Boletim paroquial santiago 1186

Page 1

gração do Novo Ano Pastoral e pedirmos a Bênção de Deus para nos orientar na Missão! 3 de Outubro (Sábado): INÍCIO DO ANO PASTORAL NA NOSSA PARÓQUIA (nas eucaristias das 16h30 e 20h00): Iniciará toda a catequese com a presença das famílias, dos gruRecomenda-se aos fiéis a oração do Rosário e ponha- pos e movimentos, confrarias, movimentos e se a claro a sua natureza e importância. famílias, novo juiz da cruz e mordomos. Segunda-feira (dia 28): Depois da eucaristia: Reunião dos Leitores. Terça-feira (dia 29): Depois da eucaristia: Ensaio do coro paroquial! OUTUBRO: mês do Rosário e das Missões! Concede-se indulgência plenária a quem rezar o Rosário em igreja, em oratório ou em família, em comunidade religiosa, em pia associação; nas outras circunstâncias, concede-se indulgência parcial. Quanto à indulgência plenária, determina-se o seguinte: 1. Basta a reza do Terço, mas as cinco dezenas devem rezar-se seguidas; 2. À oração vocal deve juntar-se a meditação dos mistérios; 3. Na reza pública, a enunciação dos mistérios faça-se conforme o costume local aprovado; na particular, basta que o fiel junte a oração vocal a meditação dos mistérios. (cf. Manual das indulgências, concessão 48) DURANTE O MÊS DE OUTUBRO ( e sempre nos primeiros sábados) O MOVIMENTO DA MENSAGEM DE FÁTIMA ESTÁ ENCARREGADO DE REZAR O TERÇO (de segunda a sexta (antes das eucaristias); sábado (antes da eucaristia das 20h00) e domingo (antes da eucaristia das 12h00). Qualquer alteração a estes horários será somente feita pelo pároco! Os bispos portugueses, em sintonia com a Igreja, proclamam o mês de Outubro como o Outubro Missionário. O 1º de Outubro é o Dia Mundial das Missões: celebrar-se-á em todas as Igrejas Locais como festa da catolicidade e solidariedade universal (cf. Motu próprio Ecclesiae Sanctae, III, 3)

ACOLHIMENT/INÍCIO DA CATEQUESE:

Catequese da Infância: 1º ano: Na Casa do Dr Nuno Duque (15h30) 2º ano: Residência (sala 1,2,3 - 15h30) 3º ano: Salão de Baixo (15h30) 4º ano: Salão de Cima (15h30) 5º ano: Casa do Dr Nuno Duque (15h30) 6º ano: Casa do Dr Nuno Duque (15h30) IGREJA (16H30): Eucaristia Festiva de acolhimentos para todos os anos e suas famílias! Catequese da adolescência: 7º ano: Casa do Dr Nuno Duque (17h30) 8º ano: Salão de Cima (17h30) 9º ano: Residência (sala 1) (17h30) 10º ano: Residência (sala 2) (17h30) 4 de Outubro: Início da Semana Nacional da Educação Cristã.

Já se encontram os jornais «A Voz de Fátima” na Sacristia para a distribuição. Obrigado! ENTREGA DAS FICHAS DE AVALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DO PLANO PASTORAL: Pede-se aos coordenadores dos grupos paroquiais que entreguem no Cartório Paroquial as Quinta-feira (1): Salão (19h30): Reunião com fichas de avaliação e programação das activitodos os (as) zeladores (as) do Sagrº Coração das dos grupos e movimentos paroquiais. de Jesus, S. José e Mensagem de Fátima! Ofertórios das eucaristias (19 e 20 de Sexta-feira (2): Igreja Matriz (depois da euca- CONTAS: Setembro): 393,31eur / Ofertório da eucaristia (05 de ristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO setembro, S. Gens): 135,72 eur. / Ofertório de Exécom o pároco e o A.O./ O pároco convida to- quias : 253,86 eur. / Ofertório de 7º dia: 36,17 eur. / das gentes do mar: Caixas, ofertórios e das as pessoas de todos os grupos e movi- Peregrinação mentos da paróquia para fazermos a consa- lampadários: 1479,88 Eur.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Salmo responsorial (Sl 18(19)):

«Os preceitos do Senhor alegram o coração.»

