Boletim paroquial de santiago bougado 1294

Page 1

Este Domingos (dia 22): DIA MUNDIAL DAS MISSÕES. Os ofertórios deste fim de semana são para as Missões. Colaboremos. Ig. Matriz (12h00): EUCARISTIA COM BÊNÇÃO DOS ESTUDANTES E BAPTISMO DE ADULTA: o grupo da Pastoral da Família quer convidar todos os estudantes (desde o 5º ano do ciclo até à universidade), neste Dia Mundial das Missões, para esta eucaristia de bênção. No início de mais um ano escolar e académico faz todo o sentido que peçamos a Bênção de Deus para mais um ano de estudos. Assim sendo, pede-se que todos os estudantes residentes da paróquia participem nesta celebração. Ao universitários pede-se que venham trajados com as suas capas. Participemos. Terça-feira (dia 24): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Ensaio do grupo coral. Quarta-feira (dia 25): Ig. Nova de São Martinho (das 17h00 às 20h00): Confissões gerais para a Solenidade de Todos Santos e Fiéis Defuntos // Salão de Guilhabreu (21h00): Encontro vicarial de Catequistas. Quinta-feira (dia 26): Salão paroquial de Alvarelhos (21h00): Encontro vicarial de Catequistas. Sexta-feira (dia 27): Ig. Matriz (8h00): Eucaristia! Ig. Matriz (das 9h30 às 12h00 e das 17h00 às 20h00): CONFISSÕES GERAIS para a Solenidade de Todos Santos e Fiéis Defuntos. Estarão presentes vários sacerdotes! Faz-se um apelo a todos para aproveitarem estas confissões, sobretudo as crianças, adolescentes e jovens da catequese e suas famílias. Aproveitemos este momento de graça e de misericórdia e procuremos limpar o nosso coração para melhor oferecer as nossas orações pelos nossos queridos defuntos e alcançar as indulgências. Aproveitemos! Este fim-de semana (dias 28-29): MUDANÇA LEGAL DA HORA (os relógios atrasam 60 min.)/ HORÁRIO DE INVERNO: as eucaristias semanais - salvo em algumas excepções - serão às 19h30! Domingo (dia 29): Ig. Matriz (10h30): Eucaristia extraordinária, transmitida pela RTP 1. Pede-se aos paro-

quianos que se façam presentes nesta celebração de festa, em que nos honra a presença da televisão que transmitirá este momento festivo da nossa comunidade. Pedimos a presença especial dos nossos grupos da liturgia (coro, acólitos, leitores, zeladores, MEC, etc...) o nosso Agrupamento de Escuteiros, o Grupo de Jovens e os Jovens do 11º ano de Catequese e todos os catequistas. Procuremos participar! NOTA: por causa desta transmissão e pelos meios técnicos que envolve, a circulação à volta da Igreja vai ficar interdita desde as 12h00 de sábado até ao fim da celebração de domingo. Pedimos compreensão! Terça-feira (dia 31): Salão (21h00): REUNIÃO IMPORTANTE DE INÍCIO DE ANO PASTORAL COM TODOS OS MEMBROS ELEITOS E NOMEADOS DO CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP). SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS: dia 31, às 19h30: Eucaristia vespertina desta Solenidade; Quarta, dia 1, o horário das missas de manhã é o de domingo. A tradicional celebração no Cemitério será celebrada à tarde às 15h30! O OFERTÓRIO DESTA EUCARISTIA SERÁ NOVAMENTE PARA AS OBRAS DO CENTRO PASTORAL PAROQUIAL (RESIDÊNCIA E SALÃO). (será distribuído um folheto com uma mensagem do pároco de início de Ano Pastoral e mais uma breve descrição do projeto das obras)! Este peditório será realizado pelos membros da Comissão de São Gens! Procuremos ser generosos já neste primeiro peditório! Muito Obrigado! O NOSSO GRUPO DE JOVENS VAI VENDER À PORTA DO CEMITÉRIO PEÇAS DE ARTE PARA AS OBRAS DA PARÓQUIA. Quinta-feira (dia 2): COMEMORAÇÃO DE TODOS OS

FIÉIS DEFUNTOS: Ig. Matriz (7h00): Eucaristia e procissão ao cemitério/ Ig. Matriz (9h00): Eucaristia e procissão ao cemitério/ Ig. Matriz (19h30): Eucaristia com ofício e procissão ao cemitério. (OS OFERTÓRIOS DESTAS EUCARISTIAS SERÃO PARA AS ALMAS).

As Liturgias diárias já se encontram disponíveis para levantamento no cartório paroquial. JORNAIS “A Voz de Fátima” estão na sacristia para serem distribuídos pelos zeladores (as). CONTAS: Ofertórios do fim de semana 14 e 15 de Outubro: 308,85 eur. / Ofertório de 7º dia: 24,50 eur. / Alminhas de Santa Barbara de Bairros: 25 eur.

