Este domingo (dia 12): Junto à escola de Cedões (10h30): Eucaristia de comemoração dos 40 anos do nosso Agrupamento de escuteiros 447 de Santiago de Bougado. Sé-Catedral do Porto (16h00): ORDENAÇÕES SACERDOTAIS E DIACONAIS (7 padres, 3 diáconos): Rezemos por eles ao Senhor nas nossas eucaristias e orações! Dias 13-19: FESTA EM HONRA DA SENHORA DA LIVRAÇÃO (as eucaristias semanais serão na Capela de Lantemil às 21h00, excepto na Sexta-feira, que será na Ig. Matriz, às 8h00)/ Teremos connosco como pregador dos sermões o Pe. Alpoim, carmelita. Aproveitemos para participar fervorosamente e ouvir um sábio sobre a oração e Santa Teresa de Jesus. Terça-feira (dia 14): Cap.ª Lantemil (depois da eucaristia): Ensaio do coro paroquial. Quinta-feira (16): NSª SRª do CARMO: ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO (20h00, antes da missa)/ Na mesma celebração deste dia, em Lantemil, será feita também a imposição da medalhinha/ escapulário de Nossa Senhora do Carmo para quem ainda nunca tenha recebido. Convidamos sobretudo as crianças da 1ª Comunhão e Profissão de Fé para receber este sinal de protecção de Nossa Senhora! Sexta-feira (dia 17): Ig. Matriz (8h00): Eucaristia. Cap.ª Lantemil (17h-19h): Confissões! Cap.ª Lantemil (21h00): Terço e procissão de velas! (as pessoas da comunidade paroquial devem saber que, sempre que há uma celebração da paróquia, devem fazer o esforço por comprar as velas que são vendidas pela paróquia, porque ajudam a comunidade que é de todos, em vez de contribuir para particulares que às vezes nem uma palavra dão à paróquia nem nela colaboram!). Sábado (dia 18): Salão (18h00): Reunião da Acção Católica Rural.
Domnigo (dia 19): Cap.ª de Lantemil (11h00): Eucaristia solene da Festa em Honra de Nsª da Livração e dos 25º anos de ampliação e restauro da Capela (e bênção de novo altar do nicho); presidirá à nossa celebração D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto. Cap. de Lantemil (17h30): Terço e procissão. Procuremos participar com alegria nestes momentos comemorativos e ajudar nas despesas. Por isso, os ofertórios das missas da semana e do dia da festa serão para as despesas das obras da capela e do novo altar. Colaborem! INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE NO ANO PASTORAL DE 2015/2016: Durante o mês de Julho. Para o 1º ano de catequese! Documentos necessários: Certidão de registo de nascimento do Registo Civil e comprovativo de Baptismo (Cédula de Baptismo ou outro documento com a mesma indicação)/ No caso de virem de paróquias de fora, devem trazer uma autorização do respectivo pároco para que a criança ou adolescente possa frequentar a catequese na nossa paróquia/ A paróquia tem um seguro de acidentes e responsabilidade civil específico para todos aqueles (as) que frequentam a catequese./ NOTA: só se inscreve no 1º ano de catequese quem entrar para o 1º ano da escola primária! A catequese na nossa paróquia será feita aos sábados, segundo os horários estabelecidos! FESTA DO SENHOR E S. TIAGO: 24-26 de Julho. Vejam os respectivos programas! CONTAS: Ofertórios das eucaristias (3 e 4 de Julho): 263,41 eur./ Ofertório da eucaristia da 20h00 (3 de junho): 84,40 eur. (Ofertório para a Confraria das Almas) / Oferta particular de promessa para a Cap.ª de Nsª da Livração: 50 eur./ Contributo penitencial: 30 eur. / Caixa das Almas (Ig.ª Matriz): 61,20 eur (para a Confraria das Almas) / Caixas das esmolas da Ig.ª Matriz: 63,48 eur. / Ofertas particulares para obras da Cap.ª de Nsª da Livração: 23 eur.
Sexta-feira | Cap. Lantemil | 17h00 - 19h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Cartório Horários:
Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
BILHETE DO EVANGELHO: Testemunho do “nós”…
1ª leitura (Amós 7, 12-15): «Vai, profeta, ao meu povo.» O Evangelho vai apresentar-nos hoje Jesus a chamar e a enviar os doze Apóstolos. Por seu lado esta primeira leitura quer fazer-nos compreender, desde já, que o Senhor chama e envia como Lhe apraz, quem Ele quer; esse será o seu enviado, o seu mensageiro, que é preciso acolher e escutar como tal. Por ele, é Deus quem falará. E nenhum mal-entendido ou incompreensão podem ser obstáculo à presença e à palavra do enviado de Deus.