2ª leitura (Tg 5, 1-6):

«As vossas riquezas estão apodrecidas»

O Apóstolo que escreveu o texto que hoje nos é proclamado pertenceu à primeira geração cristã. Por ele se vê como a fé, que inspirou, na Sagrada Escritura, páginas da mais alta mística, inspirou igualmente orientações muito práticas para a vida social, no que diz respeito ao uso dos bens temporais e à justiça para com o próximo, como estas que vamos escutar.

Evangelho (Mc 9, 38-43. 45. 47-48):

Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos:

1ª leitura (Num 11, 25-29):

«Estás com ciúmes por causa de mim? Quem dera que todo o povo fosse profeta! » Uma das grandes fraquezas humanas é o espírito de inveja e de partidarismo; e essa atitude de espírito é um dos maiores impedimentos à unidade e à colaboração. Tal atitude aparece até dentro da comunidade do povo de Deus, como se pode ver já nesta passagem do Antigo Testamento. Mas um espírito recto e humilde, como o de Moisés, saberá antes agradecer ao Senhor os dons que reconhecer nos outros, e não lhos invejar. É preciso antes compreender que o povo de Deus é todo ele animado pelo Espírito de Deus, o qual assiste a cada um em ordem à função que lhe cabe no meio desse povo.

Cartório Horários:

Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30

«Quem não é contra nós é por nós; Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a » O Espírito de Deus, que encheu a terra inteira, quer atingir, pela sua acção, todos os homens. Onde quer que a sua acção se manifeste, aí está a sua presença. E os filhos da Igreja devem alegrarse com isso, procurando sempre, à luz do Espírito, discernir o que é ou não fruto desse mesmo Espírito. É à luz do Espírito de Deus que cada qual procurará ajuizar das suas próprias atitudes, deixando para trás tudo o que for obstáculo ao reino de Deus.

BILHETE DO EVANGELHO: Quando Jesus chama, pede para deixar tudo para O seguir. Quando Jesus fala do Reino, anuncia um mundo totalmente novo. Quando Jesus pede para amar, propõe um regresso radical. Mas será necessário tempo aos seus discípulos para compreender tudo isso, e sobretudo para vivê-lo. Eles conhecerão hesitações, procurarão compromissos, porão condições. Ora, para Jesus, nada deve ser obstáculo à entrada no Reino de Deus. Jesus coloca o homem face à sua liberdade, ele deve escolher. Se ele escolheu o Reino, deve aceitar as suas exigências, que se resumem numa única palavra AMAR. O homem é convidado a amar com todo o seu ser: as suas mãos para partilhar, os seus pés para reencontrar, os seus olhos para olhar. Cabe ao homem fazer com que todo o seu ser responda à sua vontade de amar. À ESCUTA DA PALAVRA: “Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco”. João quer delimitar as fronteiras do grupo dos discípulos, pôr em ordem, classificar os bons de um lado, os maus de outro, separar aqueles que estão “em regra” daqueles que estão à margem. Esta tentação de erguer barreiras entre os homens em nome de Deus é uma tentação mortal. É a tentação de todos aqueles que pretendem agir em nome de Deus, que se declaram, eles e apenas eles, detentores da Verdade e reivindicam serem eles os únicos verdadeiros fiéis de Deus. Todos os outros, que não pensam, que não agem como eles devem ser rejeitados, condenados. Essa tentação gera o fanatismo. Isso não é em vista do espírito! É uma realidade bem concreta no nosso mundo e também na história, antiga e actual, de praticamente todas as religiões. Mas Jesus conduznos para além disso. Sem dúvida diz Ele: “Eu sou a Verdade”, mas não reivindica qualquer poder. Recusa entrar no jogo de João: “Não impeçais este homem de expulsar os demónios em meu nome”. Porquê? Porque Jesus veio para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos e, como dirá São Paulo, para destruir a barreira que separava os Judeus e os pagãos, para fazer a paz e reconciliar todos os homens com Deus e entre eles. PARA A ESTA SEMANA: Com Maria, humilde serva… Para nos ajudar a amar sem orgulho, quase no início do mês de Outubro, mês do Rosário: peçamos o apoio e a intercessão de Maria. Ela que foi a humilde serva do Senhor, pode ensinar-nos a humildade, o serviço, a disponibilidade, o amor.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial santiago 1186 by Paróquia de Santiago - Issuu