Este fim de semana (18 e 19 de Julho): FESTA EM HONRA DA SRª DA LIVRAÇÃO! Sábado (dia 18): Salão (18h00): Reunião da Acção Católica Rural. Domingo (dia 19): Cap.ª de Lantemil (11h00): Eucaristia solene da Festa em Honra de Nsª da Livração e dos 25º anos de ampliação e restauro da Capela (e bênção de novo altar do nicho); presidirá à nossa celebração D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto. Cap. de Lantemil (17h30): Terço e procissão. Terça-feira (dia 21): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 22): Salão paroquial (21h00): Reunião final dos Leitores da paróquia. Quinta-feira (dia 23): Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO! Sexta-feira (dia 24): Salão Nobre dos Bombeiros da Trofa (21h30): Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal. FESTA DO SENHOR E S.TIAGO: Sábado (dia 25): FESTA DE S. TIAGO: Ig. Matriz (16h30): Eucaristia solene. Ig. Matriz (20h00): Eucaristia solene. seguida de procissão de velas em honra do nosso padroeiro, S. Tiago. A paróquia venderá velas e copos à entrada da Igreja Matriz! Domingo (dia 26): Ig. Matriz (11h00): Eucaristia solene da Festa em honra do Senhor (Santíssimo Sacramento) e S. Tiago. Ig. Matriz (12h30-17h00): Exposição/Adoração do SSº Sacramento segundo os horários definidos para as aldeias. Ig. Matriz (17h00): Vésperas solenes, seguidas da procissão eucarística com bênção final! Devem tomar parte na procissão, como de costume, todos os paroquianos, os grupos, os movimentos e as confrarias da paróquia. Procuremos participar com fé!
Peregrinação à Terra Santa:
na próxima Sexta-feira (dia 24 de julho) pelas 21h15, haverá uma reunião final com todos as pessoas inscritas para a peregrinação. INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE NO ANO PASTORAL DE 2015/2016: Durante o mês de Julho. Para o 1º ano de catequese! Documentos necessários: Certidão de registo de nascimento do Registo Civil e comprovativo de Baptismo (Cédula de Baptismo ou outro documento com a mesma indicação)/ No caso de virem de paróquias de fora, devem trazer uma autorização do respectivo pároco para que a criança ou adolescente possa frequentar a catequese na nossa paróquia/ A paróquia tem um seguro de acidentes e responsabilidade civil específico para todos aqueles (as) que frequentam a catequese./ NOTA: só se inscreve no 1º ano de catequese quem entrar para o 1º ano da escola primária! A catequese na nossa paróquia será feita aos sábados, segundo os horários estabelecidos! CONTAS: Ofertórios das eucaristias (11 e 12 de Julho): 283,08 eur./ Ofertório de Exéquias: 138,48 eur. / Oferta particular para a Cap.ª de Nsª da Livração: 120 eur. / Está à venda no cartório e na Ig. Matriz um livro sobre S. Tiago (preço: 5 eur.) S. Tiago, chamado “o Maior”, para se distinguir de outro apóstolo do mesmo nome, era filho de Zebedeu e de Salomé, e irmão de S. João Evangelista (cf. Mc 15, 40; Mt 27, 56). Com ele, e com Pedro, fez parte do grupo dos primeiros três discípulos de Jesus, o grupo mais íntimo, que acompanhou o Senhor na Transfiguração e na Agonia. Figura proeminente da igreja, Tiago foi preso em Jerusalém, por ordem de Herodes Agripa, sendo o primeiro apóstolo a derramar o seu sangue, em testemunho da sua fé, nos dias da Páscoa (cf. At 12, 1-3), por volta do ano 44. O seu culto desenvolveu-se notavelmente em Compostela que, desde a Idade Média, se tornou um dos centros de peregrinação mais concorridos, em todo o mundo/ Repete muitas vezes e vive a palavra: “Beberam o cálice do Senhor, e tornaram-se amigos de Deus” (ant.ª da comunhão da festa de S. Tiago).
