Este fim de semana (31 Jan - 1 Fev): Ofertórios das eucaristias revertem para a Universidade Católica Portuguesa! Segunda-feira (2 Fev): Ig. Matriz (20h00): Eucaristia solene da FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR (Dia do Consagrado): Convidam-se as famílias e todos os movimentos da liturgia e catequese a estarem presentes/ Se o tempo permitir, haverá procissão de velas a começar no cruzeiro grande até à Igreja, onde se celebrará a Festa da Consagração/ “Candelária”, haverá também a bênção dos bebés (até aos 3 anos). Poderão adquirir velas litúrgicas no cartório ou na sacristia da Ig. Matriz! Compremos as velas da paróquia! Terça-feira (dia 3): Ig. Matriz (21h00): Ensaio de todo o coro paroquial. Quarta-feira (dia 4): Residência (21h00): Reunião do Conselho Paroquial para os assuntos económicos (Fábrica da Igreja). Sala 1 (21h00): Reunião dos Vicentinos da paróquia. 1ª Sexta-feira (dia 6): Depois da eucaristia Adoração do SSº Sacramento orientada pelo pároco e o Apostolado da Oração. Residência (21h00): Oficinas de Oração dos jovens! 1º Sábado (dia 7): Antes da Missa das 20h00 Terço orientado pelo Mvº Mensagem Fátima. Salão (21h00): Reunião de formação de todos os acólitos da paróquia. Igreja da Trindade-Porto (21h30): Vigília de Oração pela vida Consagrada, com o bispo, os jovens e consagrados! Domingo (dia 8): em S. Pedro da Maganha (14h30) - Leilão de oferendas para a obra!
CONFRARIA DA SRª DO ROSÁRIO: recolha dos anuais: São Pedro da Maganha (8 de Fevereiro das 08h30 - 12h00) e Lagoa (Salão Paroquial) (15 de Fevereiro das 08h30 12h00) recolha final para todas as pessoas de todos os lugares que estão em falta.
Boletim paroquial nº 1152
Ano XXIII
Semana de 2 a 8 de Fevereiro. de 2015
CASA DA CULTURA DA TROFA: exposição de pintura do pintor José Maia sobre o Livro do Apocalipse: uma iniciativa da Paróquia de Santiago com a colaboração da Casa da Cultura. Ultima oportunidade para adquirir algumas das as obras...até ao dia 2 de Fev. Depois encerra! PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO/CPM: A próxima série de encontros de preparação para o Matrimónio vai começar no dia 6 de Fev., às 21.30h, na cripta da Ig. Nova da Trofa.
Formação Bíblica para Catequistas: A nossa Vigararia está a propor uma série de encontros de formação bíblica para os catequistas nos dias 4 e 11 de Fev., às 21.00h no Salão Paroquial de Muro. Seria bom que todos os catequistas participassem! Poderão frequentar também no Salão Paroquial de Árvore nos dias 6 e 13 de Fev., às 21h00. FOLHETOS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição na Ig. Matriz e capelas para viverem o Apostolado da Oração neste mês rezando pelas intenções do Santo Padre! DIA MUNDIAL DO DOENTE: 11 de Fev. INÍCIO DA QUARESMA: 18 de Fev. CONTAS: Ofertórios dominicais (Ig. Matriz e capelas, 24 e 25 de Janeiro): 307, 24 eur. /
Quarta-Feira | Capelas de Bairros e Lantemil | 18h00 - 19h00 Sexta-Feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Cartório
Horários: Terça a Sexta:
09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30
1ª leitura (Deut 18, 15-20 ):
«Farei surgir um profeta e porei as minhas palavras na sua boca»
Salmo responsorial (Salmo 94 (95)):
«Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações» 2ª leitura (1 Cor 7, 32-35): «A virgem preocupa-se com os interesses do Senhor, para ser santa » Evangelho (Mc 1, 21-28): «Ensinava-os como quem tem autoridade ». A liturgia do
4º Domingo do
Tempo Comum garante-nos que Deus não
se conforma com os projectos de egoísmo e de morte que desfeiam o mundo e que escravizam os homens e afirma que Ele encontra formas de vir ao encontro dos seus filhos para lhes propor um projecto de liberdade e de vida plena. A primeira leitura propõe-nos – a partir da figura de Moisés – uma reflexão sobre a experiência profética. O profeta é alguém que Deus escolhe, que Deus chama e que Deus envia para ser a sua “palavra” viva no meio dos homens. Através dos profetas, Deus vem ao encontro dos homens e apresentalhes, de forma bem perceptível, as suas propostas. O Evangelho mostra como Jesus, o Filho de Deus, cumprindo o projecto libertador do Pai, pela sua Palavra e pela sua acção, renova e transforma em homens livres todos aqueles que vivem prisioneiros do egoísmo, do pecado e da morte. A segunda leitura convida os crentes a repensarem as suas prioridades e a não deixarem que as realidades transitórias sejam impeditivas de um verdadeiro compromisso com o serviço de Deus e dos irmãos.
Escreveu o Beato Papa Paulo VI que o homem de hoje escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres; e se escuta os mestres é porque são testemunhas. Jesus “ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas”. Ensinava com a autoridade do exemplo, pois fazia primeiro aquilo que dizia, ao contrário dos escribas, que diziam mas não faziam. Atavam fardos pesados aos ombros dos homens mas nem com um dedo lhes tocavam. Presos às tradições dos antepassados, abandonavam a vontade de Deus para seguirem opiniões e interpretações humanas. A vida, mais do que a palavra, a autoridade das obras mais do que a eloquência do ensino, parecem ser, ainda hoje, as grandes credenciais do verdadeiro profeta. Se um profeta disser o que não lhe ordenei ou falar em nome dos ídolos, pedir-lhe-ei contas. Mas também pedirei contas a quem não o ouvir, quando ele falar em meu nome – diz Deus. Profetas ou ouvintes, agora é connosco!
FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR DIA DO CONSAGRADO (2 de Fevereiro) Quarenta dias após o nascimento de Jesus, em obediência à lei de Moisés (Ex. 13, 11-13), Maria leva o Menino ao templo, a fim de ser oferecido ao Senhor. Toda a oferta implica uma renúncia. Por isso, a Apresentação do Senhor não é um mistério gozoso, mas doloroso. Começa, nesse dia, o mistério de sofrimento, que atingirá o seu ponto culminante no Calvário, quando Jesus, que não foi «poupado» pelo Pai, oferecer o Seu Sangue como sinal da nova e definitiva Aliança. Ao oferecer Jesus, Maria oferece-Se também com Ele. Durante toda a vida de Jesus, estará sempre ao lado do Filho, dando a Sua colaboração para a obra da Redenção. O gesto de Maria, que «oferece», traduz-se em gesto litúrgico, quando ao celebrarmos a Eucaristia, oferecemos «os frutos da terra e do trabalho do homem», símbolo da nossa vida. No início da celebração desta Festa está prevista no Missal a bênção e procissão das velas, acesas em honra de Cristo que vem como luz das nações, e ao encontro de quem a Igreja caminha guiada já por essa mesma luz canta: “A luz de Cristo ilumina a terra inteira! Aleluia!”