Boletim paroquial santiago 1150

Page 1

Este fim de semana (21 Fev. - 22 Fev):

Este Domingo (dia 22): Ig. Matriz (16h00): Celebração da Via-Sacra! Procuremos participar! S.Gens de Cidai (17h00): Promessas dos escuteiros! Terça-feira (dia 24): Ig. Matriz (21h00): Ensaio de todo o coro paroquial. Quinta-feira (dia 26): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração do Santíssimo Sacramento orientado pelo nossos Escuteiros! Sexta-feira (dia 27): Ig. Matriz (antes da eucaristia): Celebração da Via-Sacra (todas as sextas feiras da Quaresma, em vez do Terço). Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa (21h00): Sessão Ordinária da Assembleia Municipal. Sábado (dia 28): Casa Diocesana de Vilar (10h00): Encontro de oração e reflexão do Apostolado de Oração. O convite é todos que desejem participar. Residência paroquial (19h00): Reunião do secretariado paroquial da catequese. Salão paroquial (21h00): Reunião do Grupo de Jovens. Jornais “A voz de Fátima”: Já se encontram disponíveis na Sacristia! Pede-se aos zeladores (as) o favor de os distribuir. Muito obrigado!

PENITÊNCIA/CONTRIBUTO PENITENCIAL (Bula): como de costume, em toda a quaresma,

as pessoas poderão, segundo a sua consciência, deitar o seu contributo/renúncia nos recipientes que estarão na Ig. Matriz e Capelas. Eis uma bela forma de penitência! SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO: a Quaresma é um tempo favorável para celebrar o Sacramento da Reconciliação. Aproveitemos para reconciliarmo-nos com Deus e os irmãos.

DINÁMICA DA QUARESMA-PÁSCOA: “Abre a tua porta à alegria do Evangelho” - Na mensa-

gem que nos dirige para esta Quaresma, o Papa Francisco apresenta a Quaresma como um tempo favorável de graça e um percurso de formação do coração. O Papa sugere, para a formação do coração, os caminhos da oração, da caridade e da conversão, de modo que a oração nos abra à comunhão, e, pela caridade, na Igreja “tudo seja de todos”, até sermos capazes de fazer das paróquias “ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença”. Também na diocese centraremos esta Caminhada da Quaresma – Páscoa na liturgia de cada domingo. Aqui vamos inspirar os desafios semanais a pormos em prática, os gestos significativos e os compromissos de ação a realizar. Aí encontramos a “chave da porta” que nos abre o coração para a mensagem inspiradora para a semana e para a oração pessoal, familiar e comunitária de cada dia:

I DOMINGO DA QUARESMA: “Quando não rezamos, fechamos as portas ao Senhor para que Ele não possa fazer nada. Pelo contrário, diante de um problema, de uma situação difícil, de uma calamidade, a oração abre as portas ao Senhor, para que Ele venha. Ele refaz as coisas, Ele sabe arranjar as coisas, colocá-las no lugar. Rezar é isso: abrir as portas ao Senhor. Se as fecharmos, Ele não pode fazer nada” (Papa Francisco).

NESTA QUARESMA:

CONTAS: Ofertórios dominicais (Ig. Matriz e CARIDADE: Estarão na Ig. Matriz e nas capelas capelas, 14 e 15 de Fev.): 308,12 eur. / Ofertórecipientes para recolha de géneros alimentares rio de 7º dia: 22,90 eur. / Ofertório Quarta-feira para ajudar os mais carenciados da nossa paró- de Cinzas: 55,37 eur. / Ofertório de exéquias: quia (ex: pacotes de arroz, massas, enlatados, 64,78 eur. / Caixas de esmolas (Igreja Matriz): óleos, leites, ect..) Será uma bela forma de partilha nesta quaresma com quem mais necessita e 64,15 eur. / Caixa de esmolas das Almas chora por alimento! (Igreja Matriz): 24,90 eur. (Para Almas).

