Este Fim de Semana: Início da Semana Nacional da Educação Cristã/ INÍCIO DO ANO PASTORAL NA NOSSA PARÓQUIA (nas eucaristias das 16h30 e 20h00): Iniciará toda a catequese com a presença das famílias, dos grupos e movimentos, confrarias, movimentos e famílias, novo juiz da cruz e mordomos.
Os ofertórios deste fim de semana são para o Fundo de Ajuda aos Sacerdotes. ESTE DOMINGO (Dia 4): ELEIÇÕES LEGISLATIVAS (o cristão, mais do que ninguém, deve cumprir os seus deveres cívicos!!!). Terça-feira (dia 6): Salão (19h00): Reunião do Grupo da Acção Católica. Depois da eucaristia: Ensaio do coro paroquial! Quarta-feira (7): Ig. Matriz (20h30): EUCARISTIA SOLENE EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (com a tomada de posse nos novos membros da Confraria da Senhora do Rosário*/Aldeia da Maganha). Residência paroquial(21h30): Reunião mensal dos Vicentinos. DURANTE O MÊS DE OUTUBRO (e sempre nos primeiros sábados) O MOVIMENTO DA MENSAGEM DE FÁTIMA ESTÁ ENCARREGADO DE REZAR O TERÇO (de segunda a sexta (antes das eucaristias); sábado (antes da eucaristia das 20h00) e domingo (antes da eucaristia das 12h00). Qualquer alteração a estes horários será somente feita pelo pároco! ENTREGA DAS FICHAS DE AVALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DO PLANO PASTORAL: Pede-se aos coordenadores dos grupos paroquiais que entreguem no Cartório Paroquial as fichas de avaliação e programação das actividades dos grupos paroquiais. SÍNODO DA FAMÍLIA: de 4 a 25 de Outubro vai decorrer em Roma a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a importância das famílias na sociedade e na Igreja, com uma abordagem de “misericórdia” pelas que vivem maiores dificuldades. Rezemos! APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição os folhetos com as intenções do Papa para o mês de Outubro. Levemos para rezar em todos os dias!
CONFRARIAS DO SAGº CORAÇÃO DE JESUS E DE SÃO JOSÉ: até ao fim do ano, os (as) zeladores (as) recolherão os anuais/cotas dos associados e distribuirão um folheto informativo da mão do pároco sobre as normas e benefícios a que têm direito os associados!
NOVOS MINISTROS EX. DA COMUNHÃO: este domingo, dia 4, na Sé do Porto (16h30) serão instituídos pelo Sr. Bispo três novos ministros extraordinários da comunhão para a nossa paróquia: Carlos Alberto da Silva e Sousa, Ernestina Mª Silva Miranda e Mª Emília Leite Silva Santos. Sejam bem acolhidos por todos e rezemos por estes e pelos outros!
JUIZ DA CRUZ E MORDOMOS (Aldeia de Cidai) para o Ano Pastoral de 2015-2016: Adriano da Silva Torres (Juiz); José Nuno da Cruz Oliveira e Manuel Fernandes da Cruz (Mordomos).
CONFRARIA DO SENHOR E SÃO TIAGO (Aldeia da Lagoa) para o Ano de Pastoral 2015-2016: Ramiro Padrão (Tesoureiro), Carlos Sousa, Fernando Silva Ferreira, Manuel Diogo, Domingos Carvalho, Baltazar Rodrigues Costa Serra, Joaquim Fernandes, Jorge Silva Ferreira, Gilberto Ferreira Serra Padrão, Jorge Sousa, Abílio Sá Araújo, Boaventura Azevedo Ramos, Fernando Ferreira das Neves, Manuel António Silva Azevedo, Hermínio Brites Dias, Sérgio Ramalho, Joaquim Campos Costa, José Maria Santos, Manuel António Peniche, Marta Juliana Silva Faria, Maria Irene Ferreira Santos Sá e Helena Costa.
CONFRARIA DA SENHORA DO ROSÁRIO* (Aldeia da Maganha) para o Ano Pastoral de 2015-2016: António Manuel Torres Castro Ferreira, Adelmar da Costa Carneiro Torres, António Gomes da Silva, António da Silva Moreira, António da Silva Pinheiro, Armindo Rodrigues da Silva, Armindo Sousa e Silva, Artur Oliveira Silva, Artur da Silva Pereira, Carlos Azevedo Ferreira, Joaquim Maia Azevedo, Joaquim Manuel Neves de Sousa, Joaquim Oliveira Teixeira, Manuel Azevedo Moreira, Manuel Joaquim Rodrigues da Silva, Manuel Ribeiro da Costa, Sebastião Oliveira Araújo e Vasco Renato Torres Moreira. A Associação Recreativa S. Pedro da Maganha vai fazer um peditório extraordinário para as suas obras, no próximo dia 11 de Outubro. Seja solidário! CONTAS: Ofertórios das eucaristias (27 e 28 de Setembro): 385,34 eur./ Ofertório de 7º dia: 41,00 eur.
