Boletim paroquial de santiago bougado 1276

Page 1

Este Domingo (dia 18): Ig. Nova da Trofa (das 15h0017h00): Ensaio com todos os coros da vigararia para a peregrinação diocesana a Fátima, no dia 8-09-2017. Os ofertórios do próximo fim de semana (24 e 25 de Junho) são destinados para a Santa Sé. Terça-feira (dia 20): Ig. Matriz (depois da missa): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 21): INÍCIO DO SAGRADO TRÍDUO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (eucaristias cantadas e com pregação do padre jesuíta, Pe. Manuel Morujão). (Novamente este ano teremos três dias de pregação e formação como forma de celebrar o Tríduo do Sagrado Coração de Jesus. Este Tríduo é uma boa oportunidade de formação para os zeladores do Sagrado Coração de Jesus, confrarias, movimentos e grupos e aprender sobre o Apostolado da Oração. Aproveitemos estes momentos! Ig. Matriz (20h30): 1º dia do Tríduo: Eucaristia com homilia sobre a Mensagem de Fátima Salão (21h30): Encontro do Pe. Manuel Morujão com o grupo de jovens, jovens crismados e com os jovens do 10º ano de catequese). Quinta-feira (dia 22): Ig. Matriz (20h30): 2º dia do Tríduo: Eucaristia com homilia sobre a valorização cristã do trabalho. Salão (21h30): Encontro para todos os grupos e movimentos sobre o “Viver em Apostolado da Oração, unidos ao Papa”. Sexta-feira (dia 23): Ig. Matriz (20h30): Eucaristia da SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, com imposição de insígnias aos associados e consagração da paróquia e das famílias. Largo de Cidai (19h30): ARRAIAL DE SÃO JOÃO. Casa da Cultura: Exposição de Pintura, do pintor José Emídio, sobre o Livro do Génesis! É uma exposição organizada pela nossa Paróquia. Visitem! Aproveitem para visitar e adquirir as peças! Vacinação Antirrábica e identificação eletrónica: encontra-se disponível nos placardes da igreja e capelas as datas e locais para a vacinação dos animais. Passeio Anual Sénior 2017: a Câmara Municipal da Trofa vai promover a realização do Passeio Anual Sénior 2017, no dia 6 de Setembro. O destino será a Quinta da Malafaia. As inscrições decorrem de 19 a 30 de Junho nas Juntas de Freguesia.

As Liturgias Diárias estão disponíveis no cartório para levantamento. As inscrições para a catequese já se encontram abertas. Este ano poderá fazer a inscrição de dois modos: online (www.paroquiadebougado.pt) ou presencial (no cartório dentro dos horários de funcionamento). CRUZEIRO ÀS ILHAS GREGAS: de 17 a 25 de Agosto a nossa paróquia vai organizar uma viagem de cruzeiro às Ilhas Gregas e a outros locais do Cristianismo primitivo. Últimos 3 lugares!. Quem desejar ir informese no cartório paroquial e faça, quanto antes, a sua reserva! Aproveitem!

ESCOLA DIOCESANA DE MINISTÉRIOS LITÚRGICOS: A Escola Diocesana de Ministérios

Litúrgicos, integrada no Centro de Cultura Católica, em colaboração com o Secretariado Diocesano de Liturgia, fornece àqueles que a frequentam as competências necessárias para o exercício dos vários ministérios, que a comunidade cristã lhes pede, no âmbito da Liturgia. À séria e aprofundada preparação técnica, a proposta da Escola junta a imprescindível formação litúrgica, de modo que os ministérios se situem e se exerçam no conhecimento da própria acção litúrgica. Neste intuito, a Escola organiza cursos de Leitores, Acólitos e de Música Litúrgica. As aulas são aos sábados de manhã. Quem a quiser saber mais informações e a frequentar no próximo ano lectivo deve dirigir-se ao Cartório Paroquial.

