Boletim paroquial santiago 1178

Page 1

Este fim de Semana (1 e 2 de Agosto)

1º Sábado (dia 1): Ig. Matriz (depois da eucaristia das 20h00): Procissão ao cemitério com a Confraria das Almas! Domingo (dia 2): Cap. S. Gens (depois da missa das 17h30): Importante reunião com todos os membros (as) da Comissão de S. Gens. Terça-feira (dia 4): Depois da eucaristia: Ensaio do grupo coral. Sala 1 (21h15): Reunião mensal dos Vicentinos. 1ª Sexta-feira (dia 6): Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO (Pe. Luciano e Apº. Oração). CARTÓRIO ENCERRADO: o Cartório paroquial estará aberto no dia 3 e 4; e encerrado de 5 a 12 de Agosto (PEREGRINAÇÃO À TERRA SANTA)! Qualquer assunto urgente, documentos, intenções e inscrições para a peregrinação a Fátima deverão ser feitos até dia 4 sem falta! Nestes dias de encerramento, para qualquer assunto urgente deverão dirigirse ao Sr. Pe. Luciano Lagoa! INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE NO ANO PASTORAL DE 2015/2016: Durante o mês de Julho. Para o 1º ano de catequese! Documentos necessários: Certidão de registo de nascimento do Registo Civil e comprovativo de Baptismo (Cédula de Baptismo ou outro documento com a mesma indicação)/ No caso de virem de paróquias de fora, devem trazer uma autorização do respectivo pároco para que a criança ou adolescente possa frequentar a catequese na nossa paróquia/ A paróquia tem um seguro de acidentes e responsabilidade civil específico para todos aqueles (as) que frequentam a catequese./ NOTA: só se inscreve no 1º ano de catequese quem entrar para o 1º ano da escola primária! A catequese será feita aos sábados, segundo os horários estabelecidos!

Festa Nossa Senhora da Livração: os

números das rifas sorteadas são: 1º 3482; 2º 0302; 3º 3347; 4º 1270; 5º 0785. A Paróquia e a Comissão de Festas agradece a todos os que colaboraram para as festas, mesmo através na compra de rifas.

Peregrinação paroquial a Fátima

(a 13 de Agosto): A peregrinação paroquial

a Fátima terá o seguinte programa: 8h00: Eucaristia na Igreja matriz para todos os peregrinos e bênção para a viagem / 09h00: Saída em direcção a Fátima com uma pequena paragem para o pequeno almoço na Vila da Feira e o almoço com paragem em Figueira da Foz…. / 14h30: Via-Sacra nos Valinhos / 16h00: Partida para o Santuário / 17h45: Concentração junto da Capelinha das Aparições / 18h30: Terço presidido pela nossa Paróquia e transmitido pela RR / 19h00: Partida para junto dos autocarros, seguido com lanche-convívio e depois partida para Santiago de Bougado / 22h30: Chegada prevista à Igreja Matriz. As pessoas devem trazer os bilhetes dos seus lugares para depois saberem dirigir-se aos respectivos autocarros! Muito obrigado!

Passeio Anual Sénior 2015: A câmara municipal da Trofa (Divisão de Educação, Ação Social e Saúde ) está a organizar mais um passeio anual sénior. Este ano terá como destino Ponte de Lima e será no dia 25 de setembro. Este passeio é gratuito e destina-se a pessoas com idade igual ou superior 60 anos completos até ao final de 2015. As inscrições irão decorrer de 10 a 21 de Agosto nas Juntas de Freguesia e na Divisão de Educação e Ação Social e Saúde. CONTAS: Ofertórios das eucaristias (25 e 26 de Julho): 277,57 eur/ Eucaristias do Dia de S. Tiago (Ig. Matriz, 25 Julho): 255 eur.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

1ª leitura (Ex 16, 2-4. 12-15):

«Eu farei que chova para vós pão do céu» O maná descido do céu, no tempo de Moisés, foi o alimento providencial que Deus enviou ao seu povo para o sustentar durante a travessia do deserto, a caminho da Terra Prometida. Jesus vai citar este acontecimento na terceira leitura e faz sobre ele a respectiva catequese. O maná era alimento para matar a fome corporal. Mas há fomes mais urgentes e mais exigentes, as do espírito. O maná é chamado pão do céu, só porque vinha do alto; mas do Céu virá um Pão que dará a vida que não morre: Cristo, Aquele que o Pai celeste enviará.

