Boletim paroquial de santiago bougado 1236

Page 1

Este Domingo (dia 11): Santuário do Sameiro, em Braga: FESTA E BÊNÇÃO DAS FAMÍLIAS: Saída de autocarro, junto à Igreja Matriz, às 9h00 e regresso às 19h00! Terça-feira (dia 13): Salão paroquial (21h00): Reunião geral de todos os membros do coro paroquial, seguindo-se um pequeno ensaio. Quarta-feira (dia 14): Salão paroquial (19h00): Reunião geral com todas as pessoas do Movimento da Mensagem de Fátima e com os zeladores (as) do jornal “A Voz de Fátima”. Quinta-feira (dia 15): Sala 2 (21h30): Vai ter início novamente uma nova série de Encontros das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”. É uma escola de Oração , escola de Vida, escola Apostólica. Estes encontros ajudam as pessoas a rezarem melhor partindo da leitura orante da Palavra de Deus (Lectio Divina). Aceitemos o convite que o Senhor nos faz para aprender a relacionarnos com Ele como amigo aprendendo com sabedoria a enfrentar os desafios da vida! O convite é estendido a todos os jovens, adultos ou anciãos, sobretudo quem anda mais longe. Sexta-feira (dia 16): Salão paroquial (21h15): Encontro e reunião geral de todos os catequistas da paróquia (dos que já o são e os que vão ser) da catequese da infância e da adolescência, do secretariado, os coordenadores e os responsáveis da formação cristã de adultos e crisma. É uma reunião muito importante para organizar o ano catequético e fazer a programação geral de toda a catequese para o novo ano pastoral de 2017. Apelamos à presença de todos (as) e pedimos a todos (as) que vão entrar de novo colaborando como catequistas e auxiliares o favor de estarem já presentes! Sábado (dia 17): Salão (19h00): Reunião geral com o grupo da Acção Católica Rural.

PEREGRINAÇÃO DAS “GENTES DO MAR” (São Gens de Cidai, na segunda-feira, dia 19), com eucaristias às 9h00 e 10h30. Encontro vicarial de Catequistas: No próximo dia 24 de Setembro de 2016 a partir das 9.30h em Guilhabreu (centro Paroquial) teremos um encontro para todos os catequistas da vigararia com o Sr. D. Pio Alves. Termina com a missa ao meio dia e almoço. BÊNÇÃO DOS CASAIS NOVOS: A Diocese do Porto vai organizar, no dia 25 de Setembro de 2016, na Casa Diocesana de Vilar, no Porto, um encontro com celebração de Bênção para todos os casais da Diocese que tenham até 5 anos de casamento. MATRÍCULAS PARA A CATEQUESE NO ANO PASTORAL 2016-2017: continuam abertas as inscrições para a catequese, no cartório! Era importante que as famílias inscrevessem os seus filhos na Igreja e os acompanhassem! 1 de Outubro Sábado): INÍCIO DO ANO PASTORAL 2016-2017 NA NOSSA COMUNIDADE: nas eucaristias das 16h30 e 20h00 daremos início a toda a catequese com a presença das famílias, dos grupos e movimentos, confrarias, novo juiz da cruz e mordomos. O pároco está a reunir-se com todos os grupos e movimentos para a programação da Agenda Pastoral da Paróquia. Colaboremos todos! CONTAS: Ofertório dominical (dia 3 e 4 de Agosto): 161,76 eur. / Ofertórios das eucaristias da festa e das caixas da Cap. S. Gens: 1341,76 eur. / Ofertório da eucaristia do dia 3 (20h00): 91,52 eur. (Para a Confrª das Almas). FESTA EM HONRA DE S. GENS DE CIDAI E SRª DA ALEGRIA: O Sr. Abade, Pe. Bruno, agradece a todos os que, de várias formas, colaboraram na realização e na dignificação desta nossa festa. Muito Obrigado. Contem sempre com a oração do vosso pároco. Deus vos abençoe!

Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

cessa de nos convidar ao arrependimento, para nos perdoar e nos unir a Si.

1ª leitura (Ex 32, 7-11)

«O Senhor desistiu do mal com que tinha ameaçado o seu povo » Deus revela-Se através de toda a história da salvação como ‘amigo dos homens’, Aquele que, depois da encarnação do seu Filho, S. João há-de dizer que é Amor. Momentos há, no entanto, em que a Sagrada Escritura atribui a Deus sentimentos de indignação e de ira, para indicar a sua detestação profunda do pecado, como nesta leitura, porque o pecado e a aliança são incompatíveis. Mas, uma vez que o pecador se volte para Ele, logo Se mostra pronto a perdoar-lhe e a acolhê-lo de novo na sua aliança.

Salmo responsorial (Salmo 50(51)) «Vou partir e vou ter com meu pai.»

2ª leitura (1 Tim 1, 12-17)

« Cristo veio salvar os pecadores » Começamos a ler hoje a primeira epístola de S. Paulo ao seu discípulo Timóteo. Por coincidência, a passagem que hoje se lê encerra uma palavra de acção de graças a Deus pela sua misericórdia revelada na conversão de Paulo. Assim, esta leitura nos fará compreender melhor a mensagem das outras duas.

Evangelho (Lc 15, 1-32)

Terça, a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado 9h30 - 12h30

«Haverá alegria entre os Anjos de Deus por um só pecador que se arrependa » OO amor de Deus não é uma palavra vaga sem sentido. Com três parábolas, qual delas a mais impressionante, o Senhor Se esforça por nos fazer sentir esse amor de misericórdia, que não

Um pastor que desafia o deserto, uma dona de casa que não descansa por uma moeda que não encontra, um pai especialista em abraços. As três parábolas da misericórdia são o Evangelho do Evangelho. Do seu fundo emerge um rosto de Deus que é a mais bela notícia que podemos receber. Imagem belíssima: Deus não olha para a nossa culpa, mas para a nossa fraqueza. É amigo da vida. Jesus cura cegos, aleijados e leprosos não para que se tornem bravos observantes, se acontecer, tanto melhor, mas para que se tornem pessoas plenas, felizes, realizadas, homens finalmente promovidos a homens. A mágoa de um Deus dona de casa que perdeu uma moeda, que acende a lâmpada e se mete a varrer por todo o lado para encontrar o seu tesouro, que descobrirá debaixo do pó nos cantos mais obscuros da casa. Assim também nós, debaixo da sujidade e dos arranhões da vida, debaixo de defeitos e pecados, podemos descobrir sempre, em nós e em todos, um fragmento de ouro. Um pai que não tem filhos a perder, e se perde um deles a sua casa fica vazia. Que não aponta o dedo e não culpabiliza os filhos desaparecidos da sua vista, mas fá-los sentir um pequeno grande tesouro de que precisa. E corre e lança-lhe os braços ao pescoço e não lhe importa nenhuma de todas as desculpas que preparou, porque à fidelidade do filho prefere a sua felicidade. As três parábolas terminam com o mesmo crescendo. A última nota é uma alegria, um contentamento, uma felicidade que convoca Céu e Terra: haverá alegria no Céu por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos… De que é que nasce esta felicidade de Deus? De um enamoramento, como num perene Cântico dos Cânticos. Deus é a Amada que anda de noite na cidade e a todos pede uma só coisa: «Vistes o amado do meu coração?». Sou eu o amado perdido. Deus está à minha procura. Se o compreender, em vez de fugir dele, correrei ao seu encontro.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.