CONTAS: Ofertórios das missas (10 e 11 de Ju-

nho): 312,20 eur / Ofertório da eucaristia da Profissão de Fé: 329.53 eur. / Ofertório da eucaristia da Festa de Santo António: 137.58 eur. / Ofertório da eucaristia vespertina da Solenidade do Corpo de Deus: 73,88 eur. / Ofertórios das eucaristias da Solenidade Corpo de Deus: 118,63 eur. / Ofertório da eucaristia da 1ª Comunhão: 380,86 eur. / Ofertório de Matrimónio: 32,81 eur. / Ofertórios de Exéquias: 208,13 eur.

AGRADECIMENTO DO PÁROCO: o pároco, Pe.

Bruno, agradece, mais uma vez, toda a ajuda, colaboração e o empenho de todas as pessoas das aldeias, famílias, grupos, movimentos, entidades e instituições na realização das festas da Profissão de Fé, Primeira Comunhão e na Procissão, nos tapetes e liturgia da Solenidade Corpo de Deus. Muito obrigado!

Sacramento da Reconciliação: Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00

(O pároco estará sempre disponível para atendimento espiritual e diálogo, dentro do horário de cartório, mas também por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30

Sábado:

9h30 - 12h30

1ª leitura (Ex 19, 2-6a) «Sereis para Mim um reino de sacerdotes, uma nação santa »

Moisés é enviado, como, mais tarde, Jesus enviará os Apóstolos, a anunciar ao povo a esperança que Deus lhe reserva. Esta esperança é a que já começou a ser uma realidade desde que o Senhor o libertou da terra da escravidão, fazendo dele um povo a Si consagrado, povo sacerdotal, povo real, nação santa, como o Novo Testamento o há-de novamente proclamar, agora à luz de Cristo ressuscitado. Salmo responsorial (Salmo 99(100)) «Nós somos o povo de Deus, as ovelhas do seu rebanho »

2ª leitura (Rom 5, 6-11) «Se fomos reconciliados

pela morte do Filho, com muito mais razão seremos salvos pela sua vida » A morte de Jesus é o testemunho maior do amor de Deus por nós, e isto ainda antes de termos sido reconciliados com Ele. Quanto mais agora, depois de termos sido reconciliados com Deus pela oblação da vida de seu Filho, não havemos de ser salvos pela vida d’Ele que ressuscitou para nossa justificação? Evangelho (Mt 9, 36-10, 8) «Chamou os doze discípulos e enviou-os »

Jesus não é apenas alguém que veio da parte de Deus revelar aos homens o reino. Ele lançou os

fundamentos da futura assembleia dos crentes, e, para isso, escolheu os Doze, a que chamou Apóstolos, e enviou-os, como o Pai O tinha enviado a Ele. Mas eles hão-de ter sempre presente que o seu ministério não é uma iniciativa sua, nem o seu trabalho uma simples ocupação ditada pelo seu gosto natural. A sua escolha é um chamamento divino, e a sua obra é a realização da própria obra de salvação, que, por meio deles, o Senhor Jesus continua a realizar no meio dos homens. É uma graça que vem de Deus e, por eles, há-de chegar até aos outros seus irmãos. .

Missionários do Reino! No evangelho temos o chamamento e a missão dos doze apóstolos. Deverão levar o projecto de salvação e libertação que Deus oferece aos homens em Jesus, a toda a terra. É uma espécie de manual do missionário cristão, em que se definem os conteúdos do anúncio e as atitudes fundamentais do missionário. Ainda hoje há multidões cansadas e abatidas como ovelhas sem pastor. Deus precisa de pessoas para continuar a Sua obra salvífica. E esses, Hoje, temos de ser nós - todos os batizados. Deus apenas pede gratuidade: “De graça recebestes, de graça deveis dar”. O evangelho não se cobra, nem se vende. Qual é a nossa missão como discípulo s de Jesus? É lutar contra tudo o que escraviza o homem e o impede de ser feliz - guerras, violências, terror, morte; “valores” que geram escravidão, opressão, sofrimento; esquemas de exploração, exclusão. Somos o Novo Povo de Deus, assente sobre os dozes Apóstolos do Cordeiro. Somos os discípulos missionário do século XXI.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial de santiago bougado 1276 by Paróquia de Santiago - Issuu