Salmo responsorial (Sl 77(78)): «O Senhor deu-lhes o pão do céu»

2ª leitura (Ef 4, 17. 20-24): «Revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus»

Jesus Cristo, o Filho de Deus, ao fazer-Se homem, fez aparecer sobre a terra o que S. Paulo chamou o “homem novo”. Ele é a Cabeça de um Corpo novo, do qual os cristãos se tornam membros pela fé e pelo Baptismo. Ele é agora o padrão por onde os outros homens poderão aferir a sua existência e a sua vida. A vida dos cristãos é também agora a vida deste Corpo místico, a vida de Cristo vivida pelos seus membros. Vida nova requer nova maneira de a viver!

Evangelho (Jo 6, 24-35): «Quem vem a Mim nunca mais terá fome,

Na próxima semana não haverá confissões! Contactos:

A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das

Cartório Horários:

Segunda e Terça:

09h30 às 12h30 15h00 às 19h30

quem acredita em Mim nunca mais terá sede» Depois da multiplicação dos pães, Jesus faz um longo comentário, em que Se vai apresentando, pouco a pouco, como o verdadeiro pão da vida. Ele é o verdadeiro Moisés, ou melhor, é Aquele que realiza agora em plenitude a missão que Moisés, no Antigo Testamento, realizou como figura dos tempos de Jesus. Hoje o Senhor convida-nos a recebê-l’O, antes de mais, pela fé.

leituras do passado domingo. Assegura-nos que Deus está empenhado em oferecer ao seu Povo o alimento que dá a vida eterna e definitiva. A primeira leitura dá-nos conta da preocupação de Deus em oferecer ao seu Povo, com solicitude e amor, o alimento que dá vida. A acção de Deus não vai, apenas, no sentido de satisfazer a fome física do seu Povo; mas pretende também (e principalmente) ajudar o Povo a crescer, a amadurecer, a superar mentalidades estreitas e egoístas, a sair do seu fechamento e a tomar consciência de outros valores. O que é preciso fazer para ter acesso a esse “pão de Deus que desce do céu para dar a vida ao mundo”? De acordo com o Evangelho deste domingo, a resposta é clara: é preciso aderir (“acreditar”) a Jesus, o “pão” que o Pai enviou ao mundo para saciar a nossa fome. Aderir a Jesus é escutar o seu chamamento, acolher a sua Palavra, assumir e interiorizar os seus valores, segui-l’O no caminho do amor, da partilha, do serviço, da entrega da vida a Deus e aos irmãos. Trata-se de uma adesão que deve ser consequente e traduzir-se em obras concretas. Não chegam declarações de boas intenções, ou actos institucionais que nos fazem constar dos livros de registo da nossa paróquia; aderir a Jesus é assumir o seu estilo de vida e fazer da própria vida um dom de amor, até à morte. No Evangelho deste domingo, Jesus mostra-Se profundamente incomodado quando constata que a multidão o procura pelas razões erradas e, sem preâmbulos, apressa-Se em desfazer os equívocos. Ele não quer, de forma nenhuma, que as pessoas O sigam por engano, ou iludidas. Há, aqui, um convite implícito a repensarmos as razões porque nos envolvemos com Cristo… É um equívoco procurar o Baptismo porque é uma tradição da nossa cultura; é um equívoco celebrar o matrimónio na Igreja porque, assim, a cerimónia é mais espectacular e proporciona fotografias mais bonitas; é um equívoco assumir tarefas na comunidade cristã para nos auto-promovermos ou para resolvermos os nossos problemas materiais; é um equívoco receber o sacramento da Ordem porque o sacerdócio nos proporciona uma vida cómoda e tranquila; é um equívoco praticarmos certos actos de piedade para que Jesus nos recompense, nos livre de desgraças, nos pague resolvendo algumas das nossas necessidades materiais… A nossa adesão a Jesus deve partir de uma profunda convicção de que só Ele é o “pão” que nos dá vida.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.