Boletim paroquial santiago 1159

Page 1

Este Domingo (dia 22): Ig. Matriz (16h00) Celebração da VIA-SACRA! O cartório paroquial estará aberto na próxima Segunda-feira (dia 23) no seguinte horário: 9h30 - 12h30 e 15h00 - 19h30. Aproveitem as pessoas para regularizar a sua situação paroquial ao virem o Sacramento da Reconciliação! Segunda-Feira (dia 23): MISSA DE MANHÃ (8h00)/ Ig. Matriz (9h30-12h00/ 17h00-20h00) CONFISSÕES GERAIS PARA A PÁSCOA. Procuremos celebrar a Reconciliação para podermos celebrar dignamente o Mistério Pascal. (às 18h00 - Preparação para a Confissão com as crianças do 4º, 5º e 6 º ano, no salão, com o Pe. Bruno). Terça-feira (dia 24): Ig. Matriz (21h00): Ensaio de todo o coro paroquial. Quarta-feira (dia 25): Ig. Matriz (19h30): ANUNCIAÇÃO DO SENHOR. Missa solene com bênção das grávidas! Quinta-feira (dia 26): Ig Matriz (no final da eucaristia) - ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO. Orientada pelos Zeladores (as) da Sagrada Família. Sexta-feira (dia 27): Salão (21h00): Reunião da Pastoral da Saúde (com os agentes de saúde). Sábado-feira (dia 28): Retiro dos nossos catequistas (8h00-18h00) no Convento Carmelita de Avessadas (Marco de Canavezes)/ NÃO HAVERÁ CATEQUESE: será substituída pela participação na Eucaristia dos Ramos.

Res idênc i a paroqui al (18h45): Reunião com todos os responsáveis, colaboradores e voluntários (de todas as aldeias) do Compasso Pascal, a fim se se programar a Visita Pascal. Importante...não faltem! Acólitos.

Salão (21h00): Reunião dos

Domingo (29 de Março): Domingo de Ramos - INICIO DA SEMANA SANTA. Peditórios das eucaristias para a despesa do Juiz da Cruz, como de costume.

Ig. Matriz, 11h00 - MISSA SOLENE DE RAMOS com bênção e procissão. Todos (famílias, catequese, movimentos, etc…) estamos convidados a celebrar festivamente o início da Páscoa do Senhor.

S. Gens, 20h00 - VIASACRA encenada. Procuremos participar nesta celebração! FORMAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS:

terá início um curso intensivo de formação cristã para Adultos que, depois da catequese, não receberam o Crisma. Esta formação iniciará em Abril e terminará em Novembro com a possibilidade de serem crismados. As inscrições devem ser feitas no cartório paroquial. Está patente na Ig. Matriz uma EXPOSIÇÃO DE ARTE SACRA (presépios, santos, cruzes, Ceias, terços, etc...Façam uma visita! CONTAS: Ofertórios dominicais (Ig. Matriz e capelas, 14 e 15 de Mar.): 373,91 eur. / Ofertório de exéquias: 192,37 eur. / Ofertório dos 7º dias: 76,00 eur.

Neste momento existem 1489 famílias registadas nos ficheiros da paróquia; destas ainda faltam 450 famílias darem o seu contributo paroquial (Côngrua) para as varias despesas da paróquia, relativas ainda ao ano de 2014. Ainda existem famílias que não estão registadas! Procurem fazê-lo antes da Páscoa! Porém as famílias que tem dificuldades e não podem dar a sua oferta devem na mesma dar uma palavra ao seu pároco e/ou atualizar a sua situação na vida paroquial.

Segunda-Feira | Igreja Matriz | 09h30 - 12h00 e 17h00 - 20h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Cartório Horários:

Segunda-Sexta:

09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

Boletim paroquial nº 1159

Ano XXIII A quinta chave que nos é oferecida para abrir a porta da nossa casa à alegria do Evangelho:

Semana de 23 a 29 de Março de 2015

Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

V Domingo da Quaresma 1ª leitura (Jer 31, 31-34):

«Estabelecerei uma aliança nova

e não mais recordarei os seus pecados» Ao longo de toda a História da Salvação, Deus, para levar os homens a estabelecerem com Ele relações pessoais, foi concluindo alianças com o Povo de Israel, através de homens extraordinários, que servem de mediadores. À humanidade decaída pelo pecado, que «vivia no terror dos deuses e do destino implacável». Deus ia assim revelando o Seu amor e os Seus desígnios de salvação. Estas alianças, porém, eram provisórias, particulares, acompanhadas de promessas de carácter material e ligadas a um povo. Preparavam e conduziam a uma aliança nova, espiritual, definitiva e universal, que pela primeira vez, o profeta Jeremias anuncia ao Povo de Deus.

