Boletim paroquial de santiago bougado 1319

Page 1

Este domingo (dia 15): Catedral do Porto (16h00): Entrada solene do nosso novo bispo, Dom Manuel. Esta semana (16-222): Festa em honra de Nossa s Senhora do Desterro (para mais pormenores ver os cartazes afixados) - No que respeita às celebrações litúrgicas o programa é o seguinte: Eucaristias semanais com a presença de pregador (Cap. Bairros, às 21h00), precedidas da Oração do Terço. / Quinta-feira (20h00): Adoração do SSº Sacramento, Oração do Terço e Bênção / Sexta-feira (18h30-19h30) Confissões / Eucaristia (21h00) seguida de Procissão de Velas (a paróquia terá à venda velas e copos) / Domingo, dia 22 (11h00): Eucaristia solene; Terço e procissão (17h00) / Os ofertórios das eucaristias na capela reverterão para despesas do Culto! Sejam generosos! Terça-feira (dia 17): Cap. Bairros (no final da eucaristia): Ensaio do coro paroquial. Quinta-feira (19): Cap. Bairros (20h00): Adoração eucarística, terço e bênção. Sexta-feira (20): Cap. Bairros (18h30-19h30): Confissões / Sacramento da Reconciliação. Cap. Bairros (21h00): Eucaristia, seguida de procissão de velas e oração do Terço. Sábado (dia 21): Residência paroquial (18h30): Reunião importante com o secretariado de catequese e todos os coordenadores de catequese. Salão paroquial do Muro (16h00): Colóquio sobre a Eutanásia: Este colóquio promovido pela Equipa Vicarial da Pastoral Familiar tem por Título: “Eutanásia: clarificar, entender, agir”. Teremos connosco o Dr. Eduardo Carqueja e a Enfª. Isabel Ribeiro, Convidam-se todas as pessoas e todos os elementos dos vários grupos paroquiais para este encontro.

Dia Diocesano da Família: no dia 27 de Maio de 2018 no Pavilhão Multiusos, em Gondomar, será celebrada a Solenidade da Santíssima Trindade - o Dia Diocesano da Família. Serão homenageamos os casais que, ao longo deste ano, perfazem 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial e que por isso receberão uma bênção personalizada do Senhor Bispo. Os que completam este aniversário e quiserem participar devem dirigir ao cartório para se inscreveram até dia 9 de Maio. Colónias Balneares: A Divisão de Educação, Ação Social e Saúde, no âmbito das suas atividades dirigidas aos seniores do Concelho, vai promover a realização das Colónias Balneares 2018, no mês de junho e o mês de julho, sendo a 1ª quinzena de 18 a 29 de junho e a 2º quinzena de 02 a 13 de julho. A data de inscrição das colónias, que será de 16 a 30 abril de 2018, nas Juntas de Freguesia e na Divisão de Educação, Ação Social e Saúde. Visita aos doentes e bênçãos de casas: Sr. Abade vai continuar a fazer a sua visita aos doentes, levandolhes conforto espiritual e a bênção de Deus. Papa Francisco apresenta nova Exortação Apostólica: Foi publicado a mais recente Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre a Santidade, a Gaudete et Exsultate (Alegrai-vos e exaltai-vos). O título repete as palavras que Jesus dirige aos que são perseguidos e humilhados por causa dele. Nos cinco capítulos e quarenta e quatro páginas do documento, Francisco segue o fio do seu magistério mais profundo, a Igreja próxima a carne de Cristo sofredor. Os 177 parágrafos não são um tratado sobre a santidade, com muitas definições e distinções, mas uma maneira de fazer ressoar mais uma vez o chamado a santidade, indicando seu riscos, desafios e as oportunidades.

1ª leitura (Act 3, 13-15. 17-19) «Matastes o autor da vida; mas Deus ressuscitou-o dos mortos » O plano da salvação, traçado por Deus, cumpriu -se em Jesus Cristo, que realizou todas as profecias do Antigo Testamento. Contudo perante o desígnio de Deus, a atitude dos judeus é de incompreensão: do verdadeiro Servo de Deus fizeram o «Servo sofredor». Mas Deus ressuscitou Jesus! Como o prova o milagre, realizado por Pedro antes deste discurso, Ele está vivo e continua a Sua obra de restauração da humanidade. Aqueles que não reconheceram o Messias, quando estava entre eles, têm agora a possibilidade de se converter, pois a Sua acção renovadora continua através dos Sacramentos.