Sexta-Feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Cartório Horários:

Terça a Sexta:

09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

Boletim paroquial nº 1154 Semana de 23 de Fev. a 1 de Mar. de 2015

Ano XXIII A primeira chave que nos é oferecida para abrir a porta da nossa casa à alegria do Evangelho:

Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

I Domingo da Quaresma 1ª leitura (Gen 9, 8-15): «A aliança de Deus com Noé, salvo das águas do dilúvio»

A primeira leitura dos domingos da Quaresma não está em ligação com a do Evangelho, como nos domingos do Tempo Comum. Refere-se à história da salvação, mostrando como Deus encaminhou os passos da humanidade, desde os tempos mais antigos até à realização da promessa da nova Aliança em Jesus Cristo. Este ano, começamos com Noé. O dilúvio termina com uma aliança, que anuncia desde logo a aliança estabelecida entre Deus e os homens na Morte e Ressurreição de Cristo. Por outro lado, no próprio dilúvio Deus quis significar a regeneração espiritual do baptismo, pois nele, como no dilúvio, a água se tornou, simbolicamente, “fim de vícios e origem de virtudes” (liturgia baptismal).

Salmo responsorial (Salmo 24 (25)):

«Todos os vossos caminhos, Senhor, são amor e verdade para os que são fiéis à vossa aliança »

2ª leitura (1 Pedro 3, 18-22): «O Baptismo que agora vos salva» S. Pedro faz nesta leitura o comentário ao dilúvio, estabelecendo a comparação entre este e o baptismo. O baptismo é hoje o verdadeiro dilúvio, que destrói o pecado e faz nascer uma nova humanidade em Cristo. Assim, a história da salvação chega a todas as gerações e todas elas são arrastadas na sua corrente de graça. Evangelho (Mc 1, 12-15): «Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n’O ».

O Senhor Jesus Cristo era tentado pelo demónio no deserto. Mas em Cristo também tu eras tentado, porque Ele tomou sobre Si a tua

condição humana, para te dar a salvação; para Si tomou as tuas tentações, para te dar a sua vitória” (S. Agostinho). A vitória de Jesus sobre Satanás proclamada neste primeiro Domingo da Quaresma anuncia desde já o triunfo pascal da sua Morte e Ressurreição, e oferece-nos, ao mesmo tempo, a participação nessa sua vitória sobre o pecado e a morte.

ORAÇÃO EM FAMÍLIA V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R/ Ámen. 1. Convite à oração: “Quando não rezamos, fechamos as portas ao Senhor para que Ele não possa fazer nada. Pelo contrário, diante de um problema, de uma situação difícil, de uma calamidade, a oração abre as portas ao Senhor, para que Ele venha. Ele refaz as coisas, Ele sabe arranjar as coisas, colocá-las no lugar. Rezar é isso: abrir as portas ao Senhor. Se as fecharmos, Ele não pode fazer nada” (Papa Francisco). 2. Leitura do Evangelho: “Jesus partiu para a Galileia e começar a pregar o evangelho, dizendo: “Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no evangelho” (cf. Mc.1,12-15) 3. Breve diálogo sobre este evangelho: a) Acolher a alegria, que o evangelho nos traz, exige um coração aberto à mudança, à conversão. Por isso Jesus nos diz: “Arrependei-vos”. É o desafio à mudança da nossa forma de pensar, de sentir, de agir. b) Pensemos nos aspetos da nossa vida, que gostaríamos de mudar, a começar pelo nosso ambiente familiar, para que possamos abrir, na nossa casa, a porta da alegria. 4. Compromisso: pensar em três pessoas (escrever os seus nomes), com quem devo mudar de atitude. Durante a Quaresma, não deixar de ter para com essas três pessoas uma atitude que aproxime, reconcilie, ajude, e que proporcione uma verdadeira alegria… 5. Pai-Nosso 6. Oração conclusiva: V/ Senhor, abri a porta do nosso coração ao arrependimento, à mudança da mente e da vida. Soprai nela, outra vez, o vosso alento, Dai-nos a vossa força, dai-nos nova coragem e veremos nela impressa a Vossa imagem. R/ Ámen.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.