Avisos e agenda paroquial Este Domingo (dia 18): Inicio da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18-25 Jan.)/ Tema: “Disse-Lhe Jesus: Dá-me de Beber” (cf. Jo 4, 7). Salão (19h00 - alterada!): Reunião bimensal de todos os catequistas! Terça-feira (dia 20): DIA DE S. SEBASTIÃO: na Ig. Matriz(19h30), haverá eucaristia cantada em honra de S. Sebastião, advogado das Almas e da Confraria das Almas! Nesta celebração venerar-se-á também a imagem restaurada de S. Sebastião. Tem sido rezada antes das missas a Novena de S. Sebastião (desde o dia 12 até ao dia 20). Ig. Matriz (no final da eucaristia): Ensaio de todo o coro paroquial. Quinta-feira (dia 22): Depois da eucaristia Adoração do SSº Sacramento orientada pela Confraria das Almas Sexta-feira (dia 23): Residência (21h00): Oficinas de Oração. Sábado (dia 24): Residência (19h00): Reunião mensal do secretariado da catequese. Salão (21h00): Reunião da pastoral familiar.
CASA DA CULTURA DA TROFA: convidamos todos os paroquianos a visitar a exposição de pintura do pintor José Maia sobre o Livro do Apocalipse (Uma iniciativa da Paróquia de Santiago com a colaboração da Casa da Cultura - as obras em exposição poderão ser adquiridas, 10% do valor da compra será ofertado para obras de caridade). PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO/CPM: A próxima série de Encontros de Preparação para o Matrimónio começará no dia 6 de Fevereiro de 2015, às 21.30h. São 7 encontros neste horário de reflexão e partilha para todos aqueles que pretendam casar nos tempos mais próximos. Inscrições no cartório! NOTA: Os zeladores (as) das Confrarias de S. José e Coração de Jesus devem entregar o valor dos “anuais” de 2014, bem como os nomes dos associados (as) que faleceram durante o ano de 2014 para serem celebradas as respetivas eucaristias por cada um.
Atividades catequéticas: todas as datas das festas de catequese estão disponíveis no site na paróquia: www.paroquiadebougado.pt. SEMANA DA VIDA CONSAGRADA (25 de Janeiro a 2 de Fevereiro)
CONTAS: Ofertórios dominicais (Ig. Matriz e CONFRARIA DA SRª DO ROSÁRIO: recolha capelas, 10 e 11 de Janeiro): 324, 54 eur. / dos anuais, em Lantemil (na Capela): 18 e 25 Ofertório de Exéquias: 58,57 eur. / Ofertórios de missas de 7º dia: 31,01 eur. / Oferta partide Janeiro ( 08h30 - 12h00). cular para restauro de imagem: 1000 eur.
Sexta-Feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Cartório Horário: Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30
Boletim paroquial nº 1150
Ano XXIII
Palavra de Deus:
Semana de 19 a 25 de Jan. de 2015 Semana II | Tempo Comum | Ano B Na segunda leitura, Paulo convida os cristãos de Corinto a viverem de forma coerente com o chamamento que Deus lhes fez. No crente que vive em comunhão com Cristo deve manifestar-se sempre a vida nova de Deus. Aplicado ao domínio da vivência da sexualidade – um dos campos onde as falhas dos cristãos de Corinto eram mais notórias – isto significa que certas atitudes e hábitos desordenados devem ser totalmente banidos da vida do cristão.
Meditamos e atualizamos 1ª leitura (1 Sam 3, 3b-10, 19): «Falai, Senhor, que o vosso servo escuta»
Salmo responsorial (Salmo 39): «Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade.» 2ª leitura (1 Cor 6, 13c - 15a. 17-20): «Os vossos corpos são membros de Cristo» Evangelho (Jo 1, 35-42): «Foram ver onde morava e ficaram com Ele ». A liturgia do 2º Domingo do Tempropõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios de Deus e para seguir Jesus. A primeira leitura apresenta-nos a história do chamamento de Samuel. O autor desta reflexão deixa claro que o chamamento é sempre uma iniciativa de Deus, o qual vem ao encontro do homem e chama-o pelo nome. Ao homem é pedido que se coloque numa atitude de total disponibilidade para escutar a voz e os desafios de Deus. O Evangelho descreve o encontro de Jesus com os seus primeiros discípulos. Quem é “discípulo” de Jesus? Quem pode integrar a comunidade de Jesus? Na perspectiva de João, o discípulo é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com Ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-l’O aos outros irmãos.
po Comum
Pelo Baptismo, o cristão inicia o tempo normal da sua vida no seguimento de Cristo. Para tal, é importante o testemunho dos outros discípulos que com a vida e a palavra apontam o Mestre, oferecendo aos mais novos um encontro mais pessoal e decisivo na caminhada de fé rumo a uma opção mais consciente por Jesus e o Seu Evangelho. A vida é: imprevisto, criação, novidade. Exige, cada dia, uma linha em branco na agenda, um espaço disponível e gratuito no coração. O Espírito sopra quando quer, onde quer e através de quem quer. A sua voz nem sempre se entende facilmente: fala várias linguagens, assume várias personalidades, chega de todos os quadrantes. Ele encheu a terra inteira. “Falai, Senhor! O Vosso servo escuta”; “Vinde ver”. Gostaríamos da resposta fácil e direta, da receita pronta e infalível. Porém, ajudar a crescer é levar a procurar e descobrir, criar capacidade crítica de análise e de escolha, propor sem impor, motivar opções conscientes e pessoais. Uma sugestão para este Domingo: aplicar bem os ouvidos, os olhos, o coração, o corpo todo a esta voz do Espírito sempre nova e multiforme. Será a melhor forma de glorificarmos a Deus no nosso corpo, que é templo do Espírito Santo.
Oramos e celebramos Deus eterno e omnipotente, que governais o céu e a terra, escutai misericordiosamente as súplicas do vosso povo e concedei a paz aos nossos dias. Por Cristo, nosso Senhor!