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h30 - 19h30 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Cartório Horários:
Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
BILHETE DO EVANGELHO: Deus tem piedade…
1ª leitura (Jer 23, 1-6):
«Reunirei o resto das minhas ovelhas e dar-lhes-ei pastores.» No Evangelho, Jesus vai revelar-Se cheio de compaixão pela multidão, que é como um rebanho sem pastor. Mas já desde o Antigo Testamento Deus Se tinha revelado como bom Pastor do seu povo. Os cuidados do pastor pelo seu rebanho são uma boa comparação que nos pode fazer compreender o amor com que Deus Se preocupa com os homens e deseja que eles encontrem os verdadeiros caminhos da vida e o verdadeiro alimento que os há-de sustentar nesses caminhos. E logo se anuncia um “rebento justo”, um “verdadeiro rei”, o Messias futuro que Se há-de um dia apresentar como o “Bom Pastor”, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Salmo responsorial (Sl 22(23)):
«O Senhor é meu pastor: nada me faltará»
2ª leitura (Ef 2, 13-18):
«Ele é a nossa paz, que fez de uns e outros um só povo» Continuando a expor o plano de Deus sobre o mundo, S. Paulo mostra como Jesus fez a união de todos os homens por meio da sua Cruz, em particular, a união entre o povo de Deus do Antigo. Testamento e o do Novo Testamento. Nem são rigorosamente dois povos, mas dois momentos do mesmo povo em que se manifesta a continuação e o desenvolvimento do mesmo e único plano divino de levar todos os homens, de todos os tempos, à unidade do Corpo que tem Cristo por cabeça e pastor.
Evangelho (Mc 6, 30-34): «Eram como ovelhas sem pastor»
Sem a palavra de Deus os homens não encontram a união, são como ovelhas tresmalhadas de um rebanho a que falta o pastor. Jesus, ao contemplar a multidão que O seguia, mas que não era ainda a sua Igreja, sente por ela grande compaixão e vai-lhes dando o pão da palavra de Deus: “começou a ensinar-lhes muitas coisas”.
Uma grande multidão pode abafar física e moralmente. Compreende-se que Jesus queira preservar os seus apóstolos: eles foram ao encontro das multidões para as ensinar e fazer milagres, então Ele propõe-lhes para se afastarem para um lugar deserto a fim de retomar o fôlego e não perderem o sentido daquilo que é essencial. Mas a multidão tem fome de palavras e de sinais, é ela que dirige o curso dos acontecimentos, parece querer recordar a Jesus e aos seus discípulos que eles não têm o direito de fugir. Como reagem os apóstolos? Não sabemos. O que sabemos é que Jesus se enche de piedade; este sentimento que O anima revela-nos algo do rosto do Pai. É o coração de Deus que bate no coração de Jesus cheio de piedade. Sim, Deus tem piedade da multidão na margem do lago Tiberíades, como outrora teve piedade do seu povo escravo no Egipto. E quando Deus tem piedade, Ele age. À ESCUTA DA PALAVRA: “Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco”. É a instituição evangélica das férias! De facto, a multidão era tão numerosa que os Apóstolos nem tinham tempo para comer. Deviam estar esgotados, tanto mais que regressavam do primeiro envio em missão, que não terá sido propriamente um tempo de repouso. Conhecemos a vida de Jesus, a sua missão, as grandes fadigas, as noites em oração, sem dormir, após um dia extenuante… Numa das travessias de barco, aproveita mesmo para repousar um pouco e dormir… Assim, Ele sabe estar atento à fadiga dos seus companheiros. Convida-os a respeitar também as exigências da natureza corporal, a ter um pouco de repouso. E nós, hoje? Sabemos bem que as férias não são um luxo, se corresponderem àquilo para que existem. Sabemos que há ainda muitos homens, mulheres e crianças que são explorados como vulgares máquinas para produzir. Isso não é respeitar a vontade criadora de Deus. Também os servidores do Evangelho! Os Apóstolos diminuem, as funções pastorais aumentam… a fadiga também. Cabe a cada um tirar as devidas consequências evangélicas! PARA A SEMANA QUE SE SEGUE: Com o Salmo 22… Como no Evangelho, temos a necessidade de nos afastar, de tomar alguma distância em relação à nossa vida trepidante, para repousarmos… Mas, de facto, sabemos repousar? Ousamos encontrarnos no silêncio, face a nós mesmos, face a Deus? Nesta semana façamos um tempo de silêncio para nos colocarmos na sua presença, seguindo-se um tempo de oração lenta e intensa do Salmo 22…