Salmo responsorial (Salmo 50 (51)): «Dai-me, Senhor, um coração puro»

2ª leitura (Hebr 5,7-9):

«Aprendeu a obediência e tornou-se causa de salvação eterna »

A Aliança anunciada por Jeremias, veio a realizar-se pelo mais perfeito dos mediadores – Jesus Cristo, Filho de Deus e irmão dos homens, segundo a natureza humana por Ele assumida. Porque, foi sancionada com o Seu Sangue, no Sacrifício Pascal, («a nova Aliança no meu Sangue»), Jesus não é apenas o Mediador, mas a própria Aliança: Ele estabeleceu a comunhão perfeita dos homens com Deus. Realidade definitiva, esta é a Aliança nova. Mas é também eterna. Não há necessidade de se repetir, como as antigas. Pela Eucaristia, feita em Sua Memória (I Cor. 11, 25), como Ele ordenou, a Aliança do Calvário torna-se presente em todos os lugares e tempos. Participando nela, com fé, os fiéis unem-se ao Mistério da nova e eterna Aliança, recebem a salvação preparada no Antigo Testamento e que será consumada pela vinda gloriosa de Cristo.

Evangelho (Jo 12, 20-33):

«Se o grão de trigo, lançado à terra, morrer, dará muito fruto ».

Só morrendo é que a semente dá origem a uma vida nova, revelando assim a sua maravilhosa fecundidade. Também para Jesus a morte é semente de uma vida maravilhosamente nova e fecunda. Graças à Sua morte redentora, os benefícios da salvação são, com efeito, comunicados a todos os homens, judeus ou pagãos. A Sua morte é a conclusão da Sua missão é, por isso, a hora da Sua glorificação. A «hora» de Jesus é a hora da Sua Páscoa. Aceitando voluntariamente a morte, em filial e amorosa obediência ao Pai e aos Seus planos de salvação, Jesus «deu-nos a vida imortal». Olhar com fé para Aquele que foi trespassado é o caminho da salvação.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R/Ámen. 1. Convite à oração: estamos a caminhar para a reta final desta Quaresma, e já sentimos chegarem “os dias em que Cristo dirigiu preces e súplicas com grandes clamores e lágrimas Àquele que O podia livrar da sua morte” (cf.Heb.5,7-9). E, neste momento de oração, valia a pena colocar o nosso coração, diante da luz de Deus, como quem faz um “eletrocardiograma”, para que Ele renove o nosso coração, recrie a nossa vida. Comecemos a nossa oração dizendo: “Senhor, dai-me um coração novo”. E escutemos a promessa do Senhor, pela voz do profeta Jeremias: 2. Leitura bíblica: “Naqueles dias, diz o Senhor: «Hei de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo». Já não terão de se instruir uns aos outros, nem de dizer cada um a seu irmão: «Aprendei a conhecer o Senhor». Todos eles Me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, diz o Senhor. Porque vou perdoar os seus pecados e não mais recordarei as suas faltas” (Jer.31,31-34). 3. Breve diálogo sobre este texto: a) O Profeta anuncia o dom de um coração novo, de um coração capaz de se deixar amar, por Deus, para poder amar o próximo. O coração novo é o coração transformado, pelo perdão de Deus. É esse perdão, que torna possível o nosso arrependimento. b) A Quaresma é um tempo favorável para renovar o nosso coração, para recriar a nossa vida, através do perdão, que o Senhor nos dá, de forma visível, «face a face», no Sacramento da Reconciliação. Estamos a aproveitar ou estamos a adiar ou a ignorar esta possibilidade? Sabemos quando se realizam as «Confissões» na nossa paróquia, ou em lugar mais próximo? Talvez digamos: “Cometi muitos pecados e muitas transgressões; se me arrepender, Deus perdoar-me-á?”. Eis a resposta de um sábio: “Não. Tu arrepender-te-ás, se Ele te perdoar”. 4. Gesto: Escrever na 5ª porta o nome de três pessoas, a quem devo pedir ou oferecer o perdão. Durante a semana, procurar um momento de encontro, para realizar um gesto de proximidade, de diálogo, de reconciliação. Se ainda não celebramos a reconciliação (confissão), vamos agendar e cumprir este compromisso.

Pai-Nosso...


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial santiago 1159 by Paróquia de Santiago - Issuu