Este sábado (dia 30): Cap. Bairros (21h00): Encerramento do “Mês de Maria”: procissão até à Ig. Matriz, terço e consagração final. Convida-se toda a comunidade , juntamente com os movimentos, em especial, a Confraria de Nsª Srª do Rosário. (Haverá velas e copos da paróquia à venda junto da capela!) Polo Junta de Fregª. (São Martinho (21h30): Concerto Missionário - Banda Missio. Domingo (dia 31): SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE/ PROFISSÃO DE FÉ e Festa em honra de Nossa Senhora do Rosário: (Ig. Matriz, 10h00). No final da eucaristia: Procissão em honra de Nsª Srª do Rosário. Os movimentos e confrarias da paróquia tomarão parte, como de costume, na procissão!
Pavilhão desportivo de Stº Tirso (15h30): DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA: celebração diocesana para os casais jubilados.
ESTA SEMANA O CARTÓRIO SÓ ESTARÁ ABERTO NA SEXTA E SÁBADO!!! Terça-feira (dia 2): Salão (18h30): Preparação para as crianças da 1ª Comunhão (do 3º ano). Ig. Matriz Santiago (depois da eucaristia): Ensaio dos coros paroquiais. Quarta-feira (dia 3): Ig. Matriz (18h30): Preparação para as crianças da 1ª Comunhão. Sala 1 (21h00): Reunião dos Vicentinos. 1ª Quinta-feira (dia 4): Ig. Matriz (18h0020h00): CONFISSÕES, especialmente para os familiares e crianças da 1ª Comunhão. Ig. Nova de São Martinho (21h15): Ensaio dos coros paroquiais. 1ª Sexta-feira (dia 5): Salão (19h30): Reunião com os todos os membros da Confraria do Sagº Coração de Jesus e seus zeladores(as). Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO (com Apº Oração, pelas intenções do papa). 1º Sábado (dia 6): Peditório anual da Associação do S. Pedro da Maganha. Ig. Matriz (antes da missa das 20h00): Oração do Terço (Mvtº Mg. Fátima). Salão(21h00): Reunião mensal de formação para os acólitos.
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (dia 6/7 de Junho): Festa da 1º Comunhão (Ig. Matriz, 10h00)/ Este Dia
do Corpo de Deus será marcado com os seguintes momentos em conjunto com a paróquia de São Martinho de Bougado: Ig. Matriz de Santiago: (15h00): Exposição e Adoração ao Santíssimo / (17h00): Oração solene de Vésperas / (17h30): Início da Procissão Solene em direção ao parque NSª das Dores (fim da procissão com Bênção e Eucaristia campal). Todas movimentos, associações eparoquiais todosasosconfrarias, grupos paroquiais, com as cruzes e bandeiras são convidadas a tomarem parte nesta Solenidade, com vestes dignas de uma procissão. Pede-se também pessoas de boa vontade de toda a paróquiaàsa organizarem-se para a elaboração dose tapetes de embelezamento janelas dasflores casase para a passagemdadoruaSantíssimo. Pede-se que recolham as flores que puderem e juntamente com as pessoas que moram no trajeto por onde vai passar a procissão procurarem, com as pessoas das várias aldeias da paróquia, elaborarem um belo tapete para o Santíssimo Sacramento, digno do Bougado Grande e de pessoas generosas que amam a Igreja. Vamos todos colaborar, por favor! O tapete de flores será pelo percurso da E.N 104, será organizado da seguinte forma: IgrejaFarmácia Barreto: Aldeia da Lagoa/ Farmáciabombas de gasolina da Retificadora: Aldeia de Cidai/ Bombas-Drogaria Gonçalves e Moreira: Aldeias de Bairros e Maganha/ Drogaria até ao limite com São Martinho: Aldeias de Cima (Lantemil, Cedões e Trofa-Velha). TRÍDUO DO SAGº Cº JESUS (10, 11 e 12 de Junho): com missas, adoração, pregação e formação com o Pe. Manuel Morujão (Jesuíta), exsecretário da Conferência Episcopal Portuguesa.
