Boletim paroquial santiago 1151

Page 1

SEMANA DA VIDA CONSAGRADA (25 de Janeiro a 2 de Fevereiro: celebraremos a”Candelária” e o Dia dos Consagrados! Semana especial de oração nas nossas eucaristias, terços e meditações - será distribuída a oração pela Vida Consagrada para rezarem) Este fim de semana (24-25 Jan): Sábado (dia 24): Residência (19h00): Reunião mensal do secretariado da catequese. Residência (21h00): Reunião da pastoral familiar. Domingo (dia 25): Na ACRESCI (das 8h30 às 12h00): Rastreio de Saúde. Terça-feira (dia 27): Ig. Matriz (no final da eucaristia): Ensaio de todo o coro paroquial. Quinta-feira (dia 29): Depois da eucaristia Adoração do SSº Sacramento orientada pelo pároco: rezaremos pela Vida Consagrada! Sexta-feira (dia 30): Residência (21h00): Oficinas de Oração. Sábado (dia 31): Salão (18h30): Reunião com pais e adolescentes do 8º ano de catequese. Os ofertórios das eucaristias do próximo fim de semana (31 de Jan e 1 de Fev.) revertem para a Universidade Católica Portuguesa!

durante o ano de 2014 para serem celebradas as respetivas eucaristias por cada um! CONFRARIA DA SRª DO ROSÁRIO: recolha dos anuais, em Lantemil (na Capela): 25 de Janeiro (08h30 - 12h00). CASA DA CULTURA DA TROFA: exposição de pintura do pintor José Maia sobre o Livro do Apocalipse: uma iniciativa da Paróquia de Santiago com a colaboração da Casa da Cultura as obras em exposição poderão ser adquiridas, 10% do valor da compra será ofertado para obras de caridade. Procurem adquirir!

Os jornais “A voz de Fátima” já se encontram na sacristia! Pede-se aos zeladores o favor de os distribuir. Muito obrigado!/ NOTA: Pede-se aos zeladores (as) dos jornais “A voz de Fátima” o favor de entregar as cotas dos que faltam para se poder pagar ao Secretariado. Também os zeladores (as) das Confrarias de S. José e do Coração de Jesus devem entregar o valor dos “anuais” de 2014, bem como os nomes dos associados (as) que faleceram

CONTAS: Ofertórios dominicais (Ig. Matriz e capelas, 17 e 18 de Janeiro): 291, 51 eur. / Ofertórios de Exéquias: 73,76 eur. / Ofertórios de missas de 7º dia: 13,75 eur. / Ofertório da Eucaristia em honra de S. Sebastião: 72,75eur. (para a Confraria das Almas) / A paróquia ofereceu 100 eur. para a APARF (Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau; para a luta contra a lepra e “todas as lepras”).

Boletim paroquial nº 1151

Ano XXIII

Semana de 26 de Jan. a 1 de Fev. de 2015 A segunda leitura convida o cristão a ter consciência de que “o tempo é breve” – isto é, que as realidades e valores deste mundo são passageiros e não devem ser absolutizados. Deus convida cada cristão, em marcha pela história, a viver de olhos postos no mundo futuro – quer dizer, a dar prioridade aos valores eternos, a converter-se aos valores do “Reino”.

PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO/CPM: A próxima série de encontros de preparação para o Matrimónio começará no dia 6 de Fevereiro de 2015, às 21.30h.

Formação Bíblica para Catequistas: A nossa Vigararia vai organizar uma série de 3 encontros de formação bíblica para todos os catequistas da Vigararia no dia 28 de Janeiro, 4 e 11 de Fevereiro, às 21.00h no Salão Paroquial de Muro. Seria bom que todos os catequistas participassem. Se não puderem ir nestes dias a estes encontros, podem frequentar no Salão Paroquial de Árvore nos dias 30 de janeiro, 6 e 13 de fevereiro também às 21h00.

Sexta-Feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Cartório

Horários: Terça a Sexta:

09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

1ª leitura (Jonas 3, 1-5. 10 ):

«Os habitantes de Nínive converteram-se do seu mau caminho»

Salmo responsorial (Salmo 24 (25)):

«Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos» 2ª leitura (1 Cor 7, 29-31): «O cenário deste mundo é passageiro» Evangelho (Mc 1, 14-20): «Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».

A liturgia do

Tempo Comum

3º Domingo do

propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda, uma vez mais, que Deus ama cada homem e cada mulher e chama-o à vida plena e verdadeira. A resposta do homem ao chamamento de Deus passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. A primeira leitura diz-nos – através da história do envio do profeta Jonas a pregar a conversão aos habitantes de Nínive – que Deus ama todos os homens e a todos chama à salvação. A disponibilidade dos ninivitas em escutar os apelos de Deus e em percorrer um caminho imediato de conversão constitui um modelo de resposta adequada ao chamamento de Deus. No Evangelho aparece o convite que Jesus faz a todos os homens para se tornarem seus discípulos e para integrarem a sua comunidade. Marcos avisa, contudo, que a entrada para a comunidade do Reino pressupõe um caminho de “conversão” e de adesão a Jesus e ao Evangelho.

Jesus não se contenta com anunciar a sua mensagem nem com que os seus ouvintes a saibam; passa à acção e chama alguns para seus discípulos. A acção parte de Jesus: vê-os, olha-os e chama-os de forma categórica, poderosa, penetrante. O conteúdo do chamamento é a exigência de ir após Ele. O Mestre vai à frente dos discípulos, eles seguem-no, deixam-se conduzir por Ele. Este chamamento é espiritualmente mais profundo que o geral feito à multidão: o discípulo entra em comunhão de vida com o Mestre, que doravante condiciona a sua existência e ideal, lhe dá as suas instruções, lhe indica um caminho e o torna participante das suas tarefas. Mais: deve estar disposto a assumir todas as consequências, incluindo a de levar a cruz e dar a vida pelo Mestre. Hoje ao escutarmos este evangelho qual o chamamento pessoal que sentimos? Passados dois mil anos, Ele continua a dizer aos cristãos mais responsáveis: “Vinde após Mim, e farei de vós pescadores de homens”. E nós que resposta damos? Deixamonos interpelar e seguimos o único Mestre ou ficamos acomodados e achamos que não é nada connosco? Não desperdicemos a ternura e a bondade de Deus que nos chama e deseja que ajudemos à construção do Seu reino de paz e amor neste mundo em que vivemos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.