Boletim paroquial de santiago bougado 1238

Page 1

Segunda-feira (dia 26): Sala 2 (21h00): Encontro das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”.

Terça-feira (dia 27): Ig. Paroquial (21h00): Ensaio do Coro Paroquial. Quarta-feira (dia 28): Quinta-feira (dia 29): Salão Nobre de São Martinho (21h30): Reunião da Assembleia de Freguesia. Sexta-feira (dia 30): Polivalente da EB1 de Feira Nova (21h30): Assembleia Municipal. Sábado (dia 1): INÍCIO DO ANO PASTORAL 2016-2017 NA NOSSA COMUNIDADE: na eucaristia das 16h30: Celebração de Início de toda a catequese paroquial (devem estar presentes todos os catequizandos, catequistas e famílias)/ na eucaristia das 20h00: celebração de início do Ano Pastoral com a presença dos grupos e movimentos. Neste eucaristia tomarão posse os novos membros da Confraria do Senhor e São Tiago e o Juiz e mordomos da Cruz paroquial. Os cessantes e os que vão tomar posse deverão estar presentes para a passagem de testemunho. Muito obrigado! Salão paroquial (depois da eucaristia das 20h00): Reunião com todos os elementos do Grupo de Jovens. No próximo fim de semana (dia 1 e 2 de Outubro) os ofertórios são para o Fundo de Ajuda aos Sacerdotes. 40º aniversário dos Bombeiros: no próximo dia 1 e 2 de Outubro celebra-se este aniversário. Programa: no sábado haverá às 19h00 missa na Ig. Nova pelos bombeiros falecidos e às 21h30 uma noite de fados no salão polivalente. No domingo as celebrações começarão no quartel dos bombeiros e incluirá a bênção de novas viaturas. JORNAIS “A VOZ DE FÁTIMA”: estão em distribuição na sacristia. Pede-se aos zeladores que distribuem.

Horários/ locais do Início da Catequese:

15h30: 1º ano (Salão de baixo) / 2º ano (Casa Dr. Nuno Duque) / 3º ano (sala 1,2,3 residência paroquial) / 4º ano (Casa Dr. Nuno Duque) / 5º ano (Salão de cima) / 6º ano (Casa Dr. Nuno Duque) // 17h30: 7º ano (Sala 2 residência paroquial) / 8º ano (Salão de Cima) / 9º ano (casa Dr. Nuno Duque) / 10º ano (Sala 1 residência paroquial). JUIZ DA CRUZ E MORDOMOS DO ANO PASTORAL 2016/2017 (Aldeia da Maganha): António da Silva Moreira (Juiz); Joaquim Maia de Azevedo e Aníbal da Silva Moreira (Mordomos).

CONFRARIA DO SENHOR E SÃO TIAGO para o Ano de Pastoral 2016-2017 (Aldeia de Bairros): Pe. Bruno Ferreira (presidente), Domingos Campos Ferreira (Tesoureiro), António Oliveira Carneiro, António Cléofas Maia da Silva, Américo Castro Marques, Acácio Luís Oliveira Couto Reis, Artur Alberto Silva Pereira, Augusto Moreira Campos, Camilo Duarte da Silva, Fernando Paulo Moreira Lima, José Azevedo Carneiro, José Maria Rodrigues Nogueira, José Luís Santos Castro, Joaquim Ferreira Ramos, Joaquim Gonçalves Silva, Joaquim Fernando Alves Pereira, Luís Borges Faria, Mário Torres Moreira, Manuel António Martins Maia, Manuel Azevedo Ferreira e Zezé (José Afonso S. Silva).