Estão em distribuição os folhetos (AO) com as Intenções do papa para o Mês de Junho! CONTAS: Ofertórios das eucaristias (23 e 24 de Maio): 311,55 eur. (Para acção pastoral Diocesana) / Caixas da Capª. NSª da Alegria e S. Gens: 60,00 eur. / Caixas Cap. Stª Luzia: 12,50 eur. / Alminha de Cedões: 45 eur. (Para Santo António e Almas) / Caixas do peditório para a Caritas: 32,00 eur.
Quinta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 20h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Cartório Horários:
Sexta:
09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
Enviados para todos os povos do mundo, os Apóstolos anunciarão, por toda a parte, que Jesus continua vivo e deseja que todos os homens participem da vida do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mediante a fé e o Baptismo. Assistidos por Jesus, presente na Sua Igreja, ao longo da história, ensinarão os homens a amar a Deus e os irmãos, mostrando-se, desse modo, discípulos de Jesus.
1ª leitura (Deut 4, 32-34):
«O Senhor é Deus, no alto dos céus e cá em baixo na terra, e não há outro»
Manifestando-Se a Moisés, Deus dá-Se a conhecer como criador, como Aquele que é o Santíssimo. Mas, ao mesmo tempo, este Deus, criador e transcendente, revela-Se como muito próximo do homem, a quem dirige a Sua palavra e por quem se interessa. Sem renunciar à Sua infinita grandeza, Ele procura, incessantemente, estabelecer relações de amizade com o homem, de tal modo que a história das relações entre Deus e a humanidade é um contínuo convite ao diálogo. Tomar consciência deste amor de Deus, viver segundo as suas exigências é encontrar a verdadeira felicidade e aquela vida que não morre.
Salmo responsorial (Sl 32): «Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança»
2ª leitura (Rom 8, 14-17):
«Recebestes o Espírito de adopção filial, pelo qual exclamamos: ‘Abá, Pai’»
O homem nunca teria a ousadia de chamar a Deus seu Pai se Jesus o Filho de Deus feito Homem, nos não tivesse ensinado a tratá-l’O assim tão familiarmente. Foi, na verdade, Jesus que, depois de nos ter revelado a bondade de Deus, nos tornou Seus filhos, ao dar-nos o Seu Espírito, pelo Qual nos unimos, vitalmente, a Deus.
Evangelho (Mt 28, 16-20): «Baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo»
Antes de voltar para o Pai, Cristo Ressuscitado transmite à Sua Igreja, representada pelos Apóstolos, os Seus mesmos poderes tornando-a assim continuadora da Sua missão.
A festa da Santíssima Trindade convida--nos a refletir sobre o mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é nosso Deus. Ele revela-se como Pai, Filho e Espírito Santo. Não é um desafio para decifrar o quebracabeças, o mistério de um Deus que é um só em três pessoas, mas um convite para contemplar a Deus que é amor, vive em comunhão de pessoas e nos convida a participar da Sua vida íntima. Esse mistério é tão sublime, que supera a nossa capacidade de compreender. Mas podemos e devemos crescer cada vez mais no conhecimento deste Deus. Não foi para nos confundir que Jesus nos revelou este mistério, pelo contrário, porque Deus nos ama e, por isso, quer que participemos ainda mais de perto da Sua vida de amor. No dia do nosso batismo fomos mergulhados no oceano imenso deste Deus que é Amor. E, ao mesmo tempo, tornamo-nos o seu templo! Somos Família de Deus: filhos muito amados pelo Pai, irmãos do Filho – Jesus Cristo, que partilha connosco a herança da filiação e da glória divina –, graças ao Espírito de adoção filial que nos foi dado. Cabe-nos agora viver como filhos imitando o Filho, anunciando a alegria do Evangelho e ajudando à edificação do Reino de Deus, entre os homens, graças à ação do Espírito Santo em nós que nos inspira e fortalece nessa missão. Renovemos em cada dia a nossa relação com o nosso Deus e glorifiquemo-lo: