Boletim paroquial de santiago bougado 1279

Page 1

Avisos e agenda paroquial Este Domingo (dia 9): Mata junto ao estádio do Bougadense (11h00): Eucaristia campal comemorativa do 42º aniversário do nosso agrupamento de escuteiros 447. Catedral do Porto (16h00): Ordenações sacerdotais e diaconais. Rezemos por eles! FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA LIVRAÇÃO (10 A 16 de Julho): Ver os programas afixados. (as eucaristias semanais serão na Capela de Lantemil, às 21h00, excepto na sexta-feira, que será na Ig. Matriz, às 20h00). Terça-feira (dia 11): Capela de Lantemil (depois da missa): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 12): Capela de Lantemil (17h3019h39): CONFISSÕES. Sexta-feira (dia 14): Ig. Matriz (20h00): Eucaristia/ Cap. Lantemil (21h00): Oração do Terço e procissão de velas. Domingo (dia 16): Cap. Lantemil (11h00): Eucaristia solene da Festa em honra de Nª Srª da Livração/ (17h30): Oração do Terço e procissão solene. Encerramento da festa! Procuremos participar com alegria nestes momentos da festa e nas celebrações. Os ofertórios das missas da semana e da festa serão para o culto da capela. Colaborem! CRUZEIRO ÀS ILHAS GREGAS: As pessoas que se inscreveram devem durante esta semana entregar toda a documentação e proceder ao pagamento total da viagem. Muito obrigado! VISITA AOS DOENTES: o Sr. abade vai novamente fazer uma visita aos doentes este verão. Pede-se às famílias e aos ministros ex. da comunhão o favor de fazerem a inscrição no cartório de quem desejar a visita e conforto espiritual do pároco. Obrigado!

O ano catequético 2016/2017 findou. Trata-se de uma pausa para retemperar forças e para preparar um novo ano, que não nos deve afastar do encontro semanal com o Senhor, na Eucaristia. Todos os sábados e Domingos, há Eucaristia a até ao final do mês de Julho a eucaristia das 16h30 de sábado continua a ser dinamizada pela catequese, mostrando que fazemos férias do nosso quotidiano, das nossas tarefas e dos nossos ritmos exigentes, mas não fazemos férias do Senhor. Fazemos férias com o Senhor! As inscrições para a catequese já se encontram abertas. Este ano poderá fazer a inscrição de dois modos: online (www.paroquiadebougado.pt) ou presencial (no cartório dentro dos horários de funcionamento). CÔNGRUA PAROQUIAL: em tempo de férias e de descanso para muitos lembramos, mais uma vez, que nem todos os paroquianos e famílias cristãs fizeram o seu donativo/ oferta/ contributo paroquial respetivos ao ano 2016, e até dos anos anteriores. O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. Procurem cumprir com esta colaboração eclesial e moral. Se não tiveram possibilidades pelo menos passem pelo cartório para darem conhecimento da situação. MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para os dias e celebrações que desejarem! INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: também ainda existem famílias que frequentam a vida paroquial que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem visitar-nos e serão sempre bem acolhidas. Obrigado! CONTAS: Ofertórios das eucaristias ( 1 e 2 de Julho): 1550,94 eur (Para as vitimas dos incêndios de Pedrógão) / Ofertório de matrimónio: 39,21 eur. O pároco agradece a grande generosidade demonstrada e o sentido de partilha que a nossa comunidade de Bougado realiza. Obrigado!

Sacramento da Reconciliação:

Quarta-feira | Capela de Lantemil | 17h30 - 19h30 (O pároco estará sempre disponível para atendimento espiritual e diálogo, dentro do horário de cartório, mas também por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)

Contactos:

Cartório e atendimento do pároco :

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30

Sábado: Encerrado

Santiago de Bougado Boletim paroquial nº 1279 Ano XXVI

Semana de

10 a 16 de Julho de 2017

Domingo XIV do Tempo Comum | Ano A Evangelho (Mt 11, 25-30)

1ª leitura (Zac 9, 9-10) «Eis o teu Rei que vem ao teu encontro, humildemente...» A humildade e a mansidão são características do reino de Deus, e, antes de mais, do próprio Rei, Cristo Senhor. De facto, a realeza deste reino não se afirma no poder, muito menos na violência, mas na verdade, na justiça, no amor, na paz. A entrada de Jesus em Jerusalém deu realização completa a esta palavra do profeta. Salmo responsorial (Salmo 144 (145)) «Louvarei para sempre o vosso nome, Senhor, meu Deus e meu Rei» 2ª leitura (Rom 8, 9. 11-13) «Se pelo Espírito fizerdes morrer as obras da carne, vivereis »

“Corpo”, que aqui se chama a “simples natureza” e, às vezes, também, a “carne”, significa, neste caso, não uma parte do homem em oposição a “alma”, mas o homem todo, que existe no corpo e por ele se manifesta, enquanto não está ainda sujeito ao Espírito de Deus, princípio da vida nova do homem que vive em Cristo. Quem tem em si a vida do Espírito de Cristo deve praticar as obras próprias de um homem espiritual, como o é o cristão, assim chamado precisamente porque vive animado pelo Espírito de Jesus Cristo.

«Sou manso e humilde de coração» “Manso” e “humilde” são palavras que caracterizam os que entram no reino de Deus, e estão próximas da ideia expressa também por “pobres de Deus”, aqueles para quem as verdadeiras riquezas são os tesouros daquele reino. Esses tesouros são um mistério, um segredo, que só Jesus conhece, mas que Ele dá a conhecer aos seus. Estes hãode compreender como é suave a Lei de Deus, caminho que leva à compreensão e posse dos verdadeiros valores da vida vividos em Deus. É a esses que, nas bem-aventuranças, está dito que “hão-de possuir a terra”, a Terra Prometida, como herança.

Palavra para o Caminho Reviravolta de valores. Numa sociedade idolatra que só crê na força, no poder, na riqueza, nos sucessos de todo o tipo… Jesus revela-nos que Deus confia os seus segredos aos mais pequenos… aqueles que não aparecem nas primeiras páginas dos jornais… aqueles que não contam grande coisa… Uma vez mais, é a reviravolta dos valores e o convite a rectificar os nossos julgamentos e os nossos comportamentos.

Oração Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedir a graça). Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.