Este 1º Sábado (dia 6): Peditório anual da Associação do S. Pedro da Maganha. Ig. Matriz (antes da missa das 20h00): Oração do Terço (Mvtº Msg. Fátima)/ No final da eucaristia: Procissão ao cemitério com a Confraria das Almas. Salão(21h00): Reunião mensal de formação para os acólitos.
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (dia 6/7 de Junho): Festa
da 1º Comunhão (Ig. Matriz, 10h00)/ Este Dia do Corpo de Deus será marcado com os seguintes momentos em conjunto com a paróquia de São Martinho de Bougado: Ig. Matriz de Santiago: (15h00): Exposição e Adoração ao Santíssimo / (17h00): Oração solene de Vésperas / (17h30): Início da Procissão Solene em direção ao parque NSª das Dores (fim da procissão com Bênção e Eucaristia campal)/ O PÁROCO PEDE A TODA A COMUNIDADE (famílias, crianças, jovens, idosos, grupos e movimentos paroquiais) QUE PARTICIPE ACTIVAMENTE E DEVOTAMENTE NESTA GRANDE SOLENIDADE, BEM COMO NO TRÍDUO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS! APROVEITEM ESTA GRAÇA! Terça-feira (dia 9): Ig. Matriz Santiago (depois da eucaristia): Ensaio do coros paroquial Quarta-feira (dia 10): Feriado Nacional/ PASSEIO E CONVÍVIO (com missa e reunião de avaliação do ano) DE TODOS S CATEQUISTAS DA PARÓQUIA (os catequistas devem levar farnel para partilhar, caneta e papel, e boa disposição!; devem confirmar com os coordenadores até terça-feira quem vai). TRÍDUO DO SAGº Cº JESUS (10, 11 e 12 de Junho): com missas, adoração, pregação e for-
mação com o Pe. Manuel Morujão (Jesuíta), exsecretário da Conferência Episcopal Portuguesa.
Quarta-feira (dia 10): Ig Matriz (20h30): Missa com sermão/ Salão(21h30): Encontro sobre o A.O (para todos os grupos, zeladores, confrarias e movimentos paroquiais (da catequese, liturgia e caridade). Quinta-feira (dia 11): Ig Matriz (20h30): Missa com sermão/ Salão (21h30): Encontro sobre a temática da Família (para todos os grupos paroquiais e famílias, crianças e jovens). Sexta-feira (dia 12): Ig. Matriz (20h30): Missa Solene do Sagrado coração de Jesus com ADORAÇÃO e CONSAGRAÇÃO DE TODA A PÁRÓQUIA AO SGº CORAÇÃO DE JESUS/ Neste dia a reunião mensal dos leitores é substituída pela participação nesta solenidade! Sábado (dia 13): DIA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA/ Ig. Matriz (20h00, Oração do terço antes, pelo Movimento da Mensagem de Fátima): Missa festiva em Honra de Santo António de Lisboa e Festa do Compromisso (9º ano de catequese). Salão (18h00): Reunião mensal da Açº. Católica Rural. FORMAÇÃO VICARIAL PARA OS MEC: dia 17 (quarta-feira, 21h00, salão de Guilhabreu!) CONTAS: Ofertórios das eucaristias (30 e 31 de Maio): 665,56 eur. / Ofertório de Exéquias: 145 eur. / Ofertório de matrimónio: 40,49 eur.
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
“TOMAI E COMEI: ISTO É O MEU CORPO!”
1ª leitura (Ex 24, 3-8):
«Este é o sangue da aliança que Deus firmou convosco» O Santíssimo Sacramento – o Sacramento Santo por excelência – é o sacramento do Sacrifício que Cristo ofereceu sobre a Cruz. O sacrifício significa e realiza a aliança entre Deus e o homem. Já Moisés tinha celebrado um sacrifício de aliança, que esta leitura vem evocar, aliança selada com o Sangue. Tratava-se então da aliança antiga; mas Jesus dará finalmente o Sangue da nova aliança, o seu próprio Sangue. Na última ceia, ao entregar aos discípulos o cálice do seu Sangue, Jesus háde referir-Se àquele sangue da aliança ao dizer que o seu é o Sangue da aliança “nova”.
Salmo responsorial (Sl 115):
«Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor» O «cálice da amargura» torna-se «cálice da salvação» por obra de Cristo, que Se fez servo de todos e ofereceu a vida em acção de graças ao Senhor que dá vida, e vida em abu´ndância!
2ª leitura (Hebr 9, 11-15):
«O sangue de Cristo purificará a nossa consciência»
Quarta-feira | Cap. Lantemil e Bairros | 18h30 - 19h30 Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h30 - 19h30 Contactos:
para que o celebrássemos em memória d’Ele, até que Ele venha no fim dos tempos. Por isso, sempre que celebramos a Eucaristia, proclamamos a morte do Senhor e renovamos a Aliança com Deus, que, na sua morte, Cristo selou em nosso favor.
Cartório Horários:
Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
A festa de hoje chama-se actualmente Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. De facto, também o sangue exprime e de maneira particularmente significativa a vida que o Senhor deu por nós, para estabelecer, de uma vez para sempre, a nova e eterna Aliança.
Evangelho (Mt 14, 12-16. 22-26): «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue»
No sacramento do seu Corpo e Sangue, Jesus deixou-nos o memorial do seu sacrifício
Estas solenidades, que celebramos após o Pentecostes, concretizam, de forma mais sensível, a promessa de Cristo: “Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos”. Na Eucaristia temos o alimento espiritual diário dos peregrinos para vivermos no mundo o testemunho de unidade e de amor do próprio Cristo; temos, também, o penhor da participação no banquete pascal da glória futura, pois já levamos em nós a semente da Vida que há-de florir na Ressurreição. Temos um «mistério da Fé». E temos uma prova do amor de Cristo, que se ofereceu para que tivéssemos vida e que continua a ser o nosso alimento para que possamos viver por Ele. Por isso não basta adorá-Lo; é preciso comungá-Lo. Só aceitando-O como nosso alimento é que Ele Se fará nossa vida e nós viveremos unidos a Ele; e partilharemos com os irmãos o pão da nossa mesa e a riqueza do nosso coração.
CORAÇÃO DE JESUS, LEAL E FIEL! O amor fiel de Deus pelo seu povo manifestou-se e realizou-se plenamente em Jesus Cristo que, para honrar a aliança de Deus com o seu povo, se fez nosso escravo, abandonou a sua glória e assumiu a forma de servo. No seu amor não se rendeu diante da nossa ingratidão e nem sequer perante a rejeição. É o que nos recorda S. Paulo: «Se formos infiéis... Ele – Jesus – continua fiel, porque não pode renegar--se a Si mesmo» (2 Tm 2, 13). Jesus permanece fiel, nunca atraiçoa: mesmo quando erramos, Ele espera sempre por nós, para nos perdoar: tal é o rosto do Pai misericordioso. E o sentido da festa do Sagrado Coração de Jesus consiste em descobrir cada vez mais e em deixar-nos abraçar pela lealdade humilde da mansidão do amor de Cristo, Revelação da misericórdia do Pai. Senhor Jesus, fazei o meu coração semelhante ao vosso! PAPA FRANCISCO