Este sábado (dia 15): SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DA VIRGEM MARIA. Este Domindo (dia 16): FESTA EM HONRA DE NSª SRª DAS DORES (em São Martinho). Terça-feira (dia 18): Depois da eucaristia: Ensaio do grupo coral. LIMPEZA DA IGREJA: este mês de Agosto está a cargo das pessoas da Trofa-Velha. Muito obrigado às que foram no mês passado! INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE PARA O ANO PASTORAL 2015/2016...continuam abertas as inscrições para a catequese do próximo ano pastoral...no Cartório Paroquial!
Passeio Anual Sénior 2015: A câmara municipal da Trofa (Divisão de Educação, Ação Social e Saúde ) está a organizar mais um passeio anual sénior. Este ano terá como destino Ponte de Lima e será no dia 25 de setembro. Este passeio é gratuito e destina-se a pessoas com idade igual ou superior 60 anos completos até ao final de 2015. As inscrições irão decorrer de 10 a 21 de Agosto nas Juntas de Freguesia e na Divisão de Educação e Ação Social e Saúde. CONTAS: Ofertórios das eucaristias (8 e 9 de Agosto): 326, 66 eur/ Ofertório de Exéquias: 55,38 eur./ Ofertório de missas de 7º dia: 78,47 eur./ Ofertórios de Matrimónios: 99,63 eur./ Ofertas particulares: 100 eur.
...Peregrinação à Terra Santa...
De 5 a 12 de Agosto de 2015 a nossa paróquia de Bougado (Santiago) realizou a sua 1ª grande peregrinação: à Terra Santa! Foi uma organização da paróquia e da Agência de Viagens ML (na pessoa do Sr. Artur). Participaram 52 pessoas sob a presidência do pároco, Pe. Bruno Ferreira, que acompanhou espiritualmente o grupo e presidiu às orações e celebrações nos vários locais. A ajuda do guia local, Damián Moshe, foi determinante na explicação histórica, biblica e teológica de todos os lugares visitados! Foram vários : Telaviv, Haifa,S. João de Acre, Tiberíades, Cafarnaum, Tabor, Nazaré, Rio Jordão, Jericó, Mar morto, Mar Mediterrâneo, Jerusalém, Ein Karen, Belém, Cesareira, etc…Tudo correu bem, o grupo foi exemplar, organizado e dedicado entre todos; a experiência vivida foi profundamente rica, quer do ponto de vista humano, espiritual e histórico...todos contribuíram para que esta peregrinação fosse marcante; mas certamente, se Deus quiser, haverá muitas outras oportunidades deste género na paróquia! O pároco, o secretário paroquial e a paróquia agradecem profundamente a comunhão nos sentimentos, a preocupação e a oração de todos aqueles que, não podendo ir, estiveram unidos a esta peregrinação! Também agradece ao grupo que foi em peregrinação pelo êxito desta peregrinação! Um agradecimento especial também ao Sr. Artur, da agência de viagens ML, pela excelência, cuidado e organização logística da peregrinação. Parabéns e muito obrigado a todos!
...Peregrinação paroquial a Fátima...
Na passada quinta-feira, dia 13 de Agosto, a nossa paróquia de Bougado (Santiago) realizou a sua habitual peregrinação ao santuário de Fátima, a convite do Santuário e do Movimento da Mensagem de Fátima. Com a celebração da Eucaristia e bênção dos peregrinos pelas 8h00, na Igreja Matriz, e com paragens para pequeno-almoço e almoço/convívio em Santa Maria da Feira e Figueira da Foz, peregrinou-se rumo a Fátima para celebrar a Via-Sacra, nos Valinhos, às 15h00, e orientar a oração do Terço na Capelinha das Aparições, às 18h30 (e transmitido pela RR). Como já vem sendo habitual, a nossa paróquia, na pessoa do seu pároco, tem convidado toda a comunidade paroquial para esta peregrinação, que se quer de todos e para todos, e a paróquia tem aderido em massa com as suas famílias e movimentos paroquiais. Este ano encheram-se 7 autocarros num total de 370 peregrinos, entre anciãos, adultos, jovens e crianças...Graças a Deus e a Nossa Senhora, o nosso Bougado Grande vai mantendo a tradição do seu apelido! Obrigado a todos, e em especial à nossa catequese que ajudou na preparação!