Salmo responsorial (Sl 84(85)): «Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor e dai-nos a vossa salvação»
2ª leitura (Ef 1, 3-14): «Ele nos escolheu, em Cristo, antes da criação do mundo» A epístola aos Efésios, talvez a mais bela de S. Paulo, revela-nos o plano de Deus sobre o mundo. A contemplação deste plano deslumbrava o Apóstolo, e esse deslumbramento, canta-o ele num verdadeiro hino, que constitui a leitura de hoje. Esse plano de Deus consiste em fazer dos homens seus filhos por Jesus Cristo, e constituir Cristo cabeça e centro da unidade de todo o universo.
Evangelho (Mc 6, 7-13): «Começou a enviá-los» A missão dos Apóstolos é puro dom do Senhor; Ele escolhe os que quer, e envia-os a anunciar uma mensagem de salvação que vem d’Ele, o Salvador. E de tal maneira eles anunciam uma mensagem que não é sua, mas de Jesus, que não deverão ir apoiados em seguranças humanas, mas somente no dom do Senhor que os envia.
Jesus envia os discípulos dois a dois. Ele sabe que a sua missão será difícil de cumprir. Mesmo Ele, Jesus, fez-Se acompanhar de um grupo. O testemunho é sempre um “nós” para nunca se falar em nome próprio mas, com outros, em nome daquele que envia. Algumas recomendações a estes peregrinos da Boa Nova: contar apenas com Deus; pôr-se a caminho para se fazer peregrino; aceitar a hospitalidade para se apresentar como um pobre; não forçar as portas para respeitar a liberdade. Quanto à mensagem a proclamar, é a mensagem do Mestre: “convertei-vos!” E quanto aos actos, são os mesmos de Jesus: expulsar os demónios e curar os doentes. Decididamente, o servo não é maior do que o seu mestre, e o enviado faz sempre referência àquele que o envia. Hoje, o “nós” é o da Igreja. Oxalá ela possa contar apenas com Deus, fazer-se peregrina, apresentar-se pobre, livre e acolhedora... À ESCUTA DA PALAVRA: Testemunhas do amor de Deus… “Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros”. O apelo dos Apóstolos está ligado ao seu envio, à sua missão. Serem os companheiros de Jesus, não para ficarem abrigados perto d’Ele, mas para serem enviados comos suas testemunhas até aos confins da terra. Ele envia-os dois a dois. Sem dúvida, porque na altura um testemunho só era reconhecido como autêntico se levado por duas testemunhas. Mas, mais profundamente, Jesus veio para colocar os homens na “circulação do amor”. Deus criou os homens para serem à sua imagem. Como “Deus é Amor”, os homens serão imagens de Deus na medida em que construírem juntos relações de amor fraterno. Ora, eles recusaram isso. O espírito do mal é chamado de diabo, aquele que divide em vez de unir. Jesus veio para acabar com a divisão. Ele é aquele que reconcilia os homens com Deus e entre si. Eis porque Jesus envia os Apóstolos dois a dois: para que sejam primeiramente, pelo seu comportamento e pela sua vida, testemunhas desta obra de reconciliação. A salvação nunca é individual, é colocada na relação dos homens entre si, no movimento de amor de Deus. A missão dos Apóstolos é, pois, de lutar contra o mal que divide e corrompe. Então, compreendemos melhor porque Jesus dá conselhos de pobreza. Encher-se de riquezas materiais é arriscar cair na armadilha da possessão egoísta, é entrar no círculo infernal da vontade de poder, da inveja. É centrar-se sobre si mesmo em lugar de dar lugar aos outros. É obscurecer o seu olhar interior e não ser mais suficientemente disponível para acolher o outro. É sempre válido para todos os baptizados cuja missão é serem testemunhas da Boa Nova no coração do mundo! PARA A SEMANA QUE SE SEGUE: Bendizer no quotidiano… Em cada dia desta semana, participar nas eucaristias, dirigir ao Senhor uma curta oração de bênção: para a felicidade partilhada nesse dia, para um encontro enriquecedor, para uma refeição partilhada e cheia de amizade, para a beleza da Criação, para um nascimento ou a alegria das crianças, etc...