Os ofertório dos deste fim de semana (23 e 24 de maio) são para a Acção Pastoral Diocesana.
e Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosá-
terço no “Mês de Maria”, na adoração e nas eucaristias. Além disso haverá actividades próprias (o programa está distribuído:
DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA (Dia da SSª Trindade, 31 de Maio): Vai haver uma celebração dioce-
rio (30 e 31 de Maio): Vejam o programa das SEMANA DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA: San- atividades organizadas pela Confraria em contiago e S. Martinho (21 a 31 de Maio). A partir junto com a celebração da Festa da Profissão do próximo dia 21 de Maio e até ao dia 31 teremos na de Fé e com a procissão! As cruzes oferecidas nossa paróquia e em São Martinho os Missionários Combonianos a realizar uma série de actividades nas pelo pároco para as crianças da Profissão de duas paróquias. Farão visitas aos doentes, às escolas, Fé estarão disponíveis a partir de Quarta-feira, à catequese, estarão com os movimentos e grupos no cartório paroquial. paroquiais, etc. Também participarão na recitação do Este sábado (dia 23): Salão e Ig. Matriz (15h00 -16h00 e das 18h30-19h30): Encontros com os grupos de catequese. Ig. Matriz (21h30): Vigília de Pentecostes. Este domingo (dia 24): PENTECOSTES: Ig. Matriz (18h30): “Mês de Maria”. Terça-feira (dia 26): Ig. Matriz (18h30): Preparação para as crianças da Profissão de Fé. Ig. Matriz (depois da eucaristia): Encontro com os grupos da liturgia. Quarta-feira (dia 27): Cripta Ig. Nova S. Martinho (21h00): Encontro com a Pastoral familiar. Quinta-feira (dia 28): Ig. Matriz Santiago (18h00 - 20h30): Confissões, especialmen-
sana para os casais jubilados, em Santo Tirso, presidida pelo nosso bispo.
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (dia 7 de Junho): Festa da
1º Comunhão (Ig. Matriz, 10h00)/ Este Dia do Corpo de Deus será marcado com os seguintes momentos em conjunto com a paróquia de São Martinho de Bougado: Ig. Matriz de Santiago: (15h00): Adoração ao Santíssimo / (17h00): Oração de Vésperas / (17h30): Início da Procissão Solene em direção ao parque NSª das Dores (fim da procissão com Bênção e Eucaristia campal). Convidam-se as confrarias, movimentos e todos os grupos paroquiais com as cruzes paroquiais e bandeiras a tomarem parte desta Solenidade, bem como as pessoas a organizate para os familiares e crianças da Prorem-se para a elaboração dos tapetes de flofissão de Fé. Preparação espiritual! e embelezamento da rua e janelas das Ig. Matriz (20h30): res casas para a passagem do Santíssimo. Terço Missionário/ e Adoração no final da eucaristia, com os missionários! PEREGRINAÇÃO À TERRA SANTA: As pessoas Sexta-feira (dia 29): Ig. Matriz de São Martinho (21h00): Adoração e Oração JIM.
Sábado (dia 30): Cap. Bairros (21h00): Encerramento do “Mês de Maria”: com procissão até à Ig. Matriz, com oração do terço e consagração final. Convida-se toda a comunidade , juntamente comos movimento, em especial, a Confraria de Nsª Srª do Rosário. (Haverá velas e copos da paróquia à venda junto da capela!) Junta de Freg. De S. Martinho (21h30): Concerto Missionário - Banda Missio.
inscritas devem até ao dia 31 de Maio proceder à entrega dos documentos e ao pagamento da totalidade da viagem. Sacristia da Ig. Matriz: EXPOSIÇÃO DE ARTE SACRA
Jornais “A voz de Fátima” estão na sacristia da Ig. Matriz para distribuição pelos zeladores! CONTAS: Ofertórios das eucaristias (16 e 17 de Maio): 295,10 eur. / Caixas das Almas (Ig. Matriz): 9,70 eur. (Para a Confraria das Almas) / Caixas de ofertas da Igreja Matriz dos vários 62,93 eur. / Caixas da Capª. NSª da Domingo (dia 31): SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA santos: e S. Gens: 15,06 eur. / Ofertório de euTRINDADE/ PROFISSÃO DE FÉ: (10h00, Matriz)/ Alegria caristia de 7º dia: 32, 43 eur.
