Boletim paroquial santiago 1179

Page 1

Terça-feira (dia 11): Não há ensaio do coro! PARA A CATEQUESE NO ANO Quinta-feira (dia 13): Ig. Matriz (8h00): Eucaris- INSCRIÇÕES PASTORAL DE 2015/2016: Durante o mês de tia/ Bênção para a Peregrinação a Fátima! Julho. Para o 1º ano de catequese! Documennecessários: Certidão de registo de nasciPeregrinação paroquial a Fátima tos mento do Registo Civil e comprovativo de Bap(a 13 de Agosto): A peregrinação paroquial tismo (Cédula de Baptismo ou outro documena Fátima terá o seguinte programa: 8h00: Euto com a mesma indicação)/ No caso de virem caristia na Igreja matriz para todos os peregrinos e bênção para a viagem / 09h00: Saída de paróquias de fora, devem trazer uma autoriem direcção a Fátima com uma pequena para- zação do respectivo pároco para que a criança gem para o pequeno almoço na Vila da Feira e ou adolescente possa frequentar a catequese o almoço com paragem em Figueira da na nossa paróquia/ A paróquia tem um seguro Foz…. / 14h30: Via-Sacra nos Valinhos / de acidentes e responsabilidade civil específi16h00: Partida para o Santuário / 17h45: Con- co para todos aqueles (as) que frequentam a centração junto da Capelinha das Aparições / catequese./ NOTA: só se inscreve no 1º ano 18h30: Terço presidido pela nossa Paróquia e de catequese quem entrar para o 1º ano da transmitido pela RR / 19h00: Partida para junto escola primária! A catequese na nossa paródos autocarros, seguido com lanche-convívio e quia será feita aos sábados, segundo os horádepois partida para Santiago de Bougado / rios estabelecidos! 22h30: Chegada prevista à Igreja Matriz. DE ORAÇÃO: estão em distriAs pessoas devem trazer os bilhetes dos seus APOSTOLADO buição os folhetos Apostolado da Oração lugares para depois saberem dirigir-se aos com as intenções dodoPapa para Agosto! respectivos autocarros! Muito obrigado! Sexta-feira (dia 14): Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO! (orientada pelo grupo da Acção Católica). Sábado (dia 15): SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA/ Dia Santo de Guarda e Feriado Nacional. As eucaristias deste dia são com os horários de domingo. Domingo (dia 16): FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DAS DORES (em Bougado (São Martinho)/ Os ofertórios do próximo domingo (dia 16) são para a Pastoral da Mobilidade Humana. CARTÓRIO ENCERRADO: o Cartório paroquial estará encerrado de 5 a 12 de Agosto (PEREGRINAÇÃO À TERRA SANTA)! Qualquer assunto urgente, documentos, deverão dirigir-se ao Sr. Pe. Luciano Lagoa!

Passeio Anual Sénior 2015: A câmara municipal da Trofa (Divisão de Educação, Ação Social e Saúde ) está a organizar mais um passeio anual sénior. Este ano terá como destino Ponte de Lima e será no dia 25 de setembro. Este passeio é gratuito e destina-se a pessoas com idade igual ou superior 60 anos completos até ao final de 2015. As inscrições irão decorrer de 10 a 21 de Agosto nas Juntas de Freguesia e na Divisão de Educação e Ação Social e Saúde.

CONTAS: Ofertórios das eucaristias (2 de

Agosto): 289,50 eur. / Ofertório eucaristia de sábado (dia 1): 117,26 eur. (Para a Confraria das Almas) / Oferta particular para as obras da Capela NSª da Livração: 500 eur./ Ofertório de Exéquias: 31, 94 eur.