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Cartório Horários:
Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
BILHETE DO EVANGELHO: O conviva é aquele
1ª leitura (Prov 9, 1-6):
«Vinde comer do meu pão e beber do vinho que vos preparei » Personificada numa dona de casa, a Sabedoria de Deus convida os homens a participarem do seu banquete. No Antigo Testamento, a Palavra de Deus é frequentemente comparada a um banquete oferecido aos homens. O pão e o vinho são tidos como símbolo do alimento que dá a vida em plenitude. A imagem do banquete assume maior expressão na Eucaristia que nos é dado celebrar.
Salmo responsorial (Sl 33(34)):
«Saboreai e vede como o Senhor é bom»
2ª leitura (Ef 5, 15-20):
«Procurai compreender qual é a vontade de Deus»
Deus criou o homem livre e não quer sobreporse a essa liberdade. Deixa a cada um a possibilidade de fazer as suas opções. Porém, uma escolha consciente só é possível, tendo presente determinada hierarquia de valores que ajudará a decidir, não apenas acerca do acto, como também do tempo próprio para o realizar.
Evangelho (Jo 6, 51-58): «A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida »
A ceia pascal judaica estava intimamente ligada à libertação dos hebreus da escravatura egípcia. Ao comerem a Páscoa, os judeus tinham consciência de serem o povo libertado por Deus. Cristo associa também os discípulos à Sua morte redentora. Os participantes na celebração eucarística, ao comerem o pão e beberem o sangue derramado na cruz pela multidão dos homens, reconhecem-se no povo redimido por Cristo.
que “vive com” o tempo de uma refeição. Jesus faz continuamente referência à relação que O une a seu Pai; eles vivem a convivência, “Eu vivo pelo Pai”, diz Jesus. Mas acrescenta: “também aquele que Me come viverá por Mim”. Em cada Eucaristia, não estamos ao lado de Cristo ressuscitado, Ele vem morar em nós para viver em nós. Dizemos como São Paulo: “Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. É isso a comunhão, esta união total. É o momento de dizer: “É grande este mistério!” É grande, porque nunca acabaremos de nos maravilhar e de dar graças. Hoje, se Cristo vem habitar em nós, é para que nós habitemos n’Ele. À ESCUTA DA PALAVRA: Jesus é insistente: não pára de repetir que os seus discípulos devem comer a sua carne e beber o seu sangue! Ainda hoje, tal linguagem é chocante, inaceitável para a nossa razão e para a nossa sensibilidade. Sabemos, é certo, que São João escreve depois da Ressurreição e que as palavras de Jesus só se podem aceitar e compreender a essa luz. Uma das palavraschave do discurso de Jesus é “morar”: aqui e em tantas passagens do Evangelho… Morar com alguém é entrar na sua intimidade, para ficar juntos. É isso que Deus quer: “estar com” com os homens, “Emanuel”, para que nós estejamos também com Ele. Não podemos aceder ao sentido profundo das palavras de Jesus sobre a sua carne a comer e o seu sangue a beber se não nos colocarmos no registo do amor que exige a presença, o “estar com” dos dois seres que se amam. No amor, é tudo ou nada. O seu amor por nós é tal que Ele quer dar-Se na totalidade do seu ser e quer que esse dom dure sempre. Esta experiência já acontece humanamente: num momento de intensa comunhão com o ser amado, desejamos ardentemente que isso dure sempre. Ao escolher o meio do banquete eucarístico para colocar em nós a sua presença de Ressuscitado, Jesus quer enraizar-Se em nós e alimentar o gérmen da Vida eterna que será doravante a sua. Eis porque Ele pode afirmar: “quem comer deste pão viverá eternamente”. PARA A ESTA SEMANA: O importante é viver e partilhar a vida. Nesta semana, poderíamos estar particularmente atentos àqueles que têm dificuldade em viver, porque o seu sofrimento é demasiado pesado… Talvez poderemos, simplesmente, estar presentes a seu lado e dizer-lhes uma palavra de vida, algumas palavras do coração que saibam reacender a esperança, com a ajuda de Maria!