DO PÁROCO: no início de mais um ano pastoral quero agradecer a todos as pessoa dos grupos, movimentos, confrarias e comissões de festas da paróquia que se comprometeram e disponibilizaram a servir com a generosidade do seu tempo, da sua presença e dos seus sacrifícios a nossa paróquia, as nossas actividades e festas do ano pastoral passado de 2014/2015. Agradeço também a grande generosidade que sempre demonstraram os meus paroquianos bougadenses quando foi preciso fazer face às despesas e ao apoio de toda a actividade pastoral da nossa paróquia. Como sempre, conto convosco, com a vossa presença, ajuda e, sobretudo, com a vossa oração! Bom ano pastoral para todos (as). Felicito-vos por tudo o que sois e fazeis por Deus e pela nossa comunidade! Muito Obrigado!
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Salmo responsorial (Sl 89(90)):
«Saciai-nos, Senhor, com a vossa bondade e exultaremos de alegria.»
2ª leitura (Hebr 4, 12-13):
«A palavra de Deus é capaz de discernir os pensamentos e intenções do coração »
Esta leitura faz a apresentação de certos aspectos da Palavra de Deus. Ela é palavra eficaz: realiza sempre aquilo que diz. Ela não é apenas um som que se ouve: ela penetra até ao mais fundo do coração, e só ela é capaz de pôr o homem, no seu íntimo, diante da verdade total. Ela tudo ilumina e não deixa que haja esconderijos nem disfarces; ela é como o olhar de Deus: tudo penetra e tudo ilumina.
Evangelho (Mc 10, 17-30):
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos:
1ª leitura (Sab 7, 7-11):
«Considerei a riqueza como nada, em comparação com a sabedoria » A sabedoria é um dos temas mais queridos de certas épocas e de certos povos, como o era na época em que foi escrito o livro donde é tirada esta leitura. A sabedoria é, na Sagrada Escritura, um dom de Deus, que leva o homem a saber apreciar e interpretar a vida e os acontecimentos segundo o pensamento e os critérios de Deus, que Ele mesmo nos revela. É esta sabedoria que nos há-de levar a compreender as palavras de Jesus que vamos depois escutar no Evangelho.
Cartório Horários:
Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: Encerrado
«Vende o que tens e segue-Me » A vida segundo o Evangelho não é um negócio, não se lhe deitam cálculos como quem olha para a sua conta no banco. É antes a resposta de fé à Palavra de Deus. E um dos obstáculos que mais frequentemente impede de compreender e responder prontamente à Palavra de Deus são os bens da terra. Só a sabedoria de Deus nos poderá trazer a luz necessária para aceitarmos, com fé e esperança, a palavra do Senhor, que é a palavra da salvação.
BILHETE DO EVANGELHO: Um homem corre, põe-se de joelhos, questiona. Jesus lança sobre ele um olhar de amizade. E é porque o ama que Jesus é exigente, pedindo-lhe para renunciar a tudo para O seguir. Golpe de teatro: o homem virase, o seu rosto está triste. Se este relato ficasse por aí, seria desencorajante, como pensam os apóstolos, testemunhas da cena. Mas uma palavra de esperança pode levar a imaginar que este homem poderá reencontrar o seu sorriso e a sua espontaneidade: “Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível”. As exigências que Jesus propõe só podem ser realizadas à força de impulsos do homem, mas com Deus tudo é possível. À ESCUTA DA PALAVRA: Os apóstolos tinham com que ficar desconcertados… e nós com eles! É verdadeiramente necessário abandonar tudo, nada possuir, ser “pobre como Job”, ou como Francisco de Assis, para ser discípulo de Cristo? Mas isso é irrealista e impossível! Olhemos um pouco mais de perto! Na primeira parte do diálogo, o jovem comete o mesmo erro dos fariseus. Fica-se pelo “fazer”. Para eles, a Lei era a norma suprema e a sua observação escrupulosa, o único meio para obter de Deus a salvação. Religião severa e exigente, sem dúvida, que tinha a sua grandeza. Ora, Jesus convida o homem rico a passar para outro registo. De repente, não se trata de vida eterna a ganhar, mas de seguir Jesus. Como se a vida eterna fosse estar com Jesus! Eis a grande transformação que Jesus vem provocar. Não se trata primeiro de fazer esforços para obedecer a mandamentos, trata-se primeiro de entrar numa relação de amor com Jesus. Mais profundamente ainda, trata-se primeiro de descobrir que Jesus, Ele em primeiro lugar, nos ama. Eis porque a referência de Marcos é fundamental: “Jesus olhou para ele com simpatia (amor)”. É este olhar que transforma tudo. Jesus quer fazer compreender ao homem rico que lhe falta o essencial: deixar-se amar em primeiro lugar, descobrir que todos os seus bens materiais nunca poderão preencher esta necessidade vital para todo o homem de ser amado. As riquezas do homem impediram-no de ler tudo isto no olhar de Jesus, o seu amor. Ele acompanhou-o sempre com o seu olhar de amor, como o pai do filho pródigo. PARA A ESTA SEMANA: Qual é o meu tesouro? No princípio desta Semana Missionária, em que queremos anunciar o Evangelho, tomemos a resolução de perguntar em cada dia da semana: qual é o meu tesouro? O que me faz viver? E sejamos verdadeiros na nossa resposta…