Boletim paroquial santiago 1158

Page 1

Este domingo (dia 15): Ig. Matriz (16h00) Celebração da Via-Sacra! Salão (20h00): Reunião Bimensal de todos os Catequistas da paróquia (orientada pelo Pe. Sérgio Leal). Cidai: Leilão para as Festas da Páscoa! Segunda-Feira (dia 16): Ig. Matriz (9h3012h00/ 17h00-20h00) - CONFISSÕES GERAIS PARA A PÁSCOA. Procuremos celebrar a Reconciliação para podermos celebrar dignamente o Mistério Pascal. Terça-feira (dia 17): Ig. Matriz (21h00): Ensaio de todo o coro paroquial. Quarta-feira (dia 18): Ig. Matriz (18h30): Reunião com todas as zeladoras dos altares da Igreja Matriz e capelas. Quinta-feira (dia 19): Ig. Matriz (20h00) - SOLENIDADE DE S.JOSÉ. Dia do Pai. Missa Solene e homenagem aos pais. Convidam-se todos a a trazer uma flor para depois entregar ao pai da terra e do Céu. Sexta-feira (dia 20): Ig Matriz (no final da eucaristia) - ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO. Orientada pelo grupo da Pastoral Familiar. Salão (20h45): Reunião dos Ministros Extraordinários da Comunhão. Jornais “A Voz de Fátima” já se encontram na sacristia para serem distribuídos pelos zeladores. Obrigado pela vossa colaboração. CARIDADE: Continuam na Ig. Matriz e nas capelas os recipientes para a recolha de géneros alimentares para ajudar os mais carenciados da nossa paróquia (ex: pacotes de arroz, massas, enlatados, óleos, leites, etc...). É uma bela forma de partilha nesta quaresma com quem mais necessita e chora por alimento! Procuremos ajudar!

PENITÊNCIA/ CONTRIBUTO PENITENCIAL (Bula): como de costume, em toda a quaresma, as pessoas devem, segundo a sua consciência, dar o seu contributo/renúncia para os fins destinados pelo nosso bispo. Poderão deitar a sua renúncia monetária nas latas que estão na Ig. Matriz e Capelas. Eis uma bela forma de penitência! SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO: a Quaresma é um tempo favorável para celebrar o Sacramento da Reconciliação. Aproveitemos para reconciliarmo-nos com Deus e os irmãos. As nossa CONFISSÕES GERAIS: 16 e 23 de Março.

DINÁMICA DA QUARESMA-PÁSCOA: “Abre a tua porta à alegria do Evangelho”. Quarta (25 de Março, Ig. Matriz, 20h00) - Anunciação do Senhor - Missa solene e bênção das grávidas! Domingo (29 de Março, S. Gens, 20h00) - Domingo de Ramos - Oração e encenação da VIA-SACRA!

FORMAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS:

terá início um curso intensivo de formação cristã para Adultos que, depois da catequese, não receberam o Crisma. Esta formação iniciará em Abril e terminará em Novembro com a possibilidade de serem crismados. As inscrições devem ser feitas no cartório paroquial. Aproveitem esta formação!

Está patente na Ig. Matriz uma EXPOSIÇÃO DE ARTE SACRA (presépios, santos, cruzes, Ceias, terços, etc...Façam uma visita! CONTAS: Ofertórios dominicais (Ig. Matriz e

capelas, 7 e 8 de Mar.): 450,00 eur. (Ofertórios para a Cáritas)/ Ofertório da eucaristia de Sábado (20h00): 106.10 eur. (para a Confraria das Almas) / Ofertório de exéquias: 24,90 eur. / Foi também ofertado um objeto em ouro à paróquia como cumprimento de promessa.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Ano XXIII A quarta chave que nos é oferecida para abrir a porta da nossa casa à alegria do Evangelho:

Semana de 16 a 22 de Março de 2015

Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

Cartório Horários:

Terça a Sexta:

09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

A partir deste IV Domingo as leituras do Evangelho são tiradas de S. João, tanto ao domingo como de semana. Hoje ela fala-nos da futura glorificação de Jesus pela Cruz e Ressurreição. É este o próprio movimento do Mistério Pascal, primeiro em Jesus, depois nos cristãos pela morte à vida, pela Cruz à glória. A Quaresma é também o tempo apropriado para entendermos melhor este caminho providencial de salvação, para depois celebrarmos a Páscoa com mais fé, em acção de graças a Deus e ao Senhor Jesus Cristo.

