Boletim paroquial santiago 1182

Page 1

Esta semana, em Fátima, de 31 de Agosto a 3 de Setembro: SIMPÓSIO DO CLERO! Terça-feira (dia 1): Depois da eucaristia: Ensaio do coro paroquial! Preparação para a Festas em honra da Srª da Alegria e S. Gens! Depois da eucarística: Reunião de preparação para os Acólitos! Quarta-feira (dia 2): Sala 1 (21h15): Reunião mensal dos Vicentinos! Sexta-feira (dia 4): Salão (21h30): Reunião do grupo da Pastoral Familiar!

FESTA EM HONRA DE NSª SRª DA ALEGRIA E S. GENS: Dia 5 (sábado):

Alameda de S. Gens (10h45): Peregrinação do facho até à Capela, com a participação dos movimentos, confrarias da paróquia, devotos, peregrinos e os que fizeram promessas. Capela de S. Gens (11h30): Eucaristia Solene em honra da Srª da Alegria e S. Gens. Largo de S. Gens (16h00): Início do Festival de Folclore. PEREGRINAÇÃO DAS “GENTES DO MAR” ( na Capela de S. Gens, dia 21 de Setembro). Limpeza da Igreja: no mês de Setembro a limpeza da nossa Igreja Matriz fica a cargo das pessoas da aldeia de Cedões! Obrigado a quem limpou no mês passado! “A VOZ DE FÁTIMA”: os jornais estão na sacristia da Igreja Matriz para serem distribuídos pelos zeladores! Muito obrigado!

Capela de S. Gens (18h00): Eucaristia solene INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE com oração e consagração das mães grávidas PARA O ANO PASTORAL 2015/2016: e das crianças a NSª Srª da Alegria. continuam abertas as inscrições para a catequese do próximo ano pastoral, no Cartório. Dia 6 (domingo) CONTAS: Ofertórios das eucaristias (22 e Capela de S. Gens (09h00): Eucaristia! 23 de Agosto): 289,58 eur

Universal: Oportunidades para os jovens

Para que abundem as oportunidades de formação e de trabalho para os jovens. Pela evangelização: Catequistas, testemunhas da fé Para que a vida dos catequistas seja um testemunho coerente da fé que anunciam.

Quinta-feira | Capelas de Bairros e Lantemil | 18h00 - 19h00 Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Cartório Horários:

Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30

1ª leitura (Deut 4, 1-2. 6-8):

«Não acrescentareis nada ao que vos ordeno... mas guardareis os mandamentos do Senhor» Já à vista da Terra Prometida, Moisés recorda ao Povo de Israel a conveniência em observar a Lei de Deus, a sua perfeição e superioridade em comparação com as leis dos outros povos. A lei de Deus é a única luz que ensina aos homens o caminho da vida autêntica e verdadeiramente feliz. Mas essa lei procura antes de mais educar o coração do homem.

Salmo responsorial (Sl 14(15)): «Ensinai-nos, Senhor: quem habitará em vossa casa?»

2ª leitura (Tg 1, 17-18. 21b-22. 27): «Sede cumpridores da palavra»

Começamos hoje a ler, e leremos ainda durante mais alguns domingos, a Epístola de S. Tiago. A passagem que hoje escutamos diz-nos que tudo o que há de bom vem de Deus, e Deus tudo criou pela sua palavra. Esta palavra continua a fazer ouvir-se no mundo e como que lançou em nós as suas raízes. Por isso, a nossa vida cristã consistirá em fazer que essa palavra desabroche em nós, dando muito fruto.

Evangelho (Mc 7, 1-8. 14-15. 21-23): «Deixais o mandamento de Deus para vos prenderdes à tradição dos homens»

A palavra de Deus pode vir a ser adulterada pelas palavras dos homens, mesmo quando pretendem explicar e aplicar a palavra de Deus. O Senhor adverte-nos para que saibamos ler a palavra de Deus à luz do Espírito de Deus, que a inspirou, e não com a visão estreita e acanhada, e, por vezes, interesseira, do nosso espírito, demasiado humano e limitado. A palavra de Deus é espírito e vida, e não apenas letra, que, por si só, pode matar.

BILHETE DO EVANGELHO: Só Deus pode ver o coração, enquanto os homens, esses, vêem as aparências. É, pois, com toda a confiança filial que podemos deixar Deus olhar-nos. Mas isso é exigente para nós, porque todas as nossas palavras e todos os nossos gestos devem estar em harmonia com o que o nosso coração quer exprimir. As nossas palavras e orações devem ser a expressão do nosso amor filial e fraternal. A lei de Deus está inscrita no nosso coração, conhecemos a sua vontade, sabemos muito bem o que Lhe agrada: cabe a nós pormo-nos de acordo sobre os nossos comportamentos e sobre esta vontade de Deus. Aliás, falta-nos pedir-Lhe: “Que a tua vontade seja feita!” Então, talvez Deus dir-nos-á: “Honras-Me com os lábios, fazes a minha vontade, mas o teu coração está longe de Mim”. À ESCUTA DA PALAVRA: Os escribas e fariseus tinham enchido a Lei de Moisés com tantas interpretações que se acabou por sacralizá-la e torná-la intocável, sob o nome de “tradições dos antigos”. A lei tinha-se tornado, em todos os detalhes da vida quotidiana, um fardo insuportável denunciado pelo próprio Jesus. Assim, era contrário à tradição dos antigos comer sem ter lavado as mãos. Regra de higiene elementar, sem dúvida, mas que se tinha intitulado de “purificação”. Não se submeter a essa regra era tornar-se impuro aos olhos de DeusA palavra de Jesus tem todo o seu valor e vigor. Quantas interpretações dadas em Igreja, ao longo dos séculos, que acabámos por identificar com a Palavra de Deus! Multiplicaram-se leis, obrigações e proibições, dizendo: “É a tradição!” Nem pensar em mudar uma vírgula das regras litúrgicas ou morais! É, sem dúvida, uma atitude tranquilizadora, mas esconde muitas vezes medos e inseguranças. É a mesma reacção que a dos escribas e dos fariseus! Ora, não é protegendo a nossa fé com uma carapaça de leis que a tornamos mais sólida, mas por uma escuta sem cessar nova daquilo que “o Espírito diz às Igrejas”. Mas é verdade que o Espírito Santo sempre teve tendência para mexer com os homens e provocá-los, para fazê-los avançar para o grande largo! O Espírito de Jesus quer construir-nos como seres vivos, com uma coluna vertebral interior e não com uma carapaça exterior, para que possamos manter-nos de pé, como ressuscitados! PARA A ESTA SEMANA: Ter um objectivo… Não fiquemos pelas boas intenções… Não tenhamos demasiadas ambições… Cristo não nos pede grandes façanhas, Ele prefere a sinceridade do coração e a vontade de servir o nosso próximo. Vale mais ter um objectivo razoável (visitar determinada pessoa que está só, ajudar outra nas suas preocupações materiais) e tudo fazer para o atingir.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial santiago 1182 by Paróquia de Santiago - Issuu