Quinta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 20h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Cartório Horários: Terça-Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
A última chave que nos é oferecida na Páscoa para abrir a porta da nossa casa à alegria do Evangelho:
Com a Páscoa, inicia-se a nova Criação. E, como na primeira, também agora o Espírito Santo está presente, a insuflar aos homens, mortos pelo pecaCaminhada do, a vida nova do Ressuscitado. Jorrando do Corpo glorificado de Cristo, em que se mantêm as na Alegria cicatrizes da Paixão, o Sopro purificador e recriador do mesmo Deus, comunica-se aos Apóstolos. Apoda dera-se deles, a fim de que possam prolongar a obra da nova Criação, e assim a humanidade, recom Deus, conserve sempre a paz alPáscoa conciliada cançada em Jesus Cristo.
1ª leitura (Act 2, 1-11):
V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
«Todos ficaram cheios do Espírito Santo e come- R/Ámen. 1. Convite à oração: A Páscoa chega à sua çaram a falar» De harmonia com a promessa de Jesus, o Espíri- plenitude com o Pentecostes, com o dom maravi-
lhoso do Espírito Santo, que torna missionária toda a Igreja, desde a sua primeira hora. Com este dom, desaparece o medo dos apóstolos, abrem-se as portas do Cenáculo, onde eles estavam fechados com medo dos judeus. Reunidos, em nossa casa, deixemos o Espírito Santo entrar e rezar em nós. E invoquemo-l’O, desde já: “Vinde, Espírito Santo, enchei os nossos corações e acendei em nós o fogo do vosso amor”. 2. Leitura do evangelho: “Disse Jesus aos seus discípulos: A paz esteja convosco. Assim como o Salmo responsorial (Sl 103 (104)): Pai me enviou, também Eu vos envio a vós. Dito «Mandai, Senhor o vosso Espírito, isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o e renovai a terra» Oração de graças pelo dom do Espírito que é sa- Espírito Santo» (cf. Jo.20,19-23). bedoria, alento do espírito e força renovadora 3. Breve diálogo sobre este evangelho: Quando Jesus Se manifesta aos discípulos, na 2ª leitura (1 Cor 12, 3b-7): tarde Páscoa, eles estavam de portas fechadas, de medo. Mas Depois de receberem o Es«Todos nós fomos baptizados num só Espírito, cheios pírito Santo, eles avançam para o anúncio. E vão para formarmos um só Corpo» ao encontro de todos os povos, para anunciar por O Espírito Santo é «a alma da Igreja». É Ele que toda a parte as maravilhas do Senhor. dá aos Apóstolos a perfeita compreensão do Misté- Assim vemos que “o Espírito Santo é a alma rio Pascal e os leva a anunciar a Ressurreição a da missão. O Espírito Santo é o dom por excelência todos os homens, sem excepção. É por Ele que de Cristo ressuscitado aos seus Apóstolos, mas Ele nós acreditamos que Jesus é Deus e essa nossa fé se mantém. É Ele que enriquece o Corpo Místi- quer que chegue a todos. É o Espírito Paráclito, o co com dons e carismas, numa grande variedade «Consolador», que dá a coragem de levar o Evande vocações, ministérios e actividades. É Ele que, gelho pelas estradas do mundo! ao mesmo tempo que nos distingue, dando-nos 4. Gesto para a semana: Concluímos o tempo uma personalidade própria dentro da Igreja, nos põe em comunhão uns com os outros, de tal modo pascal, em pleno «Mês de Maria». Não seria possível organizarmos um momento de oração mariana, que a diversidade não destrói a unidade. num lugar público? Não seria possível convidar os Evangelho (Jo 20, 19-23): nossos vizinhos, para rezarmos juntos algum tem«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos po? O desafio está a nossa frente: avançai! to Santo, manifestando a Sua presença sob os sinais sensíveis do vento e do fogo, desce sobre os Apóstolos, transforma-os totalmente e consagraos para a missão, que Jesus lhes confiara. Com este Baptismo no Espírito Santo e no fogo, nasceu assim, oficialmente, a Igreja. Nesse dia, homens separados por línguas, culturas, raças e nações, começavam a reunir-se no grande Povo de Deus num movimento que só terminará com a Vinda final de Jesus.
envio a vós: Recebei o Espírito Santo»
5.Oração conclusiva: Vinde, Espírito Santo...