Este fim de semana (18 e 19 de Julho): FESTA DO SENHOR E S.TIAGO: Sábado (dia 25): DIA/FESTA DE S. TIAGO: Ig. Matriz (16h30): Eucaristia solene. Ig. Matriz (20h00): Eucaristia solene. seguida de procissão de velas em honra do nosso padroeiro, S. Tiago. A paróquia venderá velas e copos à entrada da Igreja Matriz! Domingo (dia 26): Ig. Matriz (11h00): Eucaristia solene da Festa em honra do Senhor (Santíssimo Sacramento) e S. Tiago. Ig. Matriz (12h30-17h00): Exposição/Adoração do SSº Sacramento segundo os horários definidos para as aldeias: Lagoa (12h30-13h30)/ Bairros e Maganha (13h30-14h30)/ Cedões, Lantemil e TrofaVelha (14h30-15h30)/ Cidai (15h30-16h30)/ Leitores, acólitos, ministros ex. da Comunhão, zeladoras e coro paroquial (16h30-17h00). Ig. Matriz (17h00): Vésperas solenes, seguidas da procissão eucarística com bênção final! Devem tomar parte na procissão, como de costume, todos os paroquianos, os grupos, os movimentos e as confrarias da paróquia. Procuremos participar com fé! Esta semana (27-31 de Julho, em Fátima): 41º ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL LITÚRGICA (o pároco estará nesta formação com alguns elementos dos grupos da liturgia). Terça-feira (dia 28): Esta semana não há ensaio do coro paroquial! Quinta-feira (dia 30): Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO! 1º Sábado (dia 1): Ig. Matriz (depois da eucaristia das 20h00): Procissão ao cemitério com a Confraria das Almas! Domingo (dia 2): Cap. S. Gens (depois da missa das 17h30): Importante reunião com todos os membros (as) da Comissão de S. Gens.
INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE NO ANO PASTORAL DE 2015/2016: Durante o mês de Julho. Para o 1º ano de catequese! Documentos necessários: Certidão de registo de nascimento do Registo Civil e comprovativo de Baptismo (Cédula de Baptismo ou outro documento com a mesma indicação)/ No caso de virem de paróquias de fora, devem trazer uma autorização do respectivo pároco para que a criança ou adolescente possa frequentar a catequese na nossa paróquia/ A paróquia tem um seguro de acidentes e responsabilidade civil específico para todos aqueles (as) que frequentam a catequese./ NOTA: só se inscreve no 1º ano de catequese quem entrar para o 1º ano da escola primária! A catequese na nossa paróquia será feita aos sábados, segundo os horários estabelecidos! Jornais “A voz de Fátima”: Já se encontram na sacristia. Pede-se aos zeladores (as) o favor de os distribuir. Muito obrigado! CARTÓRIO ENCERRADO: o Cartório paroquial estará encerrado de 5 a 12 de Agosto! Qualquer assunto urgente, documentos, intenções e inscrições para a peregrinação a Fátima deverão ser feitos até dia 4 sem falta! CONTAS: Ofertórios das eucaristias (11 e 12 de Julho): 269,73 eur./ Ofertórios de Missas de 7º dia: 53,09 eur. Festa NSª da Livração: Ofertórios Semanais daa pregações: 330 eur. / Ofertório da Eucaristia Solene para as obras (dia 19): 630 eur. / Ofertas das caixas da capela e do nicho: 340 eur. / Oferta particular para a Cap.ª de Nsª da Livração: 187.80 eur. Está à venda no cartório e na Ig. Matriz um livro sobre S. Tiago (preço: 5 eur.)
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Salmo responsorial (Sl 144(145)): «Abris, Senhor, as vossas mãos e saciais a nossa fome »
2ª leitura (Ef 4, 1-6):
«Um só Corpo, um só Senhor, uma só fé, um só Baptismo »
Durante alguns domingos estamos a ler a Epístola aos Efésios. É uma carta maravilhosa, escrita, como algumas outras, da prisão, e em que se aprofunda, de maneira particular, o mistério de Cristo e a vida vivida segundo esse mistério. Hoje insiste-se na unidade que deve reinar entre os cristãos, unidade não apenas de fora, mas de coração, porque todos somos um só, participantes da unidade de Deus, que d’Ele nos vem por Cristo.
Evangelho (Jo 6, 1-15): «Distribuiu-os e comeram quanto quiseram»
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h30 - 19h30 Contactos:
1ª leitura (2 Reis 4,42-44):
«Comerão e ainda há-de sobrar» A liturgia continua em si a mesma linha de pensamento e até de acção da Sagrada Escritura. Assim, hoje, faz-nos ler duas passagens semelhantes, uma do Antigo, outra do Novo Testamento: duas multiplicações do pão. Em ambas se pode ver o mesmo dedo de Deus, amigo dos homens, capaz de lhes dar o alimento de que precisam, e, ao mesmo tempo, em ambas se manifesta que é Ele quem está sempre nos gestos e nas palavras dos que actuam e falam em seu nome.
Cartório Horários:
Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
A multiplicação dos pães situa-se próximo da Páscoa. Hoje lemos o facto; nos dias seguintes ouviremos o comentário, a catequese que o próprio Senhor Jesus fará deste facto. Mas a multiplicação dos pães e dos peixes é apresentada nos termos da celebração eucarística. Depois da catequese sobre o Baptismo na fala com Nicodemos, depois da referência constante ao Espírito Santo, começamos hoje a catequese sobre a Eucaristia. Estamos no ambiente da iniciação cristã.
BILHETE DO EVANGELHO: Jesus não fecha os olhos diante dos homens: não somente vê a multidão, como se apercebe da sua fome. Antes de fazer o milagre, solicita a confiança dos seus apóstolos, esta confiança que Ele põe à prova. Então faz dois gestos: vira-se para Deus seu Pai, dando graças, e distribui o alimento. Que contraste gritante entre esta multidão que tem fome e o alimento que lhe vai ser oferecido, cinco pães e dois peixes. E ao mesmo quanta abundância! Não somente a multidão está saciada, mas sobram doze cestos. É a prodigalidade do Amor: Deus ama infinitamente, e este sinal operado por Jesus anuncia não o poder de um rei, mas o dom de Deus a todos os homens. Não somente Jesus veio para o maior número, mas veio dar a vida em abundância. Este sinal anuncia um outro sinal. Depois de ter comido, a multidão, no dia seguinte, terá ainda fome. Mas o alimento que Cristo ressuscitado oferecerá aos homens será a sua vida, e aqueles que comerem este Pão de Vida jamais terão fome. À ESCUTA DA PALAVRA: Jesus não “cria” pães e peixes a partir de nada. Cria a partir dos cinco pães e dois peixes do rapazito. A partir do pão dos pobres! Ao multiplicar os pães e os peixes, Jesus multiplica o dom do rapazito. Mas é ridículo alimentar uma multidão de cinco mil homens com tão pequena quantidade. Mas uma pequena quantidade pode ter um valor infinito. Jesus não olha como nós. O nosso olhar deve ser como o de Jesus. Quando damos amor, amizade, um pouco do nosso tempo ou um simples sorriso, quando procuramos respeitar o outro, sem o julgar, quando fazemos um caminho de perdão… Jesus serve-Se desse pequeno pouco para construir connosco, pacientemente, dia após dia, o seu Reino. PARA A SEMANA QUE SE SEGUE: Procuremos afastar-nos um pouco da vida frenética e stressante, procuremos ser menos inquietos e mais confiantes… Fiar-se mais no Senhor, dispor-se para responder às diversas missões e confiar tudo isso ao Senhor, para que Ele multiplique…