SEMANA DA VIDA CONSAGRADA (de 26 de Janeiro a 2 de Fevereiro): semana especial de oração nas nossas eucaristias, nos terços e meditações, pela Vida Consagrada. Rezemos! Terça-Feira (dia 31): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 1): Sala 1 (21h00): Reunião dos Vicentinos. 1ª Quinta-feira (dia 2): Ig. Matriz (19h30): Eucaristia solene da FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR (Dia do Consagrado) E BÊNÇÃO DAS VELAS: Convidam-se as famílias, os grupos da liturgia, da catequese e o Grupo de Jovens a estarem presentes nesta celebração e oração pela Vida Consagrada/ Se o tempo permitir, haverá bênção e procissão de velas, que iniciará no cruzeiro grande e prosseguirá até à Igreja, onde celebraremos Festa da Consagração/ “Candelária”. Poderão adquirir velas litúrgicas no cartório ou na sacristia da Ig. Matriz, antes da celebração. 1ª Sexta-feira (dia 3): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração do SSº Sacramento orientada pelo pároco e o Apostolado da Oração. 1º Sábado (dia 4): Casa Diocesana de Vilar (9h - 18h): Jornada Diocesana da Pastoral da Família. Ig. Matriz (depois da eucaristia das 16h30): Reunião de reflexão e oração com o Secretariado e zeladores(as) do Mvº M. Fátima. Salão (21h00): Reunião de Acólitos. Domingo (dia 5): A associação de S. Pedro da Maganha irá realizar um Leilão de Oferendas para a sua obra. Terá início às 14h00. Os ofertórios do fim de semana (4-5 de Fevereiro) serão para a Universidade Católica Portuguesa. DIA MUNDIAL DO DOENTE: 11 de Fevereiro. CPM/ PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO: Os encontros de preparação para o Matrimónio vão iniciar no dia 17 de Fevereiro de 2017. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextas-feiras
às 21.30h. Os noivos que pensem casar nos tempos mais próximos devem frequentar estes encontros e para isso podem inscrever-se no cartório paroquial nos horários normais. FESTAS DA CATEQUESE E BAPTISMOS: as festas da catequese e as datas dos baptismos e toda a organização dos processos e normas dos sacramentos estão disponíveis no site da paróquia: www.paroquiadebougado.pt. NOVENA: Vai ser rezada (a partir deste domingo, na Capela de Bairros, às 18h45) uma novena pela saúde de Carlos Alberto Oliveira Costa. Serão lembrados também todos os outros doentes. CONTAS: Ofertórios dominicais (dia 21 e 22 de Dezembro): 308,14 eur. / Ofertórios de Funerais: 98,94 eur./ Ofertórios de 7º dia 52,70 eur./ Foi mandado celebrar um Trintário Gregoriano por Alexandrina da Costa Oliveira e Sá: (350 eur. ). DURANTE TODO ESTE ANO PASTORAL OS PAROQUIANOS PODEM E DEVEM CONTRIBUIR COM A SUA OFERTA/ CÔNGRUA PARA AS VÁRIAS DESPESAS DA IGREJA. AINDA FALTAM MUITOS AGREDADOS FAMILIARES QUE NÃO FIXERAM A SUA VISITA AO PÁROCO. Podem fazê-lo até à Pascoa! Podem proceder à marcação de intenções de Missa para este ano de 2017. O oferecimento da Eucaristia é a melhor forma de oração que podemos fazer! Não esqueçamos os nossos entes queridos!
CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA: juntamente com o Movimen-
to da Mensagem de Fátima, a nossa paróquia vai incentivar toda a comunidade a celebrar a devoção dos 5 Primeiros Sábados. Consiste em confessar-se, comungar, rezar o terço e fazer uma meditação em cada primeiro sábado durante 5 meses seguidos. Assim sendo, será distribuído à comunidade um folheto explicativo. Também nos primeiros sábados até Outubro haverá confissões de manhã, na Ig. Matriz. Tenhamos presente o pedido de Nossa Senhora de Fátima para desagravar o seu Imaculado Coração.