Domingo (dia 22): Domingo do Bom-Pastor/ Dia Mundial de Oração pelas Vocações (Os ofertórios deste fim de semana serão para a Pastoral as Vocações. Cap. Bairros (11h00): Eucaristia solene da Festa em honra de Nossa Senhora do Desterro / Cap. Bairros (17h00): Oração do Terço e Procissão em honra de Nossa Senhora do Desterro. Dia Vicarial da Catequese: dia 25 de Abril será o Dia Vicarial da Catequese. Esta festa realizar-se-á no Pavilhão Desportivo de Alvarelhos e terá o seguinte programa: 10.15h – Acolhimento; 11.00h - Missa presidida pelo Sr. Bispo, D. Pio; 12.15h - Almoço partilhado. Tarde recreativa (Jogos, Música, Insufláveis, etc).

CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 7 e 8 de Abri: 299.59 / Ofertório do 1º sábado (20h00): 85,66 eur. (Para a confraria das Almas) / Alminha de Santa Barbara de Bairros: 32 eur. / Oferta particular: 50 eur.

Salmo responsorial (Salmo 4, 2. 4. 7. 9) «Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz do vosso rosto.»

Horário do Cartório Paroquial: Terça-feira e Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: 09h00-12h30

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Jesus aparece, visivelmente, aos Apóstolos e convida-os a tocarem o Seu corpo glorificado, a fim de que não subsistam dúvidas acerca da realidade corporal da Sua Ressurreição. Ele não é apenas um espírito imortalizado. Ele ressuscitou também no Seu corpo, como o provam as cicatrizes da Paixão e a refeição tomada diante deles. A salvação alcançada por Jesus é, na verdade, total. Não abrange apenas a alma. Também o nosso corpo será glorificado. O que é necessário é que o cristão saiba sempre respeitar o seu corpo. Só assim a renovação iniciada com os Sacramentos se tornará, no futuro, «glória incorruptível».

2ª leitura (1 Jo 2, 1-5a) «Ele é a vítima de propiciação pelos nossos pecados e também pelos do mundo inteiro» Vencer o mal e responder, de modo perfeito, a Deus, é um ideal que ultrapassa as nossas forças. Não devemos, porém, desanimar. Com efeito, Jesus Cristo, para nos livrar do mal, aceitou ser vítima de expiação por todos nós, tornando-se assim o nosso advogado, o nosso intercessor junto do Pai. Só Ele pode fortificar a nossa fé e sustentar a nossa fidelidade. Exige-se-nos apenas que amemos a Cristo, esforçando-nos por traduzir a nossa fidelidade pela observância dos Seus mandamentos. Evangelho (Lc 24, 35-48) «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia »

MOVIDOS pelo AMOR que se ENTREGA na CRUZ! O Amor …

Tudo desculpa

Texto Litúrgico Se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, como advogado junto do pai. (2ª leitura) Da Exortação Apostólica Amoris Laetitia: “Aceita com simplicidade que todos somos uma complexa combinação de luzes e sombras” (AL 111113)”

Ele está no meio de nós! No Evangelho, a Ressurreição de Jesus aparece como um facto real, mas mesmo assim os apóstolos não conseguiam acreditar facilmente. Como os apóstolos, também nós podemos “ver” Cristo ressuscitado. Quando nos reunimos em Igreja, Ele está sempre entre nós. Aos poucos os nossos olhos vão--se abrindo. Cristo continua a ser o centro. É à sua volta que a comunidade se constrói e se articula. As dúvidas dos discípulos mostram a dificuldade que eles sentiram em percorrer o caminho da fé, até ao encontro pessoal com o Senhor ressuscitado. Os discípulos recebem a missão de serem testemunhas da ressurreição de Jesus. A raiz da missão é o encontro com o Ressuscitado e a compreensão das Escrituras. Viver e anunciar essa novidade é a missão da Igreja, que vive do amor e da presença do Senhor no seu meio.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.