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
A uma pergunta dos discípulos Jesus expõe a doutrina evangélica sobre a indissolubilidade do matrimónio. Jesus apela para a passagem da Sagrada Escritura, em que, logo desde o princípio, se expõe o sentido do casamento. De uma forma poética, apresenta-se a união do homem e da mulher como união de amor, que faz dos dois um só.
Salmo responsorial (Sl 127(128)):
«O Senhor nos abençoe em toda a nossa vida.»
2ª leitura (Hebr 2, 9-11):
«Aquele que santifica e os que são santificados procedem todos de um só » A Epístola aos Hebreus é um verdadeiro tratado sobre o sacerdócio de Jesus Cristo. Jesus é o Filho de Deus, mas que Se fez nosso irmão para nos conduzir, em Si, até ao Pai. Mistério de condescendência, de misericórdia, de humilhação e glória!
Evangelho (Mc 10, 2-16):
Quarta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos:
1ª leitura (Gen 2, 18-24):
«E os dois serão uma só carne»
«Não separe o homem o que Deus uniu»
Cartório Horários:
Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
Respondendo a uma pergunta posta pelos fariseus, Jesus pronuncia a condenação do divórcio, citando a palavra do Génesis, proclamada na primeira leitura. Aí o casal humano é apresentado como tendo sido assim constituído desde, o seu princípio, pela vontade de Deus Criador.
BILHETE DO EVANGELHO: Quando Jesus pressente que Lhe querem estender uma armadilha, Ele refere-se à vontade de seu Pai. Ora, Deus tem um projecto que submete ao homem, e este, porque foi criado livre, realiza este projecto ou recusao. O mais belo projecto de Deus é o homem, a sua criatura. Como Ele o criou à sua imagem, fê-lo como ser de relação. É por isso que Ele cria a humanidade, homem e mulher, e a sua comunhão significa algo de Deus que em si mesmo é comunhão. O que conta numa obra artística não são primeiramente as interpretações ou os comentários que são feitos, mas a intenção do autor. Face ao amor do homem e da mulher, não comecemos por olhar como é vivida hoje a relação, mas contemplemos o sonho de Deus e tenhamos sobre os casais À ESCUTA DA PALAVRA: “Não separe o homem o que Deus uniu…” Jesus coloca o dedo na ferida… O divórcio é sempre um fracasso, um sofrimento. Mas entrou nos costumes como uma realidade normal, um “direito”! Jesus está contra a corrente… Palavra incompreensível para muitos homens e mulheres, qualquer que seja a sua idade! Na sua resposta aos fariseus, Jesus recorre a um critério a que geralmente se presta pouca atenção. Vai ao “princípio da criação”, à vontade primeira, à vontade criadora de Deus. Ora, esta vontade é que os seres humanos se tornem “imagens de Deus”, na medida em que aceitem entrar uns e outros nas relações de amor recíproco, porque Ele, Deus, é eterno movimento de amor no seu Ser mais profundo. O casal humano, antes mesmo da questão da procriação, é chamado por Deus a tornar-se o primeiro lugar de incarnação deste movimento de amor. O amor humano, sob todas as suas formas, não nasceu dos acasos da evolução biológica. É dom de Deus. Quando os homens recusam este dom, impedem Deus de imprimir neles a sua imagem. Só poderemos compreender a exigência de unidade e de fidelidade no amor humano se aceitarmos tornar-nos, dia após dia, discípulos, mais ainda, amigos de Jesus. Não servirá de nada a Igreja repetir sem cessar a sua oposição ao divórcio se, primeiro, não fizer imensos esforços para ajudar a redescobrir um verdadeiro acompanhamento com Jesus, revelador do amor do Pai. PARA A ESTA SEMANA: Que o Senhor te abençoe… Como seria belo, em cada manhã desta semana, dizer-se bom dia, em família, com as simples palavras do salmista: “Que o Senhor te abençoe…” Fórmula de bênção, em que se deseja apenas o bem.