Sexta-feira (dia 14) | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Cartório Horários: Quinta e sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30

1ª leitura (1 Reis 19, 4-8):

«Fortalecido com aquele alimento, caminhou até ao monte de Deus» Uma sensação de abandono gera no espírito de Elias um estado de abatimento e mesmo de desespero. Morrer, no deserto onde o povo andou errante, onde Moisés suportou a revolta do mesmo povo e onde Agar ficou sepultada, será simultaneamente libertação e glória. Mas Deus, que dá a vida e fortalece a esperança, tem a seu respeito um plano diferente. Envia-lhe um anjo com o sustento corporal e espiritual. – Ali mesmo alimentara também o povo com o maná –. E, deste modo, Elias pôde levar a bom termo a missão que o Senhor lhe confiara.

Salmo responsorial (Sl 33(34)):

«Saboreai e vede como o Senhor é bom. »

2ª leitura (Ef 4, 30-5,2):

«Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo»

Crer em Deus não é somente um acto da inteligência. É também um acto da vontade humana enquanto a fé determina o comportamento cristão que nos move à libertação de todo o egoísmo, num reino de amor, de que Deus é modelo – na Trindade de Pessoas intimamente unidas.

Evangelho (Jo 6, 41-51):

«Eu sou o pão vivo que desceu do Céu»

Jesus convida os seus ouvintes a acreditarem na Sua Palavra a acreditarem n’Ele que é vida. É natural o espanto gerado entre a multidão. Se somente Deus tem palavras de vida eterna, como pode o Filho de Maria e José dizer que Ele próprio é o pão da vida? As palavras de Jesus são um apelo à fé e são também o anúncio da Eucaristia – sacramento em que Ele nos dá como Pão da vida o Seu próprio Corpo.

Antes de nos pormos a caminho para receber o Pão da Vida, Jesus recorda-nos que, antes de mais, somos convidados, que é Deus que dá o primeiro passo: “Felizes os convidados para a ceia do Senhor!” De seguida, pede-nos que façamos um acto de fé: “Dizei uma palavra e serei salvo!” Crer n’Aquele que Deus enviou… Crer, isto é, ter confiança nas suas palavras e nos seus gestos. Aquele que tem confiança sabe que não ficará decepcionado. O que Cristo quer é que vivamos plenamente, enquanto vamos ao seu encontro: a sua palavra é alimento, a sua carne (a sua pessoa) é alimento, com Ele ficamos saciados. Ele vem até nós para que vivamos d’Ele e, por Ele, a nossa vida ganhe sentido, os nossos gestos possam dar a vida, as nossas palavras possam exprimir a ternura, a nossa oração se torne relação filial com o Pai. À ESCUTA DA PALAVRA: Os judeus recriminavam Jesus: “Esse homem não é Jesus, filho de José? Conhecemos bem seu pai e sua mãe. Como pode dizer «Eu desci do céu»?” Os adversários de Jesus discutiam a sua origem e a sua pretensão exorbitante. Devemos reconhecer que a dificuldade dos compatriotas não era pequena. Jesus não tinha nada de extraterrestre. Se estivéssemos lá, talvez tivéssemos a mesma atitude… Ora, para descobrir o mistério profundo de Jesus, é preciso ir para além das aparências. Para conhecer Jesus, é preciso acolher a luz que vem da Palavra de Deus, ter o olhar da fé. A fé é uma “luz obscura”, pede um salto numa “confiança nocturna”, na noite. Isso verifica-se já nas nossas relações humanas de amor e de amizade. A fé-confiança não é uma evidência “científica” que leva a uma adesão imediata da inteligência. A fé só se pode aceitar e viver numa relação de amor, de amizade. Para além das aparências… Só podemos aceitar a Palavra de Jesus se nos abrirmos a Deus. Jesus pede aos seus discípulos para terem confiança: “Crede em Deus, crede também em Mim”. A fé é uma graça, um dom gratuito. PARA A SEMANA QUE SE SEGUE: Saborear Deus, saborear a bondade da Criação… O verão presta-se muito particularmente, em qualquer lugar onde estivermos, a fazer-nos saborear a bondade do Senhor através da beleza da sua Criação. Paisagens, elementos naturais, animais, astros, etc… E, no cume, as pessoas que encontramos, todas criadas à imagem do Criador! Louvado sejas Deus!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.