CONFRARIA DA SENHORA DO ROSÁRIO para o Ano Pastoral de 2016-2017 (Aldeia de Cidai): Jerónimo Silva Torres (Tesoureiro), Blandi-

na Moreira Torres (Juíza), Fernando Reis Pinheiro Moreira, Maria Manuela Moreira Torres, Artur Pereira Gonçalves Quintas, Manuel Joaquim Pereira Dias, Fernando Rodrigues Oliveira, Arlindo Acácio Silva Sousa, Alexandrina Maria Silva Torres, Manuel Costa Neves, Manuel Amândio Maia Carvalho Reis, José Silva Ferreira, Manuel Silva Torres, Mário Rodrigues Silva, Lino Rodrigues Silva Pereira, Ramiro Torres Costa, António Pereira Cruz e Fernando Augusto Sousa Silva. (NOTA: estes novos elementos tomam posse na celebração em honra de NªSRª DO ROSÁRIO, no dia 7 de Outubro).

CONTAS: Ofertório das eucaristias (dia 17 e 18

de Setembro): 434,16 eur. / Ofertórios do dia da Gentes do Mar (S. Gens): 1757.68 eur. / Ofertório de exéquias: 58,92 eur./ Oferta particular para a capela de S. Gens: 10 eur.

1ª leitura (Am 6, 1a. 4-7)

«Agora acabará o bando dos voluptuosos» O Evangelho vai mostrar-nos que a vida deste mundo prepara a do outro mundo; na medida em que vivermos aqui configurados com Cristo, nessa medida nos prepararemos para participar da sua glória. Assim, esta primeira leitura começa por nos pôr de sobreaviso contra as falsas seguranças deste mundo, sobretudo contra as riquezas e os prazeres tidos como ideal, como acontecia com aqueles a quem o profeta aqui se refere.

Salmo responsorial (Salmo 145(146)) «Ó minha alma, louva o Senhor.»

2ª leitura (1 Tim 6, 11-16)

«Guarda este mandamento, até à aparição do Senhor» A vida é tempo de luta. Para o cristão ela tem de ser conduzida segundo as normas da fé; doutro modo, não seria uma vida cristã. O termo desta luta cristã é a aparição de Nosso Senhor Jesus Cristo na sua glória, ao encontro de quem caminhamos.

Evangelho (Lc 16, 19-31)

Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Terça a Sexta:

Encerrado

Sábado Encerrado

«Recebeste os teus bens em vida e Lázaro apenas os males. Agora ele encontra-se aqui consolado, enquanto tu és atormentado » O contraste entre a vida terrena do rico avarento e a do pobre e depois a vida futura de um e de outro mostra como será o resultado do bom ou mau uso que fizermos dos dons de Deus. É ele, afinal, que dá sentido à vida e lhe garante uma realização feliz ou infeliz, e isto para todo o sempre.

E nós hoje? As palavras de Amós atingem sem compaixão aqueles que não se preocupam com o desastre de Israel. Lucas põe em cena um homem rico fechado no luxo, que não tem mesmo qualquer olhar para o pobre Lázaro que está à sua porta. E nós hoje? Ricos ou não, diante de todos os desastres do mundo, temos um olhar diferente para com todos os “Lázaros” da nossa sociedade ou ficamo-nos por um simples relance no ecrã da televisão? Ouvimos os golpes discretos à nossa porta? Ou serão somente cães a dar-lhes assistência?

Partilhar é ganhar a eternidade

Na parábola do Evangelho, o pobre tem “nome”, o rico não. Infelizmente, no nosso mundo, a miséria é anónima. É o mais devastador e humilhante flagelo dos dias de hoje. O abismo entre ricos e pobres não foi construído por Deus, mas pelos homens. O rico do Evangelho não é condenado por ser rico. O que o impediu de se salvar foi o egoísmo e a falta de solidariedade para com o próximo. Por isso, escuta Deus e segue o caminho da salvação quem abre os olhos aos irmãos necessitados.

REZA ESTA SEMANA….. Anjo da paz, Arcanjo São Miguel, Defenda a Igreja com sua mão amiga E a faça vencedora sempre fiel Contra os assaltos da serpente antiga. A este mundo triste, em dura prova, Mandai, Senhor, notícias de alegria: São Gabriel nos tr aga a Boa Nova, Que por ele enviastes a Maria.

Através dos sertões da vida agreste E na tristeza dos caminhos ermos, São Rafael, o médico celeste, Conforte e cure todos os enfermos. (Hino da Liturgia das Horas)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.