Boletim paroquial santiago 1157

Page 1

Este fim de semana (7 - 8 Março): Ofertórios das Eucaristias revertem para a Caritas Portuguesa. Os escuteiros estarão também a recolher as ofertas no fim das eucaristias. Procuremos colaborar com a Cáritas! Este 1º Sábado (dia 7): Antes da Missa (20h00): Oração do Terço (pelo Movtº da Mensagem de Fátima)/ Final da Eucaristia das 20h00: Procissão ao Cemitério pelas Almas! Salão Paroquial (21h00): Reunião de todos os Acólitos da paróquia. Este domingo (dia 8): Ig. Matriz (11h00): Baptismos comunitários/ Ig. Matriz (16h00): Celebração da VIA-SACRA! Aproveitemos! Terça-feira (dia 10): Ig. Matriz (21h00): Ensaio de todo o coro paroquial. Quarta-feira (dia 11): Sala 1 (21h00): Reunião dos Vicentinos da paróquia. Sexta-feira (dia 13): Eucaristia neste dia é

às 16h30 . Lausperene: “24 horas para O Senhor”. Toda a informação e organização das horas e dos grupos está no folheto em distribuição!

NOTA: a reunião prevista do grupo de leitores para esta sexta-feira é substituída e integrada na hora de adoração prevista para este grupo! Sábado (dia 14): Aldeias de Cima: peditório para a Festa em Honra da Srª da Livração. Ig. Matriz (16h30): Encerramento da Jornada de Oração “24 horas para o Senhor”. Residência (18h00): Reunião mensal do Grupo da Acção Católica Rural. Domingo (dia 15): Salão Paroquial (20h00): Reunião Bimensal de todos os Catequistas da paróquia (orientada pelo Pe. Sérgio Leal).

CARIDADE: Continuam na Ig. Matriz e nas cape-

las os recipientes para a recolha de géneros alimentares para ajudar os mais carenciados da nossa paróquia (ex: pacotes de arroz, massas, enlatados, óleos, leites, etc...). É uma bela forma de partilha nesta quaresma com quem mais necessita e chora por alimento! Procuremos ajudar!

Boletim paroquial nº 1157

Ano XXIII

Semana de 9 a 15 de Março de 2015

PENITÊNCIA/ CONTRIBUTO PENITENCIAL (Bula): como de costume, em toda a quaresma, as pessoas devem, segundo a sua consciência, dar o seu contributo/renúncia para os fins destinados pelo nosso bispo. Poderão deitar a sua renúncia monetária nas latas que estão na Ig. Matriz e Capelas. Eis uma bela forma de penitência! SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO: a Quaresma é um tempo favorável para celebrar o Sacramento da Reconciliação. Aproveitemos para reconciliarmo-nos com Deus e os irmãos. As nossa CONFISSÕES GERAIS: 16 e 23 de Março.

DINÁMICA DA QUARESMA-PÁSCOA: “Abre a tua porta à alegria do Evangelho” .

Chá de Afetos:

No dia 14 de março de 2015, às 16h00 haverá uma tarde solidária na Quinta d’Azenha Promovida pelos Rotários e Lions da Trofa (5 eur.) Quinta (19 de Março, Ig Matriz, 20h00) - Festa de S. José/ Dia do Pai - Missa solene! Quarta (25 de Março, Ig. Matriz, 20h00) - Anunciação do Senhor - Missa solene e bênção das grávidas! Domingo (29 de Março, S. Gens, 20h00) - Domingo de Ramos - Oração e encenação da VIA-SACRA! FORMAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS: terá início um curso intensivo de formação cristã para Adultos que, depois da catequese, não receberam o Crisma. Esta formação iniciará em Abril e terminará em Novembro com a possibilidade de serem crismados. As inscrições são no cartório. Aproveitem esta formação!

Está patente na Ig. Matriz uma EXPOSIÇÃO DE ARTE SACRA (presépios, santos, cruzes, Ceias, terços, etc...Façam uma visita! CONTAS: Ofertórios dominicais (Ig. Matriz e capelas, 28 de Fev. e 1 de Mar.): 366,10 eur. / Ofertório de exéquias: 68,77 eur. / Ofertório de 7º dia: 24,83 eur.