IV Domingo da Quaresma 1ª leitura (2 Cr 36, 14-16. 19-23):

«A indignação e a misericórdia do Senhor

manifesta-se no exílio e na libertação do povo » No tempo da Quaresma, a leitura do Antigo Testamento vai referindo os vários passos da história da salvação, para melhor nos fazer compreender como toda ela se encaminha para a Páscoa do Senhor, e como Deus salva os homens vindo ao encontro deles, mesmo nos caminhos por eles tão mal andados. Hoje vemos como os pagãos invadiram a Terra Santa, destruíram o templo e levaram cativo o povo para Babilónia, por este povo ter abandonado o Senhor e imitado as acções abomináveis dos pagãos. Mas, por fim, o próprio rei da Babilónia serviu ao Senhor de instrumento de salvação em favor do seu povo, dando-lhe de novo a liberdade e restituindo-o à terra que lhe havia sido tirada.

Salmo responsorial (Salmo 136 (137)): «Se eu me não lembrar de ti, Jerusalém,

fique presa a minha língua»

2ª leitura (Ef 2, 4-10):

«Mortos por causa dos nossos pecados, salvos pela graça »

Segunda-Feira | Igreja Matriz | 09h30 - 12h00 e 17h00 - 20h00 Contactos:

Boletim paroquial nº 1158

A leitura estabelece o contraste entre a situação de morte em que estávamos por causa das nossas faltas e a salvação que Deus nos oferece em Cristo Jesus. O Mistério Pascal que Jesus realizou passando, pela morte, à vida eterna, vivemo-lo agora nós, que somos membros de Cristo e com Ele morremos, com Ele ressuscitámos, com Ele subimos para junto do Pai.

V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R/Ámen. 1. Convite à oração: Na nossa oração e na nossa relação com os outros falta, por vezes, a palavra «obrigado». Comecemos a nossa oração, de coração agradecido, recordando tudo o que rece-bemos, neste dia. Digamos baixinho: «Obrigado, Senhor, por tudo». Escutemos depois um excerto da 2ª leitura deste domingo: 2. Leitura bíblica: “Irmãos: Deus, que é rico

em misericórdia, pela grande caridade com que nos amou, a nós, que estávamos mortos por causa dos nossos pecados, restituiu-nos à vida com Cristo. De facto, é pela graça que fostes salvos, por meio da fé. A salvação não vem de vós: é dom de Deus. Não se deve às obras: ninguém se pode gloriar” (cf. Ef 2, 4-10).

3. Breve diálogo sobre este texto: a) Diz o Papa Francisco: “os cristãos podem gloriar-se de duas coisas: dos seus pecados e de Cristo crucificado”. É decisivo o momento em que eu, pecador, encontro Jesus Cristo; esse encontro transforma a minha a vida e dá-me a força de anunciar aos outros a salvação. b) Pergunte-se cada qual: Sou capaz de dizer ao Senhor: ‘sou pecador?’ e confessar concretamente o pecado? Sou capaz de crer que Ele, com o Seu Sangue, me salvou do pecado e me deu uma vida nova? 4. Gesto: Recordar (e escrever) o nome de três pessoas a quem agradecemos terem-nos aberto as portas da salvação: pais, padrinhos, avós… Esta semana saberemos dizer um “obrigado” ao Senhor por cada um delas e saberemos dizer-lhes um “obrigado” pessoal, olhos nos olhos. 5. Pai-Nosso 6. Oração conclusiva: V/ Senhor, Vós não precisais dos nossos louvores e

poder glorificar-Vos é dom da vossa bondade; os nossos hinos de bênção nada aumentam à vossa infinita mas alcançam-nos a graça da salvação. Dai«Deus enviou o seu Filho, para que o mundo seja grandeza nos, Senhor, um coração agradecido, ensinai-nos a salvo por Ele ». dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por Jesus Cristo, nosso Senhor! R/ Ámen.

Evangelho (Jo 3, 14-21):


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.