Sexta-feira | Igreja Matriz 9h30 - 12h00 | 17h00 - 20h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

1ª leitura ( Is 45, 1. 4-6) «Tomei Ciro pela mão direita para subjugar diante dele as nações» O Evangelho de hoje vai afirmar a relação entre o poder temporal e o poder espiritual. Mas Deus é Senhor de todos os homens, e nada nem ninguém é autónomo em relação a Ele. Deus realiza os seus desígnios, que são sempre de salvação, através dos homens e das instituições humanas, por vezes até de maneira muito clara, como se mostra nesta leitura: o rei da Pérsia, Ciro, um pagão, é instrumento de Deus para a libertação do seu povo. Salmo responsorial (Salmo 95 (96)) «Aclamai a glória e o poder do Senhor. » 2ª leitura (1 Tes 1, 1-5b) «Recordamos a vossa fé, caridade e esperança» Começamos hoje a leitura da primeira epístola aos Tessalonicenses, a comunidade cristã existente na cidade de Tessalónica (ou Salónica), no norte da Grécia. Como de costume, S. Paulo começa com uma acção de graças, hoje, por verificar o progresso espiritual desses cristãos. Como podemos observar, os Apóstolos pregavam e escreviam como verdadeiros mestres e pastores, e não apenas como moralistas ou legisladores. E sempre será esta a verdadeira finalidade da pregação na Igreja: levar os seus filhos a crescerem nos caminhos do reino de Deus, o que é para ela fonte de alegria e de acção de graças. . Evangelho (Mt 22. 15-21) «Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus» Perante o poder temporal, aqui representado por César, o imperador de Roma – que ao tempo de Jesus imperava também na Terra Santa – a atitude de Jesus é de respeito pela sua autonomia, mas reivindica, ao mesmo tempo, as exigências primordiais do serviço de Deus, às quais nada se pode antepor. E, ao mesmo tempo, denuncia a falta de sinceridade dos que O interrogavam; sem ela, ninguém se poderá dirigir a Deus.

A questão essencial que o nosso texto aborda é esta: o homem pertence a Deus e deve considerar Deus o seu único senhor e a sua referência fundamental. No entanto, embriagados pelo turbilhão das liberdades e das novas descobertas, os homens do nosso tempo consideraram que eram capazes de descobrir, por si próprios, os caminhos da vida e da felicidade e que podiam prescindir de Deus… Instalaram-se no orgulho e na autosuficiência e deixaram Deus de fora das suas vidas. É preciso voltarmos a Deus e redescobrirmos a sua centralidade na nossa existência. Deus não atenta contra a nossa identidade e a nossa liberdade. Fomos criados para a comunhão com Deus e só nos sentiremos felizes e realizados quando nos entregarmos confiadamente nas suas mãos e fizermos d’Ele o centro da nossa caminhada. O homem e a mulher foram criados à imagem de Deus. Eles não são, portanto, objectos que podem ser usados, explorados e alienados, mas seres revestidos de uma suprema dignidade, de uma dignidade divina. Apesar da Declaração Universal dos Direitos do Homem e de uma infinidade de organizações e de associações destinadas a proteger e a assegurar os direitos, liberdades e garantias, há milhões de homens, mulheres e crianças que continuam, todos os dias, a ser maltratados, humilhados, explorados, desprezados, diminuídos na sua dignidade. Destruir a imagem de Deus que existe em cada criança, mulher ou homem, é um grave crime contra Deus. Nós, os cristãos, não podemos permitir que tal aconteça. Devemos sentir -nos responsáveis sempre que algum irmão ou irmã, em qualquer canto do mundo, é privado dos seus direitos e da sua dignidade; e temos o dever grave de lutar, de forma objectiva, contra todos os sistemas que, na Igreja ou na sociedade, atentem contra a vida e a dignidade de qualquer pessoa.

O Dia Mundial das Missões deveria manter-nos acordados. Será que, sim ou não, nós acreditamos que a mensagem de Cristo se dirige a todos os homens dos cinco continentes, quaisquer que sejam a sua situação, as suas alegrias, os seus sofrimentos, as suas questões, os seus projectos? Se a mensagem de Cristo é universal, é necessário que aqueles que dela beneficiaram não a guardem só para si, mas devem anunciá-la, gritá-la, e dar àqueles que partiram para a anunciar os meios de a fazer conhecer. Esta mensagem não consiste apenas em palavras para escutar, mas numa Palavra que faz viver, que volta a erguer, que dá felicidade. Então, estejamos preocupados com a propagação do Evangelho em toda a parte e para todos. SEJAMOS MISSIONÁRIOS DA ALEGRIA!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial de santiago bougado 1294 by Paróquia de Santiago - Issuu