Sexta-Feira | Igreja Matriz | 18h00 - 20h00 Sábado | Igreja Matriz | 10h00 - 12h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Cartório Horários:

Terça a Sexta:

09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

A terceira chave que nos é oferecida para abrir a porta da nossa casa à alegria do Evangelho:

Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

novo lugar de encontro com Deus, é a salvação. Nele se realiza a nova Aliança, nele se manifesta a «glória de Deus».

V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R/Ámen.

1. Convite à oração: Somos nós o Templo de Deus, a sua morada. Precisamos de purificar este Templo, de cuidar do nosso espaço interior, para o encontro com o Senhor, para nos deixarmos habitar, pela Sua presença. Esta é uma outra forma de construir «uma casa 1ª leitura (Ex 20, 1-17): para a alegria do evangelho». «A lei foi dada por Moisés» Façamos um pouco de silêncio: sem preocuNa continuação das passagens especi- pações que nos perturbem, sem imagens que nos almente significativas da história da salvação, distraiam, sem ruídos que desviem a nossa atenção. lemos hoje a história de Moisés, o condutor do Depois escutemos a Palavra: povo de Deus através do deserto, e aquele por meio de quem o Senhor deu a Lei que há-de 2. Leitura do Evangelho: «Jesus respondeu-lhes: orientar para Si os passos do seu povo. Moisés é, “Destruí este templo e em três dias o levantarei”. Disassim, uma figura de Jesus, o verdadeiro Pastor seram os judeus: “Foram precisos quarenta e seis do Povo de Deus, como no Tempo da Páscoa O anos para se construir este templo, e Tu vais levantáiremos contemplar. lo em três dias?”. Jesus, porém, falava do templo do Seu Corpo” (cf. Jo 2,13-25).

III Domingo da Quaresma

Salmo responsorial (Salmo 18 (19)):

«Senhor, Vós tendes palavras de vida eterna.»

2ª leitura (1 Cor, 22-25):

«Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os homens, mas sabedoria de Deus para os que são chamados » O mistério de Cristo crucificado, embora pareça um escândalo, é, no entanto, a manifestação da sabedoria de Deus, que assim, na aparente fraqueza do Crucificado, revela o poder salvador da sua graça. A cruz, testemunho da loucura do amor de Deus pelos homens, sem distinção, é uma vigorosa contestação das ideias recebidas acerca do poder e da sabedoria. Na Igreja, não é a eficiência dos meios ou o volume dos resultados que conta. Aceitar seguir Jesus no seu caminho mortal até à Ressurreição é a única coisa importante. Evangelho (Jo 2, 13-25): «Destruí este templo e em três dias o levantarei». O templo arrasado e levantado em três dias é figura da Morte e da Ressurreição de Jesus. É Ele o templo verdadeiro. Destruído pelos homens, que Lhe deram a morte, Deus O levantou, mais glorioso do que antes, ao ressuscitá-l’O de entre os mortos. O corpo de Jesus, destruído pela morte e reedificado com a Ressurreição é o

3. Breve diálogo sobre este evangelho a) Destruir e edificar. Há palavras e gestos que nos destroem, e deitam por terra. Há palavras e gestos que nos levantam, edificam, animam, motivam e reconstroem. b) Há pessoas que deixaram a sua marca na construção da nossa identidade, personalidade e da nossa vida. Recordemos as que nos «edificam» com a sua vida, o seu exemplo, a sua palavra, o seu ensino, o seu testemunho. E nos ajudam a «construir a nossa casa sobre a rocha» firme. 4. Gesto: Escrever (pelo menos recordar) o nome de três pessoas “edificantes” na nossa vida (familiares, amigos, professores, catequistas, etc). Esta semana, vamos recordar essas pessoas rezando por elas, telefonando-lhes, visitando-as… Pai-Nosso... Oração conclusiva: V/ Senhor, ficai connosco, edificai a nossa casa! Que dentro da nossa casa, sejais o nosso refúgio; ao sairmos de casa, sede o nosso companheiro; ao voltar a casa, Vos sinta-mos como hóspede, até que um dia cheguemos felizmente à morada para nós preparada, na casa do vosso Pai. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. R/ Ámen.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.