CONFISSÕES:
1ª Sexta-feira (Ig. Matriz), das 17h30 - 19h00 1º Sábado (Ig. Matriz), das 10h00 - 11h00 (o pároco estará sempre disponível para atendimento espiritual ou atender as pessoas no diálogo, dentro do horário de cartório)
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Terça a Sexta
9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30
superficialmente, poderia ser considerado como fonte de infelicidade, nada os fará infelizes. Mas não serão os olhos da carne, senão somente os do espírito, iluminados pela palavra de Deus, que poderão alcançar tão longe.
Bem-Aventuranças:
Magna carta da felicidade! 1ª leitura (Sof 2, 3; 3, 12-13) «Deixarei ficar no meio de ti um povo pobre e humilde» Não é de todo novidade o que o Senhor nos vai dizer no Evangelho ao proclamar as bemaventuranças. Já no Antigo Testamento, como vemos nesta leitura, Deus Se revela como particularmente amigo dos pobres e humildes, daqueles que para Ele se voltam, O procuram, não se instalando orgulhosamente na sua auto-suficiência, porque reconhecem que só no nome de Deus encontram a salvação. Salmo responsorial (Salmo 145(146)) «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus.» 2ª leitura (1 Cor 1, 26-31) «Deus escolheu o que é fraco aos olhos do mundo » A maneira como a Igreja primitiva olhava para si própria, como se pode ver por esta passagem do Apóstolo, está na mesma linha da apontada na leitura anterior e da que vai ser proclamada ainda mais claramente no Evangelho: Deus olha particularmente para os humildes, e, com eles, realiza as maiores e mais maravilhosas acções; assim neles mais se revela o poder da sua graça. Evangelho (Mt 5, 1-12a) «Bem-aventurados os pobres em espírito » As “bem-aventuranças” são o princípio do chamado “Sermão da montanha”. Nelas está resumido todo o espírito do Evangelho, a nova maneira de olhar para o mundo. Bem-aventurados aqueles que sabem encontrar a felicidade na fé com que olham para as coisas e para as circunstâncias da vida. Para esses, nada, nem mesmo aquilo que, visto
Todos procuram a felicidade. Onde encontrá-la? Muitos buscam-na na riqueza, no conforto, no status, no poder... E tudo sacrificam para conseguir isso. Mas onde está a verdadeira felicidade? No evangelho, Jesus apresenta-nos uma nova proposta para alcançarmos a felicidade autêntica, não a caricatura da mesma. O sermão da montanha não é uma utopia, mas um novo caminho, uma nova proposta para se atingir a felicidade tão desejada, que contradiz a do mundo, baseada no poder do “deus” dinheiro, no uso da força para ter supremacia, no egoísmo do salve--se quem puder, na competição sem limites, na falta de compaixão para com os mais pobres, no tacticismo das alianças com os poderosos deste mundo, na ilusão do êxito fácil. Desafiando as falsas seguranças deste mundo e a aparente felicidade, Jesus propõe um caminho diferente para se ser feliz já neste mundo, que desvenda ao homem o fim último do seu agir: a felicidade eterna. FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR Quarenta dias após o nascimento de Jesus, em obediência à lei de Moisés (Ex. 13, 11-13), Maria leva o Menino ao templo, a fim de ser oferecido ao Senhor. Toda a oferta implica uma renúncia. Por isso, a Apresentação do Senhor não é um mistério gozoso, mas doloroso. Começa, nesse dia, o mistério de sofrimento, que atingirá o seu ponto culminante no Calvário, quando Jesus, que não foi «poupado» pelo Pai, oferecer o Seu Sangue como sinal da nova e definitiva Aliança. Ao oferecer Jesus, Maria oferece-Se também com Ele. Durante toda a vida de Jesus, estará sempre ao lado do Filho, dando a Sua colaboração para a obra da Redenção. O gesto de Maria, que «oferece», traduz-se em gesto litúrgico, quando ao celebrarmos a Eucaristia, oferecemos «os frutos da terra e do trabalho do homem», símbolo da nossa vida. No início da celebração desta Festa está prevista no Missal a bênção e procissão das velas, acesas em honra de Cristo que vem como luz das nações, e ao encontro de quem a Igreja caminha guiada já por essa mesma luz canta: “A luz de Cristo ilumina a terra